Taxa e pressão nos forjados de hoje
-
sem querer criar intrigas ( lembro das discussoes ferrenhas taxa x pressão, enchimento, etc etc etc ) mas hj to percebendo que toda hora ouço nego montando forjado taxado e enrolado pressão emcima.
ex. na full power desse mês saiu um golf gti, turbo forjado ( de pistão je parece ) ai vou ver as specs: 10:1 de taxa + 2.8kg de turbo ( e um sr. turbo ), além de cambio para dar mais final. isso é 38:1 de dinâmica, num cabecote que fluxa que é o demonio, como que aguenta isso? não por resistencia fisica do motor, mas pelo excesso de compressão no combustivel…
-
cara não é questão de que taxado + forjados não aguentam o tirão…. mas sim que destaxado rende mais... só isso...
só que com o caminho que o preço dos combustíveis tá indo, pessoal de rua tá virando a mente, não adianta ter um carro foda no papel do dino e foda tb no sustento...
eu hj se fosse montar outro turbo de rua, certamente teria uns 11:1 de taxa pra queimar bem o alcool e andar com 1,5, como o gaucho citou... jah pra pista seria beem diferente...
-
pelo que eu vejo 90% do povo roda com 9,5:1 de taxa em qualquer situacao que seja, principalmente pq essa é a taxa dos pistoes mais vendidos.
alguns na rua aumentam a taxa pra consequir uma melhor queima do combustivel enquanto andam civilizadamente, o que é a maioria do tempo.
e tambem escolhem turbinas menores e de pegada mais rapidas e que dificilmente apresentam boa eficiencia acima de 1,5bar de pressao.
ja na arrancada tudo muda de figura e cada caso é um caso…...tem preparadores que testam camaras de combustao redesenhada, altas taxas, baixas taxas, turbos assombrosos que chegam a assustar v8 e por aí vai.....
agora quem anda na frente ?
quem tem o melhor conjunto de piloto (reação) transmissao de potencia ao chão (suspensao) e tração (ambos+eletronicos)
motor mesmo parou de ganhar arrancada faz tempo. (genericamente falando, claro.)
abraço.
-
to cheio de cliente forjadinho com 11:1 e usando 1,5bar em gt28rs pra cima… a grande pegada é num ter um carro bipolar como qdo vc usa 8,5:1 e alcool... o carro num vem aé que a turbina empurre... acaba virando aquele negocio que num vem..num vem..qdo vem...vem riscando tudo... semana que passou fiz m golf assim... 1,5 caindo pra 1,2...348cv na roda... grafico lisinho... vinha na rua andando a 2.500rpm de terceira... crava ao pé e vinha lixando praticamente na hora... o lag, boost threshold baixinho... dirigibilidade fodona...
a taxa deixa mais linear a tocada...e obvio da mais economia tbm...
-
falar que motor destaxado rende mais que o taxado é tremenda besteira.
um motor com 11:1 de taxa e 1.5 kg rende muito mais que esse mesmo motor com 8:1 de taxa
para cada taxa de compressão de um motor existe uma pressão onde esse motor alcança o máximo rendimento. abaixo disso ele perde e acima também perde.
usar um motor destaxado, tipo 7,5:1 de taxa e jogar uns 3,7 kg na teoria rende mais que o mesmo motor com 10:1 de taxa e 2.5 kg (taxa dinâmica na casa dos 35:1), só que existem mais variáveis que somente taxa e pressão. usar altas pressões tem um custo, acima de 2,2 kg a maioria da turbinas perde rendimento. nesse caso o aumento da pressão não é acompanhado pelo aumento de potencia na mesma proporção. sem contar que a maior pressão necessita de cabeçotes mais eficientes, intercoolers mais eficientes e válvulas mais resistentes (devido as altas temperaturas de trabalho do motor).
e se ainda assim esse motor com 7.5:1 de taxa conseguir trabalhar de modo eficiente com seus 3.7 kg, ele não será nem um pouco linear
por isso hoje vemos carro com taxas maiores e pressões menores.
