Turbinando o sevel 1.9
-
menegotto, o motor de arranque gira pesado e não pega, como se a bateria estive arriada? eu sofri muito com isso cheguei a pensar em vender o carro, passei por todos auto-elétricos e nenhum descobriu o defeito e só grana foi embora, por fim quando desmontei a parte decima do motor descobri que era o positivo do alternador com as malhas abertas, a capa de plástico que envolve o cabo estava ressecada e quebrou a capa ai a malha abriu ficando longe um fio do outro, resultado resistência altíssima, revise todos os cabos, trocou quase todos por cabo de 25mm² nunca mais fiquei com a partida pesada, agora a falhação pode ser o que você falou, já verificou na megasquirt se está resetando o módulo quando acontece isso?
ah lancia, cara ficou muito lindo esse motor, muito caprichoso.
o que seria essas malhas abertasó o meu palio fiasa tem o meeeesmo problema principalmente quando caceto ele a mais de 5000 rpm por vários minutos, daí só pega no empurrão ou quando esfria.
-
lancia eu estou sofrendo com ressecamento nas mangueiras do ar quente que ficam próximas ao turbo e com o regulador de tensão do alternador… já se foram dois agora coloquei um bosch e veremos se era peça paralela maldita ou o calor do turbo mesmo.
os chicotes passei tudo por cima, na parede corta fogo abaixo da caixa de relés original, não tive problemas de derretimento porém a fita-pano que emenda os conduítes não aguenta nada
a pressurização pintei com preto alta-temperatura, porém ao desligar o carro se raspar uma chave tira a tinta molenga, como se tivesse sido pintada a 1 minuto...
e pra terminar a lambança, tenho um problema muito chato no meu carro... se esquento muito o motor (ando uns 10km), paro o carro... se for dar arranque uns 10 ou 15minutos depois é briga de cego no escuro com facão... precisa uns 4 arranque pra pegar e quando pega fica quase 1 minuto falhando cilindro... desconfio de percolação na flauta
no mais é isso... a unica maneira de aliviar o calor seria colocar calços no capo, ao melhor estilo racing... mas aí desfigura meu carro que é todo original por fora exceto as rodas 15
é soda mesmo… ainda não tive problemas no alternador e aparentemente está isolado desta caloria toda pelo dissipador da sonda em alumínio e pela chapa de teflon de 5 x 5 .
vamos ver ao longo do tempo o que irá acontecer.
tinta nesta área só a de base epóxi e olhe lá. se bem que neste prazo de tempo curtíssimo de dois dias o azul está aguentando firme mas sinceramente não esperava tanta caloria.
pelo que entendi, os gases tem velocidade reduzida ao passar pelo caracol quente e ficando mais tempo no local acabam dissipando mais calor.
o meu amigo da mwm disse que se andar mais rápido e enchendo a turbina este efeito desaparece mas, andar mais rápido na cidade?? como???
pensei em fazer uma abertura no capo estilo 147 rallye pois deve ser a única coisa que poderia abaixar uns 100°c naquele local mas cadê coragem?
eu também tenho problemas de arranque mais em frio do que quando quente.
com o manômetro na linha de combustível no motor eu percebi que ao se desligar o motor a pressão desce instantaneamente.
portanto ao se ligar o motor na primeira vez, a tentativa fracassa justamente porque a bomba precisa ser ligada várias vezes para colocar a pressão adequada na flauta.
então antes de ligar o arranque, ligo e desligo a ignição três vezes subindo a pressão e aí sim giro o motor de arranque.
são três em frio em uma em quente e consigo driblar a falha.
pensei em até aumentar o tempo de 4 s que a bomba fica ligada mas receio de desabilitar esta segurança.
e olhem que a bomba é bosch original trocada um ano atrás assim como o regulador de pressão original de tempra.
