Taxa e pressão nos forjados de hoje
-
falar que motor destaxado rende mais que o taxado é tremenda besteira.
um motor com 11:1 de taxa e 1.5 kg rende muito mais que esse mesmo motor com 8:1 de taxa
com a mesma pressão sim meu querido, mas a questão está no enchimento dos cilindros… com 8 de taxa, para chegar na mesma tx dinâmica do que 11:1 vc usa mais pressão e com isso o enchimento do cilindro é maior... teoria comprovada na prática... se vc não acredita é um direito seu, mas não diz que é tremenda besteira, pois estará sendo ignorante e alienado
um motor com 11:1 de taxa e 1.5 kg tem uma taxa dinâmica de 27.5:1
um motor com 8:1 de taxa e 1.5 kg tem uma taxa dinâmica de 20:1
ambos iguais.
qual destes motores apresenta um melhor rendimento térmico?
qual destes apresenta um maior torque e potência?
se disser que é o de menor taxa de compressão aí o ignorante e alienado está sendo vc.
é claro que ambos os motores não tem a mesma taxa dinâmica.
o que determina o enchimento dos cilindros é a pressão utilizada.
se usam a mesma pressão, ambos os motores terão o mesmo enchimento.
e aí se considerarmos motores com o mesmo enchimento, o de maior taxa sempre renderá mais potência até o limite da detonação. (claro que esse limite será menor no motor com taxa maior)
quem já andou com um motor original a alcool com seus 12:1 de taxa e 0,6kg de pressão e depois andou com um motor a gasolina(8,5:1 de taxa) e os mesmos 0,6 kg sabe a diferença que existe no rendimento de ambos. e não é pouca.
-
um motor com 11:1 de taxa e 1.5 kg rende muito mais que esse mesmo motor com 8:1 de taxa
com a mesma pressão sim meu querido, mas a questão está no enchimento dos cilindros… com 8 de taxa, para chegar na mesma tx dinâmica do que 11:1 vc usa mais pressão e com isso o enchimento do cilindro é maior... teoria comprovada na prática... se vc não acredita é um direito seu, mas não diz que é tremenda besteira, pois estará sendo ignorante e alienado
um motor com 11:1 de taxa e 1.5 kg tem uma taxa dinâmica de 27.5:1
um motor com 8:1 de taxa e 1.5 kg tem uma taxa dinâmica de 20:1
ambos iguais.
qual destes motores apresenta um melhor rendimento térmico?
qual destes apresenta um maior torque e potência?
se disser que é o de menor taxa de compressão aí o ignorante e alienado está sendo vc.
É claro que ambos os motores não tem a mesma taxa dinâmica.
o que determina o enchimento dos cilindros é a pressão utilizada.
se usam a mesma pressão, ambos os motores terão o mesmo enchimento.
e aí se considerarmos motores com o mesmo enchimento, o de maior taxa sempre renderá mais potência até o limite da detonação. (claro que esse limite será menor no motor com taxa maior)
quem já andou com um motor original a alcool com seus 12:1 de taxa e 0,6kg de pressão e depois andou com um motor a gasolina(8,5:1 de taxa) e os mesmos 0,6 kg sabe a diferença que existe no rendimento de ambos. e não é pouca.
concordo c o anderson
olha meu carro c 0,6 de turbo e 11 de taxa
-
cara vc está sendo muito tonto, na boa… leia o que eu escrevi... na mesma pressão, o taxado tem maior tx dinâmica... porém o destaxado aceita mais pressão, e com isso tem mais enchimento.
resumindo: tx 10:1, 1 kg de turbo: 20:1 de tx dinâmica
taxa 7:1, 2,85 de turbo: 20:1 de taxa dinâmica
o destaxado vai ter mais enchimento que o taxado. consequentemente vai ter mais potência no pico, e não potência média... e isso é o que importa nas pistas... na rua é outra história...
e para completar só um idiota andaria com 0,6 de turbo num motor com 8 de taxa...
-
po bicho… mas isso é obvio né é
a grosso modo um motor com 8:1 de taxa e 1,5bar rende mais ou menos o mesmo que um com 12:1 e 1bar...a questão é que com 12 de taxa e 1bar ta mais perto de risco de quebra que 8 com 1,5.... só que resposta ao acelerador e torque intermediário são massacrantemente melhores com mais taxa...
-
cara vc está sendo muito tonto, na boa… leia o que eu escrevi... na mesma pressão, o taxado tem maior tx dinâmica... porém o destaxado aceita mais pressão, e com isso tem mais enchimento.
resumindo: tx 10:1, 1 kg de turbo: 20:1 de tx dinâmica
taxa 7:1, 2,85 de turbo: 20:1 de taxa dinâmica
o destaxado vai ter mais enchimento que o taxado. consequentemente vai ter mais potência no pico, e não potência média... e isso é o que importa nas pistas... na rua é outra história...
e para completar só um idiota andaria com 0,6 de turbo num motor com 8 de taxa...
menegotto, em primeiro lugar o que vc escreveu não estava claro, se tivesse com certeza não eu não teria me manifestado.
