Turbinando o sevel 1.9
-
-
cheiros de queimado assustam, ainda mais depois do aroma de ampér (ou elétron, como preferir) que o módulo da techrace deu, hehe
-
é a fralda curando digamos assim… até queimar ela bem vai fazer esse cheiro é normal
ok, só espero que não pegue fogo. vou tentar tirar uma foto se bem que o local da turbina, como você melhor que ninguém sabe, é apertado pacas.
e o cheiro é bem diferente daquele que a fita térmica exala. deve ser diferença nos materiais.
-
eu reduziria a pressão pra 0,7bar, nos audi existe um enriquecimento acima dos 90°c e um corretor de ponto em alguns arquivos (depende do ano e central) lá usa 9,5:1 de taxa e 0,8bar caindo pra 0,6bar (overbooster caindo pra estabilizada)
overspeed, eu não sei ao certo quanta pressão vou precisar para alcançar a meta da aposta dos 200hp.
no chutômetro, com 10psi ou 0,7 kg, creio que esteja passando um pouquinho da potência desejada. portanto acho que essa sua idéia faz sentido.
por isso coloquei o controlador de boost para no fim ir retocando o que for necessário no dyno sem ficar pondo a mão em algo em torno dos 800°c.
outra informação interessante é que o avanço medido no scanner on-line na estrada e com pé embaixo nunca foi além do 20°.
no código da uce fiz uma modificação que caso haja uma única batida de pino o avanço dá um pull-back para 10° e esse evento nunca aconteceu (sem falar que o led ligado no ks também nunca piscou).
e quando o ar dentro do plenum estava em 95°c.
isso tudo só pude ver usando o rafael, meu filho, como motorista é claro.
falando nos 95° já encomendei um fmic.
como já estou preparando a homologação da turbina no detran vou colocá-lo na parte inferior do para-choque conforme a foto abaixo que achei na internet.
esse da foto do tipo ficou meio esquisito pois a altura do intercooler instalado é de pelo menos 22cm, cortaram a parte inferior do para-choque e ficou feio.
e os dois tanques também estão aparecendo. serviço mal feito.
as dimensões do que escolhi estão na outra foto.
-
cheiros de queimado assustam, ainda mais depois do aroma de ampér (ou elétron, como preferir) que o módulo da techrace deu, hehe
no caso foi aroma de kilowatt, se bem que quem fedeu mesmo foi a bobina marelli italiana original que o transistor do techrace derreteu ao entrar em curto rsrsrsrs.
-
o intercooler vai ajudar bastante, vai ganhar um pouco de potencia e mais segurança podendo aumentar a pressão de turbo.
ps: na frente vai ficar animal heimm….ehehe
-
se fosse à 3~4 anos atrás eu corria atrás pra vc, trabalhava direto com isso em sucatas industriais, pra fazer peças pro meu pai. inox não te ajuda?
-
se fosse à 3~4 anos atrás eu corria atrás pra vc, trabalhava direto com isso em sucatas industriais, pra fazer peças pro meu pai. inox não te ajuda?
claro que sim seria fantástico se fosse ainda possível. mas de qualquer maneira, obrigado.
de brincadeira, fiz uma borração com photoshop na área do ic na foto do tipo anterior para ficar mais parecido conforme pretendo montar.
o ic virá anodizado de preto para que fique menos animal …
-
-
não sei se te serve de referencia, mas o marea turbo com seus 8,5:1 de taxa e 0,6bar de pressão estabilizada tem cerca de 22° a 6000rpm (sua rotação de potencia máxima) e 15° na região de torque máximo ( com overbooster entre 2.800 e 3500rpm)…
caro amigo, neste carro mais novo da fiat (marea é novo só para mim hehehe) eu desconhecia estes detalhes da injeção e vieram bem a calhar, obrigado.
e me parece que as especificações que estou usando na uce g7 estariam bem de acordo com elas, seguindo valores que li numa resposta sua anterior neste tópico.
a única diferença do marea para o tipo turbo é de 2° a menos neste ultimo coincidindo com 1.0 a mais de compressão e a 6000rpm também.
com a turbina cheia, naquilo que imagino que seja a faixa de torque máximo em 3500 rpm, tive 18°, também nada de extraordinário comparando com as infos do marea acima.
eu não estava com saco para alterar as características da ignição na g7 mas tive que o fazer visto o vexame da techrace.
teria preferido usar o gerenciador para um ajuste mais fino.
na quinta acaba o mistério da rpm em que aparece o torque, de quanto e potência máxima deste frankstein.
-
marcos só ponho na frente pois posso regularizar o turbo senão dá zebra…
o difícil do ic vai ser achar fornecedor de tubos de alumínio de 63mm (2,5 ) com preço bom.
o meu está regularizado.
você vai fazer um ic ou vai só trocar a entrada e saida? não vende ic ja com diâmetro de 2,5 ?
-
maravilha marcos, turbo sendo regularizado é só sossego…
não vou fazer um ic não mas vou precisar de canos de 2,5 para o fluxo de ar da compressora até o tbi. o ic já vem com bocais de 2,5 externo, ok?
posso até fazer tudo usando mangueiras/curvas de silicone mas um conjunto destes iria cu$tar mais que a turbina.
-
-
tá lindo, amigão. já ví que tens talento, hein? melhor que isso seria que já viesse da fábrica com fluxo de ar para o dissipador. pelo menos o meu não teria queimado.
mas eu desisti dele porque ele dava umas travadas no display, ou seja, congelava a leitura do parâmetro que se estava observando no modulozinho.
pode ser que tenha sido problema de interferência devido ao cabo longo que precisei para interligar os módulos.
de qualquer maneira, fique atento a mais este detalhe. se não travar nos primeiros 30 minutos acredito que irá funcionar a contento.
-
não sou só eu que colecionao ventoinhas de computador aqui, heheh
toda vez que pego uma fonte queimada de um cliente eu arranco a ventoinha dela antes de jogar fora
-
pellegrino, tirava estas ventoinhas e as guardei, sempre soube que um dia seria útil em alguma coisa hehe.
lancia, irei observar, o gerenciador acaba de voltar da própria techrace o qual o enviei para testes, ou seja, é pra estar tinindo.
com relação a aquela alteração sugerida de substituir os igbts por mosfets, depois que a fez não chegou a testá-lo novamente?
-
pellegrino, tirava estas ventoinhas e as guardei, sempre soube que um dia seria útil em alguma coisa hehe.
lancia, irei observar, o gerenciador acaba de voltar da própria techrace o qual o enviei para testes, ou seja, é pra estar tinindo.
com relação a aquela alteração sugerida de substituir os igbts por mosfets, depois que a fez não chegou a testá-lo novamente?
sim, eu fiz a modificação colocando mosfet em lugar dos igbts e o resultado foi muito bom.
o dissipador não aqueceu mais, ou seja, quem esquenta mesmo são os igbt pela queda de tensão que apresentam ao comutar as bobinas e que é muito mais alta em relação aos mosfet.
mas, repito, não usei o techrace mais pela instabilidade que apresentou no display nos testes iniciais.
no seu caso, aconselho a não mudar pois você já se adiantou ao problema colocando essa refrigeração forçada.
mas depois de instalado fique de olho na temperatura do dissipador pelos primeiros dias de testes e se não houver aquecimento extremo, pode aceitá-lo como bom.