-
ahhh, ficou nota 10 a sua montagem lancia melhor que 90% dos preparadores que temos brasil a fora
dá uma atenção no cabo positivo da bateria. pela foto parece que está encostado na pressurização… na estrada segurando o pé chega a 100º fácil no tubo... pode derreter e causar um curto
tens toda a razão, o cabo está encostado sim mas será necessário só desapertar o conector e girá-lo uns 45°.
considere feito.
-
e pra terminar a lambança, tenho um problema muito chato no meu carro… se esquento muito o motor (ando uns 10km), paro o carro... se for dar arranque uns 10 ou 15minutos depois é briga de cego no escuro com facão... precisa uns 4 arranque pra pegar e quando pega fica quase 1 minuto falhando cilindro... desconfio de percolação na flauta
no mais é isso... a unica maneira de aliviar o calor seria colocar calços no capo, ao melhor estilo racing... mas aí desfigura meu carro que é todo original por fora exceto as rodas 15
tenho um problema parecido também. quando o carro está quente fica um pouco mais difícil pegar.
antes andava com o capo levantado também… mas acho estranho, e estou procurando uma solução para isso também.
biriba, tente isso que já expliquei. faça a bomba funcionar de maneira a encher a flauta com a pressão adequada.
-
que serviço limpo
lancia, a spa está comercializando uma fita adesiva gringa defletora de calor, talvez possa ajudar muito no seu caso. converse com seus contatos lá e se possível nos mantenha informado, estou pensando, já que vou tirar o coletor para o reparo no turbo já compro logo dela e encapo o coletor de admissão e caixa fria.
jonas, já andei dando uma olhada por lá na spa mas os preços deles são caros para cacete.
vou ver se trago alguma coisa de fora. com imposto e tudo fica pela metade do preço.
capa da turbina por exemplo consigo por us$60,00 frete incluido e na spa r$460,00, é mole?
-
parabéns, realmente um trabalho digno de admiração
será que aquele sistema de ventilação forçada do coletor, utilizado pelo uno turbo não ajudaria com o excesso de temperatura ?
obrigado, amigo.
sim, já pensei numa ventoinha mas precisaria de encontrar uma adequada que suporte o calor também.
uma coisa que irei fazer ao desligar o carro que é quando a situação piora será ligar o ventilador do arrefecimento em velocidade máxima e com rotação invertida pois o pwm me permite isso.
ou seja, tentarei esgotar o ar quente pela grade frontal afora (logicamente passando pelo radiador).
temporizado em no máximo 3 minutos senão a bateria vai para a glória.
mas o ventilador original não permite, melhor, permite mas não sopra pois as pás são assimétricas.
já o spal é simétrico justamente para poder montá-lo como melhor convier.
-
lancia, quanto a pressão de óleo:
-
motor com retifica nas medidas estipuladas pela fiat
-
bomba de óleo schadek
-
calço de 0,5mm na mola da válvula
-
retrabalho na valvula de alivio da bomba (a placa de aço temperado que fica entre o corpo e a tampa é retificada. a válvula de alivio, na face de vedação com a placa é torneada bruto ou seja tem os riscos de usinagem bem aparentes. eu fiz um polimento na face da válvula onde veda na placa, com lixa 320 e wd40)
-
óleo elf 10w40
-
filtro de óleo mann
está feito 7 bar frio, 1,5bar na lenta com motor em 100º e 7bar em 3000 rpm
-
-
eu faria isso no capo, deve dissipar bem o calor.
-
lancia, quanto a pressão de óleo:
-
motor com retifica nas medidas estipuladas pela fiat
-
bomba de óleo schadek
-
calço de 0,5mm na mola da válvula
-
retrabalho na valvula de alivio da bomba (a placa de aço temperado que fica entre o corpo e a tampa é retificada. a válvula de alivio, na face de vedação com a placa é torneada bruto ou seja tem os riscos de usinagem bem aparentes. eu fiz um polimento na face da válvula onde veda na placa, com lixa 320 e wd40)
-
Óleo elf 10w40
-
filtro de óleo mann
está feito 7 bar frio, 1,5bar na lenta com motor em 100º e 7bar em 3000 rpm
haha polimento na válvula perfeito, excelente dica.
assim que o cárter começar a melar pela junta eu aproveito tiro ela fora e dou polimento na base da bomba.
