Turbinando o sevel 1.9
-
por isso sempre prefiro os turbos com válvula incorporada, não é atoa que as montadoras sempre o preferem também…
esse meu amigo aí tocou exatamente num ponto que iria comentar mais adiante.
pelo o que já pesquisei nenhum carro de fábrica que venha com turbo original tem a titica do parafuso de regulagem da wg.
usa-se sempre um rele pneumático ajustado pela própria ecu da injeção do carro, inclusive os diesel.
o conjunto mola/diafragma precisa operar equilibrado e para isso a altura da mola precisa ser fixa.
os fabricantes renomados de wg para obterem molas de diferente pressão alteram o diâmetro do fio de aço que comporá a mola.
isso significa que a excursão da mola será sempre a mesma e manterá uma pressão praticamente constante em cima do diafragma, independentemente se ele estiver inflado ou não.
lancia vc esta equivocado… a3 turbo todos tem parafuso de regulagem, marea turbo até 2003 tinha tbm, vc podia rosquear a haste da wg encurtando-a (e aumentando a pressão)..mas a regulagem é, como disse antes, subvertida...ela serve em tese pra pequenos ajustes da abertura na bancada com um compressor e relógio como vc fez...e só
a partir dai os carros turbo modernos usam gerenciamento eletrônico por meta pra controlar a pressão (pid) seja por torque requerido, pressão ou massa de ar pulsando qto de pressão é desviado da wg impedindo-a de abrir como nos desenhos que vc postou acima.
mas o ajuste de haste mantém o conjunto mola/diafragma sempre com o mesmo ajuste.
coisa que não acontece com as wg externas tupiniquins onde se comprime a mola a la galega a ponto da válvula não abrir mais.
é lógico, pois mola comprimida vira um pedaço de aço rígido.
-
lancia como está o motorzão, terminou de montar?
-
minha gente, me convencam que no br tem coisa melhor gastando menos pra uso na rua do que uma hx40?
[media]http://www.youtube.com/watch?v=yvigvtbuhro&feature=related[/media]
pulem logo pros 2:30
-
lancia como está o motorzão, terminou de montar?
sim senhor, todo montado e agora terminando de acertar o controlador de boost.
tudo testado e só falta instalar ele no console logo abaixo da alavanca de câmbio.
depois de instalado coloco uma foto dele.
estou apanhando um pouco daquela titica do tubinho do retorno do óleo.
não acho mangueira nenhuma aqui em teresópolis que me dure mais do que uma semana sem começar a rachar e pingar devido a alta temperatura do óleo que passa por ele.
-
minha gente, me convencam que no br tem coisa melhor gastando menos pra uso na rua do que uma hx40?
tem sim, a nova linha da master power, que pro seu motor 1.6 vai cair melhor uma apl 525 ou uma .50quentinha.
essa hx40 no seu motor, tu não vai conseguir nem 1kg nela, 1º marcha e quase a 2º aspirada. e achei o vídeo meio fraco até pra carro de rua, acho que o cara nunca andou em carro forte.
-
lenta com lambda em 0,8, escape aberto…. é como eu digo, o nivel de exigência é baixo ou eu sou muito chato...
o meu marea com comandos de 295º e 11 de levante na fueltech precisa de 0.95 de sonda na lenta e 1150rpm senão morre, já o corsa com comandos de 320º e 15 de levante fica em 1100rpm e uns 0.97 de sonda.
cheguei num momento que, carro razoável com acerto razoável, não me satisfaz. pode ter kit padoca mas bem acertado eu não abro mão.
-
mudando de assunto, hoje à tarde foi dia de pifar o aeroquip que leva óleo na turbina.
foi um parto trocá-lo sem tirar o cabeçote inteiro fora (de novo), coisa que logo imaginei.
quem tem tipo sabe o arranca-rabo que é desatarraxar a conexão na turbina.
quase que não sobra espaço para um braço, ainda mais com uma chave de boca na mão e tendo que fazer força.
ralei todo o braço por dentro e estou xingando até agora o infeliz que me crimpou o conector numa loja de ferragem local. amanhã levo lá e enrolo no pescoço do dito cujo.
o pior não é o óleo perdido, nem o aeroquip e nem a mão de obra que tive: sujou todo o chão da garagem (que estava impecável) e a rampa de acesso da casa. éfe da pê.
sei que muita gente vai pular mas falando na turbina, pretendo colocar um scoop no capo de maneira que melhore a refrigeração naquela área crítica.
comprei um de fibra de vidro para toyota supra que mede 360 x 360 mm e tem 30 mm de altura.
vou colocá-lo centrado, bem atrás e perto de para-brisas.
os furos de ventilação serão feitos sem cortar as longarinas do capo para manter a rigidez do conjunto e vou colocar por baixo um flap que dirija o fluxo de ar entre o motor e a parede corta fogo.
desta maneira água irá escorrer por onde não faça prejuízo.
vai ficar mais ou menos como no toyota abaixo porém mais para cima do capo.
-
levanta a base do capo uns 3 dedos e fica lindo, funciona quase como um cowl induction
-
cara verdade acho que nao teria tanta paciencia como voçe
parabens nao vi projeto assim estudado e com tanto detalhes como tais fazendo
uma verdadeira aula …
obrigado.
como dizia confúcio, paciência é a mãe do exito.
ou a falta de paciência em pontos de menor importância prejudica os grandes planos .
-
hx40 é turbina pra 500 cv frávio, desencana. pegada em 4500 rpm pra mais; no seu 1.6zinho então.. .sem chance. eu particularmente não usaria nunca em uma configuração como a sua.
assino embaixo…e acrescento... é lindo ver carro de 500cv em video... mas ter um e cuidar do mesmo são outros 500...
-
levanta a base do capo uns 3 dedos e fica lindo, funciona quase como um cowl induction
pois é, já deram a ideia também de tirar a borracha da vedação do capo mas não tem aquele apelo de fábrica …
mas o scoop descaracteriza mais ainda, levantar o capo talvez pareça mais original. talvez fazer uma tomada de ar pra turbina usando aquelas tomadas de ar do peugeot 206
-
acredito que bonito não vai ficar mas que vai ajudar bastante a refrigeração da turbina/motor isso vai.