-
na verdade é mais pelo fato do combustivel e os materiais não se comportarem bem em condições de altíssimas temperaturas e pressões.
se for possível controlar a temperatura de adm, fazendo com que o ar entre bem frio, é possível usar com taxa alta e pressão elevada. mas isso é muito complicado, pq como o motor esquenta muito e trabalha todo muito quente dificulta a queima e a durabilidade/funcionalidade do mesmo.
nas arrancadas vemos motores com taxas razoáveis e pressão nos caralho usando icecooler exatamente por isso, mas em um carro de rua fica complicado manter esse rendimento numa constante.
-
eu troco informação com tunners do mundo todo, pra carro de rua eles (e concordo) são unanimes em dizer que se você tiver que usar 25psi (1,7bar) pra ter o rendimento que deseja é porque tá na hora de mudar o projeto… ou a taxa tá baixa, ou comando inadequado, ou cilindrada...enfim... não vale a pena usar
-
bom galera,a pergunta é,estou utilizando um motor ap 1.8 com comando 049g,pistões gasolina,aqueles fundos com um pequeno ressalto,junta de aço e estou andando com alcool alguém saberia me dizer aproximadamente qual seria a taxa deste motor do jeito que esta a configuração??? no preço que esta o alcool nos tempos de hoje,analizando este assunto,seria melhor que eu acertasse meu carro na gasolina mesmo,pois iria diminuir o consumo e melhorar no rendimento,correto???ah, no momento estou andando com 1,5 bar…
-
falar que motor destaxado rende mais que o taxado é tremenda besteira.
um motor com 11:1 de taxa e 1.5 kg rende muito mais que esse mesmo motor com 8:1 de taxa
com a mesma pressão sim meu querido, mas a questão está no enchimento dos cilindros… com 8 de taxa, para chegar na mesma tx dinâmica do que 11:1 vc usa mais pressão e com isso o enchimento do cilindro é maior... teoria comprovada na prática... se vc não acredita é um direito seu, mas não diz que é tremenda besteira, pois estará sendo ignorante e alienado
-
bom galera,da uma olhada no que eu achei aqui a respeito de taxa x pressão esperro ter ajudado um pouco nesta questão rsrrss
abçs
http://turbobr.pbworks.com/w/page/22531765/taxa-e-pressão-em-motores-turbo
-
pessoal,
lembre-se que em motor turbo o que vale é o enchimento volumétrico… quanto mais espaço, mais ar cabe ali...
-
sem querer criar intrigas ( lembro das discussoes ferrenhas taxa x pressão, enchimento, etc etc etc ) mas hj to percebendo que toda hora ouço nego montando forjado taxado e enrolado pressão emcima.
então sem querer ser … o vigia do forum..rsrsrsrs… em vez de criar esse tópico era so usar o si-achi (search) ...rs... e tirar suas dúvidas....
posted 11 junho 2007 - 11:26
quote(overspeed @ jun 11 2007, 10:42 am)nem tanto ao mar… nem tanto a terra...
infelizmente aqui a negada se apega sempre aos extremos...
com menos taxa e mais pressão vc pode ter mais potência final(entenda como pico de potência) mas nem sempre tem a maior potência média (que no dia a dia é responsável pelo bom comportamento de um carro... quem acha agradável um carro que só tenha força a partir dos 5.000 rpm ?... apesar de ser um tesão sempre andar com giro alto tem horas que num se pode fazer isso na pratica ou simplesmente porque cansa andar assim).
desde que vc consiga evitar detonação, quanto mais taxa tiver mais cedo vc consegue o torque máximo (portanto mais potência em giro baixo vc tem)... só que ca?mos num ponto critico... se vc vai sair forte acelerando (num pista) contra alguem vc normalmente trocar? de marchas perto do limitador (digamos 6.800rpm) e a rotação nunca cair? abaixo de uns 4.500 rpm (se o cambio for bem escalonado, como costuma ser)...ou seja a potência em giros mais baixos nunca será aproveitada... aí qto mais potência de pico melhor...
mas para o dia a dia (ou uma prova de endurance onde as vezes vc precisa retomar de giro mais baixo pra economizar uma troca de marcha mais pra frente) a potência média maior pode ser vantajosa...
cai na mesma coisa que o lost mediu no carro dele ao trocar de turbina... ganhou potência e perdeu torque... mas torque x rotação = potência... então ele perdeu potência, mas em giros mais baixos... simples assim...