-
-
menegotto, o motor de arranque gira pesado e não pega, como se a bateria estive arriada? eu sofri muito com isso cheguei a pensar em vender o carro, passei por todos auto-elétricos e nenhum descobriu o defeito e só grana foi embora, por fim quando desmontei a parte decima do motor descobri que era o positivo do alternador com as malhas abertas, a capa de plástico que envolve o cabo estava ressecada e quebrou a capa ai a malha abriu ficando longe um fio do outro, resultado resistência altíssima, revise todos os cabos, trocou quase todos por cabo de 25mm² nunca mais fiquei com a partida pesada, agora a falhação pode ser o que você falou, já verificou na megasquirt se está resetando o módulo quando acontece isso?
ah lancia, cara ficou muito lindo esse motor, muito caprichoso.
o que seria essas malhas abertasó o meu palio fiasa tem o meeeesmo problema principalmente quando caceto ele a mais de 5000 rpm por vários minutos, daí só pega no empurrão ou quando esfria.
decapa a capa do fio ai fica aparente os fios fininhos de cobre certo? então esse cabo é grosso com bastante fios fininhos de cobre ai você imagina esse monte de fio sem a capa para segura eles deixando juntos assim passando a corrente com a resistência adequada ou seja bem pouquinho.
galera tem imagens de como estava o cabo positivo que alimenta o alternador, tem o cabo novo que coloquei e tem a imagem de como ficou depois com a manta termica ao lado do alternador.
-
jakka, esse recurso resolveria todos os problemas… mas aí desfigura o carro né... meu carro é todo original por fora exceto as rodas 15 e a leve rebaixada... passo tranquilo ao lado de viaturas, blitz e etc... essa semana mesmo fui parado numa blitz e não levantou suspeita alguma...
se eu levantar o capo desse jeito, lacrar no insufilm preto e pintar as rodas de grafite, em uma semana vai pro pátio heheheheheheheheheheheheeh
-
menegotto, homologa o turbo. já vi muita gente fazendo. claro que cu$ta mas vale a pena o sossego que dá.
marcos, esse maldito cabo que liga o alternador até os bornes principais é dificil de se ver que está deteriorado pois na montagem fizeram questão de colocar ele encapado com espaguete. ai ele se torra, derrete e se desintegra e ninguém fica sabendo até que o proprietário fica na rua enguiçado.
já troquei o meu em 2001 ao desconfiar da pouca carga na bateria.
-
jakka, esse recurso resolveria todos os problemas… mas aí desfigura o carro né... meu carro é todo original por fora exceto as rodas 15 e a leve rebaixada... passo tranquilo ao lado de viaturas, blitz e etc... essa semana mesmo fui parado numa blitz e não levantou suspeita alguma...
se eu levantar o capo desse jeito, lacrar no insufilm preto e pintar as rodas de grafite, em uma semana vai pro pátio heheheheheheheheheheheheeh
**verdade menegotto, soube que aí no sul a fiscalização é terrível.
mas qual outra alternativa fácil existiria?**
-
menegotto, homologa o turbo. já vi muita gente fazendo. claro que cu$ta mas vale a pena o sossego que dá.
marcos, esse maldito cabo que liga o alternador até os bornes principais é dificil de se ver que está deteriorado pois na montagem fizeram questão de colocar ele encapado com espaguete. ai ele se torra, derrete e se desintegra e ninguém fica sabendo até que o proprietário fica na rua enguiçado.
já troquei o meu em 2001 ao desconfiar da pouca carga na bateria.
pois é lancia e ainda por cima esse maledeto fica atrás da manta corta fogo.
mais me fala como está sendo pisar nesse tipo turbo heim? ….heheheh mesmo que não está deixando subir muito a rotação.
