Veneno pra fiasa…
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desculpe minha ignorância, mas, se o virabrequim do 1.5 tem o curso maior e, o pistao do 1.0 1.3 e 1.5 é igual, a diferença está na biela certo ?
sendo assim, se o curso do 1.5 é maior que o do 1.0, a biela do 1.0 será maior, e nao menor…certo???
os blocos são todos iguais tanto com relação ao combustível quanto em relação à cilindrada. eu li isso numa revista quatro rodas de 1979.
a revista 4 rodas de 79 falou isso pq nesta época só tinha o motor 1050. o 1300 veio no começo da década de 80 e o 1.5 veio lá pra 1988.
a diferença entre os fiasas estão nos virabrequins e blocos… a biela do 1050 e do 1.0 é minima coisa menor que do 1300 e 1.5 (que tem a mesma medida).
já fuço em fiasa há quase 10 anos, repito pra vc que não dá pra fazer com o fiasa o que o pessoal faz com o ap ( fazer 1.7, 1.9, etc)
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nesse video dá pra ver a diferença.
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desculpe minha ignorância, mas, se o virabrequim do 1.5 tem o curso maior e, o pistao do 1.0 1.3 e 1.5 é igual, a diferença está na biela certo ?
sendo assim, se o curso do 1.5 é maior que o do 1.0, a biela do 1.0 será maior, e nao menor…certo???
os blocos são todos iguais tanto com relação ao combustível quanto em relação à cilindrada. eu li isso numa revista quatro rodas de 1979.
a revista 4 rodas de 79 falou isso pq nesta época só tinha o motor 1050. o 1300 veio no começo da década de 80 e o 1.5 veio lá pra 1988.
a diferença entre os fiasas estão nos virabrequins e blocos… a biela do 1050 e do 1.0 é minima coisa menor que do 1300 e 1.5 (que tem a mesma medida).
já fuço em fiasa há quase 10 anos, repito pra vc que não dá pra fazer com o fiasa o que o pessoal faz com o ap ( fazer 1.7, 1.9, etc)
79 já tinha o 1.3 sim, no gls e no rally
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filme esclarecedor esse… mas então é possível reduzir um 1.5 pra 1.3 e fazer dele um cara girador...
o 1.300 já é girador por natureza. aliás considero o melhor fiasa de todos.
não tem o pq vc reduzir um 1.5 p/ 1.3, até pq o 1.5 já é um 1.3 aumentado (bloco e curso de virabrequim aumentado em 10mm).
o vídeo acima acima esclarece tudo, tinha procurado mas não achei.
sobre o 1.300, realmente ele saiu no rallye 1979, mas o bloco do 1300 é quase 20mm maior.. isso eu to falando pq eu tenho os 3 motores (1050, 1.300, 1.5) aqui comigo, já fiz todos os tipos de comparações possíveis.
se o amigo quer melhorias, ao inventar moda com pistão , biela, etc, compra um cabeçote do palio, pode ser do 1.0 mesmo.. no 1.300, como tem pistão plano, vai dar uns 12,5 de taxa. os dutos de admissão maiores e válvula de adm de 36,5mm, contra 34 mm do 147. além disso, o comando do palio tem lob center menor em 2° em relação ao do 147, isso eu constatei medindo com o disco de grau… isso resulta em maior fôlego em alta.
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falei em reduzir o 1.5 pra 1.3 pra ter espaço pra meter uma turbina ou um sc (claro, desde que dê uma rebaixada no bloco pra adequar a taxa, que vai ficar extremamente baixa), e ainda desfrutar do cabeçote do 1.5 que tem válvulas maiores (aliás, tem mesmo? isso é verdade?)
tb sou fã do 1.3
no uruguai eles têm palio 1.3 mpi fiasinha… da hora.
abs
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a parte de baixo do meu motor é 1300, com pistao reto, porém o cabeçote dele é 1500, com as valvulas maiores, e está com o comando do palio 1.5. vc teria como me dizer mais ou menos a taxa de compressao que isso resulta???
estou pensando de montar uma parte de baixo 1.5, vc acha que é melhor que o 1.3 pra andar aspirado???
