Motor 2.016v tempra aspirado
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bom dia pessoal.
a pedido do amigo jakka,me registrei aqui para saber de dicas sobre a preparação do motor do tempra 16v aspirado para andar na do.oque vcs me falam desse motor quanto a potencia,lubrificação,qual pistão e biela usar para aumentar cilindrada e tal.
vou montar essa mecanica num palio 2009,obrigado a todos que me ajudarem
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não tenho experienca pra te ajudar nessas coisas, mas to acompanhando, tenho um palio 98/99 modelo copa, completo porém 1.0 fiasa, sou doido pra colocar um motor de tempra 16v, já fez a instalação no palio ai? o que foi necessário? será que dá pra manter ar e dh?
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cara eu se fosse vc montava um sevel cursado pra 1.9 com cabeçote 16v…. encontra peças mais facil
mas se quer ir de 2act é um belo motor
esse motor aspirado vc chega em 300cv relativamente fácil, só investir... quanto aumentar a cilindrada esquece, pois ele já tem a r/l no limite... vc pode montar ele com pistão de ap e biela 6 de opala
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acompanhando
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na realidade o sevel seria melhor até por conta do baixo peso em relação ao do tempra.
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o motor do tempra é uma boa base para preparação. no brasil ele tem uma fama de ruim, mas é muito bom. o motor foi projetoado para sempre ser utilizado em medias e altas rotações, por isso aqui não deu certo, o povo usava sempre na baixa. carbonizava muito, e não lubrificava. e anida usavam oleos inferiores. coisa de brasileiro, comprar o tenpra novo e querer que le tivesse consumo de uno.
mas em si o motor pode dar muitas alegrias.
por ser sub quadrado , masi curso que diametro não é o problema, pois até a vw usava nos motores de corrida a configuração 90.5 x 84 mmm. o motor do tenpra usa 90 x 84 mm.
cabeçote com tuchos mecanicos e molas que suportam comandos bem bravos sem ter que torcar.
bloco que suporta diametros de 85,00 , 86,00 mm sem problema.
da para usar bielas mais ongas com pistões mais baixos e melhorar o r/l
ou seja apenas se dedicar.
abraços
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um sevel cursado pra 1.9 fica com o mesmo r/l, curso de 78.4 x 86mm de pistão o que é um motor melhor no papel, não tem problema de lubrificação no eixo (tempra tem nesse livro o guy recomenda várias alterações na parte de lubrificação)e tem peças muito fácil na argentina.
a unica vantagem que vejo no tempra é o potencial do cabeçote 16v, que rende mais que o 16v do sevel…
hoje seu eu fosse montar algo pra pista, seria sevel 1.9 aspirado...
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sevel é tambem um bom motor. o cabeçote 16v do sevel tambem acho menos eficiente do que o do tempra, o cabeçote sevel possui as valvulas muito ao centro do camara, ao contrario dos demais cabeçotes 16v, pelo fato que foi projetado para ser usado com diametros de pistão de diametros menores que de 86,00 mm, no caso do 1.9 87,5 mm. o cabeçote tempra é melhor com certeza, até pela facilidade de fazer grandes modificações. problema de lubrificação do virabrequim do tempra . sim pode ser que tenha alguma deficiencia, mas o maior problema estava na sua utilização. pois a pressão de oleo desse motor é bem baixa em rotação baixas, como todo motor de alto giro ou que tenha sido projetado para ser esmerilhado. (motores cummins (diesel) são projetados para andar com pé no fundo o tempo todo)
em motores modificados para competição aconselho sempre fazer modificações no sistema de lubrificação. o maior problema do virabrequim do tempra são as trincas, provinientes de vibrações oriundas geralmente de utilização sempre em baixa rotação.
no tempra da para usar bielas de 154 mm, pistões de 25 de altura de compressão, etc etc.tem que pensar em todas as possibilidades e ver os pros e contras do tempra e do sevel. uma coisa é certa, diversão com qualquer um deles.
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só me vem algo na cabeça qndo falam desse motor…
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tem esse aqui que é sevel cursado… nem vira....
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