Limitador da turbina wrc
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area = 1520.5 millimeters squared for stock turbo
area = 804.24 millimeters squared for restricted turbo
52.9% reduction in airflow
we now have the same weight vehicle with a drastic reduction in hp. no fun.
q chato, olha como isso restringe o fluxo de ar …. os kras pagam pra ter menos hp
uma outra coisa nada a ver mas sempre quis saber, qual o aro das rodas usadas na pistas de alfalto??? 16 ou 17???
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entao os 300hp que os caras tiram com esse restritor eh magico
mas tb acho q acima disso fica inviavel em trechos q nao seja asfalto
300hp na terra eh coisa pra dedeu
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se não me engano na categoria b eles utilizam carros de mais de 800 cavalos, imagina td isso numa estrada de terra, insano…
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se não me engano na categoria b eles utilizam carros de mais de 800 cavalos, imagina td isso numa estrada de terra, insano…
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tiravam…
o grupo b foi extinto pq os carros eram mto potentes e não davam mto segurança pro piloto...
o desempenho do grupo b era impressionante: com motores de mais de 500 cv e peso inferior a uma tonelada, alguns modelos chegavam a ter menos de 2 kg/cv de relação peso-potência. na temporada de 1986, o finland?s henri toivonen cobriu uma volta do circuito portugu?s de estoril em 1min18s1 – como comparação, ayrton senna fez a pole-position no mesmo circuito, no gp de f?rmula 1 daquele ano, em 1min16s7. e o lancia delta s4 de toivonen levava um co-piloto...
o grupo b foi extinto pela própria agressividade dos carros que o disputavam. foram ao menos quatro graves acidentes: o de attilio bettega em 1985, com um lancia 037; o de joaquim santos, com um ford rs 200, que vitimou tr?s espectadores e feriu dezenas no rali de portugal do ano seguinte; o de ari vatanen, com um peugeot 205 na argentina; e o de henri toivonen, pilotando um lancia s4.
o caso de toivonen foi o mais marcante. junto do co-piloto sergio cresto, o piloto finland?s – láder da temporada de 1986 -- perdeu a vida numa violenta capotagem em um trecho sinuoso da volta da c?rsega, em 4 de maio. o carro saiu da estrada, colidiu com ?rvores e rochas e incendiou-se -- tudo o que restou foi o chassi tubular. seguiu-se uma greve entre os pilotos e a imediata desist?ncia da ford e da audi.
a fisa decidiu eliminar a categoria dos ralis, a partir de 1987, e cancelar os planos de outra classe então em estudos: o grupo s (silhouette), com carros de alta tecnologia, potência limitada a 300 cv e produção mínima de apenas 10 unidades. como diz o nome, somente a parte externa do veículo seria de um modelo conhecido, a exemplo da stock car americana e da brasileira.
pra quem quiser saber mais a respeito do grupo b e das super-m?quinas: http://www1.uol.com.br/bestcars/supercar/grupob-1.htm
vale a pena ler…
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tava vendo essa pagina com algumas specs dos carros
http://www.sportcompactcarweb.com/events/0407scc_rallycars/
ai na parte de turbochargers fala se por exemplo ihi with wrc regulation 34mm restrictor
essa restrição é p/ caixa fria ou quente??
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o objetivo do restritor é limitar a capacidade de aspiração do motor , nivelando a uma potencia maxima possivel .
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area = 1520.5 millimeters squared for stock turbo
area = 804.24 millimeters squared for restricted turbo
52.9% reduction in airflow
we now have the same weight vehicle with a drastic reduction in hp. no fun.
q chato, olha como isso restringe o fluxo de ar …. os kras pagam pra ter menos hp
uma outra coisa nada a ver mas sempre quis saber, qual o aro das rodas usadas na pistas de alfalto??? 16 ou 17???
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os restritores servem como forma de nivelar a potência dos carros….
e só pra isso...na nascar eh muito utilizada tb....mas se não me engano smokey yunick disse uma vez (com um certo exagero)q com o avanço da preparação, eles fariam 1000 cavalos com um restritor sem furo algum...kkk
abraços
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os restritores funcionam tão bem, que 3 carros com 3 motores completamente diferentes e com preparação diferente tem exatamente a mesma potência
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…eles fariam 1000 cavalos com um restritor sem furo algum...kkk...
com uma holley.
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hj a briga das equipes é para se conseguir um conjunto eficiente, um cambio rapido, pneus eficientes e aderentes, e um torque alto pra ajudar nas acelerações. o restritor tem 34mm, o peso mínimo é de 1230kg, e os cambios são livres qto a acionamento e numero de marchas. a posição do motor é livre, e em alguns casos, algumas equipes baixam e inclinam mais o motor buscando um acerto de chassi melhor. as embreagens são triplas em carbono, e a maioria usa acionamento no volante. o escape tem catalisador. os diferenciais são livres qto a controle e alguns carros usam diferencial central tb. as asas traseiras tem área interna limitada e tem q ser homologadas.
o famoso als foi desenvolvido nos carros de rally atuais, pra ajudar a manter a turbina sempre cheia e ter quase todos os 300cv limitados sempre a mão. turbinas em titanio, escapes em inox, ball bearing… tudo veio de lá.
hj só em testes de componentes e pneus gastam-se milhões, e o or?amento anual das equipes se equivale aos da f1. agora a fia quer tirar os motores turbo e tem feito mudanças constantes no calend?rio, pra tentar apagar o brilho do wrc q tem tirado publico, midia e investimentos da f1.
os grupo b andavam na casa dos 500cv com carros q pesavam em torno de 1000kg... com pneus e suspensões ainda inadequadas pra essa cavalaria, eram cadeiras elétricas.
ah os wrc cars andam com aro 18 no asfalto, e 15 e 16 na terra.