Atraso de ponto por gerenciador
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mesmo não grilando, cuidado pra não amarrar o motor em alta com muito ponto final. nem sempre vale a pena passar de qto vc ta usando mesmo q o motor aguente.
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aham, eu to ligado… eu baixei o ponto e aparentemente ficou parecido, então subi de novo
temperatura tudo ok no pir?metro, sonda tesão, subindo liso...
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gerencio o ponto pelo pensamento hehehe
bom, deixei o ponto com 9 de inicial e sa? com o scanner plugado para ver o quanto vinha de ponto final… vinha 26 graus.
a? botei 15 de inicial (original 9+6 graus, isto ?, 26 graus+6 = 32 de ponto final no motor sem pressão).
a? meu controlador @ 1,5 bar de pressão atrasa até 21 graus, dividi o trimpot de controle dele por 3 posições, isto ?, dá para ter uma idéia do quanto atrasa... sendo em 3 quadrantes, a primeira marcha atrasa 7 graus, a segunda atrasa 14 graus e a terceira atrasa 21 graus... a rampa de atraso de ponto é pré-programada pelo fabricante... deixei o trimpot numa posição que atrasa 4~5 graus, e medi com o carro parado simulando carga (veja posts anteriores) e realmente verifiquei que o atraso fica em cerca de 4~5 graus...
espero ter ajudado
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claro que ajudou
? essa intenção do tópico. ele ajudar? muita gente assim.
garanto que a maioria das pessoas que pegue um gerenciador tipo um turbo link da vida, nem sequer sabe usar o produto para atrasar o necessário de ponto e por aí vai.
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gerencio o ponto pelo pensamento hehehe
bom, deixei o ponto com 9 de inicial e sa? com o scanner plugado para ver o quanto vinha de ponto final… vinha 26 graus.
a? botei 15 de inicial (original 9+6 graus, isto ?, 26 graus+6 = 32 de ponto final no motor sem pressão).
a? meu controlador @ 1,5 bar de pressão atrasa até 21 graus, dividi o trimpot de controle dele por 3 posições, isto ?, dá para ter uma idéia do quanto atrasa... sendo em 3 quadrantes, a primeira marcha atrasa 7 graus, a segunda atrasa 14 graus e a terceira atrasa 21 graus... a rampa de atraso de ponto é pré-programada pelo fabricante... deixei o trimpot numa posição que atrasa 4~5 graus, e medi com o carro parado simulando carga (veja posts anteriores) e realmente verifiquei que o atraso fica em cerca de 4~5 graus...
espero ter ajudado
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eita… a primeira marcha atrasa 7 graus, a segunda atrasa 14 graus e a terceira atrasa 21 graus...
leia: a primeira faixa (quadrante) atrasa 7 graus e assim por diante...dividindo o trimpot dá para ter uma idéia o quanto atrasa em cada posição.
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aham, eu to ligado… eu baixei o ponto e aparentemente ficou parecido, então subi de novo
temperatura tudo ok no pir?metro, sonda tesão, subindo liso...
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eu faria diferente: ja q vc baixou o ponto e o resultado ficou semelhante como tava antes com mais ponto, deixaria então com menos ponto e pouparia o conjunto. só que agora ja foi =(
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http://img231.imageshack.us/img231/4936/hardware5wr.jpg
olha só…
n? 1: entrada do bico extra
n? 2: o que o bico pulsa de baixa
n? 3: o que o bico pulsa de alta
n? 4: congelamento de map
n? 5: atraso de ponto...
o desenho abaixo mostra um trimpot, separe ele em 3 faixas iguais, como o meu atrasa 21 graus a 1,5 bar, então 21 / 3 = 7, cada ponto daquele atrasa 7 graus.
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tirando uma parte q fugiu do assunto, esse tpc merecia ir pro hot hem…
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eu faria diferente: ja q vc baixou o ponto e o resultado ficou semelhante como tava antes com mais ponto, deixaria então com menos ponto e pouparia o conjunto. só que agora ja foi =(
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vou tirar férias da turbina por um tempo… e que venha o aspiradinho
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bacana. você que fez?
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fiz o que é o gerenciador é ehheeh não…
esse modelo que eu tenho é bem antigo.
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depois de tudo isso q vc passou, agora vai desistir?
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eu perdi a paciência com um monte de coisa, o transito de curitiba está de lascar, tá tudo cheio de radar, meu carro não é regularizado (se regulariza o seguro fica um absurdo, então é tudo uma faca de dois gumes), o carro tá desconfortável pré andar no dia a dia, e ainda não tirei tudo o que o carro pode dar por falta de tempo, trabalho o dia inteiro e etc… então a tend?ncia ?: ou monta um carro de pista e desmonta o carro de rua. carro de pista pré mim é financeiramente inviável e chato, então farei um downgrade mesmo sabendo que talvez eu possa me arrepender... mas também nada impede de eu montar tudo de novo numa estrutura melhor (outro carro e motor).
