Temperatura com intercooler
-
para mim é erro no seu pirometro.
uso 2 pirômetros ligados no mesmo relógio (1 p admissão e outro p descarga) e tenho temperatura ambiente no painel do carro
pela manhã vou ligar o carro e os 2 pirômetros marcam a temperatura parecida c a do painel
parecida pois marcam de 5º em 5º…...e o painel marca de 1º em 1º
vou dar 1 exemplo
hj tava 32º qdo fui ligar e os 2 pirômetros marcavam 30º em cada.
sempre q pego a ponte rio-nit, a admissão está uns 5º a 10º abaixo da ambiente.
vou dar 1 exemplo..........na ponte a 100 km/h a admissão está 20º , a temperatura ambiente em 30º e a descarga nos 480º
-
uso 2 pirômetros ligados no mesmo relógio (1 p admissão e outro p descarga) e tenho temperatura ambiente no painel do carro
pela manhã vou ligar o carro e os 2 pirômetros marcam a temperatura parecida c a do painel
parecida pois marcam de 5º em 5º…...e o painel marca de 1º em 1º
vou dar 1 exemplo
hj tava 32º qdo fui ligar e os 2 pirômetros marcavam 30º em cada.
sempre q pego a ponte rio-nit, a admissão está uns 5º a 10º abaixo da ambiente.
vou dar 1 exemplo..........na ponte a 100 km/h a admissão está 20º , a temperatura ambiente em 30º e a descarga nos 480º
gaucho, eu quero que você entenda que eu realmente não duvido que o seu pirometro esta mostrando essa temperatura, que seja por imprecisão de escala, ou por tolerância alta (como o rbsmontemor disse) só que não tem como, mesmo sendo um ótimo ic, a temperatura da admissão estão mais baixa que a temperatura do ar que esta resfriando ele.
anyway, para enriquecer o tópico, posta qual ic que vc usa, se mandou fazer em algum lugar, quem fez o projeto e se possível, o preço.
-
gaucho, eu quero que você entenda que eu realmente não duvido que o seu pirometro esta mostrando essa temperatura, que seja por imprecisão de escala, ou por tolerância alta (como o rbsmontemor disse) só que não tem como, mesmo sendo um ótimo ic, a temperatura da admissão estão mais baixa que a temperatura do ar que esta resfriando ele.
anyway, para enriquecer o tópico, posta qual ic que vc usa, se mandou fazer em algum lugar, quem fez o projeto e se possível, o preço.
fera,
essa dúvida eu tb tinha…....sempre achei q a temperatura de admissão nunca poderia estar abaixo da ambiente..................hj já vejo o contrário
o ic foi eu q projetei
fui numa oficina q conserta radiadores de caminhão em juíz de fora mg
lá (c meu parachoque em mãos) escolhí 1 radiador de scania e 1 funcionário me ajudou a cortar
outro fez as soldas
a colméia tem 86x30x7 cm
a entrada é 2,5 e a saída de 3 pol
custou 350 reais e demorei 1 dia p fazer.......(2 anos atrás)
tinha fotos dele aqui no fórum............mas sumiu
-
termodinânica nunca foi meu forte…que me lembre de cabeça exceto se tiver um efeito venturi alí na região do termopar, num tem como a temperatura de admissão ser menor que a ambiente... entenda que o intercooler tem um rendimento de resfriamento, e esse rendimento é sempre inferior a 100% (lei de carnot).
se tiver um efeito venturi já acho possivel que pontualmente possa ocorrer diminuição na temperatura da admissão.
tem outra coisa… o erro na leitura do termopar num é obrigatoriamente constante, ele tem uma região onde o erro é minimo, e tem uma região onde o erro é considerável.
de toda forma o que cabe pra num ficar off-tópic é que o intercooler é na minha opnião o melhor upgrade, permite que vc tenha até mesmo mais potência com menor pressão, menos pressão e temperatura mais fria fazem que exista menos chance de detonação deixando o motor mais forte e mais confiável...
-
gaucho, então pra fazer um intercooler é somente isso mesmo? pegar um radiador de caminhão e cortar na medida que deseja, meter solda e já era? se for assim vo fazer pra mim.
um intercooler nada mais é que um radiador de ar a eficiência dele vai ser a eficiência da colméia que voce usar. e melhor coisa é usar um intercooler de caminhão, que geralmente se acha uns enormes fudidos em uns pedaços… dai corta e faz um pro carro.
