Turbinando o sevel 1.9
-
meio ogro style mas dá pra ter idéia de como faz :
-
meio ogro style mas dá pra ter idéia de como faz :
pô, vocês deveriam ter me mostrado isso antes de montar o downpipe
botava aquela tampinha de caixão logo na saída da turbina… agora é tarde, que pena.
-
realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.
quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????
o pente vai no escape, e em diesel não alivia, já q o motor não tem borboleta de aceleração…não sei esses motores mais novos todo eletrônicos, common rail e o carai de asa, mas nos com bomba mecânica não precisa de prioridade pq o motor admite tudo que a turbina manda...
inclusive quem tem ouvido mais atento dá pra escutar qdo ela tá soprando a pleno e qdo o motorista tira o pé do acelerador pra trocar de marcha...como nesse momento não tem combustão, a turbina desacelera
exacto.
ando queimando diesel o dia inteiro e dá pra escutar direitinho, tanto assomprando no tudoquedá quanto desacelerando.
eu também uso prioridade porque a mufla já veio com o furo né, e mal não deve fazer.
-
[a garrett nos diz que há a necessidade da válvula de prioridade (blow-off).](a garrett nos diz que há a necessidade da válvula de prioridade (blow-off).)
dizem eles que, sem ela, os mancais/rolamentos estariam sujeitos a falhas devido a alta carga que o surge provoca.
pelo que entendi, a válvula de prioridade deve aliviar a pressão em um momento de rápido fechamento da borboleta e assim evitando o surge.
acho que já peguei a ideia da coisa.
polemizando de novo com as velas, que gap usar inicialmente? 0,5 que nem o jonas ou 0,7 a 0,9 como, de novo, tenho lido por aí.
estou com a velha centelha perdida/bobina dupla da g7 portanto nada de cd por enquanto para não tumultuar mais ainda o projeto.
-
lancia, eu uso velas de platina com 0.9mm de gap com a bobina original do tipo bosch. não percebo falhas de ignição.
andar com 0.5mm é coisa de distribuidor e carburado. não cometa esse crime com o seu motor. quanto ao grau sugiro comprar um jogo de ngk grau 10 pro acerto e depois andar com 7 ou 8. eu ando com grau 8 no meu pois sei que dói quebrar canaleta.
-
vocês tem razão, havia esquecido que o jonas tem distribuidor.
já achei aqui numa loja perto as bcpr6es e bcpr7es.
a bcpr8es é meio mosca branca mas a bcpr9es-11 recalibrada é fácil de se achar na internet.
vou dar uma busca nas iridium equivalentes.
menegotto, eu tenho uma desconfiança danada com as bosch, prefiro ir de ngk.
-
eu aposto uma paçoquinha q o q fez quebrar canaleta de seu motor foi muito ponto, e não a vela.
ricardo, para evitar ponto excessivo comprei o gerenciador techrace que atrasa até 20° a partir do início da pressurização.
ele também gestionaria os bicos extras mas prefiro continuar com o his neste manejo.
uma vez descoberto o ponto aí sim reprogramo a g7 para os parâmetros de ponto escolhidos.
esse é um dos problemas de usar ecu de linha pois não tenho como acertá-la em real time.
mas no fim acaba dando tudo certo.
ainda não liguei o motor e o que me consumiu tempo foi a fiação do controlador da wide.
eu sou muito chato, soldo tudo, isolo cada conexão com espaguete térmico, sobre o espaguete escrevo do que se trata e assim vai.
mas já coloquei 3 3/4 litros de óleo do motor e 1/2 litro no reservatório da dh portanto acho que hoje vou ter condições de ligá-lo.
-
primeira zebra, aliás zebrão.
meia hora atrás completei o motor com o líquido de arrefecimento e depois notei o líquido azul pingando no chão.
pensei comigo mesmo, esqueci de ligar alguma mangueira mas não, está vazando horrores pela junta do cabeçote.
ou seja, a junta de aço mesmo apertada não veda porra nenhuma.
liguei para o infeliz que me vendeu e disse que é assim mesmo pois quando aquecer ela para de vazar.
desliguei na cara dele.
deve estar pensando que eu iria mesmo ligar o motor com a junta vazando por fora e para dentro do cárter.
perdi quatro litros de óleo bom e horas de montagem…
bom, encostei o carro num canto até achar a bendita sabó de 2,0mm e até ter saco de demolir tudo de novo só para trocar uma titica de junta.
