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Fazer um bico auxiliar pulsar com o hallmeter

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  • K Offline
    K Offline
    Ktulu
    escreveu em última edição por
    #69

    carma genti to usano 7 bar por causa da bomba de combustivel, naum para o bico, to fazenu em casa uma linha de combustivel para ir treinando, vo tentar de tudo vo posta o ki deu…. falowww

    [snapback]285703[/snapback]

    hehehe, agora mesmo que eu nao entendi mais nada…

    a gente tava falando de amperes e passou pra bar...

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    • L Offline
      L Offline
      Leo_Multi
      escreveu em última edição por
      #70

      sem querer desestimular a criatividade da galera…. vcs estão indo pro lado errado.

      posso dar uma pq contribuição pra vcs não perderm muito tempo com esta ideia.

      o sistema electormotive permite que vc faça um mapa de combustivel, um mapa de razão ar/combustivel e a possibilidade de ajustes da mistura via sinal da sonda lambda.

      nesta opção podemos inclusive ajustar o range de correção que autorizamos a sonda a corrigir em relação ao mapa de combustivel.

      se vc tiver um mapa basico fora do ideal e programar as correções via sonda (já se baseando num mapa 3d de razão ar/combustivel) o motor fica uma merda a mistura fica na media dentro do esperado mas a resposta do motor fica muito lenta.

      as montadoras gastam muito tempo mapeando justamente o mapa de combustivel para deixar o trabalho da correção da sonda o menor possivel para evitar este problema.

      se esta opção fosse boa, a bosch já teria feito a muito tempo. pra eles é uma moleza este tipo de solução :hauhau:

      sugestão :

      procurem fazer um dispositivo (ouusar um que já exista) que permita um ajuste 3d da mistura (cada rpm e cada posição do acelerador) e façam este ajuste com a sonda original desligada.

      após os ajustes religue a sonda e sejam felizes :hauhau:

      1 Resposta Última resposta
      • O Offline
        O Offline
        overspeed
        escreveu em última edição por
        #71

        já tentei alertar sobre isso tbm :olhos:

        1 Resposta Última resposta
        • C Offline
          C Offline
          caferninha
          escreveu em última edição por
          #72

          olha, nao li tudo mas vou dar minha contribuicao.

          eu nao aconselho o uso de reles para acionamentos com frequencia de chaveamento alta como no caso dos bicos injetores automotivos.

          dependendo nao dura nem 50km o rele…

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            fabianok
            escreveu em última edição por
            #73

            sem querer desestimular a criatividade da galera…. vcs estão indo pro lado errado

            já tentei alertar sobre isso tbm

            o pior de tudo isso é que eu sei que estou começando errado heheheheh

            mas pra mim é algo motivante pois estou começando a aprender eletrúnica e programação de microcontroladores e o custo para montar um sistema desses é bem atraente um lm3913 + placa + cabos + atmel + cristais, etc sai por menos de r$20 é um preão muito atraente pra quem quer apenas melhorar um pouco o carro - e não criar um novo último tipo sistema de injeção…

            dai só vou precisar de um bico extra (que eu já tenho emprestado) e tempo para programar o chip - coisa de fim de semana, um hobbie mesmo. no futuro eu posso colocar um tps no carro e pegar o seu sinal e fazer um ajuste por sonda+tps ou num futuro mais longe ainda sonda+tps+rpm mas isso fica para depois.

            o grande problema que estou enfrentando agora é que comprei 4 transistores (só não sei se são bipolares) de 3 perninhas bd 135 que diz que aguenta até 1,5a o problema é que eu tento ligar o bico pelo negativo (o positivo tá direto ligado) com o transistor mas não consigo

            já tentei ligar o negativo na bateria em todas as pernas, depois o negativo do bico em todas as pernas e tento dar o sinal (uma tensão positiva) na 3a perna que fica livre mas nada acontece na realidade ou simplesmente o bico não pulsa tirando ou botanto tensão no 3o pino - ou ele fica aberto direto mesmo sem tensão (isso testando em qualquer sequencia de pinos...).

