Turbinando o sevel 1.9
-
confesso que fiquei sem entender…. até ver quantos posts o nobre usuário possui.
-
user recem cadastrado.. deixa rolar, de repende ele apresenta esse outra 1.9 ai.. quem sabe num é uma boa pro lancia trocar informacoes…
-
ser o 1° ou 1001° num me importa… o relevante é a qualidade do projeto, pensado em ser um carro daily driver (e não carro de arrancada com marcha lenta, consumo, linearidade, durabilidade, etc em segundo plano em detrimento de potência)...
portanto, é um dos primeiros motores fiat stroker do brasil (já comum em motores ap, ea827, chevrolet familia i e ii)
-
alguma vez disse eu que era o 1º sevel convertido para 1.9? pelo contrário, vim aqui aprender como se faz em dezembro passado pois era o único fórum dos tantos que visitei que tinha informações a respeito de como fazer e não posso deixar de mencionar o menegotto.
alguma vez disse eu que era o 1º sevel 1.9 turbo? pelo contrário e aprendi com vocês todos como turbinar.
então???????? é mais um fiat sevel 1.9 turbo sim. porque a bronca?
-
parabéns, realmente um trabalho digno de admiração
será que aquele sistema de ventilação forçada do coletor, utilizado pelo uno turbo não ajudaria com o excesso de temperatura ?
obrigado, amigo.
sim, já pensei numa ventoinha mas precisaria de encontrar uma adequada que suporte o calor também.
uma coisa que irei fazer ao desligar o carro que é quando a situação piora será ligar o ventilador do arrefecimento em velocidade máxima e com rotação invertida pois o pwm me permite isso.
ou seja, tentarei esgotar o ar quente pela grade frontal afora (logicamente passando pelo radiador).
temporizado em no máximo 3 minutos senão a bateria vai para a glória.
mas o ventilador original não permite, melhor, permite mas não sopra pois as pás são assimétricas.
já o spal é simétrico justamente para poder montá-lo como melhor convier.
a ventuinha não precisa ficar onde esquenta, somente o vento que tem que chegar lá.
use uma espécie de cai invertido (ventuinha na frente e cano atrás, conduzindo a refrigeração).
-
parabéns, realmente um trabalho digno de admiração
será que aquele sistema de ventilação forçada do coletor, utilizado pelo uno turbo não ajudaria com o excesso de temperatura ?
obrigado, amigo.
sim, já pensei numa ventoinha mas precisaria de encontrar uma adequada que suporte o calor também.
uma coisa que irei fazer ao desligar o carro que é quando a situação piora será ligar o ventilador do arrefecimento em velocidade máxima e com rotação invertida pois o pwm me permite isso.
ou seja, tentarei esgotar o ar quente pela grade frontal afora (logicamente passando pelo radiador).
temporizado em no máximo 3 minutos senão a bateria vai para a glória.
mas o ventilador original não permite, melhor, permite mas não sopra pois as pás são assimétricas.
já o spal é simétrico justamente para poder montá-lo como melhor convier.
a ventuinha não precisa ficar onde esquenta, somente o vento que tem que chegar lá.
use uma espécie de cai invertido (ventuinha na frente e cano atrás, conduzindo a refrigeração).
a ventoinha com polaridade invertida e temporizada deu o resultado de esgotar todo o ar quente do cofre ao desligar o motor, obrigado pela dica.
-
vamo somar pessoal…
-
seguinte:
este não é o primeiro fiat 1.9 turbo do brasil.
o serrinho corre a mais de 2 anos com um uno 1.9 nos campeonatos gauchos de arrancada.
o bandido montou um 147 de dar inveja.
ambos já saíram em revistas de preparados (super speed, race master).
só pra esclarecer.
nao pude evitar…
-
lancia, tem mais detalhes do sisteminha de knock-sensor que vc tem que acende led quando tem detonação???? me lembro de vc ter comentado algo, foi implementado direto na g7 ou é um modulo a parte?????