-
baaaahhh que pena mesmo… agora o juntinha ruim ein, não vedar água com o motor frio... credo
ricardo, não creio que seja ponto... ponto quebra na primeira puchada, e não 1 ano depois de muito sarrafo... eu usava vela 6, creio que alguma gasolina mais velhinha ou até batizada tenha feito o estrago, pois tanto tempo depois de acertado.
-
lancia, é pra cabar heim…cara aquele fabricante (general juntas) de junta de aço que te passei é muito boa, aguenta muito. agora tem que deixar a raiva passar para continuar mexendo.
[] s
-
lancia, é pra cabar heim…cara aquele fabricante (general juntas) de junta de aço que te passei é muito boa, aguenta muito. agora tem que deixar a raiva passar para continuar mexendo.
[] s
marcos, é esse mesmo o fdp que me vendeu a junta, tem um logotipo com o pica-pau. foram r$180,00 jogados fora.
e só espero que os o-ring das chapas de aço não tenham me marcado o cabeçote de alumínio senão vai ser mais um custo de passe de limpeza.
já comecei a demolição, baixei água, óleo e desconectei bicos, sensores e válvula termostática.
é ruim que uma bobagem dessas me detone.
a nafil, uma senhora empresa diga-se de passagem, que na semana retrasada me devolveu o dinheiro pois não tinha a junta sabó de 2,0mm que sempre me venderam, voltou a tê-la em estoque.
já comprei duas e devem chegar sexta ou sábado.
foi r$21,90 cada, se não me engano e se a tivesse recebido naquela época estaria aqui comentando como tinha funcionado o motor em vez de estar postando lamentações pois teria dado preferência no uso da sabó.
ricardo, não uso sintético nem semi-sintético.
uso mineral 15w-40 da petrobrás que mesmo a r$10,00 o litro me chateia o fato de ter que drená-lo e reciclá-lo no posto.
-
oloko, eu uso e e um outro amigo meu usa essa junta nunca tive-mos problemas, está muito estranho isso ainda mais vazando de primeira assim sem nem ligar o motor, temperatura, pressão, compressão essas coisas, achei que você estava usando aquela junta que ganhou ou comprou ha um tempo, aquela que ia ser usada pela fiat mas descartaram por causa do preço alto, aquela rosa que está na foto que você postou do seu motor montado?
-
oloko, eu uso e e um outro amigo meu usa essa junta nunca tive-mos problemas, está muito estranho isso ainda mais vazando de primeira assim sem nem ligar o motor, temperatura, pressão, compressão essas coisas, achei que você estava usando aquela junta que ganhou ou comprou ha um tempo, aquela que ia ser usada pela fiat mas descartaram por causa do preço alto, aquela rosa que está na foto que você postou do seu motor montado?
eu tinha um protótipo sim e que mandei para eles copiarem.
só que para isso tiveram que desmontar para ver como era e assim não prestava mais.
depois que tirei ela do motor apareceram inúmeras farpas de aço espalhadas entre as placas da junta.
vou ver se consigo fotografá-las.
talvez por isso é que não vedou - as superfícies precisam estar perfeitamente planas, limpas e com rebarba no meio não há santo que vede.
-
sinto muito por ter indicado, no meu não tem rebarda nenhuma alías deve ter sido cortada a erosão a fio ou a laser, no meu não vaza aguentou muito pau já.
-
marcos, não comprei por indicação sua não. tinha ela desde o ano passado, ok? assim que pensei em mudar para 1.9 e nem pensava em visitar este forum.
foi coincidência termos a mesma junta com resultados tão diferentes.
o que me invocou é que o cidadão disse que era normal e assim que o motor esquentasse iria parar de vazar.
já pensou? ligar o motor com água em dois cilindros e esperar o que? só poderia ser um calço hidráulico.