            alguém me dá uma mão? que transistor eu posso comprar que não deixe o negativo passar direto - apenas quando se forne?a uma tensão menor ou igual a 4,5v e corrente menor ou igual a 20ma? como eu peão em uma loja de eletrúnica esse componente - qual o nome? pois o bd 135 não funcionou...

            falow

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio Lima
              escreveu em última edição por
              #74

              fala fabiano…

              tem q ver q tipo de transistor é esse pois tem os npn e o pnp

              tipo... npn c não me engano qdo a base fika negativa ele permite passagem de corrente entre coletor e emissor

              o pnp, ao contrario...

              e as perninhas tb tem q ver qual é coletor, qual é emissor e qual é base... o duro q nao lembro + de nada senao poderia te ajudar...

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                AGOSTINI
                escreveu em última edição por
                #75

                rssssss cafundi tudo amperes com bar, mas deu pra entende foi só na escrita, …

                fabianok manu vc conseguiria bolar um sisteminha , por exemplo, se colocarmos um map que lá positivo (tem uns no mercado a 30 reais que leem até 1.5 bar positivo) ao colocarmos um suplementar e quando este map vai mandando os valores da pressão do turbo e para cada pressão vc manda tanto de pulso de bico para abertura, seria tipo tal pressão tanto de injetada, e só começaria a pulsar a partir de tanto de pressão (0,2 bar) por exemplo, vc conseguiria??? seria mais simples pois o map manda valores em voltagem também super facil de fazer o esquema porem o programa para mim é um puta problema.... manda i

                1 Resposta Última resposta
                • K Offline
                  K Offline
                  Ktulu
                  escreveu em última edição por
                  #76

                  rssssss cafundi tudo amperes com bar, mas deu pra entende foi só na escrita, …

                  fabianok manu vc conseguiria bolar um sisteminha , por exemplo, se colocarmos um map que lá positivo (tem uns no mercado a 30 reais que leem até 1.5 bar positivo) ao colocarmos um suplementar e quando este map vai mandando os valores da pressão do turbo e para cada pressão vc manda tanto de pulso de bico para abertura, seria tipo tal pressão tanto de injetada, e só começaria a pulsar a partir de tanto de pressão (0,2 bar) por exemplo, vc conseguiria??? seria mais simples pois o map manda valores em voltagem também super facil de fazer o esquema porem o programa para mim é um puta problema.... manda i

                  [snapback]287332[/snapback]

                  onde que tem map de 1,5kg por 30 reaisó me passa o contato…

                  o map da motorolla direto no representante tá 90 reais...

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    AGOSTINI
                    escreveu em última edição por
                    #77

                    onde que tem map de 1,5kg por 30 reaisó me passa o contato…

                    o map da motorolla direto no representante tá 90 reais...

                    amigo na boa, naum sei sobre valores coloquei de chute, mas gostaria que vc desse algumas ideias e não ficasse só boicotanu na boa... falowww :olhos:

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      fabianok
                      escreveu em última edição por
                      #78

                      fabianok manu vc conseguiria bolar um sisteminha , por exemplo, se colocarmos um map que lá positivo (tem uns no mercado a 30 reais que leem até 1.5 bar positivo) ao colocarmos um suplementar e quando este map vai mandando os valores da pressão do turbo e para cada pressão vc manda tanto de pulso de bico para abertura, seria tipo tal pressão tanto de injetada, e só começaria a pulsar a partir de tanto de pressão (0,2 bar) por exemplo, vc conseguiria??? seria mais simples pois o map manda valores em voltagem também super facil de fazer o esquema porem o programa para mim é um puta problema…. manda i

                      olha, fazer o software pra mim não é problema pois sou programador de computador. só que pode ser que eu faça ele pulsar errado - mais ou menos do que vc precisa, mas agente pode tentar alguma coisa sim

                      tem q ver q tipo de transistor é esse pois tem os npn e o pnp

                      tipo… npn c não me engano qdo a base fika negativa ele permite passagem de corrente entre coletor e emissor

                      o pnp, ao contrario...

                      e as perninhas tb tem q ver qual é coletor, qual é emissor e qual é base... o duro q nao lembro + de nada senao poderia te ajudar...

                      acho que pelo que li esse seu esquema de positivo/negativo tá invertido. me disseram que olhando de frente um bd 135 o base é o da direita, não sei… eu vou tentar usar a tensão negativa da fonte do micro hoje a noite pra fazer funcionar o transistor - se der certo eu compro um npn ou pnp e vice versa

                      ali?s, vc ou alguém me recomenda um fórum de eletrúnica??? :olhos:

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        caferninha
                        escreveu em última edição por
                        #79

                        onde que tem map de 1,5kg por 30 reaisó me passa o contato…

                        o map da motorolla direto no representante tá 90 reais...

