Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Sensor de detonação no multimetro

Sensor de detonação no multimetro

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
17 Posts 10 Posters 2.9k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • T Offline
    T Offline
    tripazzzz
    escreveu em última edição por
    #8

    [diy knock sensor part 1](diy knock sensor part 1)

    [diy knock sensor part 2](diy knock sensor part 2)

    1 Resposta Última resposta
    • G Offline
      G Offline
      Gui_Jpa
      escreveu em última edição por
      #9

      [diy knock sensor part 1](diy knock sensor part 1)

      [diy knock sensor part 2](diy knock sensor part 2)

      sensacional

      eu tinha procurado esse artigo aqui no forum.

      alguem tinha postado esses links em 2007 , eu acho.

      sempre bom rever

      1 Resposta Última resposta
      • E Offline
        E Offline
        erickizinho
        escreveu em última edição por
        #10

        dava pra captar isso no ociloscopio .. mas acho que nao e necessario isso…

        acho que dava pra fazer tbm com modulo de som, queles mais antigos do tipo booster, que liga o canal das saidas para os falantes nele... :hauhau:

        flw abraço..

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          fsobral86
          escreveu em última edição por
          #11

          caramba… o forum anda arisco hein?

          pra não dizer outra coisa…

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            leotasca
            escreveu em última edição por
            #12

            bom, aproveitando o tópico, o meu gol quando forçava a partir de quarta marcha, parecia que haviam pedrinhas batendo embaixo do carro…. pensei até q tivesse algo frouxo batendo na estrutura do carro, mas notei que isso acontecia geralmente em wot e quando o carro não ia mais... atrasei um pouco o ponto do distribuidor e o barulho não acontece mais. não parece com barulho de pré-detonação...

            alguém tem alguma dica?

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              Gui_Jpa
              escreveu em última edição por
              #13

              combustivel vagabundo.

              ou ponto muito adiantado.

              o barulho é tipico de pre-detonacao.

              1 Resposta Última resposta
              • L Offline
                L Offline
                Lost
                escreveu em última edição por
                #14

                como disseram, no multimetro nao da porque o multimetro te da uma media da tensao e o que voce quer ler no sensor de detonação sao picos…

                ou osciloscopio ou no fone de ouvido mesmo (com um aplificador como ja disseram).

                a detonação no osciloscopio sao valores que mudam muito de repente, destoando do que é captado como ruido de fundo. no fone de ouvido é mais facil de perceber porque é como se tivessem martelando o bloco do motor :hauhau:

                1 Resposta Última resposta
                • E Offline
                  E Offline
                  ericfontes
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  a ideia disso seria fazer a curva de avanço do carro , sem o risco de quebra por ponto adiantado

                  e parece q é possível e fácil de dar certo

                  =)

                  1 Resposta Última resposta
                  • E Offline
                    E Offline
                    estraich
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    combustivel vagabundo.

                    ou ponto muito adiantado.

                    o barulho é tipico de pre-detonacao.

                    opa a maneira correta de fazer com o fone de ouvido é aquela do how-to?

                    abraço

                    1 Resposta Última resposta
                    • E Offline
                      E Offline
                      erickizinho
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      achei mais coisa sobre detonação e pre ignição.. no manual de reparações do celta e prisma ..

                      pré ignição e aquela centelha iniciada pela vela muito antes ne? detonação e o combustivel com baixo teor de octanagem entrando em ignição antes ou carvão no cilindro etc.. estou correto? :/

                      ta ai.. entendi mais ou menos :/

                      detonação

                      este fenômeno acontece quando a mistura é

                      queimada pela centelha da vela e a combustão se

                      processa normalmente até que a frente de chama

                      comprime e superaquece os gases ainda não

                      queimados. surge então uma chama não controlada

                      que provoca algo semelhante a uma explosão na

                      câmara. essa explosão avança com velocidade

                      supersônica no interior do cilindro do motor, criando

                      uma onda de choque, com ruído característico de

                      “batida metálica”, que ressoa sobre as paredes e as

                      superfícies da câmara.

                      muitos conhecem este fenômeno como batida de

                      pino, ou motor “grilando”.

                      as principais causas são:

                      – combustível adulterado, por solvente ou com teor de álcool baixo, sempre com baixo índice de octanas;

                      – taxa de compressão muito alta, acima da determinada em projeto;

                      – ignição muito avançada;

                      – pontos quentes na câmara de combustão, provenientes de depósitos de carvão nos pistões ou no cabeçote, ou ainda velas com

                      grau térmico inadequado (mais “quentes” que as recomendadas).

                      – utilização do veículo em marcha inadequada (muito longa), principalmente em aclives, fazendo o motor trabalhar em regime de

                      rotação muito baixo e a plena carga (acelerando fundo).

                      – falha no sistema de arrefecimento, fazendo o motor trabalhar em temperaturas superiores às normais de funcionamento.

                      pré-ignição:

                      é a combustão espontânea da mistura ar

                      combustível que acontece antes do aparecimento

                      da centelha da vela, ao contrário da detonação, que

                      ocorre depois.

                      a pré-ignição pode destruir o motor em minutos.

                      ela provoca uma reação muito rápida da mistura

                      ar/combustível, atingindo pressões e temperaturas

                      muito acima das determinadas em projeto. este

                      fenômeno ocorre sem provocar nenhum barulho

                      característico, e tem como sintoma o aquecimento

                      excessivo do motor com o sistema de arrefecimento

                      funcionando perfeitamente.

                      as principais causas são:

                      – depósitos de carvão que permanecem incandescentes;

                      – velas do tipo excessivamente quentes para o motor;

                      – detonação e suas causas;

                      – combustível inadequado (veículo a álcool funcionando com gasolina, por exemplo).

                      comparativo: pré-ignição x detonação:

                      1 Resposta Última resposta

                      • Login

                      • Não tem uma conta? Cadastrar

                      • Primeiro post
                        Último post
                      0
                      • Recente
                      • Usuários