Turbinando o sevel 1.9
-
-
vc consegue fazer isso de forma melhor…
acredito que vc saiba qual a curva que gerencia a solenoide do canister (essa injeção tem saida pra isso não tem ?) ela é função de tps e rpm,
vc liga a solenóide habiliando um t descarregando uma porção da pressão que abriria a wastegate e aumentando a pressão (ou no caso fazendo com que a wg não receba nada de pressão até determinada rotação - vai ser empirica essa rotação...mas pode botar pra começar com uns 2.500rpm)..vc consegue até fazer uma curva de pressão por tps e rpm conseguindo dar mais pressão ou menos em determinada rotação... é como funciona o sistema de overbooster (um pouco mais sofisticado, mas o principio é o mesmo... só que com um pid pra controle de meta de pressão, tempo de overbooster etc)
o clamper, vc num precisa... que me lembre nessa injeção qdo o map é considerado faltoso é usado o ultimo valor valido (portanto a maior pressão possivel de ser lida no map), aliado a uma estrategia de tps x rpm
acho que nem a luz de injeção acende...se acender tbm num é grande problema, basta desabilitar o codeword dela (vc deve saber o endereço)
por ultimo clamper, pra ser realmente bem feito é com um amplificador operacional, vc satura o sinal até o valor que vc quer... da forma que esta ai tbm funciona...só que a regulagem não poderá ser muito fina em função do resistor usado
-
vc consegue fazer isso de forma melhor…
acredito que vc saiba qual a curva que gerencia a solenoide do canister (essa injeção tem saida pra isso não tem ?) ela é função de tps e rpm,
vc liga a solenóide habiliando um t descarregando uma porção da pressão que abriria a wastegate e aumentando a pressão (ou no caso fazendo com que a wg não receba nada de pressão até determinada rotação - vai ser empirica essa rotação...mas pode botar pra começar com uns 2.500rpm)..vc consegue até fazer uma curva de pressão por tps e rpm conseguindo dar mais pressão ou menos em determinada rotação... é como funciona o sistema de overbooster (um pouco mais sofisticado, mas o principio é o mesmo... só que com um pid pra controle de meta de pressão, tempo de overbooster etc)
o clamper, vc num precisa... que me lembre nessa injeção qdo o map é considerado faltoso é usado o ultimo valor valido (portanto a maior pressão possivel de ser lida no map), aliado a uma estrategia de tps x rpm
acho que nem a luz de injeção acende...se acender tbm num é grande problema, basta desabilitar o codeword dela (vc deve saber o endereço)
por ultimo clamper, pra ser realmente bem feito é com um amplificador operacional, vc satura o sinal até o valor que vc quer... da forma que esta ai tbm funciona...só que a regulagem não poderá ser muito fina em função do resistor usado
a prática que fundamenta a teoria, valeu overspeed.
eu não queria adicionar mais hardware na ecu, explico, para cada modificação que incluo numa o faço em outras duas.
vai que desapareço (e quase já fui em 2003) o herdeiro aqui de casa ficaria com uma batata quente se não tivesse spare parts.
com o algoritmo que você me deu penso em usar um pic processando os sinais de booster então, fica mais clean e o mtbf da ecu não sofre recaída.
quanto ao clamper, vou simular na bancada com ar comprimido e vou ver então como ela se comporta ao saturar o map.
aí tomo a decisão se e como precisa ser manejado.
entrar em recovery eu sei que ela entra e numa situação destas digamos, a 5000rpm, ser ela bruscamente retira a escola de samba dos bicos da avenida bye bye carnaval (canaletas).
-
se tiver como cortar os bicos e tambem os extras (seja la como for), num é bye bye nao…
-
se tiver como cortar os bicos e tambem os extras (seja la como for), num é bye bye nao…
pois é, este é o problema…
os extras serão administrados por módulo separado, provavelmente um his.
ele manterá a injeção dos extras conforme planejado no setup dele e em adição aos bicos da ecu.
se esta falhar, dancei.
-
é essa a ideia do controle da wastegate (boost) administrado eletronicamente?
é por aí…
não dá pra vc abrir a wastegate de uma vez qdo chegar os 0,6 bar, pq vc vai ter oscilação de pressão do turbo até estabilizar...mas se vc conseguir retardar a abertura da válvula, ajuda um pouco no lag...