é lógico que o motor destaxado aceita mais pressão. mas o correto é afirmar que o motor destaxado pode ter mais enchimento que o taxado, quando usar mais pressão.
para cada taxa de compressão existe uma pressão correspondente que gera a maior potência, e nesse caso o motor destaxado com mais pressão sempre vai gerar mais potência. o que vai limitar a potência no motor taxado é a pré detonação. mas com a mesma pressão e em não ocorrendo a pré detonação, o motor taxado será mais potente.
só corrigindo: com 7:1 de taxa e 1.85bar de turbo temos 20:1 de taxa dinamica.
potência de pico nunca ganhou corrida, muito pelo contrário. por este motivo é que temos motores com taxas maiores hoje em dia nas pistas.
se um motor não tiver pelo menos1500 rpm de faixa útil de potência ele não serve prá nada a não ser campeonatos de potência em dinamômetro.
conheço várias pessoas que andam com pressões na faixa de 0.6 a 0.8 bar e com taxas abaixo de 10:1 e nem por isso os considero idiotas. é tudo uma questão de objetivos e prioridades. um deles anda com um gol 1.6 mi a mais de 4 anos. usa 0.6 kg num motor 100% original e uma apl 525. nem junta de aço usa. esse motor rendeu 170 hp nas rodas e a única coisa que quebrou foi a embreagem. o dono do carro usa ele todos os dias, acelera sem dó, inclusive em alguns rachões.
a turbina começou a fumar agora e ele pretende trocá-la numa k16. mas mantendo os mesmos 0.6 bar, feliz da vida.
eu mesmo, no meu carro com os 9:1 de taxa, depois da 7ª quebra do câmbio ainda original em um ano, andei um tempo com 0.7 kg para ver se economizava um pouco. baixei de 0.9 para 0.7
-
agora o que os teóricos de plantão não estao levando em consideração é o ponto de ignição e os seus milhares de ajustes proporcionados pelas injeções programaveis atuais.
pouca taxa e muita pressao ficava xôxo de saida na epoca dos carburados…....hoje sóca ponto na saida, usa als na largada, controle de pressao por rpm e tanta coisa mais que nem sei... em situacao de pista fica bom desse jeito ou mesmo um carro de rua mais sovietico nao ficaria tao bobo de baixa ou tao bipolar como comentam, certo ?
no caso de carro de rua com mais taxa e menos pressão, com as turbinas de baixa inercia atuais, intercoolers mais eficientes e o aparato da injecao que pode baixar o ponto em alta para melhorar velocidade final e ainda evitar detonação, temos uma situação de um carro arisco, gostoso de dirigir e que nao quebra.
acaba que no final tudo é uma questao de gosto e bom senso. nessas equações ainda tem as variaveis de peso do carro, relacao de cambio......entao nao cabe ficarmos tentando impor e ne mao menos tentar explicar determinado caso, pq como ja dizia o poeta: nao existe nada mais diferente do que dois motores iguais.
cada um na sua teoria, monta, vê o que achou e vai adaptando seu carro ao seu gosto.
preparação é um verme que sempre coça e nao morre nunca. ainda bem..........
abraços.
-
gaucho, seu carro se tivesse 8 de taxa e mais pressão seria um monstro das arrancadas… mas não é esse seu proposito, então cada caso é um caso...
o meu motor internamente ainda é tudo original de fábrica…...e dentro do carro é tudo original tb (em alivio de peso)
na balança oficial pesou 1241 kgs c tanque vazio......1331 comigo dentro
uso p correr nos tdays e dar coro nos outros na rua
tá 7 anos assim.
uma vez aumentei a pressão p 1.1bar e quebrou a 5ª marcha, consertei a 5ª e na outra semana quebrou a 3ª
baixei p 0,6 novamente e to feliz sem quebras.
-
**eu uso 10,5 de taxa e 2.2kg numa gt3582r híbrida e de quarta marcha vem mais um cadinho de pressão.
1.480kg montado, com roda 17 e uso em arrancada, trackday e no dia a dia. eu tive 2 mts acima de 400cv mas o taxado é infinitamente mais divertido no dia a dia.**
saudade desses tópicos que fizeram o preparados tão famoso.
-
gaucho, seu carro se tivesse 8 de taxa e mais pressão seria um monstro das arrancadas… mas não é esse seu proposito, então cada caso é um caso...
o meu motor internamente ainda é tudo original de fábrica…...e dentro do carro é tudo original tb (em alivio de peso)
na balança oficial pesou 1241 kgs c tanque vazio......1331 comigo dentro
uso p correr nos tdays e dar coro nos outros na rua
tá 7 anos assim.
uma vez aumentei a pressão p 1.1bar e quebrou a 5ª marcha, consertei a 5ª e na outra semana quebrou a 3ª
baixei p 0,6 novamente e to feliz sem quebras.
nunca usou um meio termo ?
tipo 0,8 bar ….........
