Turbinando o sevel 1.9
-
essas turbinas nacionais queimam muito óleo mesmo (a minha materpower 80222 leva embora uns 400ml/1.000km, mas já em uns 80.000km)21° de avanço com 1bar e taxa entre 9,5 e 10:1 (se num me perdi no meio do caminho) acho até elevado… negócio é enriquecer pra fazer a refrigeração na câmara... deixaria com uns 0,80 até aonde deve ser potência máxima e baixando pra 0,76 após isso (vai cair bastante a powerband, mas protege bem o motor.essa mangueira ai num parece ser silicone mesmo...
-
essas turbinas nacionais queimam muito óleo mesmo (a minha materpower 80222 leva embora uns 400ml/1.000km, mas já em uns 80.000km)21° de avanço com 1bar e taxa entre 9,5 e 10:1 (se num me perdi no meio do caminho) acho até elevado… negócio é enriquecer pra fazer a refrigeração na câmara... deixaria com uns 0,80 até aonde deve ser potência máxima e baixando pra 0,76 após isso (vai cair bastante a powerband, mas protege bem o motor.essa mangueira ai num parece ser silicone mesmo...
pois é, ainda não me decidi em levá-lo para o dyno pois quase todo dia me aparecem pepinos. realmente não pretendo manter pressão de 1 bar e sim algo em volta de 0,7 a 0,8 que devem ser suficientes.
ok quanto ao consumo de óleo das turbinas brasileiras e o que tenho lido é vazamento para o lado da caixa quente e não na compressora que emporcalha toda a admissão que tive um trabalho insano para fazer.
é isso que me irrita mais.
e esse jogo no eixo, seria normal?
-
lancia com a mão também tive impressão que seria muita folga, logo quando comprei minha turbina nova, tive essa mesma impressão que você, a minha também tem essa folga, a minha também molha um pouco de óleo e ja desci o cacete bastante…heeheh acho que é normal, só não sei quanto a regulagem para pressão de óleo para a turbina.
-
é normal ter esse jogo no eixo, até porque esse eixo é apoiado por mancais…se não tiver folga não tem filme de óleo...agora, se a folga do seu turbo está dentro dos padrões só levando em uma casa especializada e medindo
se tivesse folga axial (pra frente e pra trás, ao longo do eixo) aí podia tirar fora e mandar pra retífica...folga axial tem q ser tendendo a 0
-
é normal ter esse jogo no eixo, até porque esse eixo é apoiado por mancais…se não tiver folga não tem filme de óleo...agora, se a folga do seu turbo está dentro dos padrões só levando em uma casa especializada e medindo
se tivesse folga axial (pra frente e pra trás, ao longo do eixo) aí podia tirar fora e mandar pra retífica...folga axial tem q ser tendendo a 0
marcos e quarteto, valeram as opiniões. jogo axial não tem não, está perfeitamente firme.
vamos ver como se comporta agora com o restritor de 1,0mm. no fim da semana que vem retiro a saída da compressora e analiso o resultado.
próximo passo será o último, 0,8mm e daí para frente outra turbina porém de marca mais famosa e bem provavelmente com rolamentos.
-
hoje retirei as tubulações tanto da entrada como da saída da compressora e zero óleo. a aspiração do cárter, retirando-lhe o excesso de pressão, produziu o efeito desejado.
já vinha acompanhando o nível do óleo do cárter pela vareta, que estava estável e só faltou mesmo colocar o dedo na ferida, literalmente.
tirei também as velas já com 5000km para ver se as bcpr6es estariam com a graduação térmica correta e a foto abaixo já diz tudo.
vou trazer de fora agora as bcpr6eixde iridium já que no mercado brasileiro elas custam quatro vezes mais caro.
-
é… se tinha problema no retorno... eu entregaria o maximo de oleo possivel pra turbina...
