Montando novamente o 1.3 16v
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texto mais completo…
fluxo de óleo e requisitos de pressão o turbo sobrevive com espantosamente baixa pressão de óleo e fluxo.é quase certo que todos motores produzidos hoje em dia tem excesso de pressão de óleo requisitados por um motor turbo.
muita pressão de óleo pode causar problemas.o ideal é entre 65-70psi.se um motor criar mais pressão do que o retentor aguentar, pode ser preciso a instalação de um restritor ou uma passagem secundária para diminuir a pressão do óleo.
problemas com excesso de pressão de óleo forçando os retentores estão freqüentemente relacionados a smoking problems (turbinas fumando).
esta tabela é boa pra praticamento todos carros turbos
min. pressão(psi) | min. fluxo(gal/min)
marcha lenta com carro quente | 5 | 0.1
carga máxima | 25 | 0.5
professor lost,rsrsrs
traduz isso ai pras medidas bar e ml
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professor lost,rsrsrs
traduz isso ai pras medidas bar e ml
ja tinha convertido no primeiro post… no ultimo só copiei e colei o texto original...
min. pressão(psi) | min. fluxo(gal/min)
marcha lenta com carro quente | 5 psi (0,3 bar) | 0.1 gal (378ml) - no meu carro está com 1l / min, estava com 2l / min com motor frio, preciso testar com o motor quente...
carga máxima | 25 (1,7 bar) | 0.5 (1900ml)
amanha vou fuçar no bixo vamo ve se o retorno ta tendo vazao suficiente...
menegotto, esse livro deve ser realmente a biblia da preparação hein
chris, qual info poderia ser passada com qual produto? o lance da pressao com a turbina?
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hoje acabei nao conseguindo testar a vazao no retorno da turbina com o motor quente. troquei o oleo, instalei o radiador de oleo e fiz um gato pra poder conectar a pressurizacao temporaria até fazer o watercooler…
a babação no compressor diminuiu bem com o gigle 110, mas ainda tem, e tb pela turbina.
testei manter a turbina com uma certa rotação, mantendo o motor com -10 graus de avanço e aceleração suficiente pra manter o motor em 2500 rpm. a turbina sopra bastante e em alguns minutos, some todo o cheiro de oleo.
negocio é doido... segunda vou testar o lance do retorno...
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video do teste do retorno… deu 700ml por minuto com o oleo quente...
[media]http://www.youtube.com/watch?v=ynb5i-atnzu[/media]
o retorno deu conta, e dessa maneira, com o retorno jogando no funil e depois escoando pro carter parece que parou o cheiro que ainda tinha. concluí entao que talvez o respiro do motor nao estivesse sendo suficiente…
aí reparei que nao limpei o respiro... tirei entao a telinha do respiro e deixei funcionando em marcha lenta, situacao que normalmente fumava e agora só cheira oleo depois da diminuição do volume de oleo pra turbina...
aparentemente resolveu... mas ainda vou fazer mais testes.
montei uma preissurização improvisada com mangueiras em l só pra nao ficar sem e nao forçar a turbina sem pressurizacao. ta feio sim eu sei
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troquei o video…
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muito bom… pelo vídeo, retorno ok
tenta baixar o giclê pra 95 pra ver se melhora, vai baixando gradualmente...
agora, a pressurizaçao nao ta das mais feias nao, ainda mais por ser improvisada (tem nego q acha q isso aí é trabalho de primeira, rsrsrs).
se as abraçadeiras estivessem novinhas e as mangueiras limpinhas, passava despercebido de boa, hehehe.
cadê o radiador de oleo?
abraços.
