Taxa e pressão nos forjados de hoje
-
motor de ayrton senna de 1988
o motor era o honda 1.5 litros v6 turbo, que debitava cerca de 750 cv de potência, numa pressão de 2.5 bar, a 13.500 rpm.
o motor honda ra186e 1.5 v6 turbo
-
concordo com tudo o que foi falado…
mas pq não definir um objetivo de potência e com isso uma taxa que consiga propiciar um bom compromisso?
simples assim...
que eu tenho visto, 9-9,5 tem sido uma taxa bem usada com álcool e 500-600hp... sem quebrar, inclusive andando de final com moto.
é que falei a umas 6 paginas atrás, questão de gosto.
e saber também o real objetivo/necessidade, coisa dificil de ver hoje em dia.
-
o motor era o honda 1.5 litros v6 turbo, que debitava cerca de 750 cv de potência, numa pressão de 2.5 bar, a 13.500 rpm.
mas esse ai é o setup de corrida.
na época em que a formula 1 era uma categoria que envolvia bastante dinheiro e os caras não ligavam para custos, existiam 2 motores. um para corrida e outro para classificação que dizem entregar perto de 1500cv @ 5bar.
[]s
-
mas esse ai é o setup de corrida.
na época em que a formula 1 era uma categoria que envolvia bastante dinheiro e os caras não ligavam para custos, existiam 2 motores. um para corrida e outro para classificação que dizem entregar perto de 1500cv @ 5bar.
[]s
e sem wastegaste.
-
o f1 mais potente: [lotus 98t renault (mais potente f1 da história) 1986](lotus 98t renault (mais potente f1 da história) 1986)
-
notem acima q o motor tem 60mm de curso e vira o máximo até 11.500rpms
tem gente q faz ou diz q faz, apzão c 92,8mm virar 10.000rpms
fonte
-
pq esse assunto dos f1 turbo sempre vem à tona?
são quase 30 anos atrás. a tecnologia de hoje é muito mais avançada, os conceitos são outros.
30 anos é e o ap tem qto tempo ?
snme aqui no br começou nos passat de 1975.
chamavam de md mas p mim é tudo ap
-
me mostra 1 ap turbo virando 10.000rpm por 1 hora isso non ecziste, by padre quevedo.
-
lamentavel que a f1 deixou de ser um esporte de macho pra ser um playground de gurizinhos…
mas são gurizinhos c disposição, atitudes e velocidades de reação muito acima da média.
o schumy e o barrichelo (últimos representantes dos antigos) não estão se criando c a molecada.
-
são quase 30 anos atrás. a tecnologia de hoje é muito mais avançada, os conceitos são outros.
30 anos é e o ap tem qto tempo ?
snme aqui no br começou nos passat de 1975.
chamavam de md mas p mim é tudo ap
e eu tô falando de ap ?? tô falando em motores em geral… desde que inventaram virabrequim, biela, pistão e uma tampa pra fechar tudo e regular a entrada de ar/combustível, a essência da coisa permanece a mesma.
o golf dahlback parece ter 8,8:1 de taxa e algo ali nos 1000hp. o lingenfelter ls7 biturbo de 800hp também tem 8,8:1...
são dois motores bem diferentes, nenhum deles cagado de taxa, nenhum deles com a taxa derrubada ao extremo.
me mostra 1 ap turbo virando 10.000rpm por 1 hora isso non ecziste, by padre quevedo.
claro que não é a realidade pra maioria dos motores comuns… salvo um ou outro, talvez um honda b16 ou k20z3, ou um nissan rb26.
mas nos anos 80 tinha ap com 280hp @ 8750 rpm (divulgado, embora um ex engenheiro da drake jure de pé junto que ele já viu no dyno 295). e giravam 9200rpm no dyno, sem quebrar. tá bem próximo dos seus 10000, então eu não duvidaria não. só que, pra que vc vai perder tempo com um ap velho se hoje tem motores muito mais fáceis de serem feitosó especialmente se $$ não é uma limitação…
-
lamentavel que a f1 deixou de ser um esporte de macho pra ser um playground de gurizinhos…
mas são gurizinhos c disposição, atitudes e velocidades de reação muito acima da média.
o schumy e o barrichelo (últimos representantes dos antigos) não estão se criando c a molecada.
barrichelo nao é parametro pra porra nenhuma.
baita 171 do cacete.
inacreditavel como esse cara vai fazer 20 anos de f1, nao ganha porcaria nenhuma (menos de 15 vitorias em toda carreira) e continua ano apos ano tendo seu contrato renovado e enchendo o rabo de dinheiro.
mas, vou refazer meu comentario anterior.
os carros de f1 ficaram muito playstation. (acho que me fiz entender agora).
-
porque dá tesão de olhar essas jóias…..
pipíduromode:on
me mostra um uso plausível pra isso, e um exemplo de outra marca (projeto semelhante) pra ilustrar melhor…..
barrichelo nao é parametro pra porra nenhuma.
baita 171 do cacete.
inacreditavel como esse cara vai fazer 20 anos de f1, nao ganha porcaria nenhuma (menos de 15 vitorias em toda carreira) e continua ano apos ano tendo seu contrato renovado e enchendo o rabo de dinheiro.
mas, vou refazer meu comentario anterior.
os carros de f1 ficaram muito playstation. (acho que me fiz entender agora).
como voce mesmo respondeu: ele ganha sim….......enche o rabo de dinheiro e se diverte muuuuuuuito mais que nós tudo junto.....
-
ou seja, em 86 os caras retiravam 1300cvs num motor 4cl com 1500cc e 5.5 bar de turbo… e aguantava toda a qualificacao, ou seja, 20 min de pé dentro...
hoje tamo nos 500 a 1000cvs, com 2000cc+ e tamos avançados??? pode ser honda, ap, ecotec, duratec... tec .tec .tec. tec... tudo forjado...
e tem mais uma coisa que deve lascar a cabeca de muitos... o turbo é: caixa quente pequenininssima (.36?), eixo enorme e compressor/rotor avacalhado...
/
ps: quantas turbinas e cilindradas o degreas deve que usar pra passar dos 1500cvs e so durar 400mts?
-
como voce mesmo respondeu: ele ganha sim….......enche o rabo de dinheiro e se diverte muuuuuuuito mais que nós tudo junto.....
;
e ainda joga mola na testa dus otros