pq dizem que pra turbinar é melhor o 1300…
filme esclarecedor esse… mas então é possível reduzir um 1.5 pra 1.3 e fazer dele um cara girador...
o 1.300 já é girador por natureza. aliás considero o melhor fiasa de todos.
não tem o pq vc reduzir um 1.5 p/ 1.3, até pq o 1.5 já é um 1.3 aumentado (bloco e curso de virabrequim aumentado em 10mm).
o vídeo acima acima esclarece tudo, tinha procurado mas não achei.
sobre o 1.300, realmente ele saiu no rallye 1979, mas o bloco do 1300 é quase 20mm maior.. isso eu to falando pq eu tenho os 3 motores (1050, 1.300, 1.5) aqui comigo, já fiz todos os tipos de comparações possíveis.
se o amigo quer melhorias, ao inventar moda com pistão , biela, etc, compra um cabeçote do palio, pode ser do 1.0 mesmo.. no 1.300, como tem pistão plano, vai dar uns 12,5 de taxa. os dutos de admissão maiores e válvula de adm de 36,5mm, contra 34 mm do 147. além disso, o comando do palio tem lob center menor em 2° em relação ao do 147, isso eu constatei medindo com o disco de grau… isso resulta em maior fôlego em alta.
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pra destaxar o meu 1300 pra socar pressão, eu usei o cabeçote do 1.050 com as vavulas de 36,5 mm na admissão (do 1.5) e de 31mm de escape da ultimas stradas 1.5 fiasa.
com este cabeçote, fiquei com uma taxa de 7,2:1… por isso disse que alterar bloco e pistão do fiasa não compensa.
qto ao carro do amigo (1.300 com cabeçote do 1.5), ele deve ter uns 11 de taxa se estiver std, até uns 12 de taxa se fatiado.... bom para um aspro leve carburado.
qto ser melhor o 1.30o ou 1.5, eu prefiro o 1.3 (sendo turbo ou aspro), o 1.5 acho mais vantagem turbo.
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olha eu aki de novo…rs
eu vi num site do clube do uno (cdu) um cara falando de usar oleo sintético no motor fiasa, pelo modo de falar dele me parece conhecer bem o assunto.
vc saberia me dizer se isso ajuda ou nao no motor e qual oleo deveria usar se fosse o caso?
outro ponto é sobre o rotor, ele indica o rotor de final 300 da bosh, qual seria?
ele tbm fala sobre a weber 34/34, vc sabe em que modelo saiu esse carbura?
o que seria velas de multiplos massa?
o que significa a sigla spi do uno 1.5 alcool?
obrigado pela atenção...
valeu
filme esclarecedor esse… mas então é possível reduzir um 1.5 pra 1.3 e fazer dele um cara girador...
o 1.300 já é girador por natureza. aliás considero o melhor fiasa de todos.
não tem o pq vc reduzir um 1.5 p/ 1.3, até pq o 1.5 já é um 1.3 aumentado (bloco e curso de virabrequim aumentado em 10mm).
o vídeo acima acima esclarece tudo, tinha procurado mas não achei.
sobre o 1.300, realmente ele saiu no rallye 1979, mas o bloco do 1300 é quase 20mm maior.. isso eu to falando pq eu tenho os 3 motores (1050, 1.300, 1.5) aqui comigo, já fiz todos os tipos de comparações possíveis.
se o amigo quer melhorias, ao inventar moda com pistão , biela, etc, compra um cabeçote do palio, pode ser do 1.0 mesmo.. no 1.300, como tem pistão plano, vai dar uns 12,5 de taxa. os dutos de admissão maiores e válvula de adm de 36,5mm, contra 34 mm do 147. além disso, o comando do palio tem lob center menor em 2° em relação ao do 147, isso eu constatei medindo com o disco de grau… isso resulta em maior fôlego em alta.
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to te enchendo de perguntas que pra vc deve ser um pé no saco né, mas pq vc acha o 1300 melhor?vc ja montou os dois ou é por comparação de conjuntosãou seja, vc fala isso na pratica ou na teoria?vc acha que o 1300 tem mais futuro entao?
po cara, nao sei o que faço, meu carro quebrou um pistao ( fudeu a cabeça dele todo, parece que deu pra um cachorro mascar), vc sabe o que pode será será falta de combustivel ou de pressão de comb?
e o pior, eu acho que tem mais um quebrado, eu troquei o tal pistao, porem o carro ainda fuma pelo respiro…
vc ta salvando meu carro, valeu mesmo...rs
pra destaxar o meu 1300 pra socar pressão, eu usei o cabeçote do 1.050 com as vavulas de 36,5 mm na admissão (do 1.5) e de 31mm de escape da ultimas stradas 1.5 fiasa.
com este cabeçote, fiquei com uma taxa de 7,2:1… por isso disse que alterar bloco e pistão do fiasa não compensa.
qto ao carro do amigo (1.300 com cabeçote do 1.5), ele deve ter uns 11 de taxa se estiver std, até uns 12 de taxa se fatiado.... bom para um aspro leve carburado.
qto ser melhor o 1.30o ou 1.5, eu prefiro o 1.3 (sendo turbo ou aspro), o 1.5 acho mais vantagem turbo.
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ola, nao sou um profissa na area pra te responder, mas, tenho um desmanche de carros e sou bastante curioso…
comparei os cabeçotes do 1.0 1.3 e 1.5, realmente o tamanho das valvulas de admissao mudam, porem as de escape são do mesmo tamanho...
falei em reduzir o 1.5 pra 1.3 pra ter espaço pra meter uma turbina ou um sc (claro, desde que dê uma rebaixada no bloco pra adequar a taxa, que vai ficar extremamente baixa), e ainda desfrutar do cabeçote do 1.5 que tem válvulas maiores (aliás, tem mesmo? isso é verdade?)
tb sou fã do 1.3
no uruguai eles têm palio 1.3 mpi fiasinha… da hora.
abs
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bom, tudo o que falei aqui foi na base da experiência prática com este motores.
o 1300 é um motor mais elástico, dá pra fazer girar sem muita coisa; já o 1.5 tem um bom torque, mas meio amarrado em alta (vai melhor trurbo do que aspro).
qto as válvulas dos cabeçote, já disse acima, o único que muda a válvula de escape são dos ultimos fiasa alcool, que equiparam as stradas, antes de adotar o motor fire.. são raríssimos de achar., mas dá pra colocar estas válvulas dos demais cabeçotes , tal como fiz no meu 1.300 turbo.
qto ao seu puistão tá mascado em cima, seu cabeçtoe tá fora de medida e as válvulas estão se chocando contra a cabeça do pistão… ou vc está andando com o ponto muito adiantado,
se está fumandio muito pelo respiro, recomendo vc desmontar todos os pistõe se levar o bloco na retifica pra ver se é neessário retificar ou se somente a troca de anéis resolve.
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se alguem quiser negociar tenho uma parte de baixo completa de sevel 1.6 corsa lunga
ainda esta co mo bloco sevel corsa lunga é me interessa o eixo é eh std ?
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fala galera estava lendo as respostas do tópico e li muito sobre 1.3 e 1.5, mas e os 1.0??? não vale a pena fazer algumas modificações pra ganhar um pouco mais de rendimento??? ou simplesmente não existe material pra fazer??? eu possuo um mille ex 2000 a gasolina 1.0, já procurei várias coisas sobre mas nunca achei nada pra fazer algumas melhorias, qria uma luz apenas, a principio eu não qro fuçar muito nele, mas não existe um comando mais brabo, remapeamento a injeção ou algo parecido???? se tiver algo o q vcs sugerem??? preciso de opiniões… um abração galera
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olá, parabéns por esse tópico, estou muito interessado também em preparar meu 1.5 sevel / álcool, porém tenho detalhes que solicito para quem for me orientar siga esse meu desejo, pois então vamos lá:
1º- 1.5 e 1.6 sevel são *exatamente iguais?
- sei que não devido as medidas dos pistões, mas, gostaria de saber se é apenas isso, somente o pistão que faz a diferença, de resto tudo igual, graduação do comando, virabrem, biela, cabeçote e etc . . .
2º- minha preparação será para turbo, então desejo rodar (em torno) de 1,2kg no pé + um booster (acionamento no farol alto) para ir a 1,7kg e outro booster (com chave tipo caça, ou seja, somente para competir em altas velocidades) para ir a 2,4kg (acredito que não mais do que isso, pois como vou querer (opss, . . rs . . . vou investir) em tudo, intercooler, uma turbina de dupo fluxo, minha webber 40 + 4 bicos no coletor com acionamento pelo h.i.s. acredito que deva chegar a uns 300 cv´s fácil
3º- estou com a base toda desmontada, ou seja, terei que comprar tudo, tudo mesmo, só tenho no momento bloco 1.5 sevel / álcool (inclusive sem o cabeçote)
então terei que comprar:
virabrequim-> gostaria de saber se esse tal corsa lunga do brava 1.6 cabe perfeitamente nesse 1.5 alcool
pistões-> medida e marca (forjado, pois não quero que quebre, ainda mais com essa pressões que desejo
anéis-> já vai vir com os pistões ou metal leve mesmo ? ?
bronzinas-> metal leve ?
bielas-> com essa pressão de turbo que desejo, as originais irão agüentar é ou terei que comprar forjada na medida original das que vem no vira corsa lunga? ?
cabeçote-> comprando um a gasolina, ou o que faz esse 1.5 sevel ser álcool é o pistão com testa grande pras válvulas?
comando de válvulas-> graduação, levante, lob center e sei lá o que mais . . . rs . . .
turbina-> tipo uma biaggio .50 duplofluxo vai bem ?
coletor escape p/ turbina-> vem no kit turbo néh ?
válvula de alívio-> vem no kit turbo néh ?
válvula de prioridade-> vem no kit turbo néh ?
bomba de óleo-> precisa aumentar a pressão na original (sei lá amigo meu fez na do chevete que ficou gerando 7~9bar de pressão) ou a original fiat dá pro gasto ?
jogo de junta-> original, ou um urba presta ?
retentores-> original
coletor admissão-> original com as adaptações para colocar a webber e os 4 bicos
bicos injetores-> do astra flex mesmo ou tem um de melhor vasão ?
velas-> accel, msd, qual ?
cabos de velas-> accel, msd qual ?
bobina de ignição-> a do marea da pro gasto ?
rotor do distribuidor-> original ?
tampa do distribuidor-> original ?
intercooler-> de tamanho ideal para resfriar a pressão desejada
pressurização-> alumínio tem realmente um ganho válido pelo investimento feito ? ? pois de alumínio a tubulação será uma facada.
embreagem-> displatec, ff embreagens ou sei lá qual (c/ molas para aliviar um pouco a caixa?) quantas pastilhas é 1200lbs ou 1400lbs pela preparação do motor ? ?
volante do motor-> será necessário aliviar, ou pela preparação nem vale a pena correr o risco de um volante aliviado, com embreagem pesada, mais fortes giros do motor turbo?? ?)
blocante 70%-> onde mando a satélite para blocar “apenas 70%” para manobrar / andar na rua mais fácil ou já consigo comprar pronta ??
bomba de gasolina-> qual marca quantos bar´s
entre outras dúvidas que irei acrescentando aqui, aos poucos, pois o principal tenho que saber que é o motor, (virabrequim, pistão, biela, vabeçote, comando)
então agradeço enviem para o e-mail [email protected]
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fala galera estava lendo as respostas do tópico e li muito sobre 1.3 e 1.5, mas e os 1.0??? não vale a pena fazer algumas modificações pra ganhar um pouco mais de rendimento??? ou simplesmente não existe material pra fazer??? eu possuo um mille ex 2000 a gasolina 1.0, já procurei várias coisas sobre mas nunca achei nada pra fazer algumas melhorias, qria uma luz apenas, a principio eu não qro fuçar muito nele, mas não existe um comando mais brabo, remapeamento a injeção ou algo parecido???? se tiver algo o q vcs sugerem??? preciso de opiniões… um abração galera
motor 1.0 foi feito para economia, mesmo gastando uma quantia razoável de dinheiro qq 1.6 original atropela
invista em outro carro se possível. um uno 1.6 csl, mpi é um lobo em pele de cordeiro