Enchimento de cilindros motor turbo
-
exato lost… como eu havia te dito a muito tempo atrás ainda na fase de projeto da tua injeção (num vo falar lostronic porque me falaram que vc num gosta ...sorry pela brincadeira anntes ), a bosch qdo incorporou o sistema de ajuste por sonda lambda fez o algoritmo baseado apenas nisso...
um resumo simplificado ao extremo do que as centrais com sonda narrow fazem:
se ta acima de 450mv => soma um no contador de eventos, qdo o contador chega a 128 (ou 256 depende da injeção) ela tem certeza de que a mistura está rica, e abaixa o tempo de injeção naquela rotação em um passo, zera o contador e reinicia.
as mais modernas (geralmente com sonda planar) tem a adaptação de longo e curto prazo, uma mais definitiva que acaba formando uma contra-curva que sempre é usada pra corrigir mapeamento, e uma que age mais rapidamente, porém tem menor liberdade de influir no valor do tempo de injeção
-
exato lost… como eu havia te dito a muito tempo atrás ainda na fase de projeto da tua injeção (num vo falar lostronic porque me falaram que vc num gosta ...sorry pela brincadeira anntes ), a bosch qdo incorporou o sistema de ajuste por sonda lambda fez o algoritmo baseado apenas nisso...
um resumo simplificado ao extremo do que as centrais com sonda narrow fazem:
se ta acima de 450mv => soma um no contador de eventos, qdo o contador chega a 128 (ou 256 depende da injeção) ela tem certeza de que a mistura está rica, e abaixa o tempo de injeção naquela rotação em um passo, zera o contador e reinicia.
as mais modernas (geralmente com sonda planar) tem a adaptação de longo e curto prazo, uma mais definitiva que acaba formando uma contra-curva que sempre é usada pra corrigir mapeamento, e uma que age mais rapidamente, porém tem menor liberdade de influir no valor do tempo de injeção
quem falou que eu nao gosto hein? vou pegar esse pigmeu anao miseravel… se bem que agora o ele ta ficando bombadinho... hehehehe
eu indico sonda wide pra acertar pq facilita muito. mas ja teve quem reclamou falando só acerta essa merda com sonda wide é? que bosta hehehehe... tem de tudo né...
-
qto às taxas mais baixas, sabe qto era a taxa dos f1 na época dos motores 1.5 turbo de 1500cvsó entre 5 e 6:1. sabe qto de pressão usavam? até 5,5 bar.
com o passar dos anos, a entidade gestora da f1 foi limitando a pressão, então as equipes foram aumentado a taxa…e o resto vc (acho eu) ja sabe: as potências foram desabando.achei dados e algumas fotos
-
mais taxa = qto de taxa?
9,4:1 e dominou a f1 p 3 anos consecutivos (numa temporada de 16 corridas ela ganhou 15)
-
porsche turbo de corrida …..750 hps e 9,5:1 de taxa
-
9,4:1 e dominou a f1 p 3 anos consecutivos (numa temporada de 16 corridas ela ganhou 15)
pra mim ainda é taxa aceitavel pra jogar pressao pra cima.
-
acontece que a fia foi jogando as taxas de compressão mínimas pra cima de forma que não havia mais possibilidade de se usar grandes pressões de turbo em regime de corrida . snme em 88 , já eram 8,5 o mínimo de taxa com 3,2 bar de pressão máxima . aí a solução realmente foi compensar na taxa .
e a melhor virtude desses honda eram a durabilidade , não era o motor mais potente da categoria .
