His - como acertar . . .
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fala em his digital alguem sabe de um usado para vender??
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si vc mostrar un manual de his que diga que ele controla ponto, eu compro ele
cuanto ao acerto da mistura, num vejo problema nem un até mesmo com o analogico que tem menos recurso, ja vê mistura ficar cravada no multimetro.
sobre hpi, ai ja concordo un pouco, pois nunca vê un que ficou 100% a não ser com bem pouca presão (0.5bar) mais que isso, ou fica rico en baixa ou pobre en alta. un dos dois mais não discuto o tema, tampouco quero que alguem se encomode com isso, mais sobre seu comentario, é totalmente equivocado, pois eu que sou do paraguay, ja vê carros com his, digipulse com mistura estabel e bem alimentado, do geito que o preparador queria.. só repito que o mesmo não acontece com hpi pois esse sim eu não vê deixar o carro 100% (me refiro carros usando só o hpi, ou seja, bicos arrombados, chip original ou mexido apenas en ponto, e o hpi pra aumentar a presão e fazer injetar mais) usar hpi pra regular a presão e fazer o acerto no chip ou controlador de bico é outra historia..
sobre o topico, dis ai cual his é e o que vc quer saber mais especificamente
flw
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o roberto tá pra lançar um assim com atraso de ponto… pelo menos me disse a uns tempos atrás... só que cai naquela coisa, o his hoje é universal, as caixas que atrasam ponto não são porque dependem de qual sistema de ignição usa (wasted spark, bobina direta, transformador direto, distribuidor, numero de cilindros, etc).
eu prefiro fazer chip+suplementar e deixar as coisas separadas, digamos que vc tenha um aparelho que faça o enriquecimento e o atraso e confie nele, aí por um problema qualquer ele dá um defeito (o s melhores aparrelhos do mundo podem dar defeito... é um fato) vc vai ter mistura (muito) mais pobre do que pdoeria ter e ponto muito acima do que é aceitável...invariavelmente vai ser uma canaleta de pistão que vai quebrar ou até mesmo um pistão furado...
separando vc tem muito menos chance de que isso ocorra... mas tbm pode ocorrer claro... digamos que vc tenha uma motronic e o tps queime..o regime de carga não vai ser controlada pela posição da borboleta e o ponto não vai cair o que deveria para cada carga (usa outra familia de curva seja ml, wot ou meia carga..não interessa serão valores diferentes do esperado)..só que nesse caso a mistura ainda vai estar rica (o suplementar vai pulsar e a injeção ainda vai funcionar mantendo uma relação ar combustivel que se não é a ideal pelo menos não se traduz em quebra imediata).
mas é minha visão da coisa... algo que fique bem confiável...tem gente que pensa diferente... cada um na sua...
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não, curiosamente o digital é o mais antigo (uns 8 ou 9 anos no mercado) e o fipm (que é um clone do digipulse e mais barato) é o mais moderno…
eu gosto do digital e num gosto muito do digipulse ou fipm embora tenha usado ambos já... e até use de novo dependendo do projeto
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não, curiosamente o digital é o mais antigo (uns 8 ou 9 anos no mercado) e o fipm (que é um clone do digipulse e mais barato) é o mais moderno…
eu gosto do digital e num gosto muito do digipulse ou fipm embora tenha usado ambos já... e até use de novo dependendo do projeto
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ah tá
valeu
a proposito…como vc falou q esteve com o roberto agora a pouco....alguma precisão da ie standalone q o pessoal já comentou aqui q eles pretendem lançar??
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pessoal
o modelo q pretendo usar é o his digital para turbo
controvórsias é parte, queria retornar ao assunto do tópico :
como acertar o his . . .
marcos
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? simples, mas qual a sua duvida basicamente??
vc já teve algum contato com ele?? sabe programar??
basicamente ele tem 2 mapas… um de rpm x tempo de injeção do(s) bico(s) e outro de pressão x % de incremento sobre o tempo de injeção na rpm q a tal pressao aparecer...
por ai vc ve q da pra alimentar seu carro sem ficar nem gordo, nem dando falta, lisinho...
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1- não conversei com ele (quem o atendeu foi o meu irmão)
2- acerto é acerto, vc vê aonde tem falta de combustivel (que rotação e que pressão) e a partir desse ponto vai adicionando combustivel conforme a necessidade, monitorando a sonda lambda para que não fique abaixo do que vc considera seguro
eu aconselho a ter sempre mais que 850mv, o mais seguro+potência é entre este valor e cerca de 920mv (num carro turbo)…acima de 980mv normalmente começa a perder potência (mas fica um pouco mais seguro pois refrigera a c?mara de combust?o) e acima de um certo valor chega a apagar a fa?sca...
os valores de sonda variam muito porque a sonda que vc deve estar usando provavelmente é narrow band e não tem precisão nos valores indicados acima de 750mv (ou seja os valores podem ser os que falei ou mudar significativamente dependendo da temperatura da mesma, idade, fabricante, etc)
se tem duvida melhor chamar alguem que saiba fazer isso
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eu vou para a estada e costumo começar o acerto de segunda e terceira marcha.
dou uma acelerada, de leve e vou vendo os números, paro, mudo a rotação que eu preciso e acelero novamente. o incremento da pressão eu só altero em ultimo caso, deixo um valor crescente.
tudo é questão de calma, olhando o hall e principalmente o pirometro porque eu confio mais nele que no hall.
se as velasdo golf não fossem tão chatas de tirar, eu iria pelas velas tbm.
depois de ter um resultado bom assim, eu saio para acelerar de quinta, aí vem o ajuste mais fino, porque a rotação cresce mais lentamente e com pressão mais constante.
o ultimo passo será por o carro no dino para fazer um acerto mais fino possível com o remapeamento do chip, tentando tirar o melhor proveito de ambos, e como o over falou, acertar o ponto pelo chip tbm.
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neste site dá pra baixar os manuais..
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o roberto (q fabrica o his) entra no pp de vez em quando.
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neste site dá pra baixar os manuais..
http://www.dragsterbrasil.com/his/index.htm
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mto essa tabelinha ai do excel….
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o primeiro, por potenciometros, vc soh regula a rota?ao de entrada dos bicos, a inje?ao minima e a maxima…
no debaixo, o digital, vc cria 2 mapas detalhados, um de rpm x tempo de injeção, e um outro mapa de pressão x % de acr?scimo ao tempo de injeção... ou seja, vc tem um ajuste fino muito superior...
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o digipulse manifold seria semelhante ao his simplesó ou não?
eu estava lendo no site deles e diz que posso regular a entrada por pressão (no his é por rpm) e quantidade de combustável em baixa e alta.
entre o his simples e o digipulse manifold, qual é o melhor e mais fácil de regular?
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o digipulse manifold seria semelhante ao his simplesó ou não?
eu estava lendo no site deles e diz que posso regular a entrada por pressão (no his é por rpm) e quantidade de combustável em baixa e alta.
entre o his simples e o digipulse manifold, qual é o melhor e mais fácil de regular?
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se não for identico, é bem semelhante…
acredito q os 2 disponham da mesma dificuldade/facilidade pra acertar...
me parece q o digipulse tem uns leds indicadores la, em uma escala grafica... talvez isso facilite...
agora qto a qualidade deles, em comparação, eu não sei te dizer qual o melhor...
não sabia q a entrada desse his era por rpm... q estranho... não faz sentido ser por rpm... vc tem certeza?
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amigo, acho q vc se enganou qto ao his… ele tbm entra por pressao...
texto do manual:
pressao inicial
permite que seja ajustado em qual pressão de turbo necessita-se que o bico injetor suplementar comece a pulsar. para um a inicial, com o motor ligado gire o potenci?metro em sentido anti-hor?rio até o bico injetor suplementar começar a pulsar ( o led xxxx começa a piscar). nesse ponto o bico estará pulsando sem pressão de turbo, a partir desse ponto retorne alguns graus no sentido-hor?rio até que o bico injetor pare de pulsar.
offset & ganho
o offset (baixa) nada mais é que o tempo de injeção inicial (momento em o bico injetor suplementar começa a pulsar) . para um primeiro ajuste, aconselha-se ajustar o potenci?metro do offset com 1/3 de seu curso (sentido hor?rio) para então se ajustar o potenci?metro do ganho (alta).
o ganho (alta) define o aumento do tempo de injeção proporcional ao aumento da pressão de turbo. para um primeiro ajuste, aconselha-se ajustar todo o curso do potenci?metro no sentido hor?rio e com o carro em movimento ajustar o ganho no sentido anti-hor?rio de grau em grau buscando o melhor acerto.