Gasolina + alcool
-
opa, beleuza ?
hj eu tava lá no extra e vê um carinha abastecendo o carro dele (gol 1.8mi) que é original a gasolina. o moleque pagou por 20 litros de gasosa e 20 de alcool. ou seja 50% gasosa + 50% alcool, e segundo ele, não tem nada - chip, unichip ou qq outra coisa pra converter ou funcionar como um flex.
minha pergunta é … tá certo isso é quais os prós e contra ?
ps: ele me disse que o consumo quase nem muda e q o carro não perdeu nada em força e que já faz isso desde que tem o carro a uns 3 anos e meio e não tem do que reclamar e sim só ganhou na hr de abastecer com menos dinheiro.
-
cara aqui no rj eu fiz isso uma vez no peugeot, vo te dizer que senti o carro mais preso, o consumo mexeu um pouco, depois coloquei mais alcool que gasolina dai o senti o carro mais solto, mais o consumo foi absurdo, ai pensei melhor e vi que o carro foi feito pra consumir gasosa e o melhor é abastecer com gasosa
ficar dando uma de cientista maluco é dar um tiro no proprio bolso, jeja por perda no consumo, seja por perda de peça.
-
meu cunhado aqui do lado tem um kit de conversão pra alcool.
d i z e n do ele, é tipo plug and play. universal. tá instalado no peugeot dele. e tá andando bem. pelas contas dele, tá economizando no final sim. como tá vendendo o carro semana que vem, me ofere?eu por 200 reias. vale a pena ?
o site do kit é esse aqui: www.br6.com.br
ka … se eu fizer as contas como vc falou, vale a pena sim.
tipo ... sendo o consumo 30% maior e a diferença de preão tá em 53% ... tem nem o que pensar.
ou tá fazendo a conta do jeito errado?
-
opa, beleuza ?
hj eu tava lá no extra e vê um carinha abastecendo o carro dele (gol 1.8mi) que é original a gasolina. o moleque pagou por 20 litros de gasosa e 20 de alcool. ou seja 50% gasosa + 50% alcool, e segundo ele, não tem nada - chip, unichip ou qq outra coisa pra converter ou funcionar como um flex.
minha pergunta é … tá certo isso é quais os prós e contra ?
ps: ele me disse que o consumo quase nem muda e q o carro não perdeu nada em força e que já faz isso desde que tem o carro a uns 3 anos e meio e não tem do que reclamar e sim só ganhou na hr de abastecer com menos dinheiro.
[snapback]398326[/snapback]
cara fazia isso a mais ded 3 anos num uno fire 2002, o consumo aumentava um pouco e no final andava um pouco mais.
ja cheguei a colocar 100% alcool sem converter, ai sim gastava mais e andava menos.
agora aumentei os bicos em 50%, isso porque nao tinha outros e uso so alcool e faão 6,5 na cidade e 11 na estrada.
:
-
na boa, eu não faria a conversão so na injeção, pense que o alcool é corrosivo, as peças que vão entrar em contato diretamente com o alcool seram destruidas rapido sem tratamento especifico para tal.
[snapback]398371[/snapback]
isso é passado, atualmente unica coisa que difere é a bomba, se não for igual. unica coisa que tem contato com o combustivel é a bomba, tanque, mangueiras, filtro e bicos.
-
top … a bomba já é pra alcool. deu pau no in?cio do ano e mandei minha mulher comprar uma já pensando no futuro. fora ela ... o que mais vai dá ou poderia dá pau ?
[snapback]398374[/snapback]
filtro, bicos, valvulas, pistões…
vi um motor no senai (era de um santana taxi daqui do rj) que o carro rodou uns 30.000km com alcool num motor a gasolina, quando o motor foi aberto, parecia que a valvula tinha sido ruida por um rato, um lado tinha um buraco e o outro não, o motor tinha perdido compressão, pistão tava todo ondulado na cabeça, branco e os aneis pareciam que tinham sido comido, os bicos pareciam de carro de arrancada, quase que davam pra passar um dedo e o filtro não filtrava nem pedra.
o senai tava com aquele motor pra mostrar que uma pratica atual não era recomendavel, mesmo pra motores que suportem 25% de alcool na gasolina, o percentual de corrosão é bem menor nesses casos.
