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Melhor fluxo de água????

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • X Offline
    X Offline
    Xucrute
    escreveu em última edição por
    #4

    pode ser que ajude, sei lah …

    cabecote 16v na entrada de agua lateral eh soh um espigao ... mas nao arrisco dizer quanto ao 8v jah que o projeto pode (e deve) ser diferente..

    abraco

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    • B Offline
      B Offline
      barata_cefet
      escreveu em última edição por
      #5

      esta mangueria serve unicamente para recircular a agua no motor quando a valvula termost?tica estiver fechada, se ele tampou a mangueira, como normalmente se faz em carro de pista, e tirou a valvula termost?tica o fluxo de agua que passa pelo motor é maior

      caso ele tampe esta mangueira e deixe a valvula termost?tica o motor dele corre um risco alt?ssimo de superaquecer o cabeçote

      obs.: tem gente que tira a valvula termost?tica pensando em aumentar a circulação de agua pelo motor, mas caso seja tirado a valvula e mantido a passagem por esta mangueira (que vai do cabeçote até a bomba d agua) a bomba puxa agua +quente do motor junto com a agua do radiador, e acaba refrigerando menos que com a valvula, por isso quem simplesmente tira a valvula do carro e joga em uma caixa sem fazer mais nenhuma alteração esta tomando uma atitude tápica de pig autocenter

      abraço,

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        gts turbo
        escreveu em última edição por
        #6

        enatum quer dizer que se o cara tirar a valvula termost?tica e tampar a tal magueira aumenta o fluxo????

        1 Resposta Última resposta
        • B Offline
          B Offline
          barata_cefet
          escreveu em última edição por
          #7

          enatum quer dizer que se o cara tirar a valvula termost?tica e tampar a tal magueira aumenta o fluxo????

          [snapback]390900[/snapback]

          sim

          1 Resposta Última resposta
          • N Offline
            N Offline
            Neocool
            escreveu em última edição por
            #8

            mas dai não corre o risco de quando o carro aquecer não existir água fria pra refrigerar? lágicamente que com mais água circulando o risco de aquecer é menor… mas se aquecer ferrou.

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              amarchetti
              escreveu em última edição por
              #9

              por mais q eu melhore o fluxo de água pro cabeçote, eu vou ter o motor trabalhando frio por muito ais tempo e sacrificando consumo e desempenho ….não vejo vantagem nisso

              e como bem lembrado foi..a hora q a coisa esquentar nao vai ter água pra jogar na fervura...

              1 Resposta Última resposta
              • B Offline
                B Offline
                barata_cefet
                escreveu em última edição por
                #10

                mas dai não corre o risco de quando o carro aquecer não existir água fria pra refrigerar? lágicamente que com mais água circulando o risco de aquecer é menor… mas se aquecer ferrou.

                [snapback]390920[/snapback]

                não entendi muito bem o que vc quis dizer

                com esta alteração h? uma pequena diminuição no gradiente térmico entre a agua que esta no motor e a agua que esta radiador como consequência o radiador trabalha um pouco mais quente e sua eficiencia melhora (não espere muita coisa pois a diferença é mínima)

                se o teu motor começar a superaquecer significa que o sistema de refrigeração esta subdimensionado pra configuração/utilização do teu motor dai vc tem algumas opções pra aumentar a capacidade de refrigeração do motor, entre elas:

                a - colocar um radiador com capacidade de troca térmica maior. (o do gol com ar por ex.)

                b - melhorar a tomada de ar do radiador ( com defletores por ex. no gol giii a tomada de ar original não é muito boa)

                c - aumentar a massa de ar que a ventuinha faz passar pelo radiador

                só não podemos esque?er que o motor tem uma faixa de temperatura ideal pra trabalhar, acima da qual ele pode quebrar e abaixo da qual ele não tem um funcionamento adequado, portanto a alteração que o teu colega fez, em um carro de rua, acho que provavelmente não obteve bons resultados (por o motor trabalhar na maior parte do tempo muito frio)

                abraço,

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  gts turbo
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  pois é e por curiosidade, eu dei uma olhada no radiador do gol 1.0 turbo é enorme, muito largo quem precisar de um radiador maior é uma boa pedida.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fluff
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    pois é e por curiosidade, eu dei uma olhada no radiador do gol 1.0 turbo é enorme, muito largo quem precisar de um radiador maior é uma boa pedida.

                    [snapback]391084[/snapback]

                    radiador de gol com ar condicionado é o canal também.

                    mas ainda tem o esquema de tapar os dutos de água do cabeçote ao invós de fazer esse esquema de tapar a entrada de agua.

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
                      B Offline
                      barata_cefet
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      radiador de gol com ar condicionado é o canal também.

                      mas ainda tem o esquema de tapar os dutos de água do cabeçote ao invós de fazer esse esquema de tapar a entrada de agua.

                      [snapback]391096[/snapback]

                      o cabeçote tem mais o duto de agua na traseira e o que sai agua quente pro coletor de admissão, os dois podem ser obstruidos

                      no caso do que esquenta o coletor os motivos são relacionados ao desempenho do carro e não a refrigeração se fechar ele o coletor gela

                      obs.: no caso do coletor, coletor gelado é o que h? rs apesar de já terem me chingado por deixar o coletor sem aquecimento rs

                      abraço,

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Flavio Cruz
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        mas dai não corre o risco de quando o carro aquecer não existir água fria pra refrigerar? lágicamente que com mais água circulando o risco de aquecer é menor… mas se aquecer ferrou.

                        [snapback]390920[/snapback]

                        nao, pois dessa forma ele ta usando 100% da agua o tempo todo… nao pode esquentar nunca..

                        o problema é se vc pegar um br em tempo friu... a temperatura desce que o carro chega a falhar...

                        o meu carro anda sem a varva termostatica... nao mexi na mangueira do by pass (to errado) mesmo assim, na estrada, a temp fica quase no azul (por que aki é kente)

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          TopFuel
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          cara sei lá, posso estar errado, mais eu não tamparia, isso poderia atrapalhar a recirculação da agua…

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            amarchetti
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            nao, pois dessa forma ele ta usando 100% da agua o tempo todo… nao pode esquentar nunca..

                            [snapback]391158[/snapback]

                            vem pra sp, fica 2 horas parado em congestionamento na marginal ao meio-dia e vc vai ver se ferve ou não… :hauhau:

                            uma hora os 5, 6 litros vão esquentar..não tem jeito...se vc ficar só naquela de 1a e 2a gridado no carro d afrente pra ajudar a ventoinha a soprar ar mais quente em cima do radiador, uma hora vai..

                            o q tem de carro q quebra em sp no meio das avenidas por causa disso não é brincadeira...os kras levam 2 horas dirigindo em 1a e 2a o dia inteiro pra siar de casa e chegar no trampo.....uma hora vai pro pau

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              Gustavo
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              obs.: no caso do coletor, coletor gelado é o que h? rs  apesar de já terem me chingado por deixar o coletor sem aquecimento rs

                              eh jah tive o meu qdo era carburado assim, heueheuheuh mas o ruim eh q nunca consegui deixar a lenta legal :hauhau:

                              1 Resposta Última resposta

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