eu tinha um amplificador de áudio transistorizado de 1w dos anos 70, veja você. tinha o knock sensor ligado na entrada e um led no lugar do alto-falante.
usei isso até o ano passado e até que um dia esqueceram o bichinho no chão (não fui eu pois sou arrumado para cacete) e, aí sim, eu passei por cima numa manobra na garagem. espatifou-se o brinquedo.
na g7 eu faço um led acender através de uma das portas de hardware que tem disponíveis no microcontrolador.
no fundo ficou bem melhor assim pois é o retrato fiel do sinal que se usa para reduzir o avanço.
na internet parece que tem um gajo vendendo por uns us$30.00. eu acho que vale à pena.
-
revisão dos 1000km
brincadeiras à parte, hoje na minha inspeção diária que faço no bicho encontrei a primeira curva de 90° de silicone que sai da compressora queimada bem perto da saída de escape do cilindro nº 4.
eu sinceramente pensava que o silicone iria aguentar já que, por mais perto que estejam as partes, a distância era de 10mm.
abaixo as fotos da curva montada e dela já retirada onde se vê o estrago.
a queimadura foi bem profunda e acredito que mais uns dias teria varado a parede toda escapando a pressurização num belo dum apito…
refiz a conexão da turbina em alumínio na parte que fica ao lado da curvinha do escape e coloquei um retangulo de teflon como antepara. vamos ver como este se comporta.
eu acredito que tal curva do escape deva estar ficando rubra, especialmente nos testes de 1 bar acima dos 6000rpm.
na desmontagem da curva de silicone novamente encontrei muito óleo nela e não posso mais incriminar a defunta prioridade da bt que vazava graxa de silicone.
o óleo vem sim da compressora mas não se vê nenhuma fumaça no escape em hora nenhuma.
no sábado passado meu filho me acompanhou numa saída de teste com o carro dele justamente para verificações deste tipo e nada reportou.
como já estou usando um restritor -4an de 1,5mm, me emputeci e reduzi o furo para 1,0mm já que a bomba de óleo está empurrando 80psi em wot (5,6 bar). será muito para a turbina?
ou a onça da spa para de beber óleo ou então que exploda de vez e aí sim coloco uma outra turbina com rolamento.
eu diria que o consumo dela estaria na ordem de 0,5l por 1000km e me parece muito.
tem uma foto do restritor ainda com 1,5mm aí abaixo.
-
meio litro realmente é muito pra consumir pela turbina.
uma pergunta lancia. na lenta, ela fica com o eixo parado ou girando???
acontece que turbos grandinhos (eixo pesado) gostam de ficar parados na lenta… dai baba óleo mesmo
verifique isso. a pior parte é a fase fria. ligie o carro frio sem a mangueira de entrada do turbo e olhe o rotor, deve girar com uma boa rotação. se ficar parado ou se mover aos trancos terá que enriquecer a lenta ou tirar ponto.
-
quanto ao derretimento da curva, muito estranho… a minha fica em contato com a descarga e segura legal... tens pirômetro lancia???? se não tiver seria bom um... talvez o conservadorismo no avanço pode estar fritando o escapamento (e junto suas sedes/ válvulas de escape/ eixo do turbo)
-
cuidado em ficar restrigindo muito… pois o problema pode ser nao girando na lenta, ou problema no retorno (resistencia). sobre a queima, olha, encostar na descarga (que é fina e longe do fogo) algumas coisas encostavam e nunca pegou nada.. agora, no coletor em ferro fundido a 2 polegadas da valvula de escape? acho que nada aguenta ai perto...
pq nao soda um canote de aluminio até la no alto?
eu sei que seu projeto é lindo, mais com todo esse trabalhao, eu pensaria em fazer uma pressurização unica em metal, com todas as curvas que tem direito, uma vesz que vc ja tem o molde que é a pressurização atual...
me deu nervoso ver tantas curvas de silicone e tantas abraçadeiras.
