Óleo lubrax - presta???
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sae 40 é monoviscoso…....é 40 o tempo todo, frio ou quente....
isso é bom???
isso quer dizer que o pau caindo a folha ele continua com a mesma viscosidade?
não.
o motor precisa de oleo mais fino ao ligar e mais grosso ao dar pau e subir temperatura…. tipo um 20w50 por exemplo.
dai voce mete um oleo 40 vagabundo monoviscoso......é o oleo mais barato que tem.....feito daqueles restos de oleo velho que joga fora no posto.....reciclado e bla bla bla....
quando voce ligar o carro de manha ele é grosso demais (40) e vai demorar fluir, subir e lubrificar bem seu motor...
quando for dar porrete ou mesmo em um transito pesado.....vai ser só 40 e nao vai segurar o tranco das altas temperaturas...
resumindo: é óleo de trator de pobre, caminhao mb 1113 ano 1979 ou se quiser colocar na caixa de marchas, tem uns malucos de circuito que fazem isso.......heheheee......
abraços
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sae 40 é monoviscoso…....é 40 o tempo todo, frio ou quente....
isso é bom???
isso quer dizer que o pau caindo a folha ele continua com a mesma viscosidade?
não.
o motor precisa de oleo mais fino ao ligar e mais grosso ao dar pau e subir temperatura…. tipo um 20w50 por exemplo.
dai voce mete um oleo 40 vagabundo monoviscoso......é o oleo mais barato que tem.....feito daqueles restos de oleo velho que joga fora no posto.....reciclado e bla bla bla....
quando voce ligar o carro de manha ele é grosso demais (40) e vai demorar fluir, subir e lubrificar bem seu motor...
quando for dar porrete ou mesmo em um transito pesado.....vai ser só 40 e nao vai segurar o tranco das altas temperaturas...
resumindo: é óleo de trator de pobre, caminhao mb 1113 ano 1979 ou se quiser colocar na caixa de marchas, tem uns malucos de circuito que fazem isso.......heheheee......
abraços
então um 20w50, 15w40 etc. quando quente é mais grosso? mas na prática nossos óleos no pau não afinam?
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pq numero maior indica mais????? que coisa…
todo óleo ao ser aquecido diminui a viscosidade, ou seja, fica mais fino, flui mais...
porém nos óleo automotivos o 20w50 não indica a viscosidade a frio e a quente, mas sim dois parâmetros de medição
ou seja, a frio ele se comporta como um óleo sae20, e a quente como um sae 50.
mas o 50 não é mais grosso que o 20? É sim
mas então quente ele fica mais grosso que frio? nÃo. pq um sae 50 a 100ºc tem viscosidade menor quem um sae20 a 20ºc...
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considerando dois óleo shell helix, um 20w50 e outro 15w50
produto shell helix hx 3
grau de viscosidade sae 20w-50
viscosidade cinemática - astm d-445
@ 40°c cst - 157,0
@ 100°c cst - 19
índice de viscosidade - astm d-2270 137
densidade astm d-1298 0,888
ponto de fulgor (coc) astm d-92 215
ponto de fluidez ( °c ) - astm d-97 -27
grau de viscosidade – sae j-300 15w50
densidade a 20/4 ºc – astm d-1298 0,8827
viscosidade cinemática a 40ºc, cst – astm d-445 139,3
viscosidade cinemática a 100ºc, cst – astm d-445 18,72
índice de viscosidade – astm d-2270 152
ponto de fulgor coc, ºc – astm d-92 220
ponto de fluidez, ºc – astm d-97 - 27
tbn, mg koh/g – astm d-4739 6,8
vejam, o 15w50, a 40º tem 139,3 de viscosidade contra 157 do 20w50, porém a 100ºc um tem 19 e o outro tem 18,72…
então, a 100º são o mesmo óleo, porém a 40º o 15w50 é mais fino.
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um óleo 10w60 como o selênia racing, na embalagem é uma agua… porém a 100ºc, ele fica mais grosso que um 20w50 tb a 100º... uma pena custar uma fortuna...
marea gosta desse óleo… via uma 2.0 aspirada com esse óleo, muda até o ronco...
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[media]http://www.youtube.com/watch?v=2tq2n9hco8a&feature=player_embedded#at=487[/media]
a partir dos 8:00m esse video replica o que penso….