Parafuso arp para cabeçote gm
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pra ajudar ai
209-6003 parafuso de biela
209-5401 prisioneiro mancal
209-2801 volante
agora esses dois são minha duvida são pra cabeçote mas num sei qual e o correto
209-4701 e 209-4301
pra mim e o 4301 o mais correto
os selantes são esses arp-100-9902 e 100-9903 e 100-9904
mas eu acredito que voce pode substituir aqui por um loctite
todos voce acha na summit racing
a serie proseries e uma serie com mais qualidade
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a questão é o torque de aperto aplicado no parafuso.
depende da classe de resistência do parafuso, do tipo de rosca e do diametro do mesmo. ele não está em dúvida em quanto apertar o parafuso, mas sim se o parafuso suporta o aperto necessário.
entuam, o que acredito e assim, voce usando um parafuso original, fica no limite com ele
usando uma classe melhor voce aumenta o limite de resistencia, porem trabalha com mesmo torque
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quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.
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vc tá considerando que o resto do sistema é suficientemente rígido a ponto de não sofrer deformação, o que não é verdade.
como o adriano já citou logo acima, vc tem certeza que esse aperto acima do especificado não vai comprometer o cabeçote? lembre-se que ele é de alumínio hein…
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e isso mesmo
não necessita usar mais que o indicado e sim um material que a curva de deformação dele alem da tensão de cisalhamento ser elevada, no caso do parafuso e maior e podendo aguentar mais carga sobre ele, e sem a necessidade de mais torque nele,
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quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.
o parafuso deforma para aumentar a rigidez. o aço por exemplo fica mais duro quando sofre deformação…este é o princípio do parafuso original. mas depois que sofre a deformação permanente, ele nao trabalha como uma mola...ele está lá rigido.
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isso, se sair da zona elastica ja era, na zona plastica não volta mais,
por isso escolha de um material mais nobre , de um tratamento mais bem feito, etc…
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mas entra na zona plastica. é assim que funcionam os parafusos originais.
quando voce aperta, ele deforma plasticamente aumentando a rigidez. por isso nunca devem ser reutilizados.
mas que eu saiba só os do 8v são assim. os do 16v não utilizam deste mecanismo, e por isso podem ser reutilizados…procede?
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ai voce me pegou, ate proque eu nunca reutilizei os originais, sempre comprei novos
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quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.
vc sabe qual o grau (classe) do 7/16 unf original de fabrica?
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quote(blackout @ aug 17 2009, 11:18 am) quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.
vc sabe qual o grau (classe) do 7/16 unf original de fabrica?
revivendo o tópico.
preciso saber, até que ponto é necessário trocar os parafusos originais, e também se vale a pena.
pergunto isso porque estou com o bloco do motor fora do carro, e caso seja necessário, eu refaço as roscas do bloco para poder utilizar esses prisioneiros especiais, além da cabeça original do parafuso ser ribe que é muito chato de trabalhar. o parafuso original do meu carro snme é m12 passo 1mm
minha idéia é chegar em uns 300cv.