Fazer um bico auxiliar pulsar com o hallmeter
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achei mto interessante, axu q ate vou tentar fazer uns esquemas pra min sim, mas seria mais no intuito de alimentar o motor a frio e alguma eventual falta em alta, e nao vou ultilizar bico mas sim rele, selenoide e um caninho de metal com furo calibrado em cima do difusor. mas ai tem um serio problema: vai lavar o motor de alcool ate a sonda começar marcar?
o drag, como é esse esquema de rel? mais solen?ide? como funciona? o que é a solen?ide - sou bem leigo em algumas coisas…
ah, e acho que o problema de lavar não é problema - no meu carburado, quando estou andando normalmente na boa, se eu injetar gasolina o carro começa a engasgar apenas depois de 3 ou 4 segundos - o que é muito tempo e até lá a sonda já leu sim hehheheheheheh ou seja: acho que não é problema.
no meu caso quero para eliminar uma falha com o po um pouco pressionado no acelerador - uma retomada calma e com o carro frio tb
o tópico realmente andou bem até demais hehehehehehe
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nem é tanto problema assim uma solução bem tosca seria vc fazer o positivo do sistema sair da bateria e ir até em cima do pedal do acelerador e de lá ir para a chave q alimentar? o bico. se o pedal não estiver pressionado (que é igual a o cut-off da injeção ou mesmo o caso em ponto ponto onde fica oscilando nos injetados) então o bico não entrar? em ação com o pedal mínima coisa acionado o sistema já pode entrar em funcionamento.
a princ?pio um pensamento simples
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o ampop que usa pra fazer a comparacao da tensao da lamba é um ci que vem com 2 comparadores. já que vai ficar 1 sobrando pode colocar o tps nele, aí já fica com regulagem de tps pra acionar o circuito…
to tentando esbocar minha ideia aqui, mais tarde eu posto
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sim, na realidade a maneira mais fácil sem tps seria só um fio que quando o po tá no fundo do acelerador apenas fecha contato e transfere essa informação para esse módulo .
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se for assim .. não seria mais negócio colocar um botão na manopla do cambio ou no volante para acionar o bico a hora que quiser ??? … assim vc poderia acionar ele desde a média e não somente com o po no fundo ... o que em um carro muito forte ... ocasionaria somente perda de tração ...
sei lá ... sou totalmente leigo mas dei um meu palpite
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vejam no que eu pensei.
a primeira parte é o comparador. ela que vai ler a tensão da sonda lambda e comparar com a tensão regulada no potenciometro.
quando a tensão da sonda lambda for menor que a regulada ela ativa o circuito do meio, o oscilador.
o oscilador fica pulsando o bico, com frequencia e largura do pulso dependendo dos resistores, que podem ser trocados por potenciometros, pra se ter um controle da quantidade de combustivel que está sendo injetado.
e a terceira parte é um transistor de potencia (mosfet) pra acionar o bico injetor.
esse circuito tem que ser testado e ajustado ainda, só esbocei aqui pra ilustrar minha ideia.
acredito que saia por menos de 20 reais isso aí.
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bom esquema…vc?s tão quase chegando no real problema.... qto de combustivel vc vai pulsar ?
se vc sobe uma ladeira com o po na casquinha é bem diferente de qdo vc desce a ladeira na mesma situação então como distinguir uma da outra ?
simples medindo a pressão...então tome usar um sensor de pressão...custo em torno de us$ 20,00 (tem mais baratos) fora todo o aparato pra dimensionar o sinal de sa?da, amplificar e entrar no 555.
?timo resolveu ?..não.... a 1.000rpm vc precisa de muito menos combustivel do que a 6.000rpm então vc precisa saber qual rotação está certo ?... agora quero ver alguem desenhar um circuitinho com estas 2 alterações.
pra dar mais uma complicada.... quem aqui acha que vai a mesma qdade de combsutivel se vc tiver com metade do po no acelerador e digamos 1bar de boost e com po no fundo e a mesma pressão... isso na mesma rotação (ou vc?s só se importam com o carro em plena carga e dirigibilidade que se lasque ?)
hehehehe
já atrapalhei demais .... assim que resolverem estas questáes eu coloco os outros impecilhos e a gente vai desenvolvendo esse pulsador hehehe que ali?s começa errado...corrigidno o que já está errado (lendo sonda que sempre lá o que já passou.... e se já passou já pde ter deixado quebrar certo ?)
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bom esquema…vc?s tão quase chegando no real problema.... qto de combustivel vc vai pulsar ?
se vc sobe uma ladeira com o po na casquinha é bem diferente de qdo vc desce a ladeira na mesma situação então como distinguir uma da outra ?
simples medindo a pressão...então tome usar um sensor de pressão...custo em torno de us$ 20,00 (tem mais baratos) fora todo o aparato pra dimensionar o sinal de sa?da, amplificar e entrar no 555.
?timo resolveu ?..não.... a 1.000rpm vc precisa de muito menos combustivel do que a 6.000rpm então vc precisa saber qual rotação está certo ?... agora quero ver alguem desenhar um circuitinho com estas 2 alterações.
pra dar mais uma complicada.... quem aqui acha que vai a mesma qdade de combsutivel se vc tiver com metade do po no acelerador e digamos 1bar de boost e com po no fundo e a mesma pressão... isso na mesma rotação (ou vc?s só se importam com o carro em plena carga e dirigibilidade que se lasque ?)
hehehehe
já atrapalhei demais .... assim que resolverem estas questáes eu coloco os outros impecilhos e a gente vai desenvolvendo esse pulsador hehehe que ali?s começa errado...corrigidno o que já está errado (lendo sonda que sempre lá o que já passou.... e se já passou já pde ter deixado quebrar certo ?)
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bom, mas o problema proposto não era o de um controlador completo, pra funcionar em todas as situacoes, e sim apenas um dispositivo pra quando der falta acionar um bico só pra não quebrar…
o oscilador eu calculei pra abrir o bico por cerca de 6ms, numa frequencia de 100hz, como se estivesse a 6000rpm...
se for pra complicar, então vamos partir pra um microcontrolador, que é o que eu estou fazendo nas minhas horas livres....
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o drag, como é esse esquema de rel? mais solen?ide? como funciona? o que é a solen?ide - sou bem leigo em algumas coisas…
ah, e acho que o problema de lavar não é problema - no meu carburado, quando estou andando normalmente na boa, se eu injetar gasolina o carro começa a engasgar apenas depois de 3 ou 4 segundos - o que é muito tempo e até lá a sonda já leu sim hehheheheheheh ou seja: acho que não é problema.
no meu caso quero para eliminar uma falha com o po um pouco pressionado no acelerador - uma retomada calma e com o carro frio tb
o tópico realmente andou bem até demais hehehehehehe
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o selenoide é como se fosse uma torneira… energizado=aberto, nao energizado=fechado... vc tem bomba eletrica neh? não sei c pro teu caso seria interessante mas pro meu pode ser sim, uma vez q a pressão de linha do mew carro varia em função do giro do motor ( bomba mecanica ) e tb não vai ser uma quantidade astronomica de alcool injetado mas sim um aparato pra corrigir buracos de carburação.
quanto a lavar o motor acho q tem q bolar alguma coisa sim… nao disse ate a sonda ler o excesso mas sim qdo vc liga o carro, com a sonda fria ela demora alguns minutos pra começar a ler nao? esse é o tempo q falo...
ps: vc também usa o injetor de gasolina pra dar um tapa no motor qdo frio em situações q vc sabe q vai dar kbe?ada??? hauhauhauahua
bom esquema…vc?s tão quase chegando no real problema.... qto de combustivel vc vai pulsar ?
se vc sobe uma ladeira com o po na casquinha é bem diferente de qdo vc desce a ladeira na mesma situação então como distinguir uma da outra ?
simples medindo a pressão...então tome usar um sensor de pressão...custo em torno de us$ 20,00 (tem mais baratos) fora todo o aparato pra dimensionar o sinal de sa?da, amplificar e entrar no 555.
?timo resolveu ?..não.... a 1.000rpm vc precisa de muito menos combustivel do que a 6.000rpm então vc precisa saber qual rotação está certo ?... agora quero ver alguem desenhar um circuitinho com estas 2 alterações.
pra dar mais uma complicada.... quem aqui acha que vai a mesma qdade de combsutivel se vc tiver com metade do po no acelerador e digamos 1bar de boost e com po no fundo e a mesma pressão... isso na mesma rotação (ou vc?s só se importam com o carro em plena carga e dirigibilidade que se lasque ?)
hehehehe
já atrapalhei demais .... assim que resolverem estas questáes eu coloco os outros impecilhos e a gente vai desenvolvendo esse pulsador hehehe que ali?s começa errado...corrigidno o que já está errado (lendo sonda que sempre lá o que já passou.... e se já passou já pde ter deixado quebrar certo ?)
