Radiador de óleo
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esses tubos em cima são a entrada e saida de óleo ???? uma maior que a outra ????
eu vê gente comentando aqui sobre ter aumentado a pressão de óleo…........mas ninguém mediu realmente a temperatura do óleo antes e depois de instalar o radiador ???
será que está aumentando a pressão do óleo justamente pq o raqdiador tá restringindo a passagem e forçando a bomba de óleo ???
ah........só pra lembrar, um óleo de motor 20w50 (multiviscoso) é mais grosso quente (50) do que frio (20w) ao contrario do que geralmente se pensa...
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óleo mais grosso quente do que frio???
meu marcador de pressão de óleo do painel deve estar errado….
vou refazer tudo essa tubulação... mas creio que o mais grosso seja a sa?da, pela viscosidade do óleo aumentar
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? meio confuso, mesmo, esse lance de óleo mais espesso x mais viscoso.
frio o óleo se apresenta mais pastoso mas tem viscosidade mais baixa. teoricamente era pra ser mais fluido para chegar mais rápido nas partes de cima do motor (cabeçote) e evitar desgastes.
quando quente ele parece quase aquoso mas tem a viscosidade aumentada justamente pra não dar deficiencia de lubrificação em altas temperaturas.
complicado…........
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? meio confuso, mesmo, esse lance de óleo mais espesso x mais viscoso.
frio o óleo se apresenta mais pastoso mas tem viscosidade mais baixa. teoricamente era pra ser mais fluido para chegar mais rápido nas partes de cima do motor (cabeçote) e evitar desgastes.
quando quente ele parece quase aquoso mas tem a viscosidade aumentada justamente pra não dar deficiencia de lubrificação em altas temperaturas.
complicado…........
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http://www.total.pt/pt/ptcorporate.nsf/vs_…pendocument#85a
pelo q eu entendi o óleo tem 2 classificações de vicsocidade, uma a frio e outra é quente…
na parte é quente vc falou corretamente, quanto mais quente, mais viscoso
quando o óleo está frio, ele tem tend?ncia a ter viscosidade mais baixa do q é quente, e a medida de viscosidade é frio é dada pela winter viscosity grade da sae, que, pelo pouco q eu li, os valores não tám relação nenhuma com a medida de viscosidade é quente...
em ambos os casos, quanto maior o número (seja 10w, 15w, 5w ou 40, 50, 30) maior a viscosidade, mas isso não diz muito sobre a viscosidade é frio em relação é quente...
eu procurei essa norma da sae pra ler mas não achei...se alguém tiver passa aí pra gente....
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pergunta besta, o oleo quente nao tende a afinar? e a perder propriedades. o radiador de oleo nao seria pra evitar isso?
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dificil dizer, já que os óleos mais modernos sempre são feitos pra aguentar condições de uso bem extremas.
pra mim radiador de óleo é besteira. mas tem gente que gosta de certos preciosismos que nem sempre rendem resultados práticos que compensem o tempo e dinheiro gastos.
ps: nada pessoal, heim ecureuil
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pergunta besta, o oleo quente nao tende a afinar? e a perder propriedades. o radiador de oleo nao seria pra evitar isso?
dificil dizer, já que os óleos mais modernos sempre são feitos pra aguentar condições de uso bem extremas.
pra mim radiador de óleo é besteira. mas tem gente que gosta de certos preciosismos que nem sempre rendem resultados práticos que compensem o tempo e dinheiro gastos.
ps: nada pessoal, heim ecureuil
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informação retirada do livro maximum boost: o óleo precisa trabalhar dentro de um intervalo de temperatura de:
150 - 230?f (65,5 - 110?c) óleo mineral
40 - 270?f (4,5 - 132?c) óleo sint?tico
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se radiador de oleo fosse besteira, vc não os veria em quaquer carro de turismo dos mais simples. besteira da grande é falar q radiador de oleo é besteira. ;-)
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se radiador de oleo fosse besteira, vc não os veria em quaquer carro de turismo dos mais simples. besteira da grande é falar q radiador de oleo é besteira. ;-)
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os carros de corrida mais tops possuem radiador de óleo até pra transmissão….
se fosse besteira a engenharia das equipes de corrida mundo afora não se dariam ao trabalho de montar todo um circuito com bomba + mangueiras + radiador de óleo até pra transmissão...
