Escape para 1.6 com 288
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fala galera…coloquei um comando 288 no carro, um uno 1.6. senti diferenca, mas achei que com os gicles de gasolina em 125 e 130 do tldf ficou gordo . mas a duvida e :
to com o escape original e sinto amarrar nos 6000 rpm, e tenho guardado o escape do kit turbo , que eh de 2,5 pol. se eu colocar esse escape , ajuda? atrapalha? ou nada muda?
valeu
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2 , fica legal ai . 2,5 é muuuuuita coisa pra aspro.
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pra um aspirado desse porte ai, qq coisa maior q 2 eh muito, se não tiver com catalisador, e usar 2 abafadores livres , 1 7/8 ta de bom tamanho…
maior q isso, vc vai perder torque, e não vai ganhar praticamente nada de desempenho.
outra coisa, se ta amarrando em alta, confere o enquadramento, e ponto.
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o escape do tipo 1.6 já é original de 1 7/8… do uno acho que tb deve ser pois é o mesmo motor...
eu so da teoria de que se ta na mão serve... hehehehe já tme o escape prontinho, monta ele com 2,5 e ve como fica...
o máximo que vai acontecer é não gostar e voltar pro original... porém corre o risco de gostar
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procura o escape do uno 1.6r, mais que 2 voce perde torque em baixa…...
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essa questão de perda de torque é polemica… contra-pressão e tals...
se fosse assim formula 1 tinha 2 metros de escape e não só uma curvinha...
a questão é a faixa de giro que se quer ter maior rendimento... e com certeza que coloca um comando 288 quer giro alto e não giro baixo...
logo, eu sou defensor do escape aberto e que se foda perca de torque... pq se fosse me preocupar em perder torque nem colocava comando
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fala leandrinho…vlw pela ajuda.
mas vc pode me explicar o que eh esse muuuuita coisa é sei que vou ter pouco backpressure, mas vou ter prejuizo ?
depende do que for prejuizo pra vc… na saída de lombada por exemplo vai sentir o carro um pouquinho mais manco... mas nada de outro mundo... só questão de costume
eu te digo o que já passei com o meu carro, tipo 1.6... já andei só com a curva de escape e não senti quase nada de perca de torque... porém em alto giro deu muita diferença
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essa questão de perda de torque é polemica… contra-pressão e tals...
se fosse assim formula 1 tinha 2 metros de escape e não só uma curvinha...
a questão é a faixa de giro que se quer ter maior rendimento... e com certeza que coloca um comando 288 quer giro alto e não giro baixo...
logo, eu sou defensor do escape aberto e que se foda perca de torque... pq se fosse me preocupar em perder torque nem colocava comando
se ele usa o carro em competição, acima de 4.500 rpm o tempo inteiro, anda sem escapamento, que se foda o barulho e perda em baixa, não precisa nem da curvinha do seu exemplo da formula 1. não existe nenhuma restrição quanto a ruido em provas tipo traking day.
agora se o amigo usa o carro no transito, tem que ser pensado em todos os fatores.
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2,5 em um motor com pouco deslocamento e pouco fluxo de cabeçote é ridiculamente superdimensionado pro motor…
a um tempo atrás eu vi um gm 2.0 16v pra provas de endurance rendendo 280 cv e girando quase 10.000 rpm, e o carro usava um pedaço razoável de cano em 2 1/4 ...usar um escape maior em um motor muito menor e com muito menos fluxo de cabeçote é andar pra trás...
teve um outro user aqui mesmo que tinha um vw 2.0 16v preparadinho com escape 2,5 que passou pra 3 : resultado, perda considerável de potência em quase toda a faixa útil de rpm, com um ganho irrisório de pico de potência máxima...como o carro não tem câmbio cvt, pra segurar em 6500 rpm e ir variando a relação de marchas, ele teve perdas
se o carro perde rendimento a partir de 6000 rpm, é melhor rever o acerto antes de instalar um escape novo....pra um motor desse bem acertado, 1 7/8 com abafadores livres e poucas curvas atende muito bem a toda a faixa de rpm que esse motor é capaz de render com esse comando...
outra coisa, sintonizar um escape envolve uma complexidade muito maior que só se preocupar com contra-pressão, e citar um carro de f1 não tem nada a ver, já que aquele motor está anos-luz de distância da realidade das ruas, e o escape dele é meticulosamente calculado e projetado para a aplicação do motor (20.000 rpm, altíssimo fluxo de admissão e exaustão)
quanto maior, melhor é coisa de leitor de fú-páua
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essa questão de perda de torque é polemica… contra-pressão e tals...
se fosse assim formula 1 tinha 2 metros de escape e não só uma curvinha...
a questão é a faixa de giro que se quer ter maior rendimento... e com certeza que coloca um comando 288 quer giro alto e não giro baixo...
logo, eu sou defensor do escape aberto e que se foda perca de torque... pq se fosse me preocupar em perder torque nem colocava comando
olha só a curvinha…
anos e anos de engenharia $$ em cima disso ai.
não tem nada a ver uma coisa com a outra cara, então o fiat do cara vira 18k rpm, e gera mais de 500 cv… pqp eh cada uma que eu tenho q ler...
escape aberto não quer dizer q o carro anda mais não, pelo contrário.
o carro dele vai perder torque pq provavelmente não tem a taxa ideal pra esse comando, e nem o fluxo nescessário pra adm.
ta sem o cat… do resto original ainda...
olha, eu não perderia tempo com isso agora, no maximo trocava os abafadores por uns menos restritivos. se o motor ta amarrando mt cedo, da uma olhada no acerto.
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galera, vim tocar fogo no topico…
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esse uno anda com uma weber 40 , coletor 4x1 e escape de 2,5pol, o comando o cara disse que beira os 290 graus…
o civic eh um si chipado...
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o mesmo carro e um gol 1.6 turbo (nao sei specs)
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os carros de turismo 1.6 andam apenas com a saída do coletor. poderiam andar com o resto do escapamento mas não andam. mas por que isso? porque o motor funciona basicamente em alta rotação e o escape livre (ou a falta dele) favorece o rendimento em alta em detrimento ao torque de baixa.
certa vez comprei um passat 1.6 que era aspirado (comando 49g, 4x1, taxa) e o carro já veio com um escape de 2,5 e um abafador.
andava bem o carro, bem mais que o original, mas era um pouco fraco de baixa,mas nada assustador. carro totalmente guiavel, mas talvez um escape de 2 ficasse melhor .
quando andei com um 2.0 aspirado a medida 2,5 ficou perfeita.