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muito bom… pelo vídeo, retorno ok
tenta baixar o giclê pra 95 pra ver se melhora, vai baixando gradualmente...
agora, a pressurizaçao nao ta das mais feias nao, ainda mais por ser improvisada (tem nego q acha q isso aí é trabalho de primeira, rsrsrs).
se as abraçadeiras estivessem novinhas e as mangueiras limpinhas, passava despercebido de boa, hehehe.
cadê o radiador de oleo?
abraços.
entao, mas se o problema nao está no escoamento do retorno, e sim em alguma pressaozinha de ar no carter, nao adianta mais diminuir o volume do oleo na turbina… vou manter do jeito que ta e melhorar o respiro do motor pra ver no que da...
olha o radiador de oleo aí... em pé do lado direito na frente do radiador...
depois vou mudar vou colocar ele embaixo e deitado... mas isso vai depender do radiador do watercooler, entao por enquanto fica assim só pra poder funcionar...
abraço
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parece que nao fuma mais… agora vou reparar ao longo do tempo... hoje voltei da oficina pra casa com ele. foi a andada mais longa dele em 8 meses
pelo menos o motor ficou perfeito
video mostrando que a turbina nao fuma mais... diminui o volume de oleo e tirei a telinha do blow by que tava bem suja... lavei ela mas nao coloquei de volta por enquanto...
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video mostrando o contole de largada (launch) da fuelbox ligado na embreagem
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uia ta assoviando bonito
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uia ta assoviando bonito
ta sem valvula de prioridade… pra terminar a mecanica mesmo ainda falta fazer o watercooler e instalar os sensores de pressao de oleo e pressao de combustivel.
no carro ainda vou ter que trocar o para-brisa, amortecedores, molas, pintar teto e capô, e ainda colocar um catalisador pra poder passar ele no controlar parece que nao vai acabar nunca...
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uia ta assoviando bonito
ta sem valvula de prioridade… pra terminar a mecanica mesmo ainda falta fazer o watercooler e instalar os sensores de pressao de oleo e pressao de combustivel.
no carro ainda vou ter que trocar o para-brisa, amortecedores, molas, pintar teto e capô, e ainda colocar um catalisador pra poder passar ele no controlar parece que nao vai acabar nunca...
uai, se empobrecer bem a mistura e andar na pinga num passa nao?
ou nao seria mais tranquilo pegar emprestado um espacamento original de algum carro e fazer o teste?
pra que o watercooler agora? faz a questao do parabriza, pelomenos o carro ja fica andavel…
ps: quanto ta uma fuelbox hoje em dia?
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lost, catalisador não é obrigatorio não… tem uma turma passando carro com escape 2,5 , o lance é só afinar bem as emissões (mistura estequiométrica e pouco avanço na lenta e 2500rpm)
eles reprovam por canister, tem que ter e operando, então já providencia a ligação do canister na sucção da turbina. o mesmo pro blow-by. filtro de ar tb, tela nem tenta que reprova
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uai, se empobrecer bem a mistura e andar na pinga num passa nao?
ou nao seria mais tranquilo pegar emprestado um espacamento original de algum carro e fazer o teste?
pra que o watercooler agora? faz a questao do parabriza, pelomenos o carro ja fica andavel…
ps: quanto ta uma fuelbox hoje em dia?
na questao de emissoes passa na boa… o problema é a inspeção visual... tem que estar tudo bonitinho, mangueiras ligadas, respiro do motor ligado no filtro de ar (que nem tem ainda), canister ligado direitinho... chicote fechado... essas coisas... o grande lance é o ano do carro. se for um carro antigo andando de injecao programavel, é muito facil de passar. ja um carro mais novo, complica um pouco mais, pois aí mudam os criterios de emissoes, estabilidade de marcha lenta e etc. como a fuelbox controla a marcha lenta igual a original, tem correção por sonda, é semi-sequencial, mapa 3d facilita bem pra passar, mesmo sendo um carro que originalmente ja tem inclusive acelerador eletronico...
a fuelbox possui 6 saidas pra controle de injetores + 6 saidas pra controle de reles + 6 saidas pra controle de bobinas de ignição com driver interno, controle de booster, leitura e correcao por pirometro (requer modulo condicionador) leitura e correcao por sonda wide (requer modulo condicionador), controle de acelerador eletronico, controle de nitro progressivo, mapeamento 3d, datalogger incluso no software de monitoramento (notebook) e o principal: com precisão extrema em tudo o que faz. tudo isso por apenas r$ 2.490,00 sob encomenda.
ontem fui pra casa com ele... o motor ja rodou 50km depois das 3h de amaciamento parado
hoje a partida do motor ja foi bem mais leve, dando em torno de 400 rpm. antes tava mais pesado... ta amaciando
acho que nao vou aguentar muito tempo com corte de giro em 5000...
