Turbinas borgwarner…
-
me diz qual rotor cabe dentro dessa carca?a. e me diz tb qual é o a/r + o rotor do compressor ja que vc (pelo jeito que se referiu) deve saber mais que a gente, que alias, sabemos muito pouco.
[snapback]279722[/snapback]
não dá pra saber qual é o rotor que cabe dentro da carca?a quente muito menos qual é o a/r e o rotor do compressor pro uma foto. o a/r não é uma medida do tamanho da carca?a, é uma porporção.
-
não dá pra saber qual é o rotor que cabe dentro da carca?a quente muito menos qual é o a/r e o rotor do compressor pro uma foto. o a/r não é uma medida do tamanho da carca?a, é uma porporção.
[snapback]280085[/snapback]
proporção essa que sabemos pra que motor fica ou não fica bom tal a/r.
-
-
-
[snapback]280169[/snapback]
não dá pra saber isso assim, sem saber os números da proporção.
vc pode ter um turbo grande ou pequeno coma mesma proporção a/r, uma vez que 10/2 = 5 e 100/20 tb = 5.
essa é a sutileza das proporções.
ab~?
-
não dá pra saber isso assim, sem saber os números da proporção.
vc pode ter um turbo grande ou pequeno coma mesma proporção a/r, uma vez que 10/2 = 5 e 100/20 tb = 5.
essa é a sutileza das proporções.
ab~?
[snapback]280275[/snapback]
mostre-me exemplos disso, em fotos, diagramas, aplicações ja feitas e seus resultados obtidos em motores turbocomprimidos e não em contas proporcionais.
nunca vi nada que ? grande mas é pequeno e nada que seja pequeno mas é grande . ou é grande ou é pequeno, espaço f?sico não da margem para sutilezas. ou cabe ou não cabe, ou permite vazão ou não permite vaz?o.
não confunda dimensões com efici?ncia.
-
t2 tem caixa fria com a/r .48
apl tem caixa fria com a/r .42
qual é maior?
-
tem audi turbo aqui da oficina usando .36 com 1,1bar e não voltou pra pegar valvulas que voaram ou ainda o motor não morre nos 4.500rpm como foi dito….
eixo de apl525.... de apl240 acho mas não confirmo que cabe tbm...
[snapback]280443[/snapback]
tem gente q se contenta com pouco e acha q qualquer coisa fazendo ziiiin ja ta bom…
motor solto em alta pra mim com certeza não é o mesmo que pra vc.
pega esse audi turbão upgraded e poe pra acelerar com outro q use turbo de responsa, ai vc vai descobrir o q é motor morrendo em alta.
vc vive dizendo que turbo grande mata o carro, q não da pegada e tal. pois é, questão de acerto. os nossos daqui pegam bem cedo mesmo com o acerto feito por cara burro e ignorante q não terminou nem o pré-primario .
-
seria mais facil observar a curva de torque do motor com a .36 …
daria pra ver nitidamente se prejudica ou nao em alta...
[snapback]280466[/snapback]
boa ideia, e ja comparar com o turbo do motor original e tb com um turbo maior, adequado a performance desde que seja feito um ajuste digno no motor.
somente enfiar turbina maior não resolve nada sem acerto.
-
tá aí.
o engano, é achar que a/r refere-se é tamanho do turbo. esse número é uma proporção entre duas medidas do turbo, e sendo as duas medidas grandes ou pequenas, qdo divide-se a por r, sempre vai dar o mesmo resultado de nomenclatura, cntudo, o tamanho não tem nada a ver com isso.
t2 .48 ao lado de uma t3 .42.
qual é maior? qual tem mais volume? qual flui mais ar?
abraço
-
tá aí.
o engano, é achar que a/r refere-se é tamanho do turbo. esse número é uma proporção entre duas medidas do turbo, e sendo as duas medidas grandes ou pequenas, qdo divide-se a por r, sempre vai dar o mesmo resultado de nomenclatura, cntudo, o tamanho não tem nada a ver com isso.
t2 .48 ao lado de uma t3 .42.
qual é maior? qual tem mais volume? qual flui mais ar?
abraço
[snapback]280476[/snapback]
mas quem disse q tamanho aparente ta contando algo? mostra pra mim vicente.
se vc ler minhas respostas nesse tpc mesmo vai ler o q respondi agora apouco pro hernani.
qto a média das medidas (a/r), esse valor é sim contado como fazendo parte preponderante da capacidade de cada modelo de turbo.
-
mas quem disse q tamanho aparente ta contando algo? mostra pra mim vicente.
se vc ler minhas respostas nesse tpc mesmo vai ler o q respondi agora apouco pro hernani.
qto a média das medidas (a/r), esse valor é sim contado como fazendo parte preponderante da capacidade de cada modelo de turbo.
[snapback]280479[/snapback]
? isso que nao entendo.. se o a/r he uma simples divisao… teriamos turbinas ar.80 pequenas.. e nao é isso que vemos...
peguei uma turbina a/r 1.44 e posso dizer, dá pra fazer uma feijoada ali dentro
-
tem gente q se contenta com pouco e acha q qualquer coisa fazendo ziiiin ja ta bom…
motor solto em alta pra mim com certeza não é o mesmo que pra vc.
pega esse audi turbão upgraded e poe pra acelerar com outro q use turbo de responsa, ai vc vai descobrir o q é motor morrendo em alta.
vc vive dizendo que turbo grande mata o carro, q não da pegada e tal. pois é, questão de acerto. os nossos daqui pegam bem cedo mesmo com o acerto feito por cara burro e ignorante q não terminou nem o pré-primario .
[snapback]280461[/snapback]
caio…não monto carro pra tirar proibido (eu tenho total consciencia de que essa atividade é ilegal e assumo todas as responsabilidades pela minha citação),...monto pra melhorar o que o cliente acha de deficiente.... isso que vc jamais vai entender.... e é porque não quer....
pro dono de audi que usa ar-condicionado no dia a dia tem cambio longasso, motor 5vpc, taxa mais baixa (em relação a versão aspro) se vc usar uma turbina um pouco maior com certeza fica bom de alta...mas mata o uso cotidiano do carro... já cansei de dizer...vc tá acostumado com gol caixa de 800kg motor 2.0 e 1,5bar de pressão... é outra realidade de 60 a 70% das pessoas que quer um carro que melhore (neste caso foi dos 150cv pra uns 220 a 230cv com pressão baixa) sem comprometer o uso em baixa....se ele quizesse tirar 300cv eu iria optar por uma k16 ou similar...se quizesse mais que isso certamente optaria por uma ainda maior.... nunca disse que é pior só disse e sempre vou dizer que vc não pode simplesmente afirmar que num funciona e que vai quebrar....
claro que num ap2000 eu num usaria algo assim...mas pro audi/golf fica bom e não sou eu que digo... é cliente...inclusive ele acessou aqui e escolheu uma 525 com .82 de quente qdo deixou o carro ...e ele achou uma bosta.... até os 5.000 o carro vinha normal como um carro 1.8 20v...da? em diante ?ra muito melhor do que atualmente com a .36...mas ?ra melhor dos 5 aos 6.2k rpm ele preferiu perder isso e ter um carro que é melhor dos 1.200 aos 5.000 porque é a faixa que ele usa mais... simples assim...
não entende quem não quer... e fica com paradigmas de que o maior é melhor porque tá acostumado com um tipo de motor....e de peso de carro....
? a mesma coisa...já andou de passat turbo ?..... se vc usar uma turbina muito maior do que uma k16 ele fica tá ruim de baixa que é impossível usar ele com ar ligado e 5 pessoas dentro..... poxa um motor 1.8, 20v e num tem força... não num tem porque ele tem que arrastar mais de 1.350kg (fora os passageiros e o ar que roba do virabrequim)...bota esse motor num gol de 800kg...sem turbo e com taxa baixa vai acelerar na frente do passat.... sabe porquê ?...o passat precisa de turbina pequena porque sofre de falta de troque em baixa.... num vai ser usar 30? de ponto a mais do que original e sonda em 850mv que vai determinar ganhar mais que uns 8 ou 10%....
e provei na pratica que usando carca?a .36 num iria voar valvulas de escape ou amarrar em 4.500 porque temos engenharia correndo no sangue.... não fico com achismos ou paradigmas.... ou ? assim porque se monta assim ....
-
me desculpem a ignor?ncia, mas mesmo olhando todas as explicações aqui memso aquela img q o igor bastos postou, naum consigo entender bem de onde tiram o valor do a/r e pq esse valor varia de fabricante para fabricante…
eu tinha uma .50 no meu carro, troquei por uma .60...mas visualmente me parece q a .60 é menor do q a .50...
a .50 usa eixo to4-e e minha .60 to4-b...se eu tivesse camera na hora da troca das turbinas colocava elas de lado e tirava uma foto pra vc s verem...
-
a = area
r = raio
se pegarmos qualquer um dos caracois do turbocompressor, e o cortarmos em um raio a partir do dentro, o valor a é a área do duto do caracol neste corte, e o r é a dist?ncia entre o centro deste duto ao centro do rotor/eixo.
podemos trabalhar com o a/r das turbinas e compressores alterando cada uma das vari?veis individualmente, ou em conjunto:
aumentando apenas o a, teremos um a/r maior, e maior capacidade de fluxo devido ao aumento no duto do caracol.
aumentando apenas o r, teremos um a/r menor, e uma capacidade de fluxo semelhante (o duto do caracol permanece o mesmo), porém o comprimento do caracol será maior (menor) e isso acarreta um maior volume dentro do caracol, além de uma maior dist?ncia entre o duto e o dentro do rotor.
aumentando ambos a e r na mesma proporc?o, o a/r permanece o mesmo, porém em um caracol com volume muito maior, tanto pelo aumento na area do duto como pelo comprimento dele, que vai comportar maior volume no geral.
agora imagine: pegue um caracol qualquer, e então faça outro com a metade do a e também do r utilizado na construção do outro. o a/r destes dois caracois será exatamente o mesmo, mas o tamanho/vazão deles….