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Fazer um bico auxiliar pulsar com o hallmeter

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  • K Offline
    K Offline
    Ktulu
    escreveu em última edição por
    #76

    rssssss cafundi tudo amperes com bar, mas deu pra entende foi só na escrita, …

    fabianok manu vc conseguiria bolar um sisteminha , por exemplo, se colocarmos um map que lá positivo (tem uns no mercado a 30 reais que leem até 1.5 bar positivo) ao colocarmos um suplementar e quando este map vai mandando os valores da pressão do turbo e para cada pressão vc manda tanto de pulso de bico para abertura, seria tipo tal pressão tanto de injetada, e só começaria a pulsar a partir de tanto de pressão (0,2 bar) por exemplo, vc conseguiria??? seria mais simples pois o map manda valores em voltagem também super facil de fazer o esquema porem o programa para mim é um puta problema.... manda i

    [snapback]287332[/snapback]

    onde que tem map de 1,5kg por 30 reaisó me passa o contato…

    o map da motorolla direto no representante tá 90 reais...

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    • A Offline
      A Offline
      AGOSTINI
      escreveu em última edição por
      #77

      onde que tem map de 1,5kg por 30 reaisó me passa o contato…

      o map da motorolla direto no representante tá 90 reais...

      amigo na boa, naum sei sobre valores coloquei de chute, mas gostaria que vc desse algumas ideias e não ficasse só boicotanu na boa... falowww :olhos:

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        fabianok
        escreveu em última edição por
        #78

        fabianok manu vc conseguiria bolar um sisteminha , por exemplo, se colocarmos um map que lá positivo (tem uns no mercado a 30 reais que leem até 1.5 bar positivo) ao colocarmos um suplementar e quando este map vai mandando os valores da pressão do turbo e para cada pressão vc manda tanto de pulso de bico para abertura, seria tipo tal pressão tanto de injetada, e só começaria a pulsar a partir de tanto de pressão (0,2 bar) por exemplo, vc conseguiria??? seria mais simples pois o map manda valores em voltagem também super facil de fazer o esquema porem o programa para mim é um puta problema…. manda i

        olha, fazer o software pra mim não é problema pois sou programador de computador. só que pode ser que eu faça ele pulsar errado - mais ou menos do que vc precisa, mas agente pode tentar alguma coisa sim

        tem q ver q tipo de transistor é esse pois tem os npn e o pnp

        tipo… npn c não me engano qdo a base fika negativa ele permite passagem de corrente entre coletor e emissor

        o pnp, ao contrario...

        e as perninhas tb tem q ver qual é coletor, qual é emissor e qual é base... o duro q nao lembro + de nada senao poderia te ajudar...

        acho que pelo que li esse seu esquema de positivo/negativo tá invertido. me disseram que olhando de frente um bd 135 o base é o da direita, não sei… eu vou tentar usar a tensão negativa da fonte do micro hoje a noite pra fazer funcionar o transistor - se der certo eu compro um npn ou pnp e vice versa

        ali?s, vc ou alguém me recomenda um fórum de eletrúnica??? :olhos:

        1 Resposta Última resposta
        • C Offline
          C Offline
          caferninha
          escreveu em última edição por
          #79

          onde que tem map de 1,5kg por 30 reaisó me passa o contato…

          o map da motorolla direto no representante tá 90 reais...

          amigo na boa, naum sei sobre valores coloquei de chute, mas gostaria que vc desse algumas ideias e não ficasse só boicotanu na boa... falowww :olhos:

          [snapback]287348[/snapback]

          de boa… nao tem map por 30 reais.

          e para nao dizer q eu tambem to boicotando...

          pdf do bd 135

          eh so olhar os desenhos q vc descobre a pinagem.

          http://www.farnell.com/datasheets/43480001.pdf

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            SemControle
            escreveu em última edição por
            #80

            uma ajuda na eletronica

            www.alldatasheet.com

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              AGOSTINI
              escreveu em última edição por
              #81

              olha, fazer o software pra mim não é problema pois sou programador de computador. só que pode ser que eu faça ele pulsar errado - mais ou menos do que vc precisa, mas agente pode tentar alguma coisa sim

              assim:

              pressão menor que 0.2 bar = 0,0 tempo de injeção

              pressão de 0,2 a 0,4 bar = 1 segundo tempo de injeção

              0,4 a 0,6 = 2 segundo….

              issu é exemplo pois só vai injetar caso tenha pressão positiva, assim daria para rodar com os bicos originais em baixa... ficaria bem economico o carro...

              alguém sabe me dizer se o bico é igual a uma torneira, tem tamanho de abertura ou ele está aberto ou está fechado? alguém sabe como funciona um bico com mais detalhesó help ai galera...

