[duvida] wideband lsu 4.2 e lsu 4.9
-
glowshift
quero algo assim, tem da aem e da innovate também.
autometer já fica caro demais.
o problema que os nacionais não estão compensando pelo preço, po 690 numa da ft eu compro quase 2 da glow ou oem completinha
-
comprei um aparelho da autometer e vem c essa sonda nova
gostei demais
é pequeno, marca em lambda e/ou afr, tem luz alerta para avisar se tiver fora da regulagem
paguei 300 dólares em orlando us
eu vi os autometer, com frete fica esse preço mesmo, ai já foge um pouco do orçamento.
algo até us$220 com frete tá bom, e os da aem, innovate e glow se encaixam no perfil.
aem eu descobri que pode mudar a aferição para lambda ou afr. innovate também
ja a glow nãoa chei nada a respeito, a principio é afr, mas acho que também marca em lambda, pois olhando algumas fotos dá para ver no display o outro ponto (.) para mudar as casas decimais.
por enquanto estou indo de glow, caso contrario será aem. so esperando o email da glow sobre o assunto.
-
acabei comprando aem uego lsu 4.9.
la fora a innovate possui muitas reclamações em relação ao lc1, e a aem so tem elogios.
isso que dá, marca pouco difundida no brasil.
hehe numa dessa vou revender aem
mas qual a diferença de entre os dois tipos de sonda?
são compatíveisó qual é a melhor e o que melhora?
-
mas qual a diferença de entre os dois tipos de sonda?
são compatíveisó qual é a melhor e o que melhora?
zé, pelo uq andei lendo, a sonda lsu 4.9 leva cerca de 30s pra esquentar, enquanto que a lsu 4.2 leva quase 1min.
essa foi a unica diferença que achei.
quanto a mensuração, a innovate lc1 (que parece um manometro) possui probleminhas ao ser conectada em algum datalogger, e até mesmo a conexão com a sonda, e o fato da grande reclação é em relação a calibragem dela. de 1 dia pro outro ja descalibra, se tiver uma mudança brusca no tempo, descalibra. e a ligação tb é mais chata.
já a aem possui ligação super simples e rapida. excelentes conectores, não descalibra facilmente e marca tanto em afr quanto em lambda, sem contar que ela possui os leds como se fosse hallmeter e no centro possui os display digital.
se seu manometro usa sonda lsu 4.2 e vc instalar a lsu 4.9, vai dar erro de leitura. não são compativeis.
nos eua, todos os kits já vem com lsu 4.9.
se eu achar mais informações das diferenças delas eu coloco.
-
zé, pelo uq andei lendo, a sonda lsu 4.9 leva cerca de 30s pra esquentar, enquanto que a lsu 4.2 leva quase 1min.
essa foi a unica diferença que achei.
quanto a mensuração, a innovate lc1 (que parece um manometro) possui probleminhas ao ser conectada em algum datalogger, e até mesmo a conexão com a sonda, e o fato da grande reclação é em relação a calibragem dela. de 1 dia pro outro ja descalibra, se tiver uma mudança brusca no tempo, descalibra. e a ligação tb é mais chata.
já a aem possui ligação super simples e rapida. excelentes conectores, não descalibra facilmente e marca tanto em afr quanto em lambda, sem contar que ela possui os leds como se fosse hallmeter e no centro possui os display digital.
se seu manometro usa sonda lsu 4.2 e vc instalar a lsu 4.9, vai dar erro de leitura. não são compativeis.
nos eua, todos os kits já vem com lsu 4.9.
se eu achar mais informações das diferenças delas eu coloco.
que pena que são compatíveis….. eu uso o kit da odg e posso falar que embora ele seja grande é bem preciso e funcional, bate com leitura da sonda wid band usada originalmente pela minha injeção (vejo no scaner).
-
reaquecendo o tópico, ao contrário do que foi dito aqui, tanto no site da aem quanto da innovate, assim como nas lojas/ebay, todos falam em lsu 4.2 para esses produtos.
aqui no dinamômetro temos uma fueltech lsu 4.2 (da antiga), uma lsu 4.9 (da nova slim) e uma sonda profissional etas lsu 4.9 (que é a nossa referência com precisão até a terceira casa decimal)
a ft antiga lsu 4.2 é precisa, até a segunda casa decimal, e bate com a leitura da etas quando está na redondeza dos 0,80 - 0,95, fora dessa faixa é totalmente louca já a ft slim lsu 4.9 tem um offset de 0,02 por volta dos 0,86 e vai aumentando o offset a medida que se distancia, tanto pra cima quanto pra baixo.
como estão as opiniões sobre a odg?
-
estou na dúvida entre a aem e a odg.
a odg achei bem completa, tem saída para alerta, grava pico, tem uma saida 0-5v, etc, mas com a desvantagem de ser maior.
a aem achei interessante, o tamanho, o visuall, e tem uma saida rs232 para ligar no pc e usar como data logger sem precisar de nenhum outro equipamento, só um notebook.
pelas minhas contas sai mais ou menos o mesmo valor.
-
eu gosto do odg, nunca tive problema com ele. já instalei pelo menos uns 4 em carros de amigos, e nunca deu xabú. ao contrário das minhas duas innovate lc1 q deram pau…
o problema desses mostradores importados é que dificilmente vc vai achar um que marque em lambda direto. tanto o aem como o innovate mostram em afr; talvez seja falta de costume, mas eu particularemente acho que a indicação em lambda é mais direta .
-
e de certa forma isso é confuso, pq por exemplo, se vc estiver andando com álcool, o afr pra lambda 1 é aprox. 9:1. e como a graduação dele é pra uso de gasolina, acaba ficando meio bagunçado…
na verdade se vc ligar o foda-se e fingir q tem gasolina no tanque vai funcionar tbm - como ela lê somente o oxigênio restante da queima, pouco importa o que tá dentro do tanque. é só considerar que lambda 1 = 14,7 e boa.
mas eu prefiro ler o valor de lambda direto.
-
tabela de diferenças entre lsu 4.2 e 4.9: http://www.ecotrons.com/accurate_lambda_meter.html
pontos mais importantes:
lsu 4.2:
-
maior precisão somente entre lambda 0.8-1.0;
-
tempo de resposta mais lento;
-
aquece mais devagar;
-
precisa de calibração ao ar livre;
-
pior precisão em função da temperatura.
lsu 4.9:
-
melhor precisão em toda faixa;
-
tempo de resposta mais rápido;
-
aquece mais rápido;
-
não precisa de calibração ao ar livre;
-
melhor precisão em função da temperatura.
-
-
http://www.odginstruments.com.br/pdfs/wideband_tabela_resposta.pdf
lambda = 0,1413 * v + 0,6217
-
http://www.odginstru…la_resposta.pdf
lambda = 0,1413 * v + 0,6217
valeu menegotto.
to vendo se acho algum esquema, pra fazer a conversão, e exibir num display…
assim evito de comprar o odg x2, e posso usar só o condicionador.
-
se vc manjar de programação em c é melzinho na chupeta… só programar um pic e fazer um circuitinho pro display
http://pic-linux.foroactivo.net/t76-voltimetro-de-0-a-50v-usando-pic-16f876-con-sdcc