-
estou ansioso pra saber resultado do dino… ja tem uma previsão de qdo irá passar ?
ainda neste mês sai, com certeza.
praticamente está tudo pronto pois só me faltava fixar os manômetros (wide e pressão) na coluna de direção o que já consegui.
já coloquei a g7 comandando todo o processo só com os ipe019. os iwp143 estão lá só tampando os furos extras.
quero dizer que vou passar o bicho no dino sem chances de se fazer regulagens porque o que consegui ajustar na pista com o his e com o techrace mais com a wide (repassando depois para a g7) me deu quase a certeza do motor estar aceitável.
-
lancia,
neste caso não vale aumentar o restritor de óleo novamente e saber se o problema era nele, no cárter ou em ambos?
talvez a turbina spa esteja sendo crucificada injustamente…
já retornei ao que estava, ou seja, 4,5mm que é o diâmetro do -4an da alimentação da turbina.
só não sei se estará seca daqui a uns três dias quando retornarei a abrir as conexões da compressora. eu acredito que sim mas vamos esperar para ver.
mas é impressionante como a característica dinâmica de um cárter pode influir tanto.
quem me deu a dica foi o meu amigo da mwm, o mesmo que trouxe a turbonetics para mim.
o tubo do retorno é retíssimo, desbloqueadíssimo, curtíssimo e mesmo assim, devido a pressão excessiva do cárter, servia para nada, ou quase nada…
-
pera que essa eu vou retornar pra entender o que foi feito nesse carter…
-
nao achei….o que foi feito pra aliviar tal pressao?
mexeu no retorno?
-
-
pellegrino, é nestas horas que gostaria de ter um ap pois acha-se de tudo em qualquer lugar.
mas os jurássicos sevéis estão destinados infelizmente à sucata.
repare que neste tópico carros com motor sevel são só três (que eu saiba), o marcossilva, menegotto e eu.
tenho ligado para os poucos fabricantes em são paulo e informaram que fariam sob encomenda mas o amigo pode imaginar o preço.
flávio, infelizmente não. a versão roletada custa a bagatela de us$1.200,00.
eu to montando um 1.9, aos poucos.
vou postar fotos do meu cabeçote, em fase de conclusão, em breve.
o fernando kifouri, da racer preparações vende comandos pra sevel.
você tá usando as válvulas originais do 1.6, ou usando válvulas de escape maiores???
-
eu peno pra achar quem tenha os dados dos comandos de válvulas originais dos pug 306 1.6 originais pra saber se dão no 1.0, imagino vc que já se atracou aí na bricolagem, hehe.
os pug 1.0 usam motor renaut. busca pra renaut, que dá certo. do pug 1.6 não dá certo.
-
pellegrino, é nestas horas que gostaria de ter um ap pois acha-se de tudo em qualquer lugar.
mas os jurássicos sevéis estão destinados infelizmente à sucata.
repare que neste tópico carros com motor sevel são só três (que eu saiba), o marcossilva, menegotto e eu.
tenho ligado para os poucos fabricantes em são paulo e informaram que fariam sob encomenda mas o amigo pode imaginar o preço.
flávio, infelizmente não. a versão roletada custa a bagatela de us$1.200,00.
eu to montando um 1.9, aos poucos.
vou postar fotos do meu cabeçote, em fase de conclusão, em breve.
o fernando kifouri, da racer preparações vende comandos pra sevel.
você tá usando as válvulas originais do 1.6, ou usando válvulas de escape maiores???
então somos quatro versus trocentos mil aps neste forum…
sim, não modifiquei nada no cabeçote e são as mesmas válvulas originais.
-
eu peno pra achar quem tenha os dados dos comandos de válvulas originais dos pug 306 1.6 originais pra saber se dão no 1.0, imagino vc que já se atracou aí na bricolagem, hehe.
os pug 1.0 usam motor renaut. busca pra renaut, que dá certo. do pug 1.6 não dá certo.
os 206 realmente usam motor renault, mas o meu é um 106, motor peugeot tu9m.