-
algo marromeno assim:
-
meio litro realmente é muito pra consumir pela turbina.
uma pergunta lancia. na lenta, ela fica com o eixo parado ou girando???
acontece que turbos grandinhos (eixo pesado) gostam de ficar parados na lenta… dai baba óleo mesmo
verifique isso. a pior parte é a fase fria. ligie o carro frio sem a mangueira de entrada do turbo e olhe o rotor, deve girar com uma boa rotação. se ficar parado ou se mover aos trancos terá que enriquecer a lenta ou tirar ponto.
ela gira sim em ml. não dá para ver mas se encosto a mão na ponta do eixo (não na hélice) sem a mangueira na entrada da compressora ela gira rápido e bem solta.
-
quanto ao derretimento da curva, muito estranho… a minha fica em contato com a descarga e segura legal... tens pirômetro lancia???? se não tiver seria bom um... talvez o conservadorismo no avanço pode estar fritando o escapamento (e junto suas sedes/ válvulas de escape/ eixo do turbo)
me parece o fato de ter comprado mangueira de silicone barato. analisando bem a peça parece mais epdm pintado de azul do que silicone mesmo. ou se tiver silicone é tão pouco que nada faz.
reparem que ela não derreteu e sim carbonizou-se, virando cinza.
ela é da mesma marca da curva de 2 3/4 para 2 1/2 que tinha o pescoço de 2 … já ví que são titica e se expostas no limite da especificação se acabam.
o avanço em 6000rpm está em 21° e tenho receio de aumentá-lo mais.
vou providenciar a medição de temperatura naquele joelho em especial.
-
cuidado em ficar restrigindo muito… pois o problema pode ser nao girando na lenta, ou problema no retorno (resistencia). sobre a queima, olha, encostar na descarga (que é fina e longe do fogo) algumas coisas encostavam e nunca pegou nada.. agora, no coletor em ferro fundido a 2 polegadas da valvula de escape? acho que nada aguenta ai perto...
pq nao soda um canote de aluminio até la no alto?
eu sei que seu projeto é lindo, mais com todo esse trabalhao, eu pensaria em fazer uma pressurização unica em metal, com todas as curvas que tem direito, uma vesz que vc ja tem o molde que é a pressurização atual...
me deu nervoso ver tantas curvas de silicone e tantas abraçadeiras.
ela gira em ml sim, fávio, como já disse ao mene. e se continuar melada reduzo para 0,8mm.
e se mesmo assim continuar vazando compro um kit de reparo no ebay, desmonto a bicha e monto como deve ser, bem no figurino e com materiais de primeira.
já me acostumei com isso, não consertei o techrace e o hisó o jeito é meter a mão na massa pois pedir garantia no brasil é um desperdício de dinheiro pois sei que pode até voltar pior.
já fiz a subida da compressora em canote de alumínio e passando pelo joelho de 90° do escape coloquei teflon entre os dois.
quanto a fazer tudo em alumínio (ou quase tudo) já estou providenciando mas leva tempo. comecei trazendo uma curva 180° de 3 para colocar no final da linha na entrada do tbi.
depois coloco a foto.
-
realmente lancia esse tipo de mangote é bem ruinzinho… eu uso os da spa que tem metade da espessura deste e bem mais maleavel...
a spa em curvas de 90° 2 1/2 está em falta a meses (parece que estão esperando junho para aumentar os preços) e só achei estes da asllan.
os da drift também são bons mas custam o dobro.
agora a pouco quando fui testar novamente a turbina com a mão no eixo para ver se continuava rodando percebi um jogo que me parece excessivo no eixo do lado da compressora.
ou seja, puxando ele para cima e para baixo ele está mexendo algo por volta de meio milimetro. mas esta medida é subjetiva. difícil adivinhar o valor só com a mão.
no sentido do próprio eixo, ele não se move em nada.
isso seria normal? seria como se as duas buchas estivessem gastas ou ovaladas, sei lá
deveria ter ficado com a turbonetics, mesmo parecendo grande demais.