Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Temperatura com intercooler

Temperatura com intercooler

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
86 Posts 20 Posters 11.3k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • R Offline
    R Offline
    rbsmontemor
    escreveu em última edição por

ele perguntou como que o ar da adm. consegue ficar mais frio que o proprio ar que esta resfriando ele.

a grosso modo (e exagerado) é a mesma coisa que dizer que vai gelar a cerveja só de colocar a latinha para fora do carro

ate que aparece uma explicação técnica, para mim é erro no seu pirometro.

sem mudança de fase e/ou queda significativa na pressão do gás isso não acontece mesmo. o que acontece é que não é raro termopar ter erro de mais de 20ºc…

1 Resposta Última resposta
    • G Offline
      G Offline
      Gaucho

para mim é erro no seu pirometro.

uso 2 pirômetros ligados no mesmo relógio (1 p admissão e outro p descarga) e tenho temperatura ambiente no painel do carro

pela manhã vou ligar o carro e os 2 pirômetros marcam a temperatura parecida c a do painel

parecida pois marcam de 5º em 5º…...e o painel marca de 1º em 1º

vou dar 1 exemplo

hj tava 32º qdo fui ligar e os 2 pirômetros marcavam 30º em cada.

sempre q pego a ponte rio-nit, a admissão está uns 5º a 10º abaixo da ambiente.

vou dar 1 exemplo..........na ponte a 100 km/h a admissão está 20º , a temperatura ambiente em 30º e a descarga nos 480º

• B Offline
        B Offline
        biohazard

uso 2 pirômetros ligados no mesmo relógio (1 p admissão e outro p descarga) e tenho temperatura ambiente no painel do carro

pela manhã vou ligar o carro e os 2 pirômetros marcam a temperatura parecida c a do painel

parecida pois marcam de 5º em 5º…...e o painel marca de 1º em 1º

vou dar 1 exemplo

hj tava 32º qdo fui ligar e os 2 pirômetros marcavam 30º em cada.

sempre q pego a ponte rio-nit, a admissão está uns 5º a 10º abaixo da ambiente.

vou dar 1 exemplo..........na ponte a 100 km/h a admissão está 20º , a temperatura ambiente em 30º e a descarga nos 480º

gaucho, eu quero que você entenda que eu realmente não duvido que o seu pirometro esta mostrando essa temperatura, que seja por imprecisão de escala, ou por tolerância alta (como o rbsmontemor disse) só que não tem como, mesmo sendo um ótimo ic, a temperatura da admissão estão mais baixa que a temperatura do ar que esta resfriando ele.

anyway, para enriquecer o tópico, posta qual ic que vc usa, se mandou fazer em algum lugar, quem fez o projeto e se possível, o preço.

• M Offline
          M Offline
          menegotto

biohazard, sabes o principio de funcionamento de um sistema de refrigeração???

compressão - expansão - resfriamento devido a expansão

conhece tubo vortex ????

tem coisas na área da termodinâmica que são inacreditáveis…

• G Offline
            G Offline
            Gaucho

gaucho, eu quero que você entenda que eu realmente não duvido que o seu pirometro esta mostrando essa temperatura, que seja por imprecisão de escala, ou por tolerância alta (como o rbsmontemor disse) só que não tem como, mesmo sendo um ótimo ic, a temperatura da admissão estão mais baixa que a temperatura do ar que esta resfriando ele.

anyway, para enriquecer o tópico, posta qual ic que vc usa, se mandou fazer em algum lugar, quem fez o projeto e se possível, o preço.

fera,

essa dúvida eu tb tinha…....sempre achei q a temperatura de admissão nunca poderia estar abaixo da ambiente..................hj já vejo o contrário

o ic foi eu q projetei

fui numa oficina q conserta radiadores de caminhão em juíz de fora mg

lá (c meu parachoque em mãos) escolhí 1 radiador de scania e 1 funcionário me ajudou a cortar

outro fez as soldas

a colméia tem 86x30x7 cm

a entrada é 2,5 e a saída de 3 pol

custou 350 reais e demorei 1 dia p fazer.......(2 anos atrás)

tinha fotos dele aqui no fórum............mas sumiu

• O Offline
              O Offline
              overspeed

termodinânica nunca foi meu forte…que me lembre de cabeça exceto se tiver um efeito venturi alí na região do termopar, num tem como a temperatura de admissão ser menor que a ambiente... entenda que o intercooler tem um rendimento de resfriamento, e esse rendimento é sempre inferior a 100% (lei de carnot).

se tiver um efeito venturi já acho possivel que pontualmente possa ocorrer diminuição na temperatura da admissão.

tem outra coisa… o erro na leitura do termopar num é obrigatoriamente constante, ele tem uma região onde o erro é minimo, e tem uma região onde o erro é considerável.

de toda forma o que cabe pra num ficar off-tópic é que o intercooler é na minha opnião o melhor upgrade, permite que vc tenha até mesmo mais potência com menor pressão, menos pressão e temperatura mais fria fazem que exista menos chance de detonação deixando o motor mais forte e mais confiável...

• _ Offline
                _ Offline
                _NandoO_

gaucho, então pra fazer um intercooler é somente isso mesmo? pegar um radiador de caminhão e cortar na medida que deseja, meter solda e já era? se for assim vo fazer pra mim.

