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Duratec 2.3 turbo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Fusca95
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    #1

    salve a todos a ranger melhorou muito depois dos 20mkm, mas… precisamos de um pouquinho mais. o motor deverá permanecer original, inclusive o uso da gasosa, a pegada abaixo de 2mrpm, a pressão não deve exceder 0,4 kg. qual turbina usar? vazão dos bicosó hpi? outra, não vou trabalhar a injeção. no maximo liberar o limite de velocidade. abraços

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    • 1 Offline
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      16volts
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      #2

      vai de turbo valvulado…

      acho que 0.3 de pressão já deve resolver seu problema, até pq duratec não aguenta potência com as famosas bielas perna-de-frango.

      eu se fosse vc pensaria numa k03s ou apl-240 mesmo.

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      • F Offline
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        Fusca95
        escreveu em última edição por
        #3

        tinha pensado numa k16 ou gt20, bicos com vazao 15% acima + hpi, pega bem cedo.

        quero privilegiar o torque entre 1800 e 4500 rpm. o torque original é de 22,5kgm a 3200, se chegar proximo a 27~28kgm tá de bom tamanho (nao preciso de +). a potencia original vem a 5250 rpm, 150cv. o corte de velocidade acontece a 160km, de 4a a 4900rmp e 5a a 3600rpm, sem atingir a rotaçao de potencia maxima.

        os custos não são relevantes para este projeto.

        lembrando que as bielas sao perna de frango, coletor de adm de plastico e outros pepinos a +.

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        • G Offline
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          G u s t a v o
          escreveu em última edição por
          #4

          pode usar uma apl 525, se vc usar uma kkk16 ou apl 240 vc vai acabar estourando esta turbina em pouco tempo, terás pressão positiva quase na lenta.

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          • F Offline
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            Fusca95
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            #5

            ae jakka,

            a pergunta é feita por alguem q nao entende de turbina.

            haveria possibilidade termos uma valvula junto a turbina que liberasse, em grande volume, quando necessario, o fluxo dos gases do escapamento, para nao estrangular o motor em alta?

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              G u s t a v o
              escreveu em última edição por
              #6

              ae jakka,

              a pergunta é feita por alguem q nao entende de turbina.

              haveria possibilidade termos uma valvula junto a turbina que liberasse, em grande volume, quando necessario, o fluxo dos gases do escapamento, para nao estrangular o motor em alta?

              tem isso

              válvula reversora

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              • O Offline
                O Offline
                overspeed
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                #7

                jakka…nada a ver naum...pra pressão que ele vai usar pode ser qualquer uma destas...

                mas pra atender o que vc quer de pegada e sem entrar em choke acho que o caminho seria uma k14, vai pegar bem cedo... acho que perto das 2.500 e deve empurrar bem até o regime de potencia máxima com folgas ainda se for manter mesmo 0,4bar

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                • F Offline
                  F Offline
                  Fusca95
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  jakka…nada a ver naum...pra pressão que ele vai usar pode ser qualquer uma destas...

                  mas pra atender o que vc quer de pegada e sem entrar em choke acho que o caminho seria uma k14, vai pegar bem cedo... acho que perto das 2.500 e deve empurrar bem até o regime de potencia máxima com folgas ainda se for manter mesmo 0,4bar

                  tá bom, mas aí essa k14 tem durabilidade?

                  é regra, 0,4 é o limite, pois acima disso aparecerão outros e outros problemas: cambio, embreagem, gerenciamento de ponto, coletor de adm…..

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    k14 é uma excelente turbina… se bem montada (retorno correto, pressão de óleo coreta) vai durar dezenas de milhares de km nessa condição...

                    1 Resposta Última resposta
                    • Z Offline
                      Z Offline
                      Zungalele
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      eu acredito nessa equação:

                      turbina + gasolina + 0,4 pressão + pegada abaixo de 2mrpm = baita porcaria

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fusca95
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        eu acredito nessa equação:

                        turbina + gasolina + 0,4 pressão + pegada abaixo de 2mrpm = baita porcaria

                        porquê?

                        1 Resposta Última resposta
                        • Z Offline
                          Z Offline
                          Zungalele
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          1º dizer que vai usar pressão x não significa que tu sempre vai ganhar y de potência. o que vai ditar a vida útil do motor é quanto tu vai tirar de potência dele. eu tinha um astra que com 0,6 de pressão dobrava a potência, mas até passar de 0,4 a sensação de potência era nula.

                          2º gasolina com turbo deixa o carro xoxo, faz esquentar muito o motor, atrasa a pegada em baixa rotação e se não atrasar o ponto diminui a vida útil do motor.

