Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Turbinando o sevel 1.9

Turbinando o sevel 1.9

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
1.2k Posts 40 Posters 256.0k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • J Offline
    J Offline
    jonas_102
    escreveu em última edição por

nada disso de usar vela 9, tem caso que chega a perder potência até. fique na de grau 7 e seja feliz.

….......

se fosse no alcool aceitaria, mas na gasosa fico na dúvida. eu uso grau 8 e tô bem feliz @1,2bar, rodando na cana.

1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      marcossilvass

esqueci de mencionar de preferencia para comprar velas ngk iridium, durabilidade bem superior e tem uma faisca melhor.

jonas velas de grau termico de 6 em diante já é velas frias, grau 8 e 9 é mais indicado para alcool, realmente velas quentes para exigencia maiores do motor é perigoso dar pré-ignição por causa da alta temperatura, mas grau termico muito frio para gasolina deixa resto de combustivel sem queimar e vai juntando carvão na cabeça do pistão que no futuro é uma fonte de pré-ignição, as velas que indiquei vai ajudar nessa parte.

se estiver errado me corrijam por favor.

• M Offline
        M Offline
        marcossilvass

não vi que ja tinham respondido, fiquei ocupado aqui com a tela aberta.

• R Offline
          R Offline
          Ricardo

kd o over pra contar a história do carro que tirou as velas grau 9, colocou grau 7 e ganhou 30 cv só com isso? :)

• J Offline
            J Offline
            jonas_102

kd o over pra contar a história do carro que tirou as velas grau 9, colocou grau 7 e ganhou 30 cv só com isso? :)

oo

será que estou usando as corretas pro meu carro??? uso grau 8 emum ap 1.9com 7:1 de taxa e 1,2bar no alcool.

• R Offline
              R Offline
              Ricardo

os a3 (tanto o 150 como o 180) usam vela grau térmico 6, e andam com coisa de 9,5 de taxa na gasolina. a montadora com certeza sabe o que faz :)

não sei qto tem de taxa os marea turbo, mas tbm andam na gasolina (com mais pressão que os audi) e tbm usam vela grau 6.

se vc for andar com taxa perto disso, pode usar a grau 7 q vai dar e sobrar.

• O Offline
                O Offline
                overspeed

marea turbo tem 8,5:1 anda com 1,2 de overbooster e cai pra 0,6bar (o coupe que usa o mesmo motor usa 0,9bar de pressão estabilizada) e usa grau 6

ricardo, isso mesmo… a3 180cv com upgrade, usando iridium grau 8 na podium tirou e botou grau 6 sem mexer uma virgula de acerto ou esperar esfriar (só o tempo de troca da vela mesmo)...vieram 20cv na roda a mais de imediato... correu forte 20 minutos no trackday de brasilia sob um calor de mais de 38°c, umidade baixissima quase de zero e sobreviveu com alegrias ao dono... só parou porque o sistema de freios (superdimensionado tbm) deu sinais de fading.

no caso, com grau 5 (achei quente demais mesmo pra aspro) e 10:1 de taxa não houve problemas... se for mesmo usar cerca de 0,5bar eu baixaria um grau apenas... como desencargo de conciência grau 7 deve atender até um uso mais forte, em dias mais quentes e secos...

• M Offline
                  M Offline
                  marcossilvass

complementando os amigos, depois do acerto bem filé pode abaixar pra grau 6, se não me engano quase todos os carros turbos de fabrica a gasolina usam grau 6, um exemplo de grau 7 é o audi s2.

• S Offline
                    S Offline
                    svcglobal

pois é, amigos. acho que a virtude está no meio, pelo menos para ponto de começo.

entre o grau 5 atual e 9 sugerido iniciarei com 7 já que a compressão caiu para 9,5:1 com a mls.

então irei começar com a bcpr7es que mantém o tamanho do hexágono de 16mm.

hoje, no projeto, devido a outros afazeres da empresa, só fiz mesmo a braçadeira da innovate e o acerto da polia da borboleta.

marcos, o infeliz do cabo da sonda bosch wide é curtíssimo, se tiver 1 metro será muito.

então a ecu dela tem que ficar perto e colocá-la acima da válvula do canister foi o melhor ponto que achei.

a vantagem dela é que é totalmente moldada em plástico e resiste bem a água e o ambiente do cofre.

e praticamente só dois fiozinhos irão até a cabine que são a ligação do gauge do afr. o resto é 12v e a ligação narrow simulada com a g7.

• S Offline
                      S Offline
                      svcglobal

senhores, outra pergunta prática: existe algum método científico para o ajuste da válvula de prioridade?

tenho lido vários tópicos onde o ajuste é de orelha mas todos conflitantes…

• R Offline
                        R Offline
                        Ricardo

o jeito que eu arrumei de ajustar foi o seguinte: arranquei fora e estou andando sem :)

pelo menos assim eu tenho certeza de que não está vazando por ela.

• F Offline
                          F Offline
                          Flavio Cruz

é bobo demais…

e primeira preocupacao é ver se ela nao dar entrada de ar falsa, pq ela tomá váquo e tem que trabalhar aberta.

no mais, se vc nao gosta de espirro alto, vá fechando até vc sentir que nao freia a turbina nas trocas...

• S Offline
                            S Offline
                            svcglobal

subentende-se que o ajuste então é de orelhada mesmo…

• M Offline
                              M Offline
                              menegotto

lancia, tem gente que ajusta por estética, ou seja, regula quando o espirro agrada mais.

eu regulo pela performance ou seja, aperto o parafuso até perceber surge no compressor (alivio pela turbina, sai um som grave e picotado) e quando percebo volto um pouco o parafuso. assim sei que a prioridade está segurando o máximo de ar na pressurização sem prejudicar a turbina.

• B Offline
                                B Offline
                                biriba

esse lance de velas é um assunto bem complexo até hoje não entendo. snme as minhas são grau 9.

alguém poderia abrir um tópico para discutirmos sobre esse assunto polemico hehe

• R Offline
                                  R Offline
                                  Ricardo

há controvérsia nessa história de que andar sem prioridade prejudica / freia a turbina :)

• S Offline
                                    S Offline
                                    svcglobal

lancia, tem gente que ajusta por estética, ou seja, regula quando o espirro agrada mais.

eu regulo pela performance ou seja, aperto o parafuso até perceber surge no compressor (alivio pela turbina, sai um som grave e picotado) e quando percebo volto um pouco o parafuso. assim sei que a prioridade está segurando o máximo de ar na pressurização sem prejudicar a turbina.

ok, vou tentar o seu método, me parece o mais adequado.

• P Offline
                                      P Offline
                                      Pellegrino

eu acho o som do surge da turbina lindo. o cara da retífica tb, pois força os mancais, mas como vc vai rodar com pressão lá embaixo, talvez nem dê nada.

• M Offline
                                        M Offline
                                        menegotto

realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.

quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????

• Q Offline
                                          Q Offline
                                          quarteto

realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.

quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????

o pente vai no escape, e em diesel não alivia, já q o motor não tem borboleta de aceleração…não sei esses motores mais novos todo eletrônicos, common rail e o carai de asa, mas nos com bomba mecânica não precisa de prioridade pq o motor admite tudo que a turbina manda...

inclusive quem tem ouvido mais atento dá pra escutar qdo ela tá soprando a pleno e qdo o motorista tira o pé do acelerador pra trocar de marcha...como nesse momento não tem combustão, a turbina desacelera

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários