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Parafuso arp para cabeçote gm

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  • B Offline
    B Offline
    blue label
    escreveu em última edição por
    #13

    pra ajudar ai

    209-6003 parafuso de biela

    209-5401 prisioneiro mancal

    209-2801 volante

    agora esses dois são minha duvida são pra cabeçote mas num sei qual e o correto

    209-4701 e 209-4301

    pra mim e o 4301 o mais correto

    os selantes são esses arp-100-9902 e 100-9903 e 100-9904

    mas eu acredito que voce pode substituir aqui por um loctite

    todos voce acha na summit racing

    a serie proseries e uma serie com mais qualidade

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    • B Offline
      B Offline
      blue label
      escreveu em última edição por
      #14

      a questão é o torque de aperto aplicado no parafuso.

      depende da classe de resistência do parafuso, do tipo de rosca e do diametro do mesmo. ele não está em dúvida em quanto apertar o parafuso, mas sim se o parafuso suporta o aperto necessário.

      entuam, o que acredito e assim, voce usando um parafuso original, fica no limite com ele

      usando uma classe melhor voce aumenta o limite de resistencia, porem trabalha com mesmo torque

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      • B Offline
        B Offline
        Blackout
        escreveu em última edição por
        #15

        quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

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        • R Offline
          R Offline
          Ricardo
          escreveu em última edição por
          #16

          vc tá considerando que o resto do sistema é suficientemente rígido a ponto de não sofrer deformação, o que não é verdade.

          como o adriano já citou logo acima, vc tem certeza que esse aperto acima do especificado não vai comprometer o cabeçote? lembre-se que ele é de alumínio hein…

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          • B Offline
            B Offline
            blue label
            escreveu em última edição por
            #17

            e isso mesmo

            não necessita usar mais que o indicado e sim um material que a curva de deformação dele alem da tensão de cisalhamento ser elevada, no caso do parafuso e maior e podendo aguentar mais carga sobre ele, e sem a necessidade de mais torque nele,

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              rbsmontemor
              escreveu em última edição por
              #18

              quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

              o parafuso deforma para aumentar a rigidez. o aço por exemplo fica mais duro quando sofre deformação…este é o princípio do parafuso original. mas depois que sofre a deformação permanente, ele nao trabalha como uma mola...ele está lá rigido.

              1 Resposta Última resposta
              • B Offline
                B Offline
                blue label
                escreveu em última edição por
                #19

                isso, se sair da zona elastica ja era, na zona plastica não volta mais,

                por isso escolha de um material mais nobre , de um tratamento mais bem feito, etc…

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  rbsmontemor
                  escreveu em última edição por
                  #20

                  mas entra na zona plastica. é assim que funcionam os parafusos originais.

                  quando voce aperta, ele deforma plasticamente aumentando a rigidez. por isso nunca devem ser reutilizados.

                  mas que eu saiba só os do 8v são assim. os do 16v não utilizam deste mecanismo, e por isso podem ser reutilizados…procede?

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    blue label
                    escreveu em última edição por
                    #21

                    ai voce me pegou, ate proque eu nunca reutilizei os originais, sempre comprei novos

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
                      B Offline
                      brunin
                      escreveu em última edição por
                      #22

                      quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

                      vc sabe qual o grau (classe) do 7/16 unf original de fabrica?

                      1 Resposta Última resposta
                      • B Offline
                        B Offline
                        biriba
                        escreveu em última edição por
                        #23

                        quote(blackout @ aug 17 2009, 11:18 am) quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

                        vc sabe qual o grau (classe) do 7/16 unf original de fabrica?

                        revivendo o tópico.

                        preciso saber, até que ponto é necessário trocar os parafusos originais, e também se vale a pena.

                        pergunto isso porque estou com o bloco do motor fora do carro, e caso seja necessário, eu refaço as roscas do bloco para poder utilizar esses prisioneiros especiais, além da cabeça original do parafuso ser ribe que é muito chato de trabalhar. o parafuso original do meu carro snme é m12 passo 1mm

                        minha idéia é chegar em uns 300cv.

                        1 Resposta Última resposta

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