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bom, mas o problema proposto não era o de um controlador completo, pra funcionar em todas as situacoes, e sim apenas um dispositivo pra quando der falta acionar um bico só pra não quebrar…
o oscilador eu calculei pra abrir o bico por cerca de 6ms, numa frequencia de 100hz, como se estivesse a 6000rpm...
se for pra complicar, então vamos partir pra um microcontrolador, que é o que eu estou fazendo nas minhas horas livres....
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bem isso q o ktulu disse… seria mais pra corrigir faltas com respaldo da sonda do q pra alimentar o motor mesmo né?
olha... uma ideia aki nao sei se vira... o circuito q foi mostrado é bem simples e com peças baratas tb acredito eu neh? e se fizesse varias entradas, como estagios, por exemplo 5 ou 6 em que cada um fosse acionado a determinada voltagem. ex. 825mv = estagio 1 ; 775mv = estagio 2 ; 725mv = estagio 3 ... nessa filisofia, cada um muda a frequencia de pulsação do bico e alimenta nao de acordo com rpm, carga ou pressão mas sim de acordo com o tamanho da falta.
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quanto a lavar o motor acho q tem q bolar alguma coisa sim… nao disse ate a sonda ler o excesso mas sim qdo vc liga o carro, com a sonda fria ela demora alguns minutos pra começar a ler nao? esse é o tempo q falo...
ps: vc também usa o injetor de gasolina pra dar um tapa no motor qdo frio em situações q vc sabe q vai dar kbe?ada??? hauhauhauahua
huahauhauahu essa de injetar pra não dar cabeçada eu nem tinha me tocado vou tentar amanhã cedo hhehehhehehehehe
mas é o seguinte: a minha sonda tb leva +- 1 minuto pra esquentar (? a sonda aquecida de 4 fios) - e esse é +- o tempo que eu levo até abrir o portão eletrúnico do prédio. assim, eu vou por uma chave no console do voyage (que tem 3 furos feitos pelo ex dono) e só ligar esse sistema assim que eu estiver saindo pelo port?o é meio feio fazer isso…. mas simplicidade = confiabilidade
ah, onde eu consigo um solen?ide? eu posso pedir em lojas de eletrúnica? como eu pe?o??
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ontem eu fiz uma experiencia:
tenho aqui uma placa de programação para o microchip atmel. ontem começei a programar nele e fiz um programa simples: 1 led fica aceso e 4 piscando (leia-se pulsando um bico heheheheh).
pois é, peguei um rel? e tentei conecta-lo na placa - para minha feliz supresa +- funcionou heheheheeh dava pra ver que o rel? queria ligar (tinha um pegueno barulho que indicava isso) mas ele não ligava acredito eu porque a tensão era muito baixa (4,7v).
disseram-me que com um transistor de potência eu conseguiria fazer o rel? funcionar - mas eu nunca usei um desses e na realidade nem sei direito o que ele faz - se aumenta a tensão, se aumenta a amperagem, ambos ou o que, nem como liga ele…
bom, mas já é um começo, no sóbado eu devo comprar algum material para começar a montar uma placa de testes
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tenta o circuito q nosso amigo ezs mostrou posts atras…
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gurizada queimando os neur?nios, bonito de ver.
daqui um tempo vcs chegarão a isso:
bico de alta, bico de baixa, sequencial de verdade, milhares de sensores.. bibibi, bobobo.
final do ano nos melhores carros e lojas do pa?s.
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pode ser no final do ano nos carros pp (sinonimo de melhores, huahuauha) e lojas do pais.
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lindooooo essa é a ideia, tentei fazer uns testis mas tive que parar pois preciso arrumar uma fonte 12v de 7 amperes…. ki merda, alguém sabe quantos volts trabalha o bico monoponto:?
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nao acho uma boa usar rele pra pulsar bico… vai desgastar o rele muito rapido...
os bicos funcionam em 12v
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lindooooo essa é a ideia, tentei fazer uns testis mas tive que parar pois preciso arrumar uma fonte 12v de 7 amperes…. ki merda, alguém sabe quantos volts trabalha o bico monoponto:?
acho que a fonte do micro (aquela que liga na placa m?e e tal) trabalha com até 5amps de tensão em 12v. é o cabo amarelo só descasca ele e pronto se quiser garantir só tira o cabinho do cdrom pra não consumir muito.
ah, o bico injetor trabalha com acho que qualquer voltagem só que quanto menor mais demora pra ele abrir se quiser, use o cabo de 5volts do micro (não lembro qual a cor agora, mais preto e amarelo não ?) que a fonte fornece no mínimo 30 amperes em 5v e é o suficiente pra vc testar sem medo de queimar a fonte
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7a?
se for usar bico de alta impedancia (>12ohms) basta 1a.
já se for usar bico de baixa impedancia (2-3 ohms), então vai precisar de uma fonte de 4 a 6a. mas pode fazer aquele esquema que o pessoal costuma fazer, de usar um bico de baixa impedancia com um resistor em série pra ficar com a impedancia de um bico de alta impedancia.