                          3º não vi ainda uma turbina que entre antes de 2mil rpm que não esgoelasse o motor em médias e altas rotações.

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
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                            Fabio Lima
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            1º dizer que vai usar pressão x não significa que tu sempre vai ganhar y de potência. o que vai ditar a vida útil do motor é quanto tu vai tirar de potência dele. eu tinha um astra que com 0,6 de pressão dobrava a potência, mas até passar de 0,4 a sensação de potência era nula.

                            2º gasolina com turbo deixa o carro xoxo, faz esquentar muito o motor, atrasa a pegada em baixa rotação e se não atrasar o ponto diminui a vida útil do motor.

                            3º não vi ainda uma turbina que entre antes de 2mil rpm que não esgoelasse o motor em médias e altas rotações.

                            nesse ponto eu discordo. tive o carro nas 2 configurações, tudo igual, unica diferença que com alcool usava 18 de ponto inicial e com gasolina 15 ( ponto original do carro ). nitidamente a turbina vinha muito mais facil com gasolina.

                            das 2 configs escolhi gasolina, me agradava mais o comportamento geral do carro.

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fabio Lima
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              lógico que não buscava toda potencia q podia e andava com 0,6.

                              com 0,8 no alcool o carro era outro…

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                Fusca95
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                há fundamentos nas suas declarações, mas temos que considerar que há situaçoes onde buscamos puramente o desempenho, não é esse o caso. creio eu, que com esse pequeno acrescimo de ar admitido, esse motor trará um pouco de alegria às ruas do centro oeste.

                                lembremos, a faixa de utilizaçao desse motor é de 1500 a 5500 rpm - não é girador.

                                preciso de força, traçao, torque.

                                o radiador da ranger é basicamente enorme e tem muito espaço no cofre, basicamente é o banco central.

                                e … eu realmente nao entendo de preparaçao, nada. se essa necessidade nao for suprida com soluçao sugerida, busquemos outra.

                                salve a todos.

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  Fusca95
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  k14 é uma excelente turbina… se bem montada (retorno correto, pressão de óleo coreta) vai durar dezenas de milhares de km nessa condição...

                                  over, desculpas pelo desconhecimento

                                  vi no site da bw vários modelos de k14, mas aparentemente nenhum automotivo (gasosa).

                                  onde consigo uma dessas, já com aquela valvula integrada, para comprar?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Z Offline
                                    Z Offline
                                    Zé chedid
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    há fundamentos nas suas declarações, mas temos que considerar que há situaçoes onde buscamos puramente o desempenho, não é esse o caso. creio eu, que com esse pequeno acrescimo de ar admitido, esse motor trará um pouco de alegria às ruas do centro oeste.

                                    lembremos, a faixa de utilizaçao desse motor é de 1500 a 5500 rpm - não é girador.

                                    preciso de força, traçao, torque.

                                    o radiador da ranger é basicamente enorme e tem muito espaço no cofre, basicamente é o banco central.

                                    e … eu realmente nao entendo de preparaçao, nada. se essa necessidade nao for suprida com soluçao sugerida, busquemos outra.

                                    salve a todos.

                                    liga para hzl turbos. procura no google o tel deles

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      Marv
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      será que não seria interessante (já que custos não seriam relevantes para o projeto) o uso de um blower eaton m62 (mercedes kompressor) pela pretenção de potencia/torque em baixas rpm?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
                                        R Offline
                                        ruizito
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        olá, se vc quizer manter na gasolina, não esqueça o intercooler, ele evita muitas quebras, e aumenta a vida útil do motor(gasolina é um combustível muito quente), e um radiador de óleo. não sei se a ranger já vem com ele original.

                                        dá um jeito também de controlar o ponto na fase pressurizada. é mais importante ainda em motores turbo na gasolina.

                                        acho que 0.3 de pressão no turbo não vai fazer muita diferença. aí vale mais apena prepara-la aspirada.

                                        um abraço.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
                                          F Offline
                                          Fusca95
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          gente, deu uma zica braba.

                                          alem do carter ser em aluminio, ele é muito curto.

                                          uma soluçao a ser adotada seria um sistema de lubrificaçao independente para a turbina, com bomba da dh de alguns carros em linha, como o polo, fit….

                                          outra, falta de espaço para voltar com a pressurizaçao, pois quero utilizar a caixa de filtro original para esterilizar o ar para a turbina.

                                          a última: fiquei sabendo que os pistoes nao suportarão nenhum tipo de acrescimo de torque, será?

                                          salve

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

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