Dimensionamento de tbi
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como é que edita o título nesse formato novo???????????? nao acho de jeito nenhum…
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o cálculo é manter o original… se mudar o corpo e errar nas contas vai detonar a fase aspro deste motor... que no omega é bem mortinha por sinal...
se eu falar bobagem alguem por favor me corrija.
minha turbina é uma master power (.70 .63) que tem boca de 3,5 polegadas se nao me engnano. a tubulação até o intercooler terá essa medida 3,5 e após o intercooler que por sinal é enorme, tera saída até o tbi de 2,5 ou 3, já que o ar estará mais frio e portanto mais denso. o tbi do omega é de 52mm. não faria sentido eu ter uma tubulação de praticamente 3 e um gargalo de 2 na entrada da admissão.
minha dúvida é se devo respeitar a saída do intercooler que será de aproximadamente 3 e usar portanto um tbi de 75mm por exemplo, lembrando que a admissão é de 8 bicos (4 astra flex e 4 ford racing). acredito que o tbi original nao conseguiria suprir ar para tal.
ajuda aí pessoal
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se ao me engano a saida da rubina nao é tao grande assim, vej ao dametro interno da saida da tubina e outra nao adianta faser tubulação grande ateh o intercooler e depis diminuir a logica é a contrario vc vai com dametro pequenoateo intercooler e depois aumeta, mas vc mantendo a tbi original vc vai manter a fase aspirda e depois a fase turbo com pressao o ar viganhar velocidade ao passa pela tbi original renend melhor,
nem sempe maior é melhor ok
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cara, mecânica dos fluídos não é tão simples assim…
só pq a pressurização é de 10 não quer dizer que a borboleta deva ser tb...
o diâmetro da borboleta influência direto no comportamento do motor... vc pode colocar uma borboleta de 3 para acompanhar a pressurização, e com isso pode acabar tomando arrastão de celtinha 1.0 com 1 kg...
se fosse seguir esse seu raciocinio, vc teria que ter uma válvula de admissão de 3 não é??? heheheheheheheheheehehe
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se ao me engano a saida da rubina nao é tao grande assim, vej ao dametro interno da saida da tubina e outra nao adianta faser tubulação grande ateh o intercooler e depis diminuir a logica é a contrario vc vai com dametro pequenoateo intercooler e depois aumeta, mas vc mantendo a tbi original vc vai manter a fase aspirda e depois a fase turbo com pressao o ar viganhar velocidade ao passa pela tbi original renend melhor,
nem sempe maior é melhor ok
você tem razão, o diâmetro interno da boca da turbina é de 68mm ou 2 e 5/8.
vou fazer o seguinte. vou fazer a admissão semana que vem e fazer um teste em dinamômetro com a borboleta original que é 2 e 1/16 e depois com uma de 65mm e ver no que dá…
depois que fizer posto os gráficos para acompanharmos
valeu d+
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será bem interessante mesmo esse comparativo em dina…
eu apostaria numa curva de potência mais linear com o corpo original. com o corpo de 65 vai dar um pico de potência em rotação mais alta, prejudicando o torque... talvez não chegue a render 2 cv a mais....
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pensando bem rapido e sem calculo so por base no que ja vi
faria um plenum com 4 polegada, borboleta do omega 4.1
dutos de 1 3/4
uns 150 de comprimento fora, uns 35-40 de comprimento dentro para os airhorn, e um raio de 7mm para eles
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pensando bem rapido e sem calculo so por base no que ja vi
faria um plenum com 4 polegada, borboleta do omega 4.1
dutos de 1 3/4
uns 150 de comprimento fora, uns 35-40 de comprimento dentro para os airhorn, e um raio de 7mm para eles
acertou quase tudo…
corpo de borboleta omega 4.1 (68mm)
to fazendo com plenum de 4 , dutos com diametro interno de 40mm (preciso arredondar os dutos internos do cabeçote porque são ovais)...
38 de comprimento.
serão 4 bicos de astra flex (47-51cc) mais 4 ford racing 160 lbs
2 flautas aeromotive
o cabeçote já tem trabalho de fluxo e está taxado...
fuel tech e apetrechos na mao...
parte de baixo já está na mão
bielas ercoli para 750cv
pistoes ross
faltam anéis... nao resolvido ainda
por enquanto só isso definido.
falta pouco...