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bom, o sistema de injeção via microcontrolador está pronto
ele analisa se o led de mistura pobre está apagado ou aceso - caso esteja apagado então ha uma falta de combustável (esse led pode ser um led verde até, para prevenir que chegue a entrar em mistura realmente pobre).
nesse caso ele começa a pulsar o bico injetor até que o led de mistura pobre acenda novamente, feito isto ele ainda fica pulsando mais algum tempo antes de parar - pois senão o hallmeter já secaria denovo. se ele secar novamente o bico pulsa novamente.
o tempo de injeção dos bicos pode ser controlado aumentando ou diminuindo por
dentro do carro em tempo real atravṍs de 2 botões
até que não foi muito difácil já que sou programador de computador
no fim de semana eu devo fazer essa configuração de pulsos ser armazenada na
memória permanente (para ela não sumir quando desliga o carro), fazer um timer para só entrar em ação depois de 30s que o carro está ligado (para a sonda esquentar) e até fazer com um sensor tps - assim eu posso até analisar se eu dei um pisão rápido no acelerador e injetar combustável antes de receber o sinal da sonda… hehehehheheheh vai ficar bão
hoje a noite vou no meu preparador pegar um preostato ou um bico phudido mesmo pra testar em casa, e amanhã cedo vou correr atrás de um rel? que consiga ser ativado por um chip desses da atmel - ou tentar descobrir como usar um transistor de potência que eu não faão a mínima idéia de qual ou de como usar...
segue o código se alguém se interessar: para o chip atmel at90s1200 a 4mhz:
.nolist .include 1200def.inc .list .def temp=r17 ;registrador de uso geral (seu conte?do pode ser mudado a qualquer hora) .def temp2=r18 ;registrador de uso geral (seu conte?do pode ser mudado a qualquer hora) .def time=r19 ;usado em sleep2 para saber por quanto tempo parar .def nropulsos=r20 ;serve para armazenar por quantas vezes o bico ir? pulsar mesmo a mistura não estando mais pobre .def bico_time=r21 ;tempo que o bico fica fechado/aberto rjmp main main: ldi temp, 0xff out ddrb, temp ;portb = tudo saida 0=entrada, 1=saida cbi ddrd, 2 ;portd, pd2 = entrada cbi ddrd, 3 ;portd, pd3 = entrada (+, aumenta tempo pulsos) cbi ddrd, 4 ;portd, pd3 = entrada (-, aumenta tempo pulsos) ldi bico_time, 1 ;por padrao o tempo de injeção é 1 loop: sbis pind, 2 ;se não houver tensão no pd2 (led de mistura apagado) rcall pulsa_bico ;então a mistura está pobre e faz o bico pulsar rcall analisa_botoes; rjmp loop ;senão novamente para analisar se deve-se pulsar o bico ;-- ------------------------------------------------------------ ; rotina que pulsa o bico ; obs: ela faz 0x2f pulsos pelo menos - mesmo a mistura já não ; estando mais pobre, pois senão o motor ficaria pobre ; novamente depois que parasse de pulsar, e neste caso é ; melhor jogar um pouco de combustável fora do que ter falhas ;-------------------------------------------------------------- pulsa_bico: ldi nropulsos, 0x2f pulse_it: rcall abre_bico ;abre o bico injetor mov time, bico_time rcall slw2 ;aguarda por 2 instantes enquanto o bico está aberto rcall fecha_bico ;fecha o bico injetor mov time, bico_time rcall slw2 ;espera por mais 2 instantes enquanto o bico está fechado rcall analisa_botoes ;com o bico fechado, vê se o usuario quer mudar o tempo injeção dec nropulsos ;ok, fiz 1 ciclo, diminuia 1 de 0x2f brne pulse_it ;se nropulsos for diferente de 0 volte e pulse novamente sbis pind, 2 ;acabamos de pulsar as 0x2f vezes, mesmo assim a mistura ainda está pobre? rjmp pulsa_bico ;sim então volte e pulse mais 0x2f vezes ret ;não então volte para a rotina principal ;-------------------------------------------------------------- ; rotina que simplesmente abre o bico injetor ; manda uma tensão para o pino pb0 e volta. esta tensão aciona ; um rel? que aciona o bico ;-------------------------------------------------------------- abre_bico: ldi temp, 0x00000001 out portb, temp ret ;-------------------------------------------------------------- ; rotina que simplesmente fecha o bico injetor ; corta a