Turbinando o sevel 1.9
-
lancia eu uso do de tempra turbo lp e nunca tive problemas, usei com 1,3bar de turbo com regulagem inicial de 3bar original e ligado com vácuo, estranho isso…se você não tive-se falado que comprou de outra marca e resolveu eu ia desconfiar da sua bomba de combustivel.
inicial de 3bar + 1bar de turbo vai para 4bar, sua bomba é de 5bar certo? ainda sim sobra 1bar para o retorno do combustivel, eu acho pouco, porém pode funcionar.
-
tempra turbo de farelo com dosador original ja rodou com 1.7 bar na .60, dosador acompanhou de boa.
-
eu tb uso um jdm a uns 2 anos e funciona perfeito a não ser que ele deixa cair toda a pressão da linha quando desliga a bomba.
eu já o havia usado no passado e estava guardado meio que esquecido na caixa de sobressalentes.
na hora que descobri a cáca, antes de enfiar a mão no bolso, me lembrei dele e o coloquei.
o fato de não reter a pressão nas flautas até que ajuda na partida do motor a quente.
devido ao calor literalmente infernal que sobe da turbina ao desligar motor no estacionamento, a gasolina presente nas flautas praticamente ferve e vira gás.
gás este que normalmente não abre rapidamente a válvula do regulador, por mais que a bomba empurre combustível ao girar a ignição. o gás atua como se fosse uma mola…
com o jdm que não fecha direito, o gás sai mais facilmente e permite a entrada da gasolina.
resultado, partida à quente bem mais rápida, logo no primeiro triscar.
há males que vem para o bem, fazer o que?
-
lancia eu uso do de tempra turbo lp e nunca tive problemas, usei com 1,3bar de turbo com regulagem inicial de 3bar original e ligado com vácuo, estranho isso…se você não tive-se falado que comprou de outra marca e resolveu eu ia desconfiar da sua bomba de combustivel.
inicial de 3bar + 1bar de turbo vai para 4bar, sua bomba é de 5bar certo? ainda sim sobra 1bar para o retorno do combustivel, eu acho pouco, porém pode funcionar.
marcos, o lp do tempra 16v que tenho funciona direito aspirado mas não opera bem na pressurização pois não apresenta progressividade nenhuma.
então resolvi colocar o da bosch, original do tempra turbo, que tem até part number da fiat mas pifou.
quanto a pressão, ela oscila entre 2,5 e 4,0 bar numa bomba bosch também original de 3 bar e 105 l/h.
ela com a saída fechada entrega 5,5 bar e no meu modo de ver na gasolina é mais do que o suficiente.
-
tempra turbo de farelo com dosador original ja rodou com 1.7 bar na .60, dosador acompanhou de boa.
sei que roda, conheço bem o motor do tempra mas quando disse a respeito de 0,6 bar seria o fato de que ele forçosamente deveria funcionar com essa pressão e assim o fez..
a partir daí (0,6) é que ele melou…
mas acredito realmente que é defeito da peça, o fato de estalar já indica que algo está desalinhado internamente.
-
certamente é defeito na peça… já cheguei a fazer ts com 1,4 bar na gasolina (uns 250cv eu creio), até pq se antes conseguia e depois de um tempo não é como eu sempre digo é conserto e não acerto kkkk
exatamente
mas o que grilou um pouco a minha cabeça (já meia arruinada) é que o motor está em contínuos ajustes, cada dia que passa modifico algo para melhor e aí, de repente, começa a zebra.
a gente no início (erradamente) jamais pensa que tem algo quebrado e sim que seja devido a algo que foi modificado.
ainda mais sendo bosch…
-
depois da surra com a ventilação do cárter ora resolvida que me trancava o retorno do óleo da turbina comecei a procurar chifres em cabeça de burro com essa questão de gerenciamento de vácuo.
e até que achei um chifre se bem que aparentemente só se relaciona comigo por estar usando ecu comercial em lugar das programáveis.
este chifrinho passa desapercebido pois a maioria que turbina um motor que de fábrica era aspirado simplesmente elimina a gestão da aspiração dos vapores da gasolina presentes no tanque de combustível.
infelizmente esta rotina de abertura da válvula do canister na ecu esta em rom e não pode ser alterada como as tabelas de injeção.
então acontece que a marelli procura certas horas digamos impróprias para abrir a válvula do canister e dar uma aspiradinha no tanque de gasolina.
percebi que ela tem aberto a válvula até durante a pressurização e aí os amigos devem estar dando risadas pois 15 psi positivos no tanque não lhe devem fazer muito bem.
solução, a famosa válvula unidirecional em série com a tubulação do canister.
se a ecu abre a válvula do canister sob pressurização, esta não vai adiante mantendo o tanque aspirado e nunca pressurizado.
vamos ver o que mais me aparece na tentativa de se fazer um carro turbo bem comportado.
-
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaenuaeneunenaeuaenuehauehaeaehuheuhahe
pra que dosador??? vc ja pressuriza o tanque e pronto
brincadeirinha
-
brincadeirinha
é mole, flávio??? quanto mais rezo mais assombração me aparece.
bom eu acho que agora fechei a equação sobre o binômio vácuo/pressurizado.
por isso que ainda não fui medir potência no dino da multi no rio, cada dia que fuço encontro algo para ser corrigido.
-
brincadeirinha
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
carro preparado sempre tem alguma coisa para melhor ou corrigir, é dificil chegar ao fim disso…..kkkkk
-
brincadeirinha
carro preparado sempre tem alguma coisa para melhor ou corrigir, é dificil chegar ao fim disso…..kkkkk
pois é, devagar mas estou chegando. sou tinhoso pacas, ou fica como (ou melhor do que) de fábrica ou me demito da minha garagem…
-
brincadeirinha
principalmente depois da primeira quebra
o carro do lancia nao quebra, pois ele noa exagera, entao da tempo de corrigir as coisas.
-
principalmente depois da primeira quebra
o carro do lancia nao quebra, pois ele noa exagera, entao da tempo de corrigir as coisas.
ué..e num é o jeito certo de ter algo legal que da prazer e não aborrecimento é kkkk
legal é ap trêiskiloemey por 5000 mil km apenas…
alguns cambios muidos kkkkkkkk
experiencia própria
-
-
ah, eu to na proxima fase…acabei de voltar do dina golf gti 192cv com upgrade (gt2560r, bicos 440 e intercooler bombado)...302cv a 6.000 e 41mkgf a 5.000rpm...carro lisinho igual um original que até a embreagem original ta aguentando hehehe
p a r a b é n s isso é que dá uma satisfação danada dentro da gente quando todos os esforços (que não são poucos) resultam em números tão fascinantes.
-
ah, eu to na proxima fase…acabei de voltar do dina golf gti 192cv com upgrade (gt2560r, bicos 440 e intercooler bombado)...302cv a 6.000 e 41mkgf a 5.000rpm...carro lisinho igual um original que até a embreagem original ta aguentando hehehe
p a r a b é n s isso é que dá uma satisfação danada dentro da gente quando todos os esforços (que não são poucos) resultam em números tão fascinantes.
é mesmo, e para você falta pouco….ehhehehe
-
quantos bar de pressão de turbo? qual comando de válvulas?