Taxa no ap 2.0 aspro…
-
12,3:1 é a original do 1.8 a alcool.
não rebaixei esse cabeçote pq queria experimentar como ficaria na podium o carro, ficou bom mas no fim deixei no alcool msm. com mais taxa com ctza ficaria mais potente.
–
motores a alcool, qquer rebaixada a taxa vai lá no inferno. pra ilustrar a ideia, vamos supor que tirar 1mm do cabeçote subtraia 5cc do volume dele:
num 1.8 gasolina, com 8,5 de taxa, isso elevaria a taxa para 9,18:1;
já num 1.8 alcool, de 12,3:1, a taxa iria para 13,9:1;
se pegar o mesmo motor e ao invéz de 5cc, vc tirar 10cc:
do motor a gasolina, a taxa vai para 10:1;
do motor a alcool, ela vai a 16,1:1;
quanto menor a camara original, mais % dela vc tira com tanto de rebaixamento. É tipo uma progressão geometrica.tudo feito na base da formula da taxa de compressão: taxa=cilindro+camara/camara.
-
não sei quanto de taxa dá pra ir no ap, mas para o motor admitir só 26º de avanço não era pouco que tinha ali não. lembro que no caso dos 1.8alcool não há camara no pistao, ele é reto, a camara de combustao em pms é só o cabecote + luz. o 2.0a tem cava se não me engano. mas a razão de calculo é a mesma.
-
12,3:1 é a original do 1.8 a alcool.
não rebaixei esse cabeçote pq queria experimentar como ficaria na podium o carro, ficou bom mas no fim deixei no alcool msm. com mais taxa com ctza ficaria mais potente.
–
motores a alcool, qquer rebaixada a taxa vai lá no inferno. pra ilustrar a ideia, vamos supor que tirar 1mm do cabeçote subtraia 5cc do volume dele:
num 1.8 gasolina, com 8,5 de taxa, isso elevaria a taxa para 9,18:1;
já num 1.8 alcool, de 12,3:1, a taxa iria para 13,9:1;
se pegar o mesmo motor e ao invéz de 5cc, vc tirar 10cc:
do motor a gasolina, a taxa vai para 10:1;
do motor a alcool, ela vai a 16,1:1;
quanto menor a camara original, mais % dela vc tira com tanto de rebaixamento. é tipo uma progressão geometrica.tudo feito na base da formula da taxa de compressão: taxa=cilindro+camara/camara.
sim sim, tenho em mente isso, estamos montando um motor fora, pra nao estragar o original, é um motorzinho pra levar sarrafo….
queriamos uma taxa boa, a ponto de extrair uma boa potencia ainda no alcool e com certa durabilidade....
não sei quanto de taxa dá pra ir no ap, mas para o motor admitir só 26º de avanço não era pouco que tinha ali não. lembro que no caso dos 1.8alcool não há camara no pistao, ele é reto, a camara de combustao em pms é só o cabecote + luz. o 2.0a tem cava se não me engano. mas a razão de calculo é a mesma.
é o pistao do 2.0 tem uma cavinha
-
é o squish dos pistoes passa acima do bloco mesmo. tanto alcool quanto gasolina.
talvez vc sinta um pouco de falta de torque em baixa com o 3e. uma weber 40 ai, vc nem percebe a perca de torque em baixa.
-
se servir de referencia para outros…
estou usando travado ~23º ~24º de ponto... para ter um motor esperto desde baixa....
o carro ficou bem legal, frita a 2a marcha inteira e de 5a marcha a 160km/h só beliscar o acelerador o carro sobe forte a velocidade...
o negocio ficou alem da minha da expectativa e do meu amigo, dono do carro... agora, alem dos turbos minha nova paixao são os aspiradinhos....
-
18/21 iniciais, se o arranque der conta e 28 de ponto final, usava assim em um cabeçote com2,5mm e pistão de 83mm alcool e nunca se quer ameaçou a bater pino
-
talvez vc sinta um pouco de falta de torque em baixa com o 3e. uma weber 40 ai, vc nem percebe a perca de torque em baixa.
com dois milhão, só vai vir torque em baixa de 3e
é o squish dos pistoes passa acima do bloco mesmo. tanto alcool quanto gasolina.
nos ap 1.6 alc passa bastante, nos demais só no 2.0 alc e mesmo assim só um pedaço para equalizar a taxa.
pode ser feito um trabalho desses no bloco, mas tem que ser bem criterioso
-
nos ap 1.6 alc passa bastante, nos demais só no 2.0 alc e mesmo assim só um pedaço para equalizar a taxa.
pode ser feito um trabalho desses no bloco, mas tem que ser bem criterioso
realmente quando montei meu 1.8/alcool passou quase nada, coisa de 0,3/0,4 no maximo.
imaginei que o 1.6 pra chegar nos 12:1 passa bem mais pra fora msm.