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eu perdi a paciência com um monte de coisa, o transito de curitiba está de lascar, tá tudo cheio de radar, meu carro não é regularizado (se regulariza o seguro fica um absurdo, então é tudo uma faca de dois gumes), o carro tá desconfortável pré andar no dia a dia, e ainda não tirei tudo o que o carro pode dar por falta de tempo, trabalho o dia inteiro e etc… então a tend?ncia ?: ou monta um carro de pista e desmonta o carro de rua. carro de pista pré mim é financeiramente inviável e chato, então farei um downgrade mesmo sabendo que talvez eu possa me arrepender... mas também nada impede de eu montar tudo de novo numa estrutura melhor (outro carro e motor).
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triste de ler isso…
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eu perdi a paciência com um monte de coisa, o transito de curitiba está de lascar, tá tudo cheio de radar, meu carro não é regularizado (se regulariza o seguro fica um absurdo, então é tudo uma faca de dois gumes), o carro tá desconfortável pré andar no dia a dia, e ainda não tirei tudo o que o carro pode dar por falta de tempo, trabalho o dia inteiro e etc… então a tend?ncia ?: ou monta um carro de pista e desmonta o carro de rua. carro de pista pré mim é financeiramente inviável e chato, então farei um downgrade mesmo sabendo que talvez eu possa me arrepender... mas também nada impede de eu montar tudo de novo numa estrutura melhor (outro carro e motor).
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espero que vc não se arrependa depois de tanto investimento e diversões q teve.
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ja que o assunto é ponto, quero q tirem uma duvida minha.
digamos que numa ie mi, com borboleta 100% aberta, o map marcando 1bar(presão atmosferica) a temperatura do ar admitido seja de uns 30 graus e com tudo isso a 6000rpm eu tenha 35 graus de avanço, o que vai acontecer si quando eu estiver a 6000rpm puxando uma 5? marcha eu aliviar un pouco o po de maneira q o motor fique nesta rotação e não gire mais. ao aliviar o po, a borboleta fecharia, aumentando o vacuo fazendo o ponto, subir ou baixar??? essa é minha duvida.
no ejemplo acima, digamos que seja un carro turbo com un gerenciador de ponto que atraza x de ponto por x de presão. ai eu regulo ele pra atrazar 10 graus com 1bar de presão, minha duvida ?, entrou 1bar ele atraza os 10graus independente da rotação certo? e neste caso, digamos que eu comeão a puxar ele en 2? marcha, ai entrou 1bar, ele atraza 10 graus, ficando 25 graus com 1bar a 6000rpm puxo todas as marchas até 6k e quando chegar en 6000rpm en 5? eu alivio un pouco o po de maneira a ficar nesta rotação e não girar mais a ponto de cortar, aliviando o po a borboleta vai fechar e tal, e ai, o que acontece? si eu estive-se com 100% de borboleta e 1bar eu estaria a 25graus, mais no caso da borboleta fechar un pouco, a presão tambein vai cair, o que vai acontecer com o ponto? não seria facil de quebrar nestas condições?
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ja que o assunto é ponto, quero q tirem uma duvida minha.
digamos que numa ie mi, com borboleta 100% aberta, o map marcando 1bar(presão atmosferica) a temperatura do ar admitido seja de uns 30 graus e com tudo isso a 6000rpm eu tenha 35 graus de avanço, o que vai acontecer si quando eu estiver a 6000rpm puxando uma 5? marcha eu aliviar un pouco o po de maneira q o motor fique nesta rotação e não gire mais. ao aliviar o po, a borboleta fecharia, aumentando o vacuo fazendo o ponto, subir ou baixar??? essa é minha duvida.
no ejemplo acima, digamos que seja un carro turbo com un gerenciador de ponto que atraza x de ponto por x de presão. ai eu regulo ele pra atrazar 10 graus com 1bar de presão, minha duvida ?, entrou 1bar ele atraza os 10graus independente da rotação certo? e neste caso, digamos que eu comeão a puxar ele en 2? marcha, ai entrou 1bar, ele atraza 10 graus, ficando 25 graus com 1bar a 6000rpm puxo todas as marchas até 6k e quando chegar en 6000rpm en 5? eu alivio un pouco o po de maneira a ficar nesta rotação e não girar mais a ponto de cortar, aliviando o po a borboleta vai fechar e tal, e ai, o que acontece? si eu estive-se com 100% de borboleta e 1bar eu estaria a 25graus, mais no caso da borboleta fechar un pouco, a presão tambein vai cair, o que vai acontecer com o ponto? não seria facil de quebrar nestas condições?
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nao sei a estrategia num injetado, mas no carburado, caso ainda estivesse sendo usado o avanço a vacuo ( o correto é desliga-lo ) o ponto estaria sendo adinatado sim…. mas pensa q vai ter menos ar entrando assim a taxa dinamica cai...
edit: acho q me expressei mal...
o ponto só começaria a adiantar no momento q a borboleta estivesse suficientemente fechada para não haver mais pressao positiva e sim vacuo no coletor ( pos borboleta )
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nao sei a estrategia num injetado, mas no carburado, caso ainda estivesse sendo usado o avanço a vacuo ( o correto é desliga-lo ) o ponto estaria sendo adinatado sim…. mas pensa q vai ter menos ar entrando assim a taxa dinamica cai...
edit: acho q me expressei mal...
o ponto só começaria a adiantar no momento q a borboleta estivesse suficientemente fechada para não haver mais pressao positiva e sim vacuo no coletor ( pos borboleta )
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teoricamente a inj, faz a mesma caisa.. so que mais eficiente…