Celta espanhol…
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sobre os combustiveis adulterados, vc quer que a fabrica use misturas de gasolina+solvente pra fazer a calibracao? com que tipo de solvente, e em que proporcao? nao tem como, impossivel… se der detonacao, o que ocorre eh atraso de ponto (pra parar com a detonacao) e enriquecimento da mistura (pra controlar a temperatura das valvulas)... enriquecendo acaba favorecendo a formacao de depositos..
falta de coro pode ser tambem, se voce ficar andando direto so na casquinha e em giro baixo carboniza o motor mesmo... quem anda na soca e em giro alto direto deixa o motor limpinho por dentro.
entao o esquema eh dar umas pisadas de vez em quando mesmo, proporcionar um exercicio fisico pro motor, pq faz mesmo bem pra ele.
foi uma aposta meio ousada da gm fazer esse motor, e um tanto equivocada pois se fosse bom mesmo mais gente tinha feito.
seria o ideal usar podium, pois como eh uma gasolina bem mais exclusiva acho muito improvavel que seja batizada... ela tem a composicao de cadeia carbonica saturada, portanto nao forma borra de jeito nenhum. ou usar misturas com bastante alcool como vc fez, veja o que vale mais a pena.
isso levando em conta o custo pra descarbonizar o motor periodicamente, e na pior das hipoteses (bate na madeira hehehehe) ter que fazer o motor por causa de carbonizacao.
[]s
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nem fale em fazer o motor por carbonização mas pelo o que eu andei vendo, esse problema aparece com muita frequencia nos vhc. postei esse tópico também no celta clube, e vêrios usuários reclamam da mesma coisa.
ontem enchi o tanque com a podium, (r$3,10 o litro ) e subi a serra pra dar uma esticada nas pernas. ele até que desenvolveu bem… fiz o trajeto de subida todinho em 4? marcha e ainda empurrando outros carros. pelo menos com essa gasolina ainda não ouvi o barulho, mas não dá pra ficar colocando ela toda vez. de qualquer forma, ainda é meio cedo pra fazer alguma avaliação. vamos ver como o carro reage com ela.
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to achando que vale mais apena rodar no álcool mesmo, manda abrir os seus bicos e rode só no álcool, acho que é o melhor que vc pode fazer
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tá começando a pensar mais sório nisso também, porque o preão da podium tira o tesão de qualquer um.
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sim… e com chumbo tetraetila como aditivo antidetonante, pra literalmente entupir e inutilizar seu catalizador com apenas um tanque dessa gasolina
ah, antes que me diga não tenho catalizador , as velas sofrem um pouco tbem...
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alem de tudo isso, ainda detona a sonda lambda rapidinho.
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sobre os combustiveis adulterados, vc quer que a fabrica use misturas de gasolina+solvente pra fazer a calibracao? com que tipo de solvente, e em que proporcao? [snapback]456256[/snapback]
teriam como obrigação coletar varias amostras (desde combustivel mais barato até o posto mais careiro) de combustivel por todo o pais onde o carro for vendido e fazer uma calibração mediana.
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mesmo assim, veja se tem carbonização no motor, se tiver, tem q dar um jeito de limpar.
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po ka, mas o que tá me deixando p*** da vida é que um carro com 4500 km, novo, apresente carbonização… ali?s, diante da indignação com o fato, estou pensando em mandar uma carta é gm.
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galera jah atravessadno o assunto + sem fugir dele…
tem como eu andar com um chevette 83 a alcool na gasolina??? segundo o manual do chevette a taxa do motor a alcool eh de 12:1... eh muito alta??? tem algum risco??? vai almentar a relação km/l???
e se tiver como tem q ser feito???
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galera jah atravessadno o assunto + sem fugir dele…
tem como eu andar com um chevette 83 a alcool na gasolina??? segundo o manual do chevette a taxa do motor a alcool eh de 12:1... eh muito alta??? tem algum risco??? vai almentar a relação km/l???
e se tiver como tem q ser feito???
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esquece, deixa a alcool se nao vai acontecer o mesmo q aconteceu com o celta do vcar, a taxa do vhc eh de 12:1
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po ka, mas o que tá me deixando p*** da vida é que um carro com 4500 km, novo, apresente carbonização… ali?s, diante da indignação com o fato, estou pensando em mandar uma carta é gm.
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tem q ver se é mesmo carbonização a causa do problema.
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esquece, deixa a alcool se nao vai acontecer o mesmo q aconteceu com o celta do vcar, a taxa do vhc eh de 12:1
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exatamente… se você tem uma taxa alta, como é o caso de 12:1, é muito mais interessante rodar no alcool... é uma taxa ideal pra esse combustivel.
tem q ver se é mesmo carbonização a causa do problema.
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tá achando que é isso mesmo… enchi o tanque com podium e tá rodando assim. o barulho diminuiu e muito só está fazendo um pouquinho na hora que liga com o motor frio, mas depois logo desaparece. o ?problema é que não dá pra colocar podium toda vez que precisar de gasolina.
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tá achando que é isso mesmo… enchi o tanque com podium e tá rodando assim. o barulho diminuiu e muito só está fazendo um pouquinho na hora que liga com o motor frio, mas depois logo desaparece. o ?problema é que não dá pra colocar podium toda vez que precisar de gasolina.
