[duvida] qual a real vantagem em usar amplificador de faisca
-
em carro turbo eu nao sei.
mas em carro que roda com gnv, a diferenca é colossal.
no caso do gnv o que ocorre provavelmente é o caso do aumento na frente de chama.
pelo menos é assim que eu vejo
lost,
a sua aula é um espetaculo.
mas, no gnv o que ocorre é magica.
ande em um carro sem amplificador de faisca e sem variador de avanco e com gnv.
depois ande nesse mesmo carro com amplificador e sem variador e com gnv.
a diferenca é brutal.
é como se o carro em questao rodando no gnv conseguisse o folego que se teria com o combustivel liquido.
muito grande mesmo a diferenca.
guilherme, como seria esse ganho é tive carro com gnv de 4ª geração (306) e ate que a perda de potencia não era tão absurda, mas sempre quiz mais um folego extra no carro, meu pai teve um civic 1.7 igual ao meu atual so que com gnv de 4ª geração e o carro era uma merda, mas estou pensando em colocar o kit gnv de 5ª geração (com bico de injeção de gnv em vez do mesclador) e se possivel um amplificador de faisca pra ver se o carro não fica manco como um 1.0.
andre,
como eu disse ai emcima, no meu caso (santana 2.0 gasolina/gnv , ie le-jetronic, kit gnv 2 geracao, eu acho, sem variador de avanco), o carro com a ignicao original (controlada pelo modulo ezk da le-jetronic) era manco de dar dó.
vc é do rj, entao conhece a serra grajau-jacarepagua.
qtas vezes subindo ela no gnv, pisando o que podia, me passava carro 1.0 rasgando ali nas curvas antes da cabana da serra.
e olha que eu fiz trocentos ajustes no gnv, mas, nao melhorava isso.
na arrancada o carro ate ia bem, mas, nao ia beeeeem como na gasolina (ate pq tem aquele maldito redutor na boca do filtro de ar, e restringe muito….)
qdo coloquei a ignicao, e consequentemente abri as velas pra 1,3mm , o carro tinha alma nova.
parecia que eu tava rodando na gasolina, original, sem o gnv.
foi necessario enriquecer a mistura do gnv, pq a lenta ficou prejudicada, mas, tinha valido a pena, o carro andava muita coisa melhor.
e quanto ao honda…
cara, honda é motor girador, nao tem torque nem tao cedo em baixa rpm.
gnv em honda é tiro na testa mesmo.
eu tive um civic lx 98 com gnv tb.
manco de dar pena... e tinha a porra toda, variador, emulador, tudo que termine com dor tinha no carro.
mas, era manco.
e nesse eu nunca testei modulo amplificador.
bom mesmo deve ser o siena tetra fuel, com seu kit original de fabrica, com os 04 bicos injetores de gnv, e nada de restricao.
isso sim, deve ser tesao demais.
pois é, o peugeot apesar de ter o mesclador fazendo gargalo na entrada da admissão, ate que tinha muito torque no gnv, conseguia subir ate a cabana da serra pisando e o bicho pedindo marcha, o honda do meu pai era o contrario realmente era manco como se fosse um suprema 1.0 ai conversando com uns instaladores, me disseram que no civic o unico kit que não sente a perda é o de 5ª geração (igual o usado pelo siena tetra) pois não tinha o gargalo do mesclador e a injeção do gnv era indo pro pmi da admissão, disseram tambem que esse kit não dava backfire. dai com esse kit, queria ver se ainda conseguiria evitar ainda mais a perda com um amplificador de faisca.
voltei a pensar no gnv no honda porque aqui em niteroi ta foda, gasolina mais barata ta 2.69 e mesmo assim desconfio que esta com mais alcool que os 25% porque meu carro consumiu demais. mas tambem não sei se ele esta marcando corretamente, honda é foda, o marcador é uma bosta.
-
p.s. qual seria a diferença entre usar um amplificador de faisca ou um flyback de uma tv de tubo de 38 ou de um monitor de pc crt de 22 (ainda mais forte que de tv) ?
só tensão…. e quantidade de energia final
no caso o flyback tem uma quantidade de energia final bem maior que de um amplificador, correto é se não me engano, um flyback de monitor crt de pc tem entre 55 a 70mil volts.
-
p.s. qual seria a diferença entre usar um amplificador de faisca ou um flyback de uma tv de tubo de 38 ou de um monitor de pc crt de 22 (ainda mais forte que de tv) ?
no caso o flyback tem uma quantidade de energia final bem maior que de um amplificador, correto é se não me engano, um flyback de monitor crt de pc tem entre 55 a 70mil volts.
é por ai, tem quer só a corrente disso, é bem pouca, já levei inúmeros choques disso uhauhauhauh e não morri uhauhauh
-
é por ai, tem quer só a corrente disso, é bem pouca, já levei inúmeros choques disso uhauhauhauh e não morri uhauhauh
sorte hein, amigo do meu tio morreu com a descarga de um flyback de uma tv de 14 , morte instantanea.
-
sorte hein, amigo do meu tio morreu com a descarga de um flyback de uma tv de 14 , morte instantanea.
ui, poxa.. que pena, ele devia ter algum problema… eu levei muitos choques e nada....
-
aqui na oficina tem um siena tetra fuel… o carro é top demais, anda no gás sem falha alguma, e uma economia absurda... porém ele fica mais manquinho no gás, não tem jeito...
ano 2007... um taxista da cidade comprou um na mesma semana, jah viro 260 mil km... motor nunca aberto pra nada...
-
aqui na oficina tem um siena tetra fuel… o carro é top demais, anda no gás sem falha alguma, e uma economia absurda... porém ele fica mais manquinho no gás, não tem jeito...
ano 2007... um taxista da cidade comprou um na mesma semana, jah viro 260 mil km... motor nunca aberto pra nada...
isso original de fábrica?
-
sim o gás vem original de fábrica…
eles chamam de tetra (4) fuel pq a central dele tb tem caibração pra nafta (gasolina do mercosul sem alcool)
no porta malas, estão 2 cilindros de 7,5 igual aos dos kits... no motor, 8 bicos, 4 pro liquido e 4 pro gnv... válvula redutora aquecida por resistencia e o mais importante, chicote da injeção intacto sem emendas mal feitas e emuladores vagabundos... todo o acerto foi feito pela magnetti marelli na centra da ie dele.
eu considero, disparado, o melhor carro pra quem busca economia de combustivel por rodar muito... tanto é que os taxistas estão se lavando nesse siena (vende quase mil por mes)
-
sim o gás vem original de fábrica…
eles chamam de tetra (4) fuel pq a central dele tb tem caibração pra nafta (gasolina do mercosul sem alcool)
no porta malas, estão 2 cilindros de 7,5 igual aos dos kits... no motor, 8 bicos, 4 pro liquido e 4 pro gnv... válvula redutora aquecida por resistencia e o mais importante, chicote da injeção intacto sem emendas mal feitas e emuladores vagabundos... todo o acerto foi feito pela magnetti marelli na centra da ie dele.
eu considero, disparado, o melhor carro pra quem busca economia de combustivel por rodar muito... tanto é que os taxistas estão se lavando nesse siena (vende quase mil por mes)
é o motor onde eu pretendia fazer os testes do aplificador, daria pra comparar com gnv e com alcool…
isso em dinamometro de motor...
