Turbinando o sevel 1.9
-
os a3 (tanto o 150 como o 180) usam vela grau térmico 6, e andam com coisa de 9,5 de taxa na gasolina. a montadora com certeza sabe o que faz
não sei qto tem de taxa os marea turbo, mas tbm andam na gasolina (com mais pressão que os audi) e tbm usam vela grau 6.
se vc for andar com taxa perto disso, pode usar a grau 7 q vai dar e sobrar.
-
marea turbo tem 8,5:1 anda com 1,2 de overbooster e cai pra 0,6bar (o coupe que usa o mesmo motor usa 0,9bar de pressão estabilizada) e usa grau 6
ricardo, isso mesmo… a3 180cv com upgrade, usando iridium grau 8 na podium tirou e botou grau 6 sem mexer uma virgula de acerto ou esperar esfriar (só o tempo de troca da vela mesmo)...vieram 20cv na roda a mais de imediato... correu forte 20 minutos no trackday de brasilia sob um calor de mais de 38°c, umidade baixissima quase de zero e sobreviveu com alegrias ao dono... só parou porque o sistema de freios (superdimensionado tbm) deu sinais de fading.
no caso, com grau 5 (achei quente demais mesmo pra aspro) e 10:1 de taxa não houve problemas... se for mesmo usar cerca de 0,5bar eu baixaria um grau apenas... como desencargo de conciência grau 7 deve atender até um uso mais forte, em dias mais quentes e secos...
-
complementando os amigos, depois do acerto bem filé pode abaixar pra grau 6, se não me engano quase todos os carros turbos de fabrica a gasolina usam grau 6, um exemplo de grau 7 é o audi s2.
-
pois é, amigos. acho que a virtude está no meio, pelo menos para ponto de começo.
entre o grau 5 atual e 9 sugerido iniciarei com 7 já que a compressão caiu para 9,5:1 com a mls.
então irei começar com a bcpr7es que mantém o tamanho do hexágono de 16mm.
hoje, no projeto, devido a outros afazeres da empresa, só fiz mesmo a braçadeira da innovate e o acerto da polia da borboleta.
marcos, o infeliz do cabo da sonda bosch wide é curtíssimo, se tiver 1 metro será muito.
então a ecu dela tem que ficar perto e colocá-la acima da válvula do canister foi o melhor ponto que achei.
a vantagem dela é que é totalmente moldada em plástico e resiste bem a água e o ambiente do cofre.
e praticamente só dois fiozinhos irão até a cabine que são a ligação do gauge do afr. o resto é 12v e a ligação narrow simulada com a g7.
-
é bobo demais…
e primeira preocupacao é ver se ela nao dar entrada de ar falsa, pq ela tomá váquo e tem que trabalhar aberta.
no mais, se vc nao gosta de espirro alto, vá fechando até vc sentir que nao freia a turbina nas trocas...
-
lancia, tem gente que ajusta por estética, ou seja, regula quando o espirro agrada mais.
eu regulo pela performance ou seja, aperto o parafuso até perceber surge no compressor (alivio pela turbina, sai um som grave e picotado) e quando percebo volto um pouco o parafuso. assim sei que a prioridade está segurando o máximo de ar na pressurização sem prejudicar a turbina.
-
lancia, tem gente que ajusta por estética, ou seja, regula quando o espirro agrada mais.
eu regulo pela performance ou seja, aperto o parafuso até perceber surge no compressor (alivio pela turbina, sai um som grave e picotado) e quando percebo volto um pouco o parafuso. assim sei que a prioridade está segurando o máximo de ar na pressurização sem prejudicar a turbina.
ok, vou tentar o seu método, me parece o mais adequado.
-
eu acho o som do surge da turbina lindo. o cara da retífica tb, pois força os mancais, mas como vc vai rodar com pressão lá embaixo, talvez nem dê nada.
-
realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.
quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????
-
realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.
quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????
o pente vai no escape, e em diesel não alivia, já q o motor não tem borboleta de aceleração…não sei esses motores mais novos todo eletrônicos, common rail e o carai de asa, mas nos com bomba mecânica não precisa de prioridade pq o motor admite tudo que a turbina manda...
inclusive quem tem ouvido mais atento dá pra escutar qdo ela tá soprando a pleno e qdo o motorista tira o pé do acelerador pra trocar de marcha...como nesse momento não tem combustão, a turbina desacelera
-
meio ogro style mas dá pra ter idéia de como faz :
-
meio ogro style mas dá pra ter idéia de como faz :
pô, vocês deveriam ter me mostrado isso antes de montar o downpipe
botava aquela tampinha de caixão logo na saída da turbina… agora é tarde, que pena.
-
o pente vai no escape, e em diesel não alivia, já q o motor não tem borboleta de aceleração…não sei esses motores mais novos todo eletrônicos, common rail e o carai de asa, mas nos com bomba mecânica não precisa de prioridade pq o motor admite tudo que a turbina manda...
inclusive quem tem ouvido mais atento dá pra escutar qdo ela tá soprando a pleno e qdo o motorista tira o pé do acelerador pra trocar de marcha...como nesse momento não tem combustão, a turbina desacelera
exacto.
ando queimando diesel o dia inteiro e dá pra escutar direitinho, tanto assomprando no tudoquedá quanto desacelerando.
eu também uso prioridade porque a mufla já veio com o furo né, e mal não deve fazer.
-
[a garrett nos diz que há a necessidade da válvula de prioridade (blow-off).](a garrett nos diz que há a necessidade da válvula de prioridade (blow-off).)
dizem eles que, sem ela, os mancais/rolamentos estariam sujeitos a falhas devido a alta carga que o surge provoca.
pelo que entendi, a válvula de prioridade deve aliviar a pressão em um momento de rápido fechamento da borboleta e assim evitando o surge.
acho que já peguei a ideia da coisa.
polemizando de novo com as velas, que gap usar inicialmente? 0,5 que nem o jonas ou 0,7 a 0,9 como, de novo, tenho lido por aí.
estou com a velha centelha perdida/bobina dupla da g7 portanto nada de cd por enquanto para não tumultuar mais ainda o projeto.