-
um intercooler nada mais é que um radiador de ar a eficiência dele vai ser a eficiência da colméia que voce usar. e melhor coisa é usar um intercooler de caminhão, que geralmente se acha uns enormes fudidos em uns pedaços… dai corta e faz um pro carro.
entendi amigo, vou fazer pra mim então, muito obrigado
agora me fiz, como é que ele é por dentro? tipo uma caixa, com espaço livre por dentro, ou é literalmente uma colméia? porque vou fazer pro meu fusca com entrada em cima dele, e duas saidas de cada lado, queria pensar se vou ter que centralizar a entrada pra não ter diferença de pressão em cada lado do motor… sendo que fazer ele com entrada superior centralizada é meio dificil no motor de fusca, pelo menos com supercharger.
-
entendi amigo, vou fazer pra mim então, muito obrigado
agora me fiz, como é que ele é por dentro? tipo uma caixa, com espaço livre por dentro, ou é literalmente uma colméia? porque vou fazer pro meu fusca com entrada em cima dele, e duas saidas de cada lado, queria pensar se vou ter que centralizar a entrada pra não ter diferença de pressão em cada lado do motor… sendo que fazer ele com entrada superior centralizada é meio dificil no motor de fusca, pelo menos com supercharger.
http://www.intercooler.com.br/cartilha.html aqui tem varias fotos de colmeias
-
mano, agora que me toquei que meu sogro é dono de concessionária que meche com caminhãão huahua, já sei que meu intercooler vais me custar apenas os pontos de solda haha
valeu muito obrigado mesmo o site foi muito explicativo, logo logo terei meu intercooler pronto, antes de acabar minhas férias
-
lembrem de lavar beeem a colmeia por dentro, em caso de ic de caminhão comprado em desmanche.
existe a possibilidade de estarem sujos de oleo vindo do compressor.
-
gaucho, então pra fazer um intercooler é somente isso mesmo? pegar um radiador de caminhão e cortar na medida que deseja, meter solda e já era? se for assim vo fazer pra mim.
vc fazendo, fica muito melhor q esses vendidos p aí
vc terá certeza q todas as passagens de ar internas estão desobstruídas e sem amassados
os q ví na crestana me assustaram.
-
pessoal to vendo o topico, rendimentos extremos, e tal, to vendo o nando tentando espaco pra colocar o ic no fuscabala, agora me surgiu a duvida
com um rendimento extremo, rende bem tmb sem estar de cara pro vento no caso do nando?
pergunto pq a turbina e pressurizacao ficam por tras do motor, (transversal), teria eu algum ganho em colocar um ic meio q servindo de pressurizacao, quase o mesmo caso do nando??
-
entendi…..
precisa ver como o nando vai captar ar pro ic
apesar q outro dia vi os rasgos na capa plastica no paralama, nao lembro q carro, q vai 2 ic um em cada caixa de roda, nossa pequeno os rasgos, chega a dar uma impressao q o negocio é tao eficiente q quase nao precisa de ar.....
era so a nivel de curiosidade mesmo
-
putz, me fufu então, realmente pensei nisso de captação de ar, mas achei que só faria o intercooler render menos, tipo, baixar de sei lá quantos graus pra 100 ou algo parecido, acho que já tava de relativamente bom tamanho… entre o câmbio e o motor no fusca existe uma lata faz papel de tapar o buraco entre a parede corta-fogo, tipo completar ela, o chico-biela diz que tirar isso melhora a regrigeração porque entra ar de baixo do carro pra ventoinha do motor, inclusive o meu está sem ela, o que posso fazer é literalmente uma captação de ar embaixo do carro pra jogar ar de baixo direto em cima do intercooler, acho que vai ser o jeito mesmo se eu quiser algo mais eficiente.
-
apesar q outro dia vi os rasgos na capa plastica no paralama, nao lembro q carro, q vai 2 ic um em cada caixa de roda, nossa pequeno os rasgos, chega a dar uma impressao q o negocio é tao eficiente q quase nao precisa de ar…..
quase todos os carros originais são dessa forma
o buraco de captaÇÃo É bem menor q o ic.
a explicação é, p trocar calor, o ar precisa passar pelas estrias do ic em baixa velocidade (venturi ao contrário)
lí 1 artigo da renault, q o certo é passar no máximo a 40km/h
vou te dar uma explicação simples sobre troca de calor
passa seu dedo na chama da vela…....se passar rápido não sentirá nada (não houve troca)........mas se passar devagar (vai queimar o dedo)
-
entao os ic frontais acabam nao atingindo o ponto ideal ou de maxima eficiencia, pq imagino o ar passando na casa dos 200
eu tava imaginando como o nando, a falta de ar nao baixaria tanto, mas sem circulacao vai acabar sendo um ponto de retencao de calor