Enchimento de cilindros motor turbo
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sim carol eu vi que vc esplicou sobre motor 2.0 mas eu queria saber se tem uma formula ou como eu faria pra saber o enchimento de
ap 1.6 com taxa de 8.5
e
ap 1.8 com 10.1 de taxa
suponhamos que os 2 com 1kg qual teria um cc maior ..isso que queria aprender a fazer os calculos….1 bar @ 8,5:1 = 17:1 din tx / 3403,03 cc
1 bar @ 10:1 = 20:1 din tx / 3367,94 cco mesmo motor 1.6, com 8,5:1 de taxa, só que com uma pressão impossível de se usar num motor com 10 de taxa, e com a mesma taxa dínâmica de 1 bar usando 10 de taxa:
1,35 bar @ 8,5:1 = 20:1 din tx / 4041,67 cc
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1 bar @ 8,5:1 = 17:1 din tx / 3403,03 cc
1 bar @ 10:1 = 20:1 din tx / 3367,94 cco mesmo motor 1.6, com 8,5:1 de taxa, só que com uma pressão impossível de se usar num motor com 10 de taxa, e com a mesma taxa dínâmica de 1 bar usando 10 de taxa:
1,35 bar @ 8,5:1 = 20:1 din tx / 4041,67 cc
e no caso do motor 1.8 carol teria como me ajudar tbem?
fiquei impressionado com os resultados….
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a proporção é a mesma, da pra se basear pelo 1.6.
é covardia a diferença ente motor taxado e outro com menos taxa.
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tópico de utilidade pública .
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muito interessante esse topico…
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que outros dados sao levados em consideração ao calcular esses dados?
volume da cava dos pistoes, camara de combustao, espesura da junta, pressao atmosferica?taxa de compressão é resultante, entre outras coisas, exatamente disso…
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taxa de compressão é resultante, entre outras coisas, exatamente disso…
isso é…
mas pergunto justamente porque pela fabrica a cilindrada é divulgada apenas levando em conta o curso do vira e o diametro do cilindro...
o que num 2.0 é de 1983cc...
mas quando o pistao desce ele enche tambem a area da camara de combustao, junta e cava dos pistoes...
se incluir os valores dessas partes, a cilindrada(?) sobe pra por exemplo 2043,5cc...
sei lá... de repente to falando besteira...
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isso é…
mas pergunto justamente porque pela fabrica a cilindrada é divulgada apenas levando em conta o curso do vira e o diametro do cilindro...
o que num 2.0 é de 1983cc...
mas quando o pistao desce ele enche tambem a area da camara de combustao, junta e cava dos pistoes...
se incluir os valores dessas partes, a cilindrada(?) sobe pra por exemplo 2043,5cc...
sei lá... de repente to falando besteira...
isso é verdade eles divulgam mesma litragen pra um alcool e gasolina ,pois se fosse assim o gasolina teria uma litragen maior
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cada um tem sua idéia, nao boto em questao o rendimento mas sim o enchimento da camara, que na minha cabeça acredito ser igual nos dois casos ( na mesma pressão ).
um motor destaxado tem a camara maior em pmi, sim, se for considerar volume de cilindro + volume da camara. mas não se deve esquecer que o volume da camara ( cava + cabeçote + junto ) nunca é expulso do motor quando se esta em pms, ou seja, maior a camara, mais residuos pro proximo ciclo.
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lembrem-se que os gases se expandem após a combustão.
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1 bar @ 8,5:1 = 17:1 din tx / 3403,03 cc
1 bar @ 10:1 = 20:1 din tx / 3367,94 cco mesmo motor 1.6, com 8,5:1 de taxa, só que com uma pressão impossível de se usar num motor com 10 de taxa, e com a mesma taxa dínâmica de 1 bar usando 10 de taxa:
1,35 bar @ 8,5:1 = 20:1 din tx / 4041,67 cc
carol, o que você quiz dizer com uma pressão impossível de se usar ?
qual pressão máxima de turbo num carro com intercooler você acha que um carro com 10:1 de taxa estática deve aguentar se bem alimentado?
obrigado
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nem é o caso de ter ou não ic, mas sim qto a pme que os pistões suportam caso o motor esteja alimentado direto e sem sobre-aquecimento na massa de ar comprimida devido ao uso de compressores inadequados (pequenos) para a pressão ajustada.
o limite máximo (pico) respeitado unanimemente é de 25:1. com pistões ross e je esse limite foi para ~32:1.qto ao post q vc citou, me confundi com motor de 12:1 de taxa. o de 10:1 da pra usar um pouco mais de 1 bar sim.
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