Efici?ncia volum?trica
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só complementando, na verdade o termo quer dizer brake specific fuel consumption … brake quer dizer que o valor está referenciado com a potência no eixo (bhp), medida em dinam?metro (freio).
a potência disponível na cabeça do pistão é chamada potência indicada (ihp), e a diferença desta com a potência no eixo é a potência de atrito (fhp, friction horsepower).
a unidade do consumo específico no sistema internacional é g/kwh, e traduz a massa de combustável necessária para gerar um determinado trabalho no eixo.
essa medida (bfsc) já engloba o rendimento térmico (quanto da energia contida no combustável transforma-se em pressão na cabeça dos pistões) e o rendimento mecânico (quanto da energia disponível na cabeça dos pistões chega até no câmbio).
[]s
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então, diversão novamente?
ahahaha
ab?
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só pra ilustrar o tópico, veja que a potencia máxima do vti é quase no corte ( a escala está errada)
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escala errada???
entaum num pode ser levado em consideração…
mas mesmo assim... de 7500 pra 8600 rpm.... tem ch???ção pra um carro aspirado poder acelerar heim?? e a red line eh a 8000rpm.... num entendo pq tem cara que com comando original esguela até o corte... num vai render porra nenhuma mesmo...
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claro, potência com baixo consumo de combustivel = efici?ncia geral.
mas como é medido esse consumo? o sistema de alimentação é padronizado nessa medição a ponto de poder ser comparado a outro motor?
?
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no dinam?metro, que chamamos de banco motor ou banco de ensaios , tem uma parafern?lia grande…
são pontos dos mais variados de medição de temperatura (ar, água, óleo, escape, admissão, ambiente, combustável...), medição de pressão (escape, carter, óleo, admissão, combustável...), sonda lambda proporcional (wide)e medidores de fluxo de massa para a água de arrefecimento e para o combustável...
(? provavel que eu tenha esquecido de alguma coisa ainda)
entao o consumo eh medido geralmente em kg/h, ao mesmo tempo que a potência em kw... aih eh soh fazer a conta, e acaba ficando g/kwh, que significa massa de combustável necessária para produzir uma unidade de energia no eixo.
[]s
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tb pensei hehehehe bate 3 vzs na madeira ai
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voltando ao tópico…
ainda nao entendi o funcionamento do programinha... =/
preciso achar o sensor... mas fu?ando o manuel do meu carro... descobri que ele tem um sensor de massa de ar positivo... nada estrondoso... mas ele mede a escala em pressão positiva.... =/
vou apurar isso... mas nos meus ignorantes conhecimentos.... nenhum carro sa?a com sensor de massa de ar positiva.... sa?a????
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best specific fuel consuption, ou seja a efici?ncia do motor em converter a energia contida na mistura em energia…. qto menor o bsfc menos eficiente e menos potência tira com a mesma qdade de ar.
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e como saber qual bsfc de um motor?
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e como saber qual bsfc de um motor?
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só pondo o motor no dinamometro. se não for assim, não passa de numero gen?rico, ou padr?o como preferem alguns. só que os motores são muito diferentes entre si e não é assim aplicar um valor padrão e pronto . isso é pura ilusão.
pessoas assim = :bob1:
a ev é necessária para se fzr calculos de escolha de compressores de um turbo. como ninguem (a não ser q ponha o motor no dino de bancada e faça os testes padr?o, ja q qualquer alteração em cima do motor original ja altera o resultado raramente fornecido pelo fabricante do motor) sabe a ev de cada motor a ser turbinado, se basear no resultado da formula-mapa sem o valor certo da ev para escolher o melhor compressor é a maior furada, chute, ilusão das bravas, conversa pra boi dormir.
mas…fazer o que né...o ser humano só satisfaz o ego quando chega num resultado final nas contas, mesmo que esse resultado não seja real
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pra mim , a melhor forma é desenvolver o giro … o resto , todo mundo já conhece ... como um motor de 3,0l de f1 consegue chegar aos 900cv de potencia máxima ??? girando 20.000 rpm ... alguns motores tem mais facilidade em giros altos e outros menos , mas o meu caminho é esse ...
abraços ...
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pra mim , a melhor forma é desenvolver o giro … o resto , todo mundo já conhece ... como um motor de 3,0l de f1 consegue chegar aos 900cv de potencia máxima ??? girando 20.000 rpm ... alguns motores tem mais facilidade em giros altos e outros menos , mas o meu caminho é esse ...
abraços ...
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ou então se usa um compressor.
os motores de f1 dos anos 80 tinham apenas 1.5l (1500cc) e rendiam até 1.500 cavalos girando muito menos q os aspirados atuais.
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ou então se usa um compressor.
os motores de f1 dos anos 80 tinham apenas 1.5l (1500cc) e rendiam até 1.500 cavalos girando muito menos q os aspirados atuais.
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eu ja lá essa frase com as mesmas palavras en outro lugar onde o cara tambein adora motor turbo
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e como saber qual bsfc de um motor?
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se quiser saber com precisão só freando ele num dino de bancada…
mas se quiser saber pra ter uma noção da ordem de grandeza vc pode estimar... dependendo do tipo de concepção (superalimentado ou aspirado), alimentação (combustivel) e uso (competição a rua) vc tem valores que vão de 0,7 a 0,5
eu tinha o endereão de um site que tinha uma tabela onde tinha vêrios exemplos de motores tipicos inclusive com alcool, mas num acho mais onde ?...
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ou então se usa um compressor.
os motores de f1 dos anos 80 tinham apenas 1.5l (1500cc) e rendiam até 1.500 cavalos girando muito menos q os aspirados atuais.
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tb?m , claro , hehehhehehehe … mas esse motor de 1.6l (eram 1.6l 4cc em linha ou v6 ) c/ compressor admitia no minimo dos minimos 3 ou 4 vezes sua propria capacidade volum?trica ... o que não é possível em um aspirado ...
abraços ...
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e também chegavam a 11k rpm … da? as potencias de até 1200cv ...
abraços ...
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tb?m , claro , hehehhehehehe … mas esse motor de 1.6l (eram 1.6l 4cc em linha ou v6 ) c/ compressor admitia no minimo dos minimos 3 ou 4 vezes sua propria capacidade volum?trica ... o que não é possível em um aspirado ...
abraços ...
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os turbinados podiam ter só 1.5l e os aspirados não lembro se podiam passar de 3l.
mesmo assim era covardia o q os turbo andavam. 1500cvs p/ classificação e 1200/1300 cvs durante a corrida.
lembra da taxa (e a pressão) que esses motores usavam?
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se não me engano chegavam a 3 bar …
abraços ...
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mas o coice vinha forte tb?m … uma dificuldade a mais para os pilotos ...
... naquela época tinha que ser bom pra estar lá ...
abraços ...