-
vi um motor no senai (era de um santana taxi daqui do rj) que o carro rodou uns 30.000km com alcool num motor a gasolina, quando o motor foi aberto, parecia que a valvula tinha sido ruida por um rato, um lado tinha um buraco e o outro não, o motor tinha perdido compressão, pistão tava todo ondulado na cabeça, branco e os aneis pareciam que tinham sido comido, os bicos pareciam de carro de arrancada, quase que davam pra passar um dedo e o filtro não filtrava nem pedra.
o senai tava com aquele motor pra mostrar que uma pratica atual não era recomendavel, mesmo pra motores que suportem 25% de alcool na gasolina, o percentual de corrosão é bem menor nesses casos.
[snapback]398380[/snapback]
vixe … anotado aqui.
-
filtro, bicos, valvulas, pistões…
vi um motor no senai (era de um santana taxi daqui do rj) que o carro rodou uns 30.000km com alcool num motor a gasolina, quando o motor foi aberto, parecia que a valvula tinha sido ruida por um rato, um lado tinha um buraco e o outro não, o motor tinha perdido compressão, pistão tava todo ondulado na cabeça, branco e os aneis pareciam que tinham sido comido, os bicos pareciam de carro de arrancada, quase que davam pra passar um dedo e o filtro não filtrava nem pedra.
o senai tava com aquele motor pra mostrar que uma pratica atual não era recomendavel, mesmo pra motores que suportem 25% de alcool na gasolina, o percentual de corrosão é bem menor nesses casos.
[snapback]398380[/snapback]
muito estranho, metal é metal, nao tem diferença pra combustivel, o que causa isso aí que vc disse é gnv.
-
filtro, bicos, valvulas, pistões…
vi um motor no senai (era de um santana taxi daqui do rj) que o carro rodou uns 30.000km com alcool num motor a gasolina, quando o motor foi aberto, parecia que a valvula tinha sido ruida por um rato, um lado tinha um buraco e o outro não, o motor tinha perdido compressão, pistão tava todo ondulado na cabeça, branco e os aneis pareciam que tinham sido comido, os bicos pareciam de carro de arrancada, quase que davam pra passar um dedo e o filtro não filtrava nem pedra.
o senai tava com aquele motor pra mostrar que uma pratica atual não era recomendavel, mesmo pra motores que suportem 25% de alcool na gasolina, o percentual de corrosão é bem menor nesses casos.
[snapback]398380[/snapback]
a maioria (praticamente todas as atuais) das bombas de combustivel tem proteção contra corrosão
valvulas de gasolina são iguais as de motor a alcool
bicos idem, só muda a vaz?o
pistões são do mesmo material.
demais peças são de borracha/plastico, q sofrem muito mais com gasolina.
esse desgaste relatado nas valvulas nada mais é do que um motor ja desgastado mesmo, tanto faz se com alcool ou gasolina.
o pessoal (instrutores em geral) do senai são bitolados igual a mecânico de concession?ria.
-
? fria.
o cara que poe 100 litros, 50 de alcool e 50 de gasolina está levando…
37,5 litros de gasolina pura.
12,5 de agua pura (que vem no alcool hidratado)
e 50 litros de alcool anidro.
agora eu pergunto em são consciencia vc misturararia mais 10% de agua na gasolina do carro pra economizar?
-
04. o que acontece quando misturamos álcool com gasolina para tentar economizar?
r: misturar álcool com gasolina tem sido a alternativa de um número cada vez maior de motoristas para diminuir gastos com combustável. mas a prática, conhecida como ?rabo de galo?, pode causar danos irrevers?veis ao motor.
muitos motoristas desconhecem que a economia moment?nea que essa mistura proporciona não compensa os danos que ela seguramente vai causar ao motor, pois, a mistura de álcool hidratado (que pode conter até 7,4% de água na sua composição) é gasolina pode ser tão ou mais prejudicial do que o uso de combustável adulterado.
a gasolina comum não cont?m água e possui 20% de álcool anidro, que é um componente fundamental. no entanto, quando o motorista faz o rabo de galo , ele mistura na gasolina álcool hidratado (que cont?m água). **a presença de água provoca uma instabilidade na composição e pode separar a mistura em duas fases: álcool-gasolina e álcool-água.
