Velocidade real
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0.06 x rpm x circufer?ncia do pneu / relação da marcha em questão x redução do diferencial
detalhe: no cartest, é acrescido 0,012%/km/h ao di?metro total do conjunto roda+pneu. isso se deve a expansão do pneu devido a força centr?peta q estica o pneu de acordo com a velocidade.
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0.06 x rpm x circufer?ncia do pneu / relação da marcha em questão x redução do diferencial
detalhe: no cartest, é acrescido 0,012%/km/h ao di?metro total do conjunto roda+pneu. isso se deve a expansão do pneu devido a força centr?peta q estica o pneu de acordo com a velocidade.
valeu…
a circunfer?ncia do pneu é calculada como mesmo?
só para não restar dúvidas... pegando exemplo do meu troller:
pneu - 255 x 75 x r 15
diferencial - 4,09 : 1
rpm - 3500
marcha - 0,809:1
como fica?
valeu
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254,17km/h em um fusca deve dar medo
valeu
[snapback]395910[/snapback]
blz fabio ?
entao, essa conta que da 254,17km/h eh o que eu chamo de conta seca , que leva em consideracao o diametro nominal do pneu e escorregamento zero…
na pratica vc precisa considerar a deformacao estatica do pneu pelo peso do carro (menos velocidade) e dinamica pela rotacao do pneu (forca centrifuga, mais diametro e mais velocidade consequentemente)...
deve-se considerar ainda o escorregamento, que eh literalmente o pneu girar em falso mesmo quando nao esta patinando...
o que eu vi uma vez em um manual do gol, comparando as velocidades divulgadas (com as respectivas rpm) com o resultado da conta seca ... deu algo como 5% a menos..
então, pra ficar um pouco mais proximo da realidade sem mta complicação, ainda sem estar 100% certo, aplico um coeficiente de 0,95 na conta seca e era isso..
os seus 254km/h ficam 241,5km/h...
[]s
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blz fabio ?
entao, essa conta que da 254,17km/h eh o que eu chamo de conta seca , que leva em consideracao o diametro nominal do pneu e escorregamento zero…
na pratica vc precisa considerar a deformacao estatica do pneu pelo peso do carro (menos velocidade) e dinamica pela rotacao do pneu (forca centrifuga, mais diametro e mais velocidade consequentemente)...
deve-se considerar ainda o escorregamento, que eh literalmente o pneu girar em falso mesmo quando nao esta patinando...
o que eu vi uma vez em um manual do gol, comparando as velocidades divulgadas (com as respectivas rpm) com o resultado da conta seca ... deu algo como 5% a menos..
então, pra ficar um pouco mais proximo da realidade sem mta complicação, ainda sem estar 100% certo, aplico um coeficiente de 0,95 na conta seca e era isso..
os seus 254km/h ficam 241,5km/h...
[]s
[snapback]396057[/snapback]
que seja 240km/h cravado … ainda assim é coisa para kct levando em conta que estamos falando de um fusca de 35 anos ... usando suspensão traseira de fusca mesmo e aro 15
tem um fator interessante ainda que foi esquecido .. esse é um valor que ele pode chegar ... agora se ele vai chegar são outros 500 pois alem de tudo ... tem o vento que se estiver contra ... acaba com tudo ... pois como todos sabem ... a aerodinamica nao é um dos pontos fortes rssss
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se alguém quizer eu tenho uma planilha em excel que faz o cálculo de velocidade, é só colocar as informções com dados da relação da caixa, medidas dos pneus e rotção desejada
? só pedir atravṍs do meu e-mail [email protected]
espero ter ajudado
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se alguém quizer eu tenho uma planilha em excel que faz o cálculo de velocidade, é só colocar as informções com dados da relação da caixa, medidas dos pneus e rotção desejada
? só pedir atravṍs do meu e-mail [email protected]
espero ter ajudado
[snapback]399310[/snapback]
hospeda ela no http://www.rapidshare.de e disponibiliza ae…
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tirando o po deste tópico, eu gostaria de uma ajuda da galera. gostaria de saber qual a velocidade final para estes dados:
coroa x pinh?o: 8x31
quarta marcha: 0,84
pneu: 205/60 - 15
rpm: 7000
valeu
[snapback]395666[/snapback]
se quiser ver como faz tudo: http://rapidshare.de/files/8884315/velo_real.doc.html
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se diminuir o pneu do fabiorr o carro vai ter final maior ou menor?
[snapback]399966[/snapback]
se diminuir o aro x pneu vc vai encurtar, vai ter menos velocidade final, mas vai ficar mais esperto, um pouco mais esportivo
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obrigado ao juliano lima por ter me mandado a planilha.
a dúvida é a seguinte, coloquei os dados do meu carro na planilha, ou os dados estão errados ou tem alguma coisa errada no carro.
santana gl 1.8 0,7 bar
câmbio pv
1? - 3,45
2? - 1,94
3? - 1,29
4? - 0,97
5? - 0,80
diferencial - 4,11
alguém confirma os dados, são esses mesmos do cambio pvó
aro - 14
larg - 195
alt - 60
segundo a planilha com esses dados, em 5? a 5500 rpm a velocidade seria de 186 km/h (velocidade real?). o caso é q em 5? a mais de 5500 rpm o meu marcava 160.
dessa vez deu pra filmar e ver direitinho, mas tenho vaga lembran?a de outras vezes estar a pouco mais de 5500 rpm a quase 190 km/h no velocimetro.
será a tripidação do asfalto, os dados errados, é isso mesmo?
fiz até um videozinho, pode postar é permitido?
agradeão qualquer reposta
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os dados do câmbio estão corretos sim, fiz o cálculo aqui e realmente bateu os 186 km/h em 5? a 5500 rpm.
pode ser o painel informando errado, pois foram feitas mudanças na geometria do pneus e aros
cabo de velocim?tro ruin, fica variando no painel
ou embreagem patinando, o giro sobe e o carro não aumenta velocidade
podem ser vêrias coisas
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vou verificar o velocimetro, a embreagem acho q naum ?, esses dias tava testando de 0-100 no velocimentro, filmei tal, deu 9 s e depois um pouco menos, se tivesse ruim acho naum teria conseguido…
valeu