Aliviar peso do volante do motor
-
ta, isso tudo, essas mesmas contas eu ja havia encontrado na net, qdo saiu essa materia na fullpower, mais ninguem entendeu meu ponto de vista:
um conjunto movel todo que pesa uns 100 kg (ou mais), tirando 5 kg, como que pode dar essa diferença toda?
acelerando desengatado, com um volante mais leve, com certeza deve subir mais rapido o giro… pq nao tem mais nada pendurado ali (do resto da transmissao pra tras), entao os 5 kg equivalem a mais que alguns poucos % do peso total...
é o seguinte, além do movimento retilíneo do carro como um todo, essas massas do virabrequim e do volante estão em rotação, e absorvem energia para aumentar a velocidade de rotação.
essa energia cinética rotacional, quando convertida para energia cinética do movimento retilíneo, faz com que uns poucos quilinhos de massa rotativa tenham equivalência a retirar muitos quilos de massa não rotativa.
neste site tem uma explicação bem simples, quem não souber inglês use seu tradutor preferido:
http://www.pumaracing.co.uk/flywheel.htm
[]s
-
tem um amigo meu que comprou as solex c40 de mim, ele preparou o cabeçote 2.0 com mais taxa e abriu os dutos, motor 1.8, bomba elétrica, comando samcams de 310º, coletor 4x1 etc…
no entanto, o preparador falou pra não mexer no volante, pra deixar ele original pq o carro iria lixar muito os pneus pq as solex dão muito torque e iria andar bem melhor....
esse mesmo preparador montou um outro motor 2.0 com praticamente a mesma preparação do 1.8 do meu amigo, com as solex e tudo, a única diferença é o volante que o dono do carro insistiu em aliviar e acabou aliviando, mesmo com o aviso do preparador falando que iria perder do 1.8...
resultado: o 2.0 perdeu todas pro 1.8
sendo assim, eu acredito que aliviar o volante depende muito do tipo de preparação que está fazendo, p.ex. curva de torque do motor... e não adianta querer usar um volante da expessura de uma pizza achando que o carro vai andar mais...
-
ap 2.0 lixa tudo mesmo, com ou sem volante aliviado. o torque vem mto mais cedo devido ao maior curso do vb.
-
nem me fale carol.
ja tive 1.9 aspirado e agora estou com o 2.1 aspirado. ( mesmo diametro de pistao mudando apenas o vira de 1.8 pra 2.0)
a diferenca de torque e algo brutal. usando as solex mesmo era meter o pe e saia lixando. dia de chuva, asfalto molhado e o carro alto, lixava 1,2,3,4 sem fazer forca. chegava a ser engracado.
-
nem da vontade de sair na chuva. lixa sem querer, só relando o pé.
-
fato
e olha que o meu n eh turbo
-
nem me fale carol.
ja tive 1.9 aspirado e agora estou com o 2.1 aspirado. ( mesmo diametro de pistao mudando apenas o vira de 1.8 pra 2.0)
a diferenca de torque e algo brutal. usando as solex mesmo era meter o pe e saia lixando. dia de chuva, asfalto molhado e o carro alto, lixava 1,2,3,4 sem fazer forca. chegava a ser engracado.
nem da vontade de sair na chuva. lixa sem querer, só relando o pé.
como meu carro está aspirado agora (original), um dia vou montar um motor 2.1 tbm, carro turbo aqui na minha cidade é soda de andar, muito buraco e as avenidas estão cheio de cops, nem dá pra curtir o turbo direito… um aspiradin bem feito tbm eh tesão de andar... e com certeza vou colocar um volante aliviado só pra ver como é que é o giro subir mais solto.
-
volante + vb aliviados, e todo o conjunto móvel balanceado.
ai vc vai ver o giro subir solto . e se for num aspirado com taxa alta (15:1)…
imagino o passat do ricardo
-
eu to com um carro assim, volante aliviado + polias de comandos e de virabrequim, virabrequim preparado aliviado, bielas leves tb, rodas em alumínio pra andar na cidade com quase 14 de taxa. em pouco tempo vou saber como vai funcionar e os problemas que serão sentidos no carro.
-
< –quoteo(post=782160:date=sep 24 2009, 10:57 am:name=ronin)-->quote(ronin @ sep 24 2009, 10:57 am) <{post_snapback}>< --quotec-->na prática não funciona bem assim, fizemos esse teste em um focus sedan trocando o volante original (9,8kg) por um de alumínio (3,8kg), no teste de arrancada contra outro carro de parâmetro o ganho foi muito pequeno, retomada idem.< --quoteend-->< --quoteeend-->
comparar 2 carros iguais é complicado
de repente 1 deles já andava + q o outro.......... mesmo sendo 100% originais.
vou trocar o volante e postarei aqui minhas opniões/impressões.
quais foram suas opniões/impressões?