-
quem falou que eu nao gosto hein? vou pegar esse pigmeu anao miseravel… se bem que agora o ele ta ficando bombadinho... hehehehe
eu indico sonda wide pra acertar pq facilita muito. mas ja teve quem reclamou falando só acerta essa merda com sonda wide é? que bosta hehehehe... tem de tudo né...
uahuahau foi o própêo mesmo…
tbm... mais do que faciliar...te da certezas...
com narrow é assim...se tá perto de 850mv vc só tem certeza de que saiu de fator lambda 1... pode ser 0,86 ou 0,95 vc nunca vai saber...
e sempre vai ter gente que acha algum tipo de defeito em tudo o que se faz hehehe
-
acontece que a fia foi jogando as taxas de compressão mínimas pra cima de forma que não havia mais possibilidade de se usar grandes pressões de turbo em regime de corrida . snme em 88 , já eram 8,5 o mínimo de taxa com 3,2 bar de pressão máxima . aí a solução realmente foi compensar na taxa .
e a melhor virtude desses honda eram a durabilidade , não era o motor mais potente da categoria .mas aí a pressão máxima era estipulada pelo regulamento, não em função da taxa de compressão.
-
mas aí a pressão máxima era estipulada pelo regulamento, não em função da taxa de compressão.
sim , a pressão máxima era diminuída como uma forma de forçar os engenheiros a usar uma taxa de compressão mais alta e a potencia maxima ser diminuída para mais segurança . em todos os motores já passava de 8:1 e na maioria era maior até que isso .
com o nível de desenvolvimento que a coisa tava tendo sabe-se lá onde iam parar .
e eu acho que em 88 já era menos de 3 bar a pressão máxima estipulada por regulamento . em treino e em corrida .
só isso já prova a relação entre as duas coisas … é só pegar uma tabela ao longo dos anos e analisar (to com preguiça de pesquisar agora) .
-
o intento da fia foi atingido . ou seja , o aumento de taxa não compensou a diminuição de pressão máxima de turbo com a mesma durabilidade .
-
lembrando que a taxa de compressão era livre .
me estranha então não terem adotado motores com 20:1 de taxa …
-
o intento da fia foi atingido . ou seja , o aumento de taxa não compensou a diminuição de pressão máxima de turbo com a mesma durabilidade .
lembrando que a taxa de compressão era livre .
me estranha então não terem adotado motores com 20:1 de taxa …
o que vem corraborar com que eu e o gaucho estamos falando a dias…
se num fosse importante e com menos taxa andasse mais, nem precisaria subir a taxa...ainda mais apenas de 7 pra 8,5 ...um ganho de uns meros 10%...bastava enfiar ponto que se teria o mesmo torque e potência que taxando...
a questão discutida num é tirar o máximo de potência, é tirar o máximo de proveito dele pro uso ao qual se destina...
teoricamente com 12:1 de taxa e 0,6bar se equivale a um motor com 8:1 e 1,0bar... só que com 12:1 de taxa não te permite usar muito mais que isso com segurança... 8:1 te permite usar muito mais que 1bar com segurança... algo simples... num e nem pra ninguem ficar falando que é destaxado x taxado...
o que se deve pensar é que só vale a pena destaxar se vc for usar mais pressão... e se for pensar sempre no máximo de potência... se for pensar em linearidade, consumo, etc nem sempre é o melhor caminho...
-
teoricamente com 12:1 de taxa e 0,6bar se equivale a um motor com 8:1 e 1,0bar… só que com 12:1 de taxa não te permite usar muito mais que isso com segurança... 8:1 te permite usar muito mais que 1bar com segurança... algo simples... num e nem pra ninguem ficar falando que é destaxado x taxado...
esqueci de comentar… qual o intuito de se gastar dinheiro destaxando se num for usar pressão mais alta ?... ou seja vc só destaxa se for pra fazer um projeto, se naum usa a máxima pressão que a taxa permite...
-
o que se deve pensar é que só vale a pena destaxar se vc for usar mais pressão…
- q explicado.
99% dos carros turbos de rua, usam motores originais (famosa turbina pindurada/kit básico)
uma boa regulagem, dá p dobrar a potência, manter a dirigibilidade e não quebrar nada.
0,7/0,8 dobra potência e torque na maioria dos motores taxados.
nos destaxados nem sempre.