-
também andei pensando neste lance de taxa.tipo conseguir uma taxa bacana,para poder rodar com 0,8 à 1 kilo de pressão no álcool.mas que o carro rendesse legal desde a faze aspro e não se tornasse um carro gastão,por conta de uma taxa de compressão baixa(de carro gasolina rodando no álcool).a caso uma taxa de uns 10 não seria legal? tipo se derrepente amanhã ou depois(por algúm motivo)for preciso retirar o turbo do carro,desse para ainda rodar na gasolina de boa,.ms com uma certa taxa mais apimentada para os carros a gasolina
-
cara, se a meta é andar com 1 kg, e vai forjar, eu faria com no minimo 12 de taxa… se for pra andar de forjado ele tem que se pagar né...
podes crêr,camarada menegotto.porém,minha idéia seria esta que eu relatei à cima.que se a caso amanhã ou depois quiser tirar o turbo(por motivo ou outro),eu passo o carro para gasolina e já era.mas com uma taxa destas terá que inevitamente manter o álcool.
penso em fazer algo equilibrado,nada de exageros pois como o carro tem muito chão(fusca),se tiver pegada demais,vai mandar o cambio pra vala.e não é esta minha intenção(e nem tenho cacífe de fazer crediário no sapinho…rsrss).no lance da forja,seria uma coisa que estou lançando,para ter uma boa margem de segurança contra quebras e poder andar sucegado.sem a preocupação de numa puxada mais empolgada,ficar preocupado se algúma das bielas vá passear pro lado de fora do bloco.
por isto o lance da forja.sei lá,pode até ser excesso de zelo meu,mas pensei em fazer algo assim,para ter sucego.pois veja,minha ex saveiro,creio que nunca quebrou de sorte.mas que tenho a impressão de que andava do limite da quebra,ah sim,com certeza andava. 2.0 com pressão no talo wastegate nem tinha mais regulagem,andava tudo socado pra dentro.taxa era de gasolina rodando no alcool,mas....sei lá por que não quebrava.pois era aquela porretada de apl direto.se bem que eu não sou de ficar de pé no bucho o tempo inteiro.
hoje tenho outra idéia de turbo.lance mais para curtir e ter um carro mais safo para ultrapassagens e tals.não tô fazendo carro para dar pau,não.minha ex saveiro acho também que não quebrava,por conta de que o carro não tinha chão decente.por que se tivesse chão igual o fusca,ou era motor ou cambio que tinha ido pra vala.de sorte nunca quebrou
-
cara, tem que analisar seu caso melhor…..seu fusca é 1.6 original ?
se for manda um kit de camisa e pistao forjado que é o basico pra ele e ja aumenta a cilindrada tambem....
com uma taxa de uns 11:1 ja da pra rodar com seus 1.2 bar que é a eficiencia maxima de uma apl 525 por exemplo e acho ainda que as bielas originais aguentam...
depois se tirar o turbo roda na gasolina sem problemas.
ps: sua saveiro nao quebrava pq nao tinha potencia, ou se tinha um pouco nao conseguia mandar pro chão.....rs....
-
cara, se a meta é andar com 1 kg, e vai forjar, eu faria com no minimo 12 de taxa… se for pra andar de forjado ele tem que se pagar né…
tá no inferno abraça o capeta
galera tem medo de arriscar, em coisas que não são tão risco assim.
agreed.
-
cara, se a meta é andar com 1 kg, e vai forjar, eu faria com no minimo 12 de taxa… se for pra andar de forjado ele tem que se pagar né…
tá no inferno abraça o capeta
galera tem medo de arriscar, em coisas que não são tão risco assim.
agreed.
creio que o lance nem é o medo de arriscar ,mas sim fazer algo equlibrado.de modo que se tenha um carro confiável,um carro de uso diário(que no caso só tenho este),pelo qual se possa confiar.não quero fazer um carro que toda hora que eu saia com a família,eu fique na nóia de imaginar, qual suposta peça poderá quebrar e me largar na rua a espera do guincho.quero algo bacana,durável e que não seja tão gastão(como era o caso da minha ex saveiro,que fazia 3,3.5 com 1 litro de álcool).penso em algo racional .um turbo bem montado,do tipo:pistões forjados(que já adquiri),bielas no mínimo as do a3t,um intercooler e um radiador de óleo bacana,uma taxa de compressão equilibrada que faça o carro evoluir legal(desde a fase aspro até o momento que entra a fase turbo),sem ser um carro manco e gastão de baixa.assim que penso.algo do tipo linha de montagem ,saca?
-
na verdade tenho 2 opções: se caso não for possível ter um carro turbo racional ,prefiro montar aspira,mesmo.pois tenho 2 blocos de ap aqui(todos dois com nota fiscal e puxado pa2,tudo bonitinho e dentro dos conformes).sendo que um deles,já está aberto para 1.8(83mm).só não taquei aspirado ainda,por conta de eu ter bem dizer,quase todas as peças para turbo aqui.e pelo fato de eu gostar da magia dos compressores (caso de paixão com motor turbo).e quem tem esta paixão,sabe do que falo.em verdade,não estou fazendo carro pra dar pau e nem criar problemas com polícia.minha faze de molecagem já passou faz tempo.o carro que estou fazendo é carro pra curtir de boa(bem tiozão mesmo).essa é a minha vibe