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lendo o topico novamente (após vc ter dito isso acima) tenho a impressão q o problema do seu carro é de tucho que não carrega direito. isso sim é algo muito comum em celta.
e não tem a ver com o combustivel, só se tiver muita borra dentro do motor a ponto de entupir algum tucho.
vc trocou o oleo do motor qdo pela ultima vez? qual oleo vc usa?
ah, o mecanico disse ser carbonização o problema, blz, mas ele chegou pelo menos a tirar as velas pra ver se elas estavam carbonizadasó ele colocou uma chave de fenda fina pelo furo da vela pra raspar um pouco o topo do pistão e ver se sai uma camada de carvão q denuncie carbonizão de c?maras a ponto de te falar pra usar um combustivel mais caro?
cuidado, mecânico de concession?ria é jogo duro…
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comum o celta vhc ter barulhos. no meu, eu consegui identificar 3 tipos de barulhos:
1. as batidas de pino , decorrente da alta taxa de compressão, sobretudo quando se usa gasolina de origem duvidosa. resolvi isso adicioando um pouco de alcool sempre que abaste?o;
2. barulho de tuchos descarregados, sempre depois que vc o mante m em altas rotações por um bom tempo. quando vc para por uns 5 minutos, fica normal, acredito se eu usar um oleo um mais grosso resolva este problema (ainda uso o oleo especificado pelo fabricante (ac delco, que é o mesmo oleo havoline superior sj 20w50, só muda a embalagem)
3. barulho característico de pistão batendo saia , que ocorre na desaceleração do motor, principalmente quando ele está frio. reclamei desse problema na revisão de 1 ano, o pessoal da concession?ria disse quê esse barulho é carater?stico dos primeiros vhc (o meu é 2003), quem em casos extremos eles trocavam os pistãos, falou fazia esse servic? nuns 3 vhcs por semana, e que o meu estava dentro dos padrões na época, insisti na troca do jogo de pistões, não fizera e exigi uma declaração da concession?ria falando sobre tal barulheira, pra garantir eventual dano no motor futuramente..
hoje o carro está com quase 30k km, só queria saber da durabilidade desse motor, se alguem aqui no forum já passou dos 100.000 km com esse motor, será que durabilidade é reduzida devido é esses problemas. se bem que pretendo troca-lo no fim de ano..rs
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primeiramente. mudar para alcool nao vai resolver nada.
isso é problema de tucho … é facil colocar a culpa na carbonização para esconder um problema cronico do carro fabricado por eles.
vamos por partes ... me diz que oleo vc esta usando?
tem um shell helix 15-50, que vem em uma embalagem amarela, que é muito bom ... este oleo amenizou horrores estas batidas por ele conseguir carregar os tuchos de forma mais rapida.
bom ... aguardo a sua resposta.
falow
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bom, uso pentosyl 5w40 sint?tico no meu celta e naum tenho galho com barulhos no motor naum hein…
e já fiz a josta girar 7500rpm e naum descarregou...hauhaua
acho que depende mais do ?le em si...original sai com 5w30 né...depois a galera coloca os mais vagabundo 20w50 e dá zica
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lendo o topico novamente (após vc ter dito isso acima) tenho a impressão q o problema do seu carro é de tucho que não carrega direito. isso sim é algo muito comum em celta.
e não tem a ver com o combustivel, só se tiver muita borra dentro do motor a ponto de entupir algum tucho.
vc trocou o oleo do motor qdo pela ultima vez? qual oleo vc usa?
ah, o mecanico disse ser carbonização o problema, blz, mas ele chegou pelo menos a tirar as velas pra ver se elas estavam carbonizadasó ele colocou uma chave de fenda fina pelo furo da vela pra raspar um pouco o topo do pistão e ver se sai uma camada de carvão q denuncie carbonizão de c?maras a ponto de te falar pra usar um combustivel mais caro?
cuidado, mecânico de concession?ria é jogo duro…
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hum… tucho? alguem sabe me dizer especificamente qual é essa peça? sempre ouão o nome, mas não sei o que realmente faz.
ainda não troquei o óleo dele... o carro vai fazer um ano dia 18 agora, e vai pra revisão de um ano. então o óleo será trocado lá.
eu não vi o cara mecher no carro... ele simplesmente pediu pra deixar lá e voltar no final da tarde, por isso não sei se o técnico chegou a raspar a cabeça do pistão.
primeiramente. mudar para alcool nao vai resolver nada.
isso é problema de tucho … é facil colocar a culpa na carbonização para esconder um problema cronico do carro fabricado por eles.
vamos por partes ... me diz que oleo vc esta usando?
tem um shell helix 15-50, que vem em uma embalagem amarela, que é muito bom ... este oleo amenizou horrores estas batidas por ele conseguir carregar os tuchos de forma mais rapida.
bom ... aguardo a sua resposta.
falow
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fala fabio
então cara, como eu tinha falado pra carol, o carro faz um ano agora e vai pra concession?ria pra revisão de 1 ano. vou procurar saber, mas não tenho certeza de qual óleo está no carro. (deve ser ac delco 20w50)
comecei a ficar preocupado agora será que o problema é realmente tucho?