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os carros de corrida mais tops possuem radiador de óleo até pra transmissão….
se fosse besteira a engenharia das equipes de corrida mundo afora não se dariam ao trabalho de montar todo um circuito com bomba + mangueiras + radiador de óleo até pra transmissão...
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alguns carros (como os stock brasileiros) tem radiador e filtro de óleo só pro diferencial….. , além dos do câmbio...
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esse assunto me interessa muito, pois estou para comprar um radiador pro bora.
estou pensando nesses do crestana, vale r$ 180,00
http://www.crestana.com.br/dados/files/f27…_1110739667.jpg
o que mais preciso comprar? o adaptador do filtro né? seria uma boa tirar o trocador de calor do bora?
mangueira iguais a essas postadas para alta pressao.
mas fiquei na duvida quanto ?s pontas parafusadas. no caso teria que trocar esses bicos de entrada e saida que vem nesse radiador da foto né? se for isso ja entendi. ou é alguma coisa que é ligada ali?
o preparador ta com um radiador de tempra turbo la, é melhor?
abs
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cara, não é frescura… aspro o troão já vai a 140 graus, imagina turbo.... é pedir pro óleo virar água
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acho que se vc usar um bom óleo não chegaria a este extremo…...
de qualquer forma, alguns motores realmente aquecem mais do que os outros.
tem que ser analisado cada caso, né ? ?
agora, como todo mundo aqui tá falando em longos periodos de tempo-carros de corrida-stock car................fala sório.........n?s não estávamos falando aqui sobre um carro de rua ???
então........eu sou meio radical em certas besteiras que as vezes não trazem resultados com um bom custo/benefício....principalmente para xxx.
ex: cabos accel, velas importadas, forjar motor pra andar na rua com 1,5kg de pressão intercooler (l? vem as pedras ) e radiador de óleo também.
considerando carros normais de uso diario:
um intercooler bom custa quase r$ 1.000,00 será que compensa pela potencia/durabilidade que ir? trazer ?
um jogo de vabos + bobina importados custam mais de 450,00 e será que realmente fa?scam mais que uma bobina mi com cabos originais ???
forjar o motor é da hora mas será que o preço, o barulho de carro diesel, o desgaste excessivo no bloco, virabrequim e pistões em uso diario compensa a segurança que iria trazer ???
e o radiador de óleo? o custo do kit, mais o trabalho na istalação mais o perigo do radiador restringir o fluxo do óleo em determinados rpm aliado a quase ineficiencia dele em baixas velocidades (que corresponde é maioria do tempo de uso de um carro de r ua) compensa também???
? isso que eu quero expor pra galera, mas pelo meu jeito ogro nego já vem com pedra na mão e sempre me dizendo que eu tá errado.
mas o que eu gosto é de fazer nego pensar.
se fosse só olhar o que um stock car ou um dtm usa e imitar, seria muito facil.
dificil é ter suas próprias ideias, testar, por em prática e depois poder se orgulhar do seu carro, do seu trabalho, e de uma forma geral, da sua vida
abraão e me desculpem se as vezes pareão agressivo.
adoro e respeito cada fdp aqui desse fórum....................
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e desde quando ter as próprias idéias é ir num caminho contrário dos carros de corrida???
o óleo esquentar demais não tem nada a ver com a qualidade dele e, sim, do motor (se é do tipo q trabalha mais quente e outras coisas)…
se radiador de óleo não fosse algo importante o tempra turbo e o omega, por exemplo, não sairiam com ele...
intercooler idem
vc acha normal o óleo trabalhar a 150 grausó vc acha q isso é bom ou que não justifique o uso de um radiador?
andando de boa o óleo não esquenta tanto quanto andando forte, que é qdo o radiador funciona melhor, já q ele troca calor com o ar q passa por ele...
só uma questão de usar a cabeça pra pensar, não pra bater ela na parede...