-
ele manterá a injeção dos extras conforme planejado no setup dele e em adição aos bicos da ecu.
se esta falhar, dancei.
desculpe, mais acho que voce tem conhecimento mais que suficiente para captar o sinal de solicitaçaõ de corte dos bicos principeis e passar para os extras…
ex: se a ordem da injeçaõ original para cortar os bicos seja tirar o terra dos mesmos, cata um relê e manda fazer o mesmo com os extras.... ou até mesmo corta a corrente do his... desligar a bomba de combustivel.. o escambau
-
eu já vi muito uno turbo usando a injeção do corsa 1.6 mpfi, ela é tão boa assim?
-
eu já vi muito uno turbo usando a injeção do corsa 1.6 mpfi, ela é tão boa assim?
melhor q a do ut com certeza é
só do fato de não ter q usar debímetro e microplex já é um ganho…
e a turma gosta da central de corsa por ela ser bem barata e fácil de adaptar...fora q já tem todo o caminho das pedras pronto, daí a galera já vai nisso q é certo ao invés de tentar adaptar outra ie.
-
é uma injeção limpa ou seja vc tem pouca curvas pra tratar de cada seção (emissões, aquecimento do catalisador, canister, etc) americanos são adptos do keep it simple … se vc pegar uma injeção delco de monza vê muitas similaridades com as dos primeiros camaros e as dos cleta e corsa com acelerador a cabo... só as mais novas delco que mudaram porque começara a ser orientadas a torque (ai teve que mudar tudo mesmo..mas mesmo assim as seções que não são influenciaveis ficaram parecidas)
a maior vantagem é que se vc mudar o map por um positivo (a delco tem hehehe) ela fica praticamente a mesma injeção usada em algum buick (acho) turbo... ou seja confiável e da conta do recado...se vc num trocar consegue até fazer com o map original e por alfa-n de boa..
-
se esta falhar, dancei.
desculpe, mais acho que voce tem conhecimento mais que suficiente para captar o sinal de solicitaçaõ de corte dos bicos principeis e passar para os extras…
ex: se a ordem da injeçaõ original para cortar os bicos seja tirar o terra dos mesmos, cata um relê e manda fazer o mesmo com os extras.... ou até mesmo corta a corrente do his... desligar a bomba de combustivel.. o escambau
claro que tenho mas para que complicar se o clamp mesmo não fazendo nada, não atrapalha?
-
melhor q a do ut com certeza é
só do fato de não ter q usar debímetro e microplex já é um ganho…
e a turma gosta da central de corsa por ela ser bem barata e fácil de adaptar...fora q já tem todo o caminho das pedras pronto, daí a galera já vai nisso q é certo ao invés de tentar adaptar outra ie.
putz, debímetro, até no nome parece que está devendo. só em pensar naquela bandeirola pivotada que nem uma biruta e à mercê do fluxo do turbo me da arrepios.
sem falar no (mal)contato ruidoso do cursor do potenciômetro acoplado, um horror.
-
se esta falhar, dancei.
claro que tenho mas para que complicar se o clamp mesmo não fazendo nada, não atrapalha?
essa quem nao entendeu foi eu
-
menegotto, não é o limitador de rpm da g7 que me preocupa pois eu suprimi ele justamente para não faltar injeção nunca.
o que me preocupa é se o map ao receber uma pressão positiva vindo do turbo ao qual não foi projetado, mande uma tensão para o módulo que será interpretada como falha no sensor.
esta falha, quando ocorre, faz ela entrar em recovery que significa redução imediata de injeção de combustível.
e esta redução, digamos que aconteça em 4000, resultará em mistura pobre numa hora que eu chamaria de fatal.
um jeito que se usa para contornar isto é através de um circuito chamado clamp que, mesmo se o map produzir uma tensão esdruxula, limita esta tensão no valor máximo do map e não faz a ecu entrar em colapso.
o overspeed informou que talvez a g7 não faça nenhuma loucura ao receber esta tensão map fora de parâmetro mas é ai que eu digo que mesmo se o clamp não é necessário mal não faria se colocasse um .
meus amigos, espero ter sido claro desta vez.
-
não tenho tanta experiencia assim em g7, mas pelo menos os primos mais novos como 1av, 1g7, 1ab quando o map é interpretado como faulty ele simplesmente usa o ultimo valor valido e complementa com alpha-n (mesma coisa que desliga-se o map).
mas concordo… mal num faz em usar clamper... desde que vc faça direito, com a limitação jamais acontecendo com pressão no coletor abaixo de 1bar, caso contrário o ponto é limitado ao valor de vacuo (semrpe maior qto maior o vácuo pois a carga imposta é teoricamente menor)