Vólvulas de escape com sódio
-
as válvulas de escape do gol 1.0 turbo tám sódio no miolo
o sódio ajuda a resfriar a válvula, certo?
-
e só pra tornar mais estranho ainda… o sódio no interior da haste da valvula fica em estado liquido na temperatura de funcionamento dos motores...
sempre quis serrar uma haste dessas pra ver o sódio...
ninguem tem valvula de gol mil t empenada pra matar nossa curiosidade não ??
-
e só pra tornar mais estranho ainda… o sódio no interior da haste da valvula fica em estado liquido na temperatura de funcionamento dos motores...
sempre quis serrar uma haste dessas pra ver o sódio...
ninguem tem valvula de gol mil t empenada pra matar nossa curiosidade não ??
[snapback]341912[/snapback]
http://www.aerotecnologia.com.br/tecnicos/…es/aula_022.htm
algumas válvulas de admissão e de esca?pamento são ocas e, parcialmente, cheias com só?dio metálico. esse material é utilizado porque é um excelente condutor de calor. o sódio ir? fundir a aproximadamente 1 10?c, e o movimento alternativo da válvula faz circular o sódio láquido, facilitando a retirada de calor da cabeça da válvula para a haste, onde é dissipado atravṍs da guia da cabeça do cilindro e das aletas de refrigeração. então, a temperatura de operação da válvula pode ser reduzida tanto a 167?c como a 230?c.
sob nenhuma circunst?ncia deve uma válvula cheia de sódio ser cortada, ou sujeita a tratamento, o qual possa causar ruptura. a ex?posição do sódio, dessas válvulas ao ar exterior, ir? resultar em fogo ou explosão com possíveis ferimentos no pessoal.
qto a durabilidade, uma valvula com sódio é voltada para motores com desempenho mais alto, mesmo sendo oca deve ser pelo menos tao reesistente qto uma normal.
acho que o vectra/calibra tb tem válvulas assim…
-
muitos carros esportivos (na maioria turbinados) usam esse recurso nas valvulas de escapamento.
valvula é feita pra subir e descer, abrir e fechar, e com isso não tem muito o pq temer por alguma fragilidade .
se acontecer algum choque entre valvula e pistão, ai sim é possível que o dano na valvula seja maior se comparada com uma em aão inox.
-
bom depois de ver valvulas forjadas numa revista esses dias hehehe meu humor ta melhor
sodio eh q nem saia grafitada, algo pra ajudar mas dah pra ficar sem
[snapback]342189[/snapback]
jaja vai aparecer algum :g?nio-entendido-sabe-tudo-mas-que-nunca-montou-um-motor-ap-turbo: dizendo que se seu cabeçote não tiver as tais valvulas forjadas seu motor é tranqueira, q é gambirarra e por ai vai hehehehe
da mesma forma q virou moda falar das camisas forjadas em motor ap. até hj nunca se teve problemas com blocos ap. agora lançaram isso no mercado e ja tão tunnnnnando mais essa parte do motor…
-
as valvulas do marea turbo tb usam esse sistema hehe deve ser por isso q custa tao caro cada uma.
-
eu queria saber o que acontece com o pistão que atropela uma valvula dessa…
imagina... o sodio liquido dentro da camara de combustão quente com ar e gasolina hehehe
olha o estrago ae geeente
[snapback]342293[/snapback]
eu tbm to imaginando isso. explosão na certa.
-
e só pra tornar mais estranho ainda… o sódio no interior da haste da valvula fica em estado liquido na temperatura de funcionamento dos motores...
sempre quis serrar uma haste dessas pra ver o sódio...
ninguem tem valvula de gol mil t empenada pra matar nossa curiosidade não ??
[snapback]341912[/snapback]
eu já serrei uma de tempra. o sódio tem uma cor meio rosada… na temp ambiente, fica no estado de uma pasta...
-
eu já serrei uma de tempra. o sódio tem uma cor meio rosada… na temp ambiente, fica no estado de uma pasta...
[snapback]342391[/snapback]
eita minhas valvulinhas de escape eaton, originais de tempra turbo, 28 conto cada tem sodio ??
ixi gosto cada vez mais desse carrinho com + de 10 anos de idade se for verdade hein ?
-
falando nisso, chegou uma parati 1.0 turbo lá na oficina com as 8 válvulas de admissão empenadas
o carro bateu a frente, de modo que acertou em cheio a polia do virabrequim, e as correias viraram miojo …
o azar foi a anta do dono querer dar a partida no carro depois do acidente...
curiosamente, nenhuma válvula de escape foi danificada. ali?s, até o que consatatamos, não havia nenhuma empenada.
##aproveito para perguntar aos senhores: as bielas podem ter sofrido algum dano pelo fato dos pistões terem acertado as válvulas?##
-
falando nisso, chegou uma parati 1.0 turbo lá na oficina com as 8 válvulas de admissão empenadas
o carro bateu a frente, de modo que acertou em cheio a polia do virabrequim, e as correias viraram miojo …
o azar foi a anta do dono querer dar a partida no carro depois do acidente...
curiosamente, nenhuma válvula de escape foi danificada. ali?s, até o que consatatamos, não havia nenhuma empenada.
##aproveito para perguntar aos senhores: as bielas podem ter sofrido algum dano pelo fato dos pistões terem acertado as válvulas?##
[snapback]342502[/snapback]
acontece com mais frequência do que se imagina…
sim, pode ter entortado alguma biela se der um (grande) azar... já vê acontecer
-
eu já serrei uma de tempra. o sódio tem uma cor meio rosada… na temp ambiente, fica no estado de uma pasta...
[snapback]342391[/snapback]
isso é o que acontece quando vc joga sódio na água..
diz a lenda que um quadrupede jogou em santos uma bolinha de sódio na água do lado de um barco pequeno… qndo o hidrogenio explodiu (formado pela reação do sódio com a água) viro o barco ... ahuhauhauhauhuah
-
valvula nao kebra, ela derrete…
sodio é pra esfriar...
quando empena é atropelamento, ai ela pode ser de titano que vai empenar...
-
jaja vai aparecer algum :g?nio-entendido-sabe-tudo-mas-que-nunca-montou-um-motor-ap-turbo: dizendo que se seu cabeçote não tiver as tais valvulas forjadas seu motor é tranqueira, q é gambirarra e por ai vai hehehehe
da mesma forma q virou moda falar das camisas forjadas em motor ap. até hj nunca se teve problemas com blocos ap. agora lançaram isso no mercado e ja tão tunnnnnando mais essa parte do motor…
[snapback]342190[/snapback]
cara aposta quanto q daqui a pouco tem valvula com leds, anoizada com aquelas cores xuning, aliviadas hehehehe
q nojooooo
eu simplesmente odeio xuning brasileiro