Enchimento de cilindros motor turbo
-
anderson, ja expliquei sobre isso, inclusive comprovei na prática. a maioria do pessoal que tinha dúvidas ou não acreditava no q eu disse, após algum tempo tb comprovou.
se é para por em dúvida o que eu ensino/explico (conforme abriram um tópico a algumas semanas), não mais volto a falar nesse assunto.no garal, boa sorte pros que irão comer muita, mas muita poeira na vida por serem teimosos.
-
sim carol eu vi que vc esplicou sobre motor 2.0 mas eu queria saber se tem uma formula ou como eu faria pra saber o enchimento de
ap 1.6 com taxa de 8.5
e
ap 1.8 com 10.1 de taxa
suponhamos que os 2 com 1kg qual teria um cc maior ..isso que queria aprender a fazer os calculos…. -
se o motor é 1,6 litros …com 1bar a grosso modo ele tem uma sobrelevação de 2...ou seja ele empurra o dobro do valor admitido..ou seja 3,2 litros ...a taxa não importa, ela influencia o qto o motor aproveita esse volume a mais
se é 1,8 litros...com a mesma pressão... tem o dobro tbm... 3,6 litros.
-
sim carol eu vi que vc esplicou sobre motor 2.0 mas eu queria saber se tem uma formula ou como eu faria pra saber o enchimento de
ap 1.6 com taxa de 8.5
e
ap 1.8 com 10.1 de taxa
suponhamos que os 2 com 1kg qual teria um cc maior ..isso que queria aprender a fazer os calculos….ok. se for realmente ter utilidade pra vc, de noite eu posto aqui o q foi pedido.
-
ap 1.6 com taxa de 8.5
e
ap 1.8 com 10.1 de taxa
suponhamos que os 2 com 1kg qual teria um cc maior ..isso que queria aprender a fazer os calculos….1 bar @ 8,5:1 = 17:1 din tx / 3403,03 cc
1 bar @ 10:1 = 20:1 din tx / 3367,94 cco mesmo motor 1.6, com 8,5:1 de taxa, só que com uma pressão impossível de se usar num motor com 10 de taxa, e com a mesma taxa dínâmica de 1 bar usando 10 de taxa:
1,35 bar @ 8,5:1 = 20:1 din tx / 4041,67 cc
-
1 bar @ 8,5:1 = 17:1 din tx / 3403,03 cc
1 bar @ 10:1 = 20:1 din tx / 3367,94 cco mesmo motor 1.6, com 8,5:1 de taxa, só que com uma pressão impossível de se usar num motor com 10 de taxa, e com a mesma taxa dínâmica de 1 bar usando 10 de taxa:
1,35 bar @ 8,5:1 = 20:1 din tx / 4041,67 cc
e no caso do motor 1.8 carol teria como me ajudar tbem?
fiquei impressionado com os resultados….
-
a proporção é a mesma, da pra se basear pelo 1.6.
é covardia a diferença ente motor taxado e outro com menos taxa.
-
tópico de utilidade pública .
-
muito interessante esse topico…
-
que outros dados sao levados em consideração ao calcular esses dados?
volume da cava dos pistoes, camara de combustao, espesura da junta, pressao atmosferica?taxa de compressão é resultante, entre outras coisas, exatamente disso…
-
taxa de compressão é resultante, entre outras coisas, exatamente disso…
isso é…
mas pergunto justamente porque pela fabrica a cilindrada é divulgada apenas levando em conta o curso do vira e o diametro do cilindro...
o que num 2.0 é de 1983cc...
mas quando o pistao desce ele enche tambem a area da camara de combustao, junta e cava dos pistoes...
se incluir os valores dessas partes, a cilindrada(?) sobe pra por exemplo 2043,5cc...
sei lá... de repente to falando besteira...
-
isso é…
mas pergunto justamente porque pela fabrica a cilindrada é divulgada apenas levando em conta o curso do vira e o diametro do cilindro...
o que num 2.0 é de 1983cc...
mas quando o pistao desce ele enche tambem a area da camara de combustao, junta e cava dos pistoes...
se incluir os valores dessas partes, a cilindrada(?) sobe pra por exemplo 2043,5cc...
sei lá... de repente to falando besteira...
isso é verdade eles divulgam mesma litragen pra um alcool e gasolina ,pois se fosse assim o gasolina teria uma litragen maior
-
cada um tem sua idéia, nao boto em questao o rendimento mas sim o enchimento da camara, que na minha cabeça acredito ser igual nos dois casos ( na mesma pressão ).
um motor destaxado tem a camara maior em pmi, sim, se for considerar volume de cilindro + volume da camara. mas não se deve esquecer que o volume da camara ( cava + cabeçote + junto ) nunca é expulso do motor quando se esta em pms, ou seja, maior a camara, mais residuos pro proximo ciclo.