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                fabianok
                escreveu em última edição por
                #82

                alguém sabe me dizer se o bico é igual a uma torneira, tem tamanho de abertura ou ele está aberto ou está fechado? alguém sabe como funciona um bico com mais detalhesó help ai galera…

                o bico ou esta aberto ou fechado - não h? meio termo. como a pressão de combustável é constante, fazendo o bico pulsar rápidamente (deixando-o bastante tempo aberto) faz com que muito combustável entre, fazendo-o pulsar mais devagar (deixando-o bastante tempo fechado) faz com que ele envie menos combustável.

                eu consegui um bico, tá lá em casa - nunca tinha usado tb. mas é bem simples - só tem positivo e negativo. colocando o positivo na bateria e o negativo no respectivo negativo faz ele abrir (dá um cleck ) - nessa hora ele consome 0,53a a 12volts (pelo menos o que eu tenho em casa).

                pressão menor que 0.2 bar = 0,0 tempo de injeção

                pressão de 0,2 a 0,4 bar = 1 segundo tempo de injeção

                0,4 a 0,6 = 2 segundo….

                issu é exemplo pois só vai injetar caso tenha pressão positiva, assim daria para rodar com os bicos originais em baixa... ficaria bem economico o carro...

                tipow: dá pra usar 1 pino do atmel para cada 0,2bar de pressão. assumindo no máximo 1 bar usa-se 5 pinos. assim se eu encontrar 1 pino com tensão sei que é 0,2bar, 3 pinos sei que é 0,6bar e por ai vai

                o esquema era usar 1 pino para cada 0,2 ou 0,1bar mesmo e no máximo 10pinos - pois só tenho se não me engano 15 disponíveis. mas digamos: dá pra fazer pulsar só a 0,3bar então com 1 pino para cada 0,1bar dá para alimentar/programar até 1,3bar - ou até dá pra programar fazendo o bico ficar aberto depois que bate/passa 1,3bar para compensar sabendo que a pressão pode estar subindo ainda mais…

                ou seja: dá pra fazer do jeito que quiser

                mas uma dica: pega o avrstudio da atmel (www.atmel.com) e leia a documentação. vai ver que é bem fácil programar nele.

                falow

                1 Resposta Última resposta
                • K Offline
                  K Offline
                  Ktulu
                  escreveu em última edição por
                  #83

                  pra nao falarem que eu fico boicotando…

                  -o bico ou abre ou fecha, voce dosa a quantidade de combustivel a ser injetada pelo tempo que o bico fica aberto...

                  -pra ler o map pelo atmel voce vai precisar de um conversor ad (analogico-digital). nele entra tensao e sai um barramento digital pra ser lido pelo atmel. tem versoes de microcontroladores já com conversor ad interno.

                  -o circuito pra pulsar o bico eu já postei... é só copiar a terceira parte daquele que eu tinha feito pela lambda... o irf640 é um mosfet que aguenta 18a cont?nuo e mais de 30a pulsado. dá pra ligar uma bancada de bico nele.

                  -nao basta calcular o tempo que o bico vai ficar aberto... tem que ver a frequencia com que ele vai pulsar, pois se voce manter a mesma frequencia, em 6000 rpm ele vai injetar 6x menos que em 1000rpm com o mesmo tempo de abertura. tem que mandar pulsos pra cada rotacao do motor...

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    streit
                    escreveu em última edição por
                    #84

                    bico pode abrir inteiro, até a metade… depende do que vc fizer.

                    o que mais me preocupa nessa idéia de vcs é o tempo de resposta da sonda lambda.

                    alguem sabe quanto demora entre o instante que a mistura fica mais pobre até o instante que a sonda manda o sinal?

                    isso seria de vital import?ncia descobrir.

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Ricardo
                      escreveu em última edição por
                      #85

                      ktulu, sem querer abusar (mas abusando):

                      1)- aproveitando aquele esquema que vc postou, tirando a parte do comparador e alimentando o trigger do oscilador com um pulso de rpm (o mesmo que é enviado para o conta-giros), daria para usar esse circuito como um repetidor de pulsos?

                      2)- pra ficar mais chique ainda, quais os valores dos trim-pots a serem colocados no lugar de r2, r3 e r4? qual deles controlaria a frequência dos pulsos e qual controlaria a largura ?

                      1 Resposta Última resposta
                      • K Offline
                        K Offline
                        Ktulu
                        escreveu em última edição por
                        #86

                        ktulu, sem querer abusar (mas abusando):

                        1)- aproveitando aquele esquema que vc postou, tirando a parte do comparador e alimentando o trigger do oscilador com um pulso de rpm (o mesmo que é enviado para o conta-giros), daria para usar esse circuito como um repetidor de pulsos?

                        2)- pra ficar mais chique ainda, quais os valores dos trim-pots a serem colocados no lugar de r2, r3 e r4? qual deles controlaria a frequência dos pulsos e qual controlaria a largura ?

                        [snapback]287540[/snapback]

                        1- pra se fazer um repetidor basta a terceira parte do circuito… como é um mosfet, ele não vai roubar corrente que ia pro bico, e só vai repetir os pulsos... só tem que ver se ele não vai inverter a sa?da, se isso acontecer basta colocar um inversor na entrada.

                        2- com essas equacoes voce calcula o tempo alto, baixo e consequentemente a frequencia dos pulsos...

                        positive time interval (t1) = 0.693 * (r1+r2) * c

                        negative time interval (t2) = 0.693 * r2 * c

                        frequency = 1.44 / ( (r1+r2+r2) * c)

                        equacoes tiradas do datasheet: http://www.national.com/ds/lm/lm555.pdf

                        tem exemplos de como montar o circuito e calcular.

                        voce pode simular o funcionamento do 555 com algum soft de simulacao de circuitos como circuit maker, electronic workbench, proteus, entre outros.

                        1 Resposta Última resposta
                        • W Offline
                          W Offline
                          white vti
                          escreveu em última edição por
                          #87

                          sem querer sair do assunto de vc?s, eu estou precisando de um map que le pressão positiva de prefernecia barato … alguem me ajuda?

                          abraços

                          1 Resposta Última resposta

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