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lost, catalisador não é obrigatorio não… tem uma turma passando carro com escape 2,5 , o lance é só afinar bem as emissões (mistura estequiométrica e pouco avanço na lenta e 2500rpm)
eles reprovam por canister, tem que ter e operando, então já providencia a ligação do canister na sucção da turbina. o mesmo pro blow-by. filtro de ar tb, tela nem tenta que reprova
o catalisador, se o carro tiver originalmente, tem que estar com ele. eles verificam na inspeção visual…
o canister o pessoal larga aberto jogando direto na sucção, sem a solenóide?
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lost, carro ta pronto? rsrs
brincadeiras a parte, to com um probleminha em meu fire 1.3 16v e como vc é um profundo conhecedor deste propulsor, talvez possa me ajudar…
seguinte, fiz uma viagem pra brasilia, e na volta, o carro chegando aqui em goiânia se mostrou diferente... vc vai levando o pé devagar, ele vai indo de boa, sobe o giro normal, mas se der o pé, ele embola, engasga, dá tiro no escapamento e vira uma mer@#$@#$... o halmeter em wot nao passa de 600mv... testei com o multimetro e é a mesma coisa, 600mv em wot. tá muito ruim de andar com ele, e ta bebendo demais, com 34 litros de alcool, faz em media 200km.
arriscaria me dizer as causas mais provaveis que pode ser isso? as velas estao aparentemente normais. a bobina testei ela com o multimetro e tá dando em torno de 11k ohms tanto no 1-4 quanto 2-3 (será que medi certo? rsrs).
putz, to ficando louco já.
dá um socorro ai galera.
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lost, carro ta pronto? rsrs
brincadeiras a parte, to com um probleminha em meu fire 1.3 16v e como vc é um profundo conhecedor deste propulsor, talvez possa me ajudar…
seguinte, fiz uma viagem pra brasilia, e na volta, o carro chegando aqui em goiânia se mostrou diferente... vc vai levando o pé devagar, ele vai indo de boa, sobe o giro normal, mas se der o pé, ele embola, engasga, dá tiro no escapamento e vira uma mer@#$@#$... o halmeter em wot nao passa de 600mv... testei com o multimetro e é a mesma coisa, 600mv em wot. tá muito ruim de andar com ele, e ta bebendo demais, com 34 litros de alcool, faz em media 200km.
arriscaria me dizer as causas mais provaveis que pode ser isso? as velas estao aparentemente normais. a bobina testei ela com o multimetro e tá dando em torno de 11k ohms tanto no 1-4 quanto 2-3 (será que medi certo? rsrs).
putz, to ficando louco já.
dá um socorro ai galera.
o carro ta andando… estar pronto ja depende de muitas outras coisas...
quando o sintoma é: qualquer giro, pisando leve vai de boa, abriu o acelerador parece que algum cilindro apaga e nao volta enquanto nao pisar de leve de novo, tendo uma faixa limite bem definida entre andar de boa e falhar dependendo do quanto vc abre o acelerador
costuma ser problema na ignição, que incluí velas, cabos e bobina.
se quando falha, vc conseguir distinguir que é 1 cilindro apenas que falha, é mais provavel ser vela ou cabo de vela, que sao itens individuais.
se quando falha, vc conseguir distinguir que sao 2 cilindros, provavelmente é a bobina
o estouro é porque a ignicao falha, passa combustivel e queima no escape devido ao fogo gerado por um cilindro que está funcionando corretamente.
isso serve pra qqr motor, nao porque é o 1.3 16v.
a bobina pode medir tudo certo, ou seja, nao ter filamento rompido, porem, pode ter problema de isolamento e estar vazando internamente. só se pega defeito de bobina com o multimetro quando ela queima totalmente. se for vazamento por idade mesmo, nao pega.
a bobina tem quantos km?
as velas tem quantos km?
os cabos tem quantos km?
só pra vc ter ideia, meu palio deu vazamento nos cabos quando tinha 30 mil km.