Dimensionamento de tbi
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e aí pessoal. tudo blz?
seguinte, depois de muito vai e vem, resolvi turbinar meu omega 2.2.
já tenho praticamente tudo (falta coletor de admissão que será para 8 bicos e coletor de escape), esse terá que ser feito sob medida por causa do tamanho da turbina.
acontece que estou para comprar um tps mas estou em dúvida do tamanho. 65 mm? 70 mm? 75 mm? (vou importar, portanto a marca ou loja nao importa)
como posso dimensionar o tpsó existe algum cálculo?
ajudem por favor
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você não quis dizer tbi?
desculpe, isso mesmo
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como é que edita o título nesse formato novo???????????? nao acho de jeito nenhum…
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o cálculo é manter o original… se mudar o corpo e errar nas contas vai detonar a fase aspro deste motor... que no omega é bem mortinha por sinal...
se eu falar bobagem alguem por favor me corrija.
minha turbina é uma master power (.70 .63) que tem boca de 3,5 polegadas se nao me engnano. a tubulação até o intercooler terá essa medida 3,5 e após o intercooler que por sinal é enorme, tera saída até o tbi de 2,5 ou 3, já que o ar estará mais frio e portanto mais denso. o tbi do omega é de 52mm. não faria sentido eu ter uma tubulação de praticamente 3 e um gargalo de 2 na entrada da admissão.
minha dúvida é se devo respeitar a saída do intercooler que será de aproximadamente 3 e usar portanto um tbi de 75mm por exemplo, lembrando que a admissão é de 8 bicos (4 astra flex e 4 ford racing). acredito que o tbi original nao conseguiria suprir ar para tal.
ajuda aí pessoal
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se ao me engano a saida da rubina nao é tao grande assim, vej ao dametro interno da saida da tubina e outra nao adianta faser tubulação grande ateh o intercooler e depis diminuir a logica é a contrario vc vai com dametro pequenoateo intercooler e depois aumeta, mas vc mantendo a tbi original vc vai manter a fase aspirda e depois a fase turbo com pressao o ar viganhar velocidade ao passa pela tbi original renend melhor,
nem sempe maior é melhor ok
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cara, mecânica dos fluídos não é tão simples assim…
só pq a pressurização é de 10 não quer dizer que a borboleta deva ser tb...
o diâmetro da borboleta influência direto no comportamento do motor... vc pode colocar uma borboleta de 3 para acompanhar a pressurização, e com isso pode acabar tomando arrastão de celtinha 1.0 com 1 kg...
se fosse seguir esse seu raciocinio, vc teria que ter uma válvula de admissão de 3 não é??? heheheheheheheheheehehe
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se ao me engano a saida da rubina nao é tao grande assim, vej ao dametro interno da saida da tubina e outra nao adianta faser tubulação grande ateh o intercooler e depis diminuir a logica é a contrario vc vai com dametro pequenoateo intercooler e depois aumeta, mas vc mantendo a tbi original vc vai manter a fase aspirda e depois a fase turbo com pressao o ar viganhar velocidade ao passa pela tbi original renend melhor,
nem sempe maior é melhor ok
você tem razão, o diâmetro interno da boca da turbina é de 68mm ou 2 e 5/8.
vou fazer o seguinte. vou fazer a admissão semana que vem e fazer um teste em dinamômetro com a borboleta original que é 2 e 1/16 e depois com uma de 65mm e ver no que dá…
depois que fizer posto os gráficos para acompanharmos
valeu d+
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será bem interessante mesmo esse comparativo em dina…
eu apostaria numa curva de potência mais linear com o corpo original. com o corpo de 65 vai dar um pico de potência em rotação mais alta, prejudicando o torque... talvez não chegue a render 2 cv a mais....
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pensando bem rapido e sem calculo so por base no que ja vi
faria um plenum com 4 polegada, borboleta do omega 4.1
dutos de 1 3/4
uns 150 de comprimento fora, uns 35-40 de comprimento dentro para os airhorn, e um raio de 7mm para eles
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pensando bem rapido e sem calculo so por base no que ja vi
faria um plenum com 4 polegada, borboleta do omega 4.1
dutos de 1 3/4
uns 150 de comprimento fora, uns 35-40 de comprimento dentro para os airhorn, e um raio de 7mm para eles
acertou quase tudo…
corpo de borboleta omega 4.1 (68mm)
to fazendo com plenum de 4 , dutos com diametro interno de 40mm (preciso arredondar os dutos internos do cabeçote porque são ovais)...
38 de comprimento.
serão 4 bicos de astra flex (47-51cc) mais 4 ford racing 160 lbs
2 flautas aeromotive
o cabeçote já tem trabalho de fluxo e está taxado...
fuel tech e apetrechos na mao...
parte de baixo já está na mão
bielas ercoli para 750cv
pistoes ross
faltam anéis... nao resolvido ainda
por enquanto só isso definido.
falta pouco...