Turbinando o sevel 1.9
-
só eu estou achando essa saida de turbina muito estressante pro fluxo? nunca vi assim…
fico imaginando a temperatura que vai ficar essa curva com contato frontal com os gases incandescentes
ou aquilo nao é a descarga?
-
só eu estou achando essa saida de turbina muito estressante pro fluxo? nunca vi assim…
fico imaginando a temperatura que vai ficar essa curva com contato frontal com os gases incandescentes
ou aquilo nao é a descarga?
é a descarga sim, flávio.
mas não me parece tão estressante assim.
minha experiência prática em turbinas é quase zero mas como comprei esta peça numa empresa que reputo de alto nível acredito que não vou ter lá muitos problemas.
o único retrabalho que fiz foi serrar a parte que ia abrindo até 3 e encaixar o cano de 2 1/2 no oval da peça após o corte.
e pelo que já aprendi com o menegotto, esta área da descarga é crítica pois fica ao lado do alternador.
quanto mais afastado o tubo do alternador, melhor.
usando-se curvas ditas normais esta distância de 10cm faz com que o tubo roce no alternador mandando-o para as cucuias em pouco tempo.
esta curva spa, que para manter o fluxo dos gases tem o perfil oval de 3 x 2 , mantém um afastamento de 7cm, ou seja, livra 3cm de tocar no alternador.
todos os tipos tem este calcanhar de aquiles.
segue abaixo um close da dita cuja.
-
essa peça que voce comprou foi essa vendida pela spa de 3 polegadas?
-
num precisa nem responder
entendi… vc partiu o produto da spa utilizando apenas a ponta que vai no turbo...
agora, a peça começa em 2.5 pol? que estranho...
-
flávio, pode parecer estranho, ela começa em 2 1/2 que é a saída de turbina t3/t04 e sai em flange de 3 .
quando a vi no site deles eu percebi que ia dar samba se arrancasse a parte de 3 aproveitando a curva em 2 1/2 .
custou r$125,00 mas acho que valeu à pena.
e deve haver muita gente que põe escape de 3 mesmo com caixa quente t3.
-
é, percebi isso tb.. mais se o rotor nao é maior que a parte interna da flange e no periodo de expansao dos gases o escape expansao… acho que tem melhoramentos usar de 3 pol...
uma pergunta, o que vc vai fazer para unir o cano galvanizado com o final da peça fundida? entro na pressao?
-
é, percebi isso tb.. mais se o rotor nao é maior que a parte interna da flange e no periodo de expansao dos gases o escape expansao… acho que tem melhoramentos usar de 3 pol...
uma pergunta, o que vc vai fazer para unir o cano galvanizado com o final da peça fundida? entro na pressao?
além de já ter entrado na marreta vou soldá-lo sim. depois de soldar mostro como ficou.
agora me traduza a primeira frase pois não consegui entender o assunto sobre a expansão dos gases.
-
bom, já com o carro fora das rampas, retirei e guardei o cabeçote antigo e apontei o novo .
primeira impressão é boa fora alguns detalhes vistos nas fotos.
o coletor spa joga a turbina muito para baixo.
por conseguinte a parte inferior dela fica rente com a parte superior do cárter.
eu erradamente posicionei o tubo de retorno muito ao centro e o mesmo quase que colide com o tubo de saída da turbina.
portanto a mangueira de retorno deverá ficar entre 2 e 3 cm, bem curta mesmo.
a boa notícia é que a curva spa de escape da turbina funcionou como pensei.
ficou com 1,5cm de distância do alternador porque os 10cm de folga para a turbina que eu havia previsto são na realidade somente 8cm.
o fio branco que aparece na foto que é o sinal da luz espia do alternador já é de teflon.
o tubo de inox está por dentro da flange de ferro fundido mas como entrou justinho (fui passando a fresa ponto a ponto) ele está bem rente as paredes internas da flange.
-
lancia, para reduzir o problema com calor nesta area você podia dar uma banho de ceramica no coletor + caracol quente + saida de escape.
em alguns casos funciona tao bem que da até pra colocar a mão na peça.
dica que eu sofri muito, procure fazer o retorno em aerokip para evitar vazamentos.
-
eu acho que uma manta ja resolve…
-
x2, aliás por coriosidade quanto ficar para dar esse banho de cerâmica?
o banho de ceramica é bem melhor e não ocupa o espaço que a manta ocupa já prevendo o pouco espaço da saida da turbina e o alternador
-
pior se tivesse usado a curva normal de 2 1/2 .
menegotto padeceu com esta saída da turbina tanto que teve que usar downpipe de 2 1/4 se bem que a garret dele tem a wg integrada para piorar.
esse banho de cerâmica é muito interessante. como e onde se contrata um?
ok quanto ao retorno em aeroquip. vou ter que melhorá-lo de qualquer pois não está me agradando nada do jeito que está.
-
rapai…
so vendo crendo... pq ceramica nao esquentaria?
no mais, thermotape aplicado sem economia eu vi ao vivo e aprovo... deposi de uma puxada vc consegue encostar a mão na caixa quente brevemente e nao se queima...