-
marcos, só dei umas voltinhas e com um receio daqueles. a sensação é boa mas repito, não deu para testar muito não. imaginou por tudo a perder por uma acelerada além do que seria aceitável?
então, estacionei o garoto e fiz a fiação que faltava para incorporar o gerenciador da techrace de maneira a tratar dos atraso de ponto e dos bicos auxiliares.
nas fotos aparece a sequência até o final.
coloquei o gerenciador aparafusado na tampa que cobre a uce. desta maneira a interceptação dos fios das bobinas ficou bem curto.
o problema é que até ali o cabo de quatro fios do módulo do display techrace não alcança.
passei um email para eles solicitando um cabo extensão, trocamos algumas palavras e depois disso, silêncio. não sei se não entenderam, não sei se não querem fazer ou se são tão antipáticos como parece.
eu queria evitar de cortar o cabo emendando um outro para chegar até o painel mas, não tive outro jeito.
agora de tarde vou comprar uns 3 metros de cabo de quatro vias para finalizar a instalação.
e como já disse, o techrace irá por enquanto gerenciar os bicos também. mesmo sendo muito mais simples e com menos recursos do que o his efic pode ser que dê certo e ai só fico com um por enquanto.
uma vantagem do techrace é que os botões de ajuste são efetivamente interruptores e não são de membrana como é no his.
membrana não dura nada, tenho visto várias fotos de instalações onde o botão pulse do his está furado de tanto que foi acionado.
outra vantagem do techrace é que após os ajustes o display pode ser desligado pois quem memoriza os parâmetros é o modulo principal.
isso é muito bom pois evita-se que curiosos (manobristas por exemplo) fiquem fuçando onde não se deve e arrebentem o motor.
-
para quem não conhece, este é o sistema do uno turbo, que é original de fábrica,
ao qual me referi anteriormente.
o ar frio é jogado direto sobre o coletor de admissão.
lancia, com certeza ela suporta calor, já que fica dentro do cofre.
melhor seria de ficar longe da fonte de calor, talvez dentro do para-choque.
uploaded with imageshack.us
parabéns, realmente um trabalho digno de admiração
será que aquele sistema de ventilação forçada do coletor, utilizado pelo uno turbo não ajudaria com o excesso de temperatura ?
obrigado, amigo.
sim, já pensei numa ventoinha mas precisaria de encontrar uma adequada que suporte o calor também.
uma coisa que irei fazer ao desligar o carro que é quando a situação piora será ligar o ventilador do arrefecimento em velocidade máxima e com rotação invertida pois o pwm me permite isso.
ou seja, tentarei esgotar o ar quente pela grade frontal afora (logicamente passando pelo radiador).
temporizado em no máximo 3 minutos senão a bateria vai para a glória.
mas o ventilador original não permite, melhor, permite mas não sopra pois as pás são assimétricas.
já o spal é simétrico justamente para poder montá-lo como melhor convier.
-
hmf, oficialmente esta ventoinha refrigera a flauta e especialmente os bicos da injeção mas, como tudo está junto mesmo, acaba resfriando tudo o que está em volta.
é mais um cacareco no cofre e vou usar a sugestão depois de confirmar se o eletroventilador temporizado e girando ao contrário não der certo.
para melhorar estou trazendo uma manta térmica para a turbina t3 pois ela é a maior fonte de calor depois do coletor.
meio fora de tópico e aproveitando a foto, outra coisa que me dá arrepios é o mafzinho deste motor 1.4, pequinininho , do tamanho quase de uma bateria, sisma da bosch que não sabia gerenciar motores turbo sem medir fluxo diretamente.
-
como já foi dito, a manta térmica é uma ótima opção, talvez a melhor.
já usei eletroventiladores simétricos, aumentou bem o ruído e caiu muito o volume de ar. torço para que o seu escolhido não sofra com isso.
nenhum tipo usa aquelas saídas de ar no capo como os marea turbo?