                        amigo na boa, naum sei sobre valores coloquei de chute, mas gostaria que vc desse algumas ideias e não ficasse só boicotanu na boa... falowww :olhos:

                        [snapback]287348[/snapback]

                        de boa… nao tem map por 30 reais.

                        e para nao dizer q eu tambem to boicotando...

                        pdf do bd 135

                        eh so olhar os desenhos q vc descobre a pinagem.

                        http://www.farnell.com/datasheets/43480001.pdf

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          SemControle
                          escreveu em última edição por
                          #80

                          uma ajuda na eletronica

                          www.alldatasheet.com

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            AGOSTINI
                            escreveu em última edição por
                            #81

                            olha, fazer o software pra mim não é problema pois sou programador de computador. só que pode ser que eu faça ele pulsar errado - mais ou menos do que vc precisa, mas agente pode tentar alguma coisa sim

                            assim:

                            pressão menor que 0.2 bar = 0,0 tempo de injeção

                            pressão de 0,2 a 0,4 bar = 1 segundo tempo de injeção

                            0,4 a 0,6 = 2 segundo….

                            issu é exemplo pois só vai injetar caso tenha pressão positiva, assim daria para rodar com os bicos originais em baixa... ficaria bem economico o carro...

                            alguém sabe me dizer se o bico é igual a uma torneira, tem tamanho de abertura ou ele está aberto ou está fechado? alguém sabe como funciona um bico com mais detalhesó help ai galera...

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              fabianok
                              escreveu em última edição por
                              #82

                              alguém sabe me dizer se o bico é igual a uma torneira, tem tamanho de abertura ou ele está aberto ou está fechado? alguém sabe como funciona um bico com mais detalhesó help ai galera…

                              o bico ou esta aberto ou fechado - não h? meio termo. como a pressão de combustável é constante, fazendo o bico pulsar rápidamente (deixando-o bastante tempo aberto) faz com que muito combustável entre, fazendo-o pulsar mais devagar (deixando-o bastante tempo fechado) faz com que ele envie menos combustável.

                              eu consegui um bico, tá lá em casa - nunca tinha usado tb. mas é bem simples - só tem positivo e negativo. colocando o positivo na bateria e o negativo no respectivo negativo faz ele abrir (dá um cleck ) - nessa hora ele consome 0,53a a 12volts (pelo menos o que eu tenho em casa).

                              pressão menor que 0.2 bar = 0,0 tempo de injeção

                              pressão de 0,2 a 0,4 bar = 1 segundo tempo de injeção

                              0,4 a 0,6 = 2 segundo….

                              issu é exemplo pois só vai injetar caso tenha pressão positiva, assim daria para rodar com os bicos originais em baixa... ficaria bem economico o carro...

                              tipow: dá pra usar 1 pino do atmel para cada 0,2bar de pressão. assumindo no máximo 1 bar usa-se 5 pinos. assim se eu encontrar 1 pino com tensão sei que é 0,2bar, 3 pinos sei que é 0,6bar e por ai vai

                              o esquema era usar 1 pino para cada 0,2 ou 0,1bar mesmo e no máximo 10pinos - pois só tenho se não me engano 15 disponíveis. mas digamos: dá pra fazer pulsar só a 0,3bar então com 1 pino para cada 0,1bar dá para alimentar/programar até 1,3bar - ou até dá pra programar fazendo o bico ficar aberto depois que bate/passa 1,3bar para compensar sabendo que a pressão pode estar subindo ainda mais…

                              ou seja: dá pra fazer do jeito que quiser

                              mas uma dica: pega o avrstudio da atmel (www.atmel.com) e leia a documentação. vai ver que é bem fácil programar nele.

                              falow

                              1 Resposta Última resposta
                              • K Offline
                                K Offline
                                Ktulu
                                escreveu em última edição por
                                #83

                                pra nao falarem que eu fico boicotando…

                                -o bico ou abre ou fecha, voce dosa a quantidade de combustivel a ser injetada pelo tempo que o bico fica aberto...

                                -pra ler o map pelo atmel voce vai precisar de um conversor ad (analogico-digital). nele entra tensao e sai um barramento digital pra ser lido pelo atmel. tem versoes de microcontroladores já com conversor ad interno.

                                -o circuito pra pulsar o bico eu já postei... é só copiar a terceira parte daquele que eu tinha feito pela lambda... o irf640 é um mosfet que aguenta 18a cont?nuo e mais de 30a pulsado. dá pra ligar uma bancada de bico nele.

                                -nao basta calcular o tempo que o bico vai ficar aberto... tem que ver a frequencia com que ele vai pulsar, pois se voce manter a mesma frequencia, em 6000 rpm ele vai injetar 6x menos que em 1000rpm com o mesmo tempo de abertura. tem que mandar pulsos pra cada rotacao do motor...

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
                                  S Offline
                                  streit
                                  escreveu em última edição por
                                  #84

                                  bico pode abrir inteiro, até a metade… depende do que vc fizer.

                                  o que mais me preocupa nessa idéia de vcs é o tempo de resposta da sonda lambda.

                                  alguem sabe quanto demora entre o instante que a mistura fica mais pobre até o instante que a sonda manda o sinal?

                                  isso seria de vital import?ncia descobrir.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
                                    R Offline
                                    Ricardo
                                    escreveu em última edição por
                                    #85

                                    ktulu, sem querer abusar (mas abusando):

                                    1)- aproveitando aquele esquema que vc postou, tirando a parte do comparador e alimentando o trigger do oscilador com um pulso de rpm (o mesmo que é enviado para o conta-giros), daria para usar esse circuito como um repetidor de pulsos?

                                    2)- pra ficar mais chique ainda, quais os valores dos trim-pots a serem colocados no lugar de r2, r3 e r4? qual deles controlaria a frequência dos pulsos e qual controlaria a largura ?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • K Offline
                                      K Offline
                                      Ktulu
                                      escreveu em última edição por
                                      #86

                                      ktulu, sem querer abusar (mas abusando):

                                      1)- aproveitando aquele esquema que vc postou, tirando a parte do comparador e alimentando o trigger do oscilador com um pulso de rpm (o mesmo que é enviado para o conta-giros), daria para usar esse circuito como um repetidor de pulsos?

                                      2)- pra ficar mais chique ainda, quais os valores dos trim-pots a serem colocados no lugar de r2, r3 e r4? qual deles controlaria a frequência dos pulsos e qual controlaria a largura ?

                                      [snapback]287540[/snapback]

                                      1- pra se fazer um repetidor basta a terceira parte do circuito… como é um mosfet, ele não vai roubar corrente que ia pro bico, e só vai repetir os pulsos... só tem que ver se ele não vai inverter a sa?da, se isso acontecer basta colocar um inversor na entrada.

                                      2- com essas equacoes voce calcula o tempo alto, baixo e consequentemente a frequencia dos pulsos...

                                      positive time interval (t1) = 0.693 * (r1+r2) * c

                                      negative time interval (t2) = 0.693 * r2 * c

                                      frequency = 1.44 / ( (r1+r2+r2) * c)

                                      equacoes tiradas do datasheet: http://www.national.com/ds/lm/lm555.pdf

                                      tem exemplos de como montar o circuito e calcular.

                                      voce pode simular o funcionamento do 555 com algum soft de simulacao de circuitos como circuit maker, electronic workbench, proteus, entre outros.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • W Offline
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                                        white vti
                                        escreveu em última edição por
                                        #87

                                        sem querer sair do assunto de vc?s, eu estou precisando de um map que le pressão positiva de prefernecia barato … alguem me ajuda?

                                        abraços

                                        1 Resposta Última resposta

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