entergia do pino pb0 e volta. isto faz o rel? cortar ; a energia do bico injetor e esse se fecha. ;-------------------------------------------------------------- fecha_bico: ldi temp, 0x00000000 out portb, temp ret analisa_botoes: sbic pind, 3 rcall aumenta_tempo_injecao sbic pind, 4 rcall diminui_tempo_injecao ret ;-------------------------------------------------------------- ; aumenta o tempo de injeção que o bico fica aberto/fechado ;-------------------------------------------------------------- aumenta_tempo_injecao: cpi bico_time, 0xff ;ainda pode aumentar? breq aumenta_volta ;nao... estao volta e nao faz nada inc bico_time ;sim aumenta o tempo de injeção em 1 aumenta_volta: sbic pind, 3 ;espera o usuário soltar o bot?o rjmp aumenta_volta ret ;-------------------------------------------------------------- ; diminui o tempo de injeção que o bico fica aberto ;-------------------------------------------------------------- diminui_tempo_injecao: cpi bico_time, 0x01 ;ainda pode diminuir? (note que o tempo de injeção mínimo é 1) breq diminui_volta ;nao... pois ja esta no tempo de injecao minimo que é 1 dec bico_time ;sim diminui em 1 diminui_volta: sbic pind, 4 ;espera o usuário soltar o bot?o rjmp diminui_volta ret ;-------------------------------------------------------------- ; sleep2: ; simplesmente perde tempo (tempo usado para deixar o bico ; aberto/fechado). ; coloque em time o tempo de espera ;-------------------------------------------------------------- slw2: rcall slw dec time brne slw2 ret ;-------------------------------------------------------------- ; rotina de sleep 1 ; simplesmente perde um pouco de tempo ;-------------------------------------------------------------- slw: ldi temp , 0xff ldi temp2, 0x15 dec_temp: nop dec temp brne dec_temp wdr; ;watch dog reset ldi temp, 0xff dec temp2 brne dec_temp ret
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7a?
se for usar bico de alta impedancia (>12ohms) basta 1a.
já se for usar bico de baixa impedancia (2-3 ohms), então vai precisar de uma fonte de 4 a 6a. mas pode fazer aquele esquema que o pessoal costuma fazer, de usar um bico de baixa impedancia com um resistor em série pra ficar com a impedancia de um bico de alta impedancia.
carma genti to usano 7 bar por causa da bomba de combustivel, naum para o bico, to fazenu em casa uma linha de combustivel para ir treinando, vo tentar de tudo vo posta o ki deu…. falowww
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carma genti to usano 7 bar por causa da bomba de combustivel, naum para o bico, to fazenu em casa uma linha de combustivel para ir treinando, vo tentar de tudo vo posta o ki deu…. falowww
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hehehe, agora mesmo que eu nao entendi mais nada…
a gente tava falando de amperes e passou pra bar...
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sem querer desestimular a criatividade da galera…. vcs estão indo pro lado errado.
posso dar uma pq contribuição pra vcs não perderm muito tempo com esta ideia.
o sistema electormotive permite que vc faça um mapa de combustivel, um mapa de razão ar/combustivel e a possibilidade de ajustes da mistura via sinal da sonda lambda.
nesta opção podemos inclusive ajustar o range de correção que autorizamos a sonda a corrigir em relação ao mapa de combustivel.
se vc tiver um mapa basico fora do ideal e programar as correções via sonda (já se baseando num mapa 3d de razão ar/combustivel) o motor fica uma merda a mistura fica na media dentro do esperado mas a resposta do motor fica muito lenta.
as montadoras gastam muito tempo mapeando justamente o mapa de combustivel para deixar o trabalho da correção da sonda o menor possivel para evitar este problema.
se esta opção fosse boa, a bosch já teria feito a muito tempo. pra eles é uma moleza este tipo de solução
sugestão :
procurem fazer um dispositivo (ouusar um que já exista) que permita um ajuste 3d da mistura (cada rpm e cada posição do acelerador) e façam este ajuste com a sonda original desligada.
após os ajustes religue a sonda e sejam felizes