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acho que se vc usar um bom óleo não chegaria a este extremo…...
de qualquer forma, alguns motores realmente aquecem mais do que os outros.
tem que ser analisado cada caso, né ? ?
agora, como todo mundo aqui tá falando em longos periodos de tempo-carros de corrida-stock car................fala sório.........n?s não estávamos falando aqui sobre um carro de rua ???
então........eu sou meio radical em certas besteiras que as vezes não trazem resultados com um bom custo/benefício....principalmente para xxx.
ex: cabos accel, velas importadas, forjar motor pra andar na rua com 1,5kg de pressão intercooler (l? vem as pedras ) e radiador de óleo também.
considerando carros normais de uso diario:
um intercooler bom custa quase r$ 1.000,00 será que compensa pela potencia/durabilidade que ir? trazer ?
um jogo de vabos + bobina importados custam mais de 450,00 e será que realmente fa?scam mais que uma bobina mi com cabos originais ???
forjar o motor é da hora mas será que o preço, o barulho de carro diesel, o desgaste excessivo no bloco, virabrequim e pistões em uso diario compensa a segurança que iria trazer ???
e o radiador de óleo? o custo do kit, mais o trabalho na istalação mais o perigo do radiador restringir o fluxo do óleo em determinados rpm aliado a quase ineficiencia dele em baixas velocidades (que corresponde é maioria do tempo de uso de um carro de r ua) compensa também???
? isso que eu quero expor pra galera, mas pelo meu jeito ogro nego já vem com pedra na mão e sempre me dizendo que eu tá errado.
mas o que eu gosto é de fazer nego pensar.
se fosse só olhar o que um stock car ou um dtm usa e imitar, seria muito facil.
dificil é ter suas próprias ideias, testar, por em prática e depois poder se orgulhar do seu carro, do seu trabalho, e de uma forma geral, da sua vida
abraão e me desculpem se as vezes pareão agressivo.
adoro e respeito cada fdp aqui desse fórum….................
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? verdade… manda todo mundo que usa msd, bobina mallory e cabos importados darem as mãos e pularem no poão dos mocorongos... o mundo tá errado e vc tá certo...
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? verdade… manda todo mundo que usa msd, bobina mallory e cabos importados darem as mãos e pularem no poão dos mocorongos... o mundo tá errado e vc tá certo...
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acho que o que ele quis dizer foi:
ate mesmo o fluff ja andou com 2.2k de turbo na rua com sistema de ingicao original… precisava mudar pra continuar na rua?
ja na pista a historia eh outra...
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acho que o que ele quis dizer foi:
ate mesmo o fluff ja andou com 2.2k de turbo na rua com sistema de ingicao original… precisava mudar pra continuar na rua?
ja na pista a historia eh outra...
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fl?vio… apenas uma palavra: efici?ncia...
e pelo o que ele disse, deu a entender que não precisa desse tipo de equipamento importado pq uma bobina de mi e cabos originais dá na mesma...
será que dá mesmo? se ele me provar que não tem diferença nenhuma, sou o primeiro a pular no poão dos mocorongos...
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ja viu um carro virar 13s nos 402m só com 3 cilindros funcionando e outro jorrando óleo sem apagar vela nem nada?
pois é….
vai tentar fazer isso com uma ignição original.
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exato.. a ing. original apagava na hora…
so que pra rua vc para e concerta...
pista? que se foda, rasgue os 402 metros que depois nois vê
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exato.. a ing. original apagava na hora…
so que pra rua vc para e concerta...
pista? que se foda, rasgue os 402 metros que depois nois vê
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e quanto você não pode parar pra consertar???