nos extremos (acelerador todo pressionado) pode acontecer como a carol disse... enche mais...e se enche mais tem mais potência... mas pra isso precisa ter a pressão, e isso significa que precisa que a turbina receba fluxo suficiente pra girar e começar a ter pressão...
se vc fizer um carro com 2:1 de taxa vai precisa usar uma turbina extremamente pequena pra ter pressão...caso contrário até ela começar a virar vc tem muito menos potência que o mesmo motor com 12:1... fica muito mais abruta a entrada de potência (e pior de dirigir)
o povo que corre em arrancada tem andando entre os tradicionais 8,5:1 a 11:1 cada um com sua concepção... lembrando que como a potência nesse caso é alta e destraciona demais com po no fundo... usam este artificio aliado ao escalonamento do cambio pra não destracionar demais... tem que use 8,5:1 com primeira relativamente mais curta...tem que use 11:1 e alongue todas as marchas, com primeira bem longa (já que ao sair tem torque de sobra).
o importante é saber o uso… igual o povo aqui que gosta de indicar k24 até pra carro 1.0 … dependendo do uso vai que fica bom... (não acho que fique em nenhuma...hehehe só exemplo ok ?) ...dependendo do uso pode (e acho que vai) ficar uma merda...
exato. até citei o exemplo da f1 onde qdo usavam taxa mais baixa eles tinham bem mais potência, e com o passar do tempo a taxa foi subindo e a potência caindo, porém, os carros foram ficando mto mais dirig?veis pela progressividade.
[link para a discussão taxa x pressão](link para a discussão taxa x pressão)
-
calma galera rs não vamos reacender a discussão ferrenha taxa x pressão, quem rende mais.
caso é o seguinte, destaxado rende sim, pq com turbo cheio dificilmente a taxa dinamica fica abaixo de 13:1 ou 14:1 que já é a taxa correta de queima do alcool.
com 12,3:1 de taxa e 0.8kg de pressão a compressão final é praticamente a mesma que 8,5:1 e 1.6kg. imagino avanços similares nos dois casos, mas mto mais potencia com o destaxado simplesmente pq queima de forma parecida muito mais mistura.
mas até ai estamos em 22:1 de taxa dinamica e não 38:1 como no caso acima. imagino q nem faisca precisa para acender a mistura com tanta compressão…
-
eu troco informação com tunners do mundo todo, pra carro de rua eles (e concordo) são unanimes em dizer que se você tiver que usar 25psi (1,7bar) pra ter o rendimento que deseja é porque tá na hora de mudar o projeto… ou a taxa tá baixa, ou comando inadequado, ou cilindrada...enfim... não vale a pena usar
esse cara é meu ídolo
jr, concordo em 100% com isso.
talvez eu demore a mexer com isso, mas se no futuro eu fizer outro motor forjado, não monto com menos do que 9,5 de taxa, que foi a que usei no motor do logus e ficou bom pra caramba, forte de baixa, pegada rápida e não gastava tanto assim - fazia 6 na cidade, no álcool, ao passo que meu a3 hoje custa a fazer 8 com gasolina….
-
esse tava no velopark esse final de semana… motor reserva de um ap 16v
ao meu ver é questao de gosto…..
levando se em conta o mesmo motor apenas com alterações em taxa e pressao...
taxa baixa + pressao alta... carro razoavel de baixa, com muita potencia em alta...
taxa alta + pressao moderada, carro esperto de baixa com uma alta limitada
taxa e pressao intermediarios, carro com boa dirigibilidade em baixa com uma alta boa(potencia abaixo do destaxado)
se socar pressao no taxado, vai começar a ter problema com detonação, aquecimento etc e vai ter que compensar esses problemas baixando ponto, deixando de ganhar uns cvs extras.
porem ainda tem o fato de um taxadao nao se dar bem com turbinas monstruosas, ao contrario do destaxado que fica bem interessante com uma turbina dessas soprando sem fim....
-
os turbos originais (audi e gti) usam taxa de compressão: 10:1 . e são à gasolina.
já o gol turbo 16v de 2000 usa taxa de 8,5:1