-
seria um ótimo teste lost…
mas uma coisa é fato... a fiat enfiou até computador de bordo nesse siena tetra fuel... só pode comprar ele completo, pelado não tem... eu duvido muito que eles iriam economizar alguns trocados no sistema de ignição com prejuizo da performance...
pq hj em dia o que vende carro é potência... curva de torque não existe, só existe aquele numero mágico acompanhado de cv...
pra min os ganhos com ignição forte sempre foram e sempre serão a alteração do tempo de queima... como o tempo de queima é mais curto, o pico de pressão acontece alguns graus antes... basicamente o mesmo que adiantar o ponto... isso num carro original é claro, num motor de competição onde existe falha de ignição pela insuficiência do sistema original aí a conversa muda....
-
mas uma coisa é fato... a fiat enfiou até computador de bordo nesse siena tetra fuel... só pode comprar ele completo, pelado não tem... eu duvido muito que eles iriam economizar alguns trocados no sistema de ignição com prejuizo da performance...
pq hj em dia o que vende carro é potência... curva de torque não existe, só existe aquele numero mágico acompanhado de cv...
pra min os ganhos com ignição forte sempre foram e sempre serão a alteração do tempo de queima... como o tempo de queima é mais curto, o pico de pressão acontece alguns graus antes... basicamente o mesmo que adiantar o ponto... isso num carro original é claro, num motor de competição onde existe falha de ignição pela insuficiência do sistema original aí a conversa muda....
é o que eu venho falando…
os trabalhos começarão dia 13. desta vez tirarei fotos. da outra vez esqueci... não tenho nenhuma foto do tetra no dinamometro...
-
É o que eu venho falando…
os trabalhos começarão dia 13. desta vez tirarei fotos. da outra vez esqueci... não tenho nenhuma foto do tetra no dinamometro...
poxa, fiquei interessado….................................. que carro é este? que motores tem? já estão em produção?
-
é o que eu venho falando…
poxa, fiquei interessado….................................. que carro é este? que motores tem? já estão em produção?
ja foi dito algumas vezes nesse post.
siena tetra fuel
ja existe a uns bons 3 ou 4 anos.
-
caraca zé tá por fora da linha de carros fiat ein hehehehehehehehe
esse siena foi lançado em 2007, já está a 4 anos no mercado.
se trata de um siena (palio sedan), com motor fire 1.4 8v, gnv de fábrica e motor realmente preparado pra receber gás (válvulas resfriadas com sódio, sede de válvula de liga especial, guia de valvula com liga especial, etc etc)
este modelo só vende completo, por volta de r$44k… frotista pega bom desconto, um amigo tirou um por 31mil...
-
o modelo siena preserva, em todas as versões, o pioneirismo da fiat, que foi a primeira fábrica a lançar no país um veículo movido a álcool, e, recentemente, disponibilizou ao mercado o siena tetrafuel com um motor que permite o uso de até quatro tipos de combustíveis: gasolina pura (disponível na europa e em outros países da américa latina), álcool, gasolina brasileira e gás natural veicular (gnv). instalado de fábrica, o gnv possui a vantagem de estar incorporado ao sistema de injeção eletrônica mantendo a opção de uso de combustíveis líquidos (gasolina ou álcool) com os atuais modelos flex. o motorista pode selecionar através do menu my car em qual modo deseja utilizar o veículo. na primeira opção o sistema de controle privilegia a utilização do gnv, a comutação entre gnv e combustível líquido é feita automaticamente quando o carro necessita de mais força (subidas, arrancadas, ultrapassagens, etc.). na segunda opção o motorista configura o veículo para andar com se estivesse num veículo flex normal, utilizando sempre o combustível líquido.
http://www.fiat.com.br/monte-seu-carro/monte/176/siena+2011
pra dar uma base, o daqui roda 210km com 14m3 de gás… 14 x 1,70 = r$23,80 / 210km. na gasolina, fazendo 12km por litro, andaria somente 105km
-
nao tirei fotos no dinamometro, mas tirei nos testes praticos…
motor tetra... o monte de fios é por causa da instrumentação feita pela fiat, foram instaladas diversas medicoes de temperatura inclusive 1 termopar por cilindro e lambda wide etas.
da pra ver os bicos de gas