• M Offline
                  M Offline
                  miozao

gaucho, então pra fazer um intercooler é somente isso mesmo? pegar um radiador de caminhão e cortar na medida que deseja, meter solda e já era? se for assim vo fazer pra mim.

um intercooler nada mais é que um radiador de ar a eficiência dele vai ser a eficiência da colméia que voce usar. e melhor coisa é usar um intercooler de caminhão, que geralmente se acha uns enormes fudidos em uns pedaços… dai corta e faz um pro carro.

• _ Offline
                    _ Offline
                    _NandoO_

um intercooler nada mais é que um radiador de ar a eficiência dele vai ser a eficiência da colméia que voce usar. e melhor coisa é usar um intercooler de caminhão, que geralmente se acha uns enormes fudidos em uns pedaços… dai corta e faz um pro carro.

entendi amigo, vou fazer pra mim então, muito obrigado

agora me fiz, como é que ele é por dentro? tipo uma caixa, com espaço livre por dentro, ou é literalmente uma colméia? porque vou fazer pro meu fusca com entrada em cima dele, e duas saidas de cada lado, queria pensar se vou ter que centralizar a entrada pra não ter diferença de pressão em cada lado do motor… sendo que fazer ele com entrada superior centralizada é meio dificil no motor de fusca, pelo menos com supercharger.

• M Offline
                      M Offline
                      miozao

entendi amigo, vou fazer pra mim então, muito obrigado

agora me fiz, como é que ele é por dentro? tipo uma caixa, com espaço livre por dentro, ou é literalmente uma colméia? porque vou fazer pro meu fusca com entrada em cima dele, e duas saidas de cada lado, queria pensar se vou ter que centralizar a entrada pra não ter diferença de pressão em cada lado do motor… sendo que fazer ele com entrada superior centralizada é meio dificil no motor de fusca, pelo menos com supercharger.

http://www.intercooler.com.br/cartilha.html aqui tem varias fotos de colmeias

• _ Offline
                        _ Offline
                        _NandoO_

mano, agora que me toquei que meu sogro é dono de concessionária que meche com caminhãão huahua, já sei que meu intercooler vais me custar apenas os pontos de solda haha

valeu muito obrigado mesmo o site foi muito explicativo, logo logo terei meu intercooler pronto, antes de acabar minhas férias

* Caroline Stella *

lembrem de lavar beeem a colmeia por dentro, em caso de ic de caminhão comprado em desmanche.

existe a possibilidade de estarem sujos de oleo vindo do compressor.

• G Offline
                            G Offline
                            Gaucho

vc fazendo, fica muito melhor q esses vendidos p aí

vc terá certeza q todas as passagens de ar internas estão desobstruídas e sem amassados

os q ví na crestana me assustaram.

• _ Offline
                              _ Offline
                              _NandoO_

ta beleza pessoal vou utilizar as dicas de vocês, quando eu puder mostro o resultado

• S Offline
                                S Offline
                                SemControle

pessoal to vendo o topico, rendimentos extremos, e tal, to vendo o nando tentando espaco pra colocar o ic no fuscabala, agora me surgiu a duvida

com um rendimento extremo, rende bem tmb sem estar de cara pro vento no caso do nando?

pergunto pq a turbina e pressurizacao ficam por tras do motor, (transversal), teria eu algum ganho em colocar um ic meio q servindo de pressurizacao, quase o mesmo caso do nando??

• G Offline
                                  G Offline
                                  Gaucho

teria eu algum ganho em colocar um ic meio q servindo de pressurizacao, quase o mesmo caso do nando??

eu acho q não vai ganhar nada…...........alí não bate vento

nas porsches originais os ics são montados nas cavas laterais da lataria.

• G Offline
                                    G Offline
                                    Gaucho

• S Offline
                                      S Offline
                                      SemControle

entendi…..

precisa ver como o nando vai captar ar pro ic

apesar q outro dia vi os rasgos na capa plastica no paralama, nao lembro q carro, q vai 2 ic um em cada caixa de roda, nossa pequeno os rasgos, chega a dar uma impressao q o negocio é tao eficiente q quase nao precisa de ar.....

era so a nivel de curiosidade mesmo

• _ Offline
                                        _ Offline
                                        _NandoO_

putz, me fufu então, realmente pensei nisso de captação de ar, mas achei que só faria o intercooler render menos, tipo, baixar de sei lá quantos graus pra 100 ou algo parecido, acho que já tava de relativamente bom tamanho… entre o câmbio e o motor no fusca existe uma lata faz papel de tapar o buraco entre a parede corta-fogo, tipo completar ela, o chico-biela diz que tirar isso melhora a regrigeração porque entra ar de baixo do carro pra ventoinha do motor, inclusive o meu está sem ela, o que posso fazer é literalmente uma captação de ar embaixo do carro pra jogar ar de baixo direto em cima do intercooler, acho que vai ser o jeito mesmo se eu quiser algo mais eficiente.

• G Offline
                                          G Offline
                                          Gaucho

apesar q outro dia vi os rasgos na capa plastica no paralama, nao lembro q carro, q vai 2 ic um em cada caixa de roda, nossa pequeno os rasgos, chega a dar uma impressao q o negocio é tao eficiente q quase nao precisa de ar…..

quase todos os carros originais são dessa forma

o buraco de captaÇÃo É bem menor q o ic.

a explicação é, p trocar calor, o ar precisa passar pelas estrias do ic em baixa velocidade (venturi ao contrário)

lí 1 artigo da renault, q o certo é passar no máximo a 40km/h

vou te dar uma explicação simples sobre troca de calor

passa seu dedo na chama da vela…....se passar rápido não sentirá nada (não houve troca)........mas se passar devagar (vai queimar o dedo)

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários