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Fazer um bico auxiliar pulsar com o hallmeter

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    F Offline
    fabianok
    escreveu em última edição por
    #78

    fabianok manu vc conseguiria bolar um sisteminha , por exemplo, se colocarmos um map que lá positivo (tem uns no mercado a 30 reais que leem até 1.5 bar positivo) ao colocarmos um suplementar e quando este map vai mandando os valores da pressão do turbo e para cada pressão vc manda tanto de pulso de bico para abertura, seria tipo tal pressão tanto de injetada, e só começaria a pulsar a partir de tanto de pressão (0,2 bar) por exemplo, vc conseguiria??? seria mais simples pois o map manda valores em voltagem também super facil de fazer o esquema porem o programa para mim é um puta problema…. manda i

    olha, fazer o software pra mim não é problema pois sou programador de computador. só que pode ser que eu faça ele pulsar errado - mais ou menos do que vc precisa, mas agente pode tentar alguma coisa sim

    tem q ver q tipo de transistor é esse pois tem os npn e o pnp

    tipo… npn c não me engano qdo a base fika negativa ele permite passagem de corrente entre coletor e emissor

    o pnp, ao contrario...

    e as perninhas tb tem q ver qual é coletor, qual é emissor e qual é base... o duro q nao lembro + de nada senao poderia te ajudar...

    acho que pelo que li esse seu esquema de positivo/negativo tá invertido. me disseram que olhando de frente um bd 135 o base é o da direita, não sei… eu vou tentar usar a tensão negativa da fonte do micro hoje a noite pra fazer funcionar o transistor - se der certo eu compro um npn ou pnp e vice versa

    ali?s, vc ou alguém me recomenda um fórum de eletrúnica??? :olhos:

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    • C Offline
      C Offline
      caferninha
      escreveu em última edição por
      #79

      onde que tem map de 1,5kg por 30 reaisó me passa o contato…

      o map da motorolla direto no representante tá 90 reais...

      amigo na boa, naum sei sobre valores coloquei de chute, mas gostaria que vc desse algumas ideias e não ficasse só boicotanu na boa... falowww :olhos:

      [snapback]287348[/snapback]

      de boa… nao tem map por 30 reais.

      e para nao dizer q eu tambem to boicotando...

      pdf do bd 135

      eh so olhar os desenhos q vc descobre a pinagem.

      http://www.farnell.com/datasheets/43480001.pdf

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        SemControle
        escreveu em última edição por
        #80

        uma ajuda na eletronica

        www.alldatasheet.com

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          AGOSTINI
          escreveu em última edição por
          #81

          olha, fazer o software pra mim não é problema pois sou programador de computador. só que pode ser que eu faça ele pulsar errado - mais ou menos do que vc precisa, mas agente pode tentar alguma coisa sim

          assim:

          pressão menor que 0.2 bar = 0,0 tempo de injeção

          pressão de 0,2 a 0,4 bar = 1 segundo tempo de injeção

          0,4 a 0,6 = 2 segundo….

          issu é exemplo pois só vai injetar caso tenha pressão positiva, assim daria para rodar com os bicos originais em baixa... ficaria bem economico o carro...

          alguém sabe me dizer se o bico é igual a uma torneira, tem tamanho de abertura ou ele está aberto ou está fechado? alguém sabe como funciona um bico com mais detalhesó help ai galera...

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            fabianok
            escreveu em última edição por
            #82

            alguém sabe me dizer se o bico é igual a uma torneira, tem tamanho de abertura ou ele está aberto ou está fechado? alguém sabe como funciona um bico com mais detalhesó help ai galera…

            o bico ou esta aberto ou fechado - não h? meio termo. como a pressão de combustável é constante, fazendo o bico pulsar rápidamente (deixando-o bastante tempo aberto) faz com que muito combustável entre, fazendo-o pulsar mais devagar (deixando-o bastante tempo fechado) faz com que ele envie menos combustável.

            eu consegui um bico, tá lá em casa - nunca tinha usado tb. mas é bem simples - só tem positivo e negativo. colocando o positivo na bateria e o negativo no respectivo negativo faz ele abrir (dá um cleck ) - nessa hora ele consome 0,53a a 12volts (pelo menos o que eu tenho em casa).

            pressão menor que 0.2 bar = 0,0 tempo de injeção

            pressão de 0,2 a 0,4 bar = 1 segundo tempo de injeção

            0,4 a 0,6 = 2 segundo….

            issu é exemplo pois só vai injetar caso tenha pressão positiva, assim daria para rodar com os bicos originais em baixa... ficaria bem economico o carro...

            tipow: dá pra usar 1 pino do atmel para cada 0,2bar de pressão. assumindo no máximo 1 bar usa-se 5 pinos. assim se eu encontrar 1 pino com tensão sei que é 0,2bar, 3 pinos sei que é 0,6bar e por ai vai

            o esquema era usar 1 pino para cada 0,2 ou 0,1bar mesmo e no máximo 10pinos - pois só tenho se não me engano 15 disponíveis. mas digamos: dá pra fazer pulsar só a 0,3bar então com 1 pino para cada 0,1bar dá para alimentar/programar até 1,3bar - ou até dá pra programar fazendo o bico ficar aberto depois que bate/passa 1,3bar para compensar sabendo que a pressão pode estar subindo ainda mais…

            ou seja: dá pra fazer do jeito que quiser

            mas uma dica: pega o avrstudio da atmel (www.atmel.com) e leia a documentação. vai ver que é bem fácil programar nele.

            falow

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            • K Offline
              K Offline
              Ktulu
              escreveu em última edição por
              #83

              pra nao falarem que eu fico boicotando…

              -o bico ou abre ou fecha, voce dosa a quantidade de combustivel a ser injetada pelo tempo que o bico fica aberto...

              -pra ler o map pelo atmel voce vai precisar de um conversor ad (analogico-digital). nele entra tensao e sai um barramento digital pra ser lido pelo atmel. tem versoes de microcontroladores já com conversor ad interno.

              -o circuito pra pulsar o bico eu já postei... é só copiar a terceira parte daquele que eu tinha feito pela lambda... o irf640 é um mosfet que aguenta 18a cont?nuo e mais de 30a pulsado. dá pra ligar uma bancada de bico nele.

              -nao basta calcular o tempo que o bico vai ficar aberto... tem que ver a frequencia com que ele vai pulsar, pois se voce manter a mesma frequencia, em 6000 rpm ele vai injetar 6x menos que em 1000rpm com o mesmo tempo de abertura. tem que mandar pulsos pra cada rotacao do motor...

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              • S Offline
                S Offline
                streit
                escreveu em última edição por
                #84

                bico pode abrir inteiro, até a metade… depende do que vc fizer.

                o que mais me preocupa nessa idéia de vcs é o tempo de resposta da sonda lambda.

                alguem sabe quanto demora entre o instante que a mistura fica mais pobre até o instante que a sonda manda o sinal?

                isso seria de vital import?ncia descobrir.

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  Ricardo
                  escreveu em última edição por
                  #85

                  ktulu, sem querer abusar (mas abusando):

                  1)- aproveitando aquele esquema que vc postou, tirando a parte do comparador e alimentando o trigger do oscilador com um pulso de rpm (o mesmo que é enviado para o conta-giros), daria para usar esse circuito como um repetidor de pulsos?

                  2)- pra ficar mais chique ainda, quais os valores dos trim-pots a serem colocados no lugar de r2, r3 e r4? qual deles controlaria a frequência dos pulsos e qual controlaria a largura ?

                  1 Resposta Última resposta
                  • K Offline
                    K Offline
                    Ktulu
                    escreveu em última edição por
                    #86

                    ktulu, sem querer abusar (mas abusando):

                    1)- aproveitando aquele esquema que vc postou, tirando a parte do comparador e alimentando o trigger do oscilador com um pulso de rpm (o mesmo que é enviado para o conta-giros), daria para usar esse circuito como um repetidor de pulsos?

                    2)- pra ficar mais chique ainda, quais os valores dos trim-pots a serem colocados no lugar de r2, r3 e r4? qual deles controlaria a frequência dos pulsos e qual controlaria a largura ?

                    [snapback]287540[/snapback]

                    1- pra se fazer um repetidor basta a terceira parte do circuito… como é um mosfet, ele não vai roubar corrente que ia pro bico, e só vai repetir os pulsos... só tem que ver se ele não vai inverter a sa?da, se isso acontecer basta colocar um inversor na entrada.

                    2- com essas equacoes voce calcula o tempo alto, baixo e consequentemente a frequencia dos pulsos...

                    positive time interval (t1) = 0.693 * (r1+r2) * c

                    negative time interval (t2) = 0.693 * r2 * c

                    frequency = 1.44 / ( (r1+r2+r2) * c)

                    equacoes tiradas do datasheet: http://www.national.com/ds/lm/lm555.pdf

                    tem exemplos de como montar o circuito e calcular.

                    voce pode simular o funcionamento do 555 com algum soft de simulacao de circuitos como circuit maker, electronic workbench, proteus, entre outros.

                    1 Resposta Última resposta
                    • W Offline
                      W Offline
                      white vti
                      escreveu em última edição por
                      #87

                      sem querer sair do assunto de vc?s, eu estou precisando de um map que le pressão positiva de prefernecia barato … alguem me ajuda?

                      abraços

                      1 Resposta Última resposta

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