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Parafuso arp para cabeçote gm

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  • A Offline
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    Adriano Sushi
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    #7

    snme o ricardo postou sobre uns parafusos tellep. e se me lembro bem, ele falou que o caca usa eles…

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    • B Offline
      B Offline
      brunin
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      #8

      valew, pelo menos tem em 1 lugar, nao esperava tudo isso, o que vcs acham de usar parafuso alem 12.9 com 10 kgfm de torque e junta de metal do vectra flex, segundo a tabela que postaram aqui os parafusos 12.9 aguentam 12 kgfm de torque

      o torque vai depender de qual rosca vc é o parafuso, ex:

      m12x1,75p classe 12.9 aperto de 15kgm

      m20x2,5p classe 12.9 aperto de 69kgm

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      • B Offline
        B Offline
        blue label
        escreveu em última edição por
        #9

        o torque vai depender da tabela de torque e aonde voce vai usar isso

        a gm ja tem tabela de torque, segue as especificações

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        • A Offline
          A Offline
          Adriano Sushi
          escreveu em última edição por
          #10

          ja me provaram que não adianta usar mais torque que o nescessário, pois deforma o cabeçote…

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          • B Offline
            B Offline
            blue label
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            #11

            sim, e isso mesmo,

            se pede 10 na tabela de torque do motor manda 10

            nada alem disso

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            • R Offline
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              rbsmontemor
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              #12

              a questão é o torque de aperto aplicado no parafuso.

              depende da classe de resistência do parafuso, do tipo de rosca e do diametro do mesmo. ele não está em dúvida em quanto apertar o parafuso, mas sim se o parafuso suporta o aperto necessário.

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              • B Offline
                B Offline
                blue label
                escreveu em última edição por
                #13

                pra ajudar ai

                209-6003 parafuso de biela

                209-5401 prisioneiro mancal

                209-2801 volante

                agora esses dois são minha duvida são pra cabeçote mas num sei qual e o correto

                209-4701 e 209-4301

                pra mim e o 4301 o mais correto

                os selantes são esses arp-100-9902 e 100-9903 e 100-9904

                mas eu acredito que voce pode substituir aqui por um loctite

                todos voce acha na summit racing

                a serie proseries e uma serie com mais qualidade

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                • B Offline
                  B Offline
                  blue label
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  a questão é o torque de aperto aplicado no parafuso.

                  depende da classe de resistência do parafuso, do tipo de rosca e do diametro do mesmo. ele não está em dúvida em quanto apertar o parafuso, mas sim se o parafuso suporta o aperto necessário.

                  entuam, o que acredito e assim, voce usando um parafuso original, fica no limite com ele

                  usando uma classe melhor voce aumenta o limite de resistencia, porem trabalha com mesmo torque

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    Blackout
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

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                    • R Offline
                      R Offline
                      Ricardo
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      vc tá considerando que o resto do sistema é suficientemente rígido a ponto de não sofrer deformação, o que não é verdade.

                      como o adriano já citou logo acima, vc tem certeza que esse aperto acima do especificado não vai comprometer o cabeçote? lembre-se que ele é de alumínio hein…

                      1 Resposta Última resposta
                      • B Offline
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                        blue label
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        e isso mesmo

                        não necessita usar mais que o indicado e sim um material que a curva de deformação dele alem da tensão de cisalhamento ser elevada, no caso do parafuso e maior e podendo aguentar mais carga sobre ele, e sem a necessidade de mais torque nele,

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
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                          rbsmontemor
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

                          o parafuso deforma para aumentar a rigidez. o aço por exemplo fica mais duro quando sofre deformação…este é o princípio do parafuso original. mas depois que sofre a deformação permanente, ele nao trabalha como uma mola...ele está lá rigido.

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
                            B Offline
                            blue label
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            isso, se sair da zona elastica ja era, na zona plastica não volta mais,

                            por isso escolha de um material mais nobre , de um tratamento mais bem feito, etc…

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
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                              rbsmontemor
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                              #20

                              mas entra na zona plastica. é assim que funcionam os parafusos originais.

                              quando voce aperta, ele deforma plasticamente aumentando a rigidez. por isso nunca devem ser reutilizados.

                              mas que eu saiba só os do 8v são assim. os do 16v não utilizam deste mecanismo, e por isso podem ser reutilizados…procede?

                              1 Resposta Última resposta
                              • B Offline
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                                #21

                                ai voce me pegou, ate proque eu nunca reutilizei os originais, sempre comprei novos

                                1 Resposta Última resposta
                                • B Offline
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                                  #22

                                  quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

                                  vc sabe qual o grau (classe) do 7/16 unf original de fabrica?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • B Offline
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                                    #23

                                    quote(blackout @ aug 17 2009, 11:18 am) quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

                                    vc sabe qual o grau (classe) do 7/16 unf original de fabrica?

                                    revivendo o tópico.

                                    preciso saber, até que ponto é necessário trocar os parafusos originais, e também se vale a pena.

                                    pergunto isso porque estou com o bloco do motor fora do carro, e caso seja necessário, eu refaço as roscas do bloco para poder utilizar esses prisioneiros especiais, além da cabeça original do parafuso ser ribe que é muito chato de trabalhar. o parafuso original do meu carro snme é m12 passo 1mm

                                    minha idéia é chegar em uns 300cv.

                                    1 Resposta Última resposta

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