como a mistura álcool-água é mais pesada que a gasolina, ela ficará no fundo do tanque. a gasolina, contendo ainda um pouco de álcool, ficará na parte superior do tanque. a retirada de álcool da gasolina reduz a octanagem da gasolina comum e provoca perda de potência e aumento de consumo, podendo causar ainda a chamada ?batida de pino?. esse carro, a m?dio e longo prazo terá sórios problemas mecânicos.**
por conta da grande quantidade de água no álcool, essa prática cria uma espocie de sujeira que altera o funcionamento não só do motor como de todas as peças por onde o combustável passa. no in?cio, os problemas são impercept?veis. normalmente, o veículo anda de 15 a 20 mil quil?metros até que o defeito seja detectado. com o tempo, o motor começa a falhar e a bater pino.
vale destacar ainda que o motor que foi desenvolvido para gasolina comum passa a utilizar um combustável contaminado com água. a presença da água causa danos ao filtro e é bomba de combustável e provoca corrosão nas partes metálicas do sistema de alimentação, principalmente desgaste nos bicos injetores. além disso, o rabo de galo , por ter um poder energ?tico menor do que a gasolina comum, aumenta consideravelmente o consumo de combustável.
como o álcool hidratado é mais barato, na hora de abastecer h? uma economia. o que o motorista não está contabilizando é o aumento de consumo e o desgaste prematuro de peças, exigindo trocas antecipadas. sem contar com o tempo que o veículo fica parado na oficina.
para mostrar que a economia moment?nea com o rabo de galo pode custar caro, veja esta simulação:
um motorista que esteja hoje consumindo 200 litros de gasolina por mês a um preão hipot?tico de r$ 2,10, gasta mensalmente r$ 420,00.
fazendo o rabo de galo (misturando meio a meio os dois combust?veis) temos a seguinte situação:
combustável: gasolina c
preço: r$ 2,10
litros: 100
custo: r$ 210,00
combustável: álcool hidratado
preço:r$ 1,30
litros:100
custo:r$ 130,00
custo da mistura: r$ 340,00
devemos levar em consideração que, por ter o álcool menor poder energ?tico, um carro consome uma quantidade maior de rabo de galo do que consumiria de gasolina para percorrer um mesmo trecho. o consumo desta mistura para o mesmo percurso poder? ser cerca de 20% maior, ou seja, um custo de r$ 408,00.
a economia do motorista mensalmente seria de:
r$ 420,00 - r$ 408,00 = r$ 12,00.
doze reais de economia.
confira abaixo os custos de peças como bomba de combustável, válvula reguladora de pressão, mangueiras, bicos injetores e filtros que podem ser afetados pela mistura:
peça preão (r$)
filtro de combustável 20,00
bicos injetores (limpeza) 100,00
bicos injetores (troca) 800,00
bomba de combustável 500,00
mangueiras 50,00
vólvula reguladora de pressão 200,00
http://www.ficpetroleo.com.br/faq.asp#resposta11
errei ali, nao é tanta agua assim quanto eu pensei, mas mesmo assim é bastante.
-
se vc pensar numa ocnversão pra alcool via caixinhas ninja, vc tem q mijar pelo menos 30% mais combustivel do q mijaria na gasolina…sob pena de trabalhar pobre e um belo dia ter seu motor ido pras cucuia....
a caixinha aind até forçando teus bicos a trabalhar com 30% a mais de vazão nos bicos...
tua ie origes não vai dar esta compensação de vaz?o...
por + q eu não curta a 4 rodas, eles fizeram uma coisa legal com um palio fire: rodaram com alcool num fire gasolina...
nem 10mkm depois abriram o motor....tinha anel q nem segurava mais compressão....
fora a questão de bmba e perda de rendimento....
tá cheio de gente, como o ka disse...muuuuita gente q faz isso...e tá rodando assim a mais de um ano...
qual a média do brasileiro? 12 mkms/ano....
espera + 1 ano pra ver onde este motor vai chegar,...
outro dia chegou um krinha no cpt dizendo q rodava ocm alcool no palio gasola dele h? anos e q já tinha rodado 120mkm assim eo carro era perfeitinho...