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Velocidade real

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • N Offline
    N Offline
    Nuvo
    escreveu em última edição por
    #3

    0.06 x rpm x circufer?ncia do pneu / relação da marcha em questão x redução do diferencial

    detalhe: no cartest, é acrescido 0,012%/km/h ao di?metro total do conjunto roda+pneu. isso se deve a expansão do pneu devido a força centr?peta q estica o pneu de acordo com a velocidade.

    valeu…

    a circunfer?ncia do pneu é calculada como mesmo?

    só para não restar dúvidas... pegando exemplo do meu troller:

    pneu - 255 x 75 x r 15

    diferencial - 4,09 : 1

    rpm - 3500

    marcha - 0,809:1

    como fica?

    valeu

    1 Resposta Última resposta
    • L Offline
      L Offline
      Luiggi
      escreveu em última edição por
      #4

      a circunfer?ncia do pneu eu faão pra ti…mas o resto tu te vira hehe

      0,75x255=191,25mm > altura do pneu

      15 x2,54=39,1cm > di?metro da roda

      382 + 391 x 3,14 = 2427mm > circunfer?ncia do teu pneu

      1 Resposta Última resposta
      • N Offline
        N Offline
        Nuvo
        escreveu em última edição por
        #5

        ponho a medida em mm na f?rmula mesmo?

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
          L Offline
          Luiggi
          escreveu em última edição por
          #6

          hmm, na verdade eu não sei…

          mas num dá nada...só vai mudar a casa da vêrgula...hehe

          1 Resposta Última resposta
          • N Offline
            N Offline
            Nuvo
            escreveu em última edição por
            #7

            valeu mesmo….

            :(

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              FabioRR
              escreveu em última edição por
              #8

              tirando o po deste tópico, eu gostaria de uma ajuda da galera. gostaria de saber qual a velocidade final para estes dados:

              coroa x pinh?o: 8x31

              quarta marcha: 0,84

              pneu: 205/60 - 15

              rpm: 7000

              valeu

              :ninja:

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                maurício
                escreveu em última edição por
                #9

                254,17km/h…

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  FabioRR
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  254,17km/h…

                  [snapback]395900[/snapback]

                  :ohoh:

                  254,17km/h em um fusca deve dar medo :ninja:

                  valeu

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    Bruno
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    :)

                    254,17km/h em um fusca deve dar medo  :ninja:

                    valeu

                    [snapback]395910[/snapback]

                    com suspensão de variant ii, freio a disco nas quatro, 215/45/17 a 200 é bem estável…

                    mais que isso eu ja não sei como fica... mas deve ser interessante... :) :ohoh:

                    1 Resposta Última resposta
                    • W Offline
                      W Offline
                      WEST
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      :ohoh:

                      254,17km/h em um fusca deve dar medo  :ninja:

                      valeu

                      [snapback]395910[/snapback]

                      blz fabio ?

                      entao, essa conta que da 254,17km/h eh o que eu chamo de conta seca , que leva em consideracao o diametro nominal do pneu e escorregamento zero…

                      na pratica vc precisa considerar a deformacao estatica do pneu pelo peso do carro (menos velocidade) e dinamica pela rotacao do pneu (forca centrifuga, mais diametro e mais velocidade consequentemente)...

                      deve-se considerar ainda o escorregamento, que eh literalmente o pneu girar em falso mesmo quando nao esta patinando...

                      o que eu vi uma vez em um manual do gol, comparando as velocidades divulgadas (com as respectivas rpm) com o resultado da conta seca ... deu algo como 5% a menos..

                      então, pra ficar um pouco mais proximo da realidade sem mta complicação, ainda sem estar 100% certo, aplico um coeficiente de 0,95 na conta seca e era isso..

                      os seus 254km/h ficam 241,5km/h...

                      []s

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        FabioRR
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        blz fabio ?

                        entao, essa conta que da 254,17km/h eh o que eu chamo de conta seca , que leva em consideracao o diametro nominal do pneu e escorregamento zero…

                        na pratica vc precisa considerar a deformacao estatica do pneu pelo peso do carro (menos velocidade) e dinamica pela rotacao do pneu (forca centrifuga, mais diametro e mais velocidade consequentemente)...

                        deve-se considerar ainda o escorregamento, que eh literalmente o pneu girar em falso mesmo quando nao esta patinando...

                        o que eu vi uma vez em um manual do gol, comparando as velocidades divulgadas (com as respectivas rpm) com o resultado da conta seca ... deu algo como 5% a menos..

                        então, pra ficar um pouco mais proximo da realidade sem mta complicação, ainda sem estar 100% certo, aplico um coeficiente de 0,95 na conta seca e era isso..

                        os seus 254km/h ficam 241,5km/h...

                        []s

                        [snapback]396057[/snapback]

                        que seja 240km/h cravado … ainda assim é coisa para kct levando em conta que estamos falando de um fusca de 35 anos ... usando suspensão traseira de fusca mesmo e aro 15 :ninja:

                        tem um fator interessante ainda que foi esquecido .. esse é um valor que ele pode chegar ... agora se ele vai chegar são outros 500 pois alem de tudo ... tem o vento que se estiver contra ... acaba com tudo ... pois como todos sabem ... a aerodinamica nao é um dos pontos fortes rssss

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
                          J Offline
                          juliano lima
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          se alguém quizer eu tenho uma planilha em excel que faz o cálculo de velocidade, é só colocar as informções com dados da relação da caixa, medidas dos pneus e rotção desejada

                          ? só pedir atravṍs do meu e-mail [email protected]

                          espero ter ajudado

                          1 Resposta Última resposta
                          • N Offline
                            N Offline
                            Nuvo
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            se alguém quizer eu tenho uma planilha em excel que faz o cálculo de velocidade, é só colocar as informções com dados da relação da caixa, medidas dos pneus e rotção desejada

                            ? só pedir atravṍs do meu e-mail [email protected]

                            espero ter ajudado

                            [snapback]399310[/snapback]

                            hospeda ela no http://www.rapidshare.de e disponibiliza ae…

                            :fppt:

                            1 Resposta Última resposta
                            • N Offline
                              N Offline
                              Nuvo
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              tirando o po deste tópico, eu gostaria de uma ajuda da galera. gostaria de saber qual a velocidade final para estes dados:

                              coroa x pinh?o: 8x31

                              quarta marcha: 0,84

                              pneu: 205/60 - 15

                              rpm: 7000

                              valeu

                              :)

                              [snapback]395666[/snapback]

                              :fppt:

                              se quiser ver como faz tudo: http://rapidshare.de/files/8884315/velo_real.doc.html

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
                                S Offline
                                Snake
                                escreveu em última edição por
                                #17

                                se diminuir o pneu do fabiorr o carro vai ter final maior ou menor?

                                1 Resposta Última resposta
                                • J Offline
                                  J Offline
                                  juliano lima
                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  se diminuir o pneu do fabiorr o carro vai ter final maior ou menor?

                                  [snapback]399966[/snapback]

                                  se diminuir o aro x pneu vc vai encurtar, vai ter menos velocidade final, mas vai ficar mais esperto, um pouco mais esportivo

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
                                    S Offline
                                    santanaturbo
                                    escreveu em última edição por
                                    #19

                                    obrigado ao juliano lima por ter me mandado a planilha.

                                    a dúvida é a seguinte, coloquei os dados do meu carro na planilha, ou os dados estão errados ou tem alguma coisa errada no carro.

                                    santana gl 1.8 0,7 bar

                                    câmbio pv

                                    1? - 3,45

                                    2? - 1,94

                                    3? - 1,29

                                    4? - 0,97

                                    5? - 0,80

                                    diferencial - 4,11

                                    alguém confirma os dados, são esses mesmos do cambio pvó

                                    aro - 14

                                    larg - 195

                                    alt - 60

                                    segundo a planilha com esses dados, em 5? a 5500 rpm a velocidade seria de 186 km/h (velocidade real?). o caso é q em 5? a mais de 5500 rpm o meu marcava 160.

                                    dessa vez deu pra filmar e ver direitinho, mas tenho vaga lembran?a de outras vezes estar a pouco mais de 5500 rpm a quase 190 km/h no velocimetro.

                                    será a tripidação do asfalto, os dados errados, é isso mesmo?

                                    fiz até um videozinho, pode postar é permitido?

                                    agradeão qualquer reposta

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • J Offline
                                      J Offline
                                      juliano lima
                                      escreveu em última edição por
                                      #20

                                      os dados do câmbio estão corretos sim, fiz o cálculo aqui e realmente bateu os 186 km/h em 5? a 5500 rpm.

                                      pode ser o painel informando errado, pois foram feitas mudanças na geometria do pneus e aros

                                      cabo de velocim?tro ruin, fica variando no painel

                                      ou embreagem patinando, o giro sobe e o carro não aumenta velocidade

                                      podem ser vêrias coisas

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
                                        S Offline
                                        santanaturbo
                                        escreveu em última edição por
                                        #21

                                        vou verificar o velocimetro, a embreagem acho q naum ?, esses dias tava testando de 0-100 no velocimentro, filmei tal, deu 9 s e depois um pouco menos, se tivesse ruim acho naum teria conseguido…

                                        valeu

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • C Offline
                                          C Offline
                                          copyman
                                          escreveu em última edição por
                                          #22

                                          dae povo…

                                          para começar não sei se esse tópico devia estar aqui... como é a parte que os mais entendidos freq?entam resolvi colocar aqui... moderados: se quiserem mudar prometo que não vou reclamar...  :p

                                          falando sório agora... alguém ai poderia me passar aquela f?rmula para cálculo de velocidade real baseada na rotação do motor, relação de marchas, diferencial e tamanho do pneu+roda?

                                          eu tinha guardado em algum lugar... mas né to achando...

                                          valeu...

                                          [snapback]78545[/snapback]

                                          vou te passar o programa da performance trends que calcula de forma precisa e serve para projetar cambios , o melhor software que conheão para isto. leva inclusive em conta alem do tamanho do pneu , sua deformação que é diferente dependendo das medias , perfil etc de acordo com velocidade etc etc etc

                                          link